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Pedais de encaixe - Guia para iniciados

pratoni

Well-Known Member
pois mas, se puderes, tenta ver qual o tamanho correcto. Por exemplo, eu calço normalmente o 44 mas, na shimano (como noutras) calço o 45, enquanto que na sidi é o 46...

Como? O truque normalmente é ir experimentar a uma loja, por exemplo a Decathlon...
 

Carvalhon

Well-Known Member
Também vou agora tentar começar com os pedais de encaixe. A bike é de estrada, mas aconselharam-me a começar pelos encaixes SPD, com as cleats sh56. E realmente também não gosto dos sapatos de estrada, já os experimentei, e mesmo só a andar parece que temoa gelo nos pés.
Estou a pensar no conjunto shimano m520, com os sapatos da decathlon RC500 (indicam como sendo de cicloturismo), e compro as cleats sh56 à parte. O que vos parece para começar?
 

Nuno

Well-Known Member
que vos parece para começ
Se vais comprar sapatos e pedais, compra de estrada. Agora se ja tens sapatos de BTT e nao queres comprar outros para a estrada para nao estares a gastar mais dinheiro, podes comecar por usar os que ja tens e mais frente e logo compras outros.
Ha vantagens em usar na estrada o que é concebido para a estrada (pedais e sapatos), para nao estar a repetir o que já foi dito, podes fazerr um search e verás.
 

Carvalhon

Well-Known Member
Se vais comprar sapatos e pedais, compra de estrada. Agora se ja tens sapatos de BTT e nao queres comprar outros para a estrada para nao estares a gastar mais dinheiro, podes comecar por usar os que ja tens e mais frente e logo compras outros.
Ha vantagens em usar na estrada o que é concebido para a estrada (pedais e sapatos), para nao estar a repetir o que já foi dito, podes fazerr um search e verás.
Sim, acredito. Mas também tenho uma de BTT e não quero estar a ter 2 sapatos. Acho que vou começar pelos de BTT e depois logo vejo como a coisa corre.
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
compro as cleats sh56 à parte.
Não precisas nada disso. usa os de origem, desaperta a mola dos pedais, para o minimo, e mete-te à estrada, tens de te lembrar que tens os pes agarraddos, anteciapas as paragens, e . no inicio, temos sempre 3 ou 4 kits de queda inlcuidos ;)
Pessoalmente não tenho nem sapatos, nem pedais de estrada. mas eu só faço cerca de 1000km de estrada por ano. só no verão. de resto é semrpe BTT.
 

Carvalhon

Well-Known Member
Ainda em relação aos pedais, acham que existe algum ganho nos M530, ou ED500? São mais pesados, em cerca de 70gr, mas têm uma base maior... será que com a base maior, vão ajudar nos arranques?
 

Pires

Well-Known Member
Compra os 520 e experimenta nas duas, antes de arrancares engata sempre um dos pés e a meio da pedalada engatas o outro, não tem nada que saber!
A meio da volta vai sempre experimentando a fazer o movimento lateral para desengatar o sapato para o teu corpo se habituar ao movimento, e antes de parar tens que te lembrar de tirar sempre um pé
 

joseruivo

Well-Known Member
Também vou agora tentar começar com os pedais de encaixe. A bike é de estrada, mas aconselharam-me a começar pelos encaixes SPD, com as cleats sh56. E realmente também não gosto dos sapatos de estrada, já os experimentei, e mesmo só a andar parece que temoa gelo nos pés.
Estou a pensar no conjunto shimano m520, com os sapatos da decathlon RC500 (indicam como sendo de cicloturismo), e compro as cleats sh56 à parte. O que vos parece para começar?

Na bike de estrada e de BTT uso exatamente esses pedais e encaixes. 100% satisfeito!
 

joseruivo

Well-Known Member
Ainda em relação aos pedais, acham que existe algum ganho nos M530, ou ED500? São mais pesados, em cerca de 70gr, mas têm uma base maior... será que com a base maior, vão ajudar nos arranques?

Não vejo necessidade de uma base maior para os arranques, acho os pedais pesados.

PS - Tens os dois modelos na Decathlon, podes comprar os 2 e devolver aqueles de que gostares menos. Com base de apoio ligeiramete maior do que os 520, e peso idêntido, tens estes da Decathlon: https://www.decathlon.pt/pedais-xc-light-id_8553330.html
 

Carvalhon

Well-Known Member
Não vejo necessidade de uma base maior para os arranques, acho os pedais pesados.

PS - Tens os dois modelos na Decathlon, podes comprar os 2 e devolver aqueles de que gostares menos. Com base de apoio ligeiramete maior do que os 520, e peso idêntido, tens estes da Decathlon: https://www.decathlon.pt/pedais-xc-light-id_8553330.html

e será que as cleats SH56 também funcionam nos 3 sentidos com estes pedais da decathlon?
 

JBG

Well-Known Member
Sim, acredito. Mas também tenho uma de BTT e não quero estar a ter 2 sapatos. Acho que vou começar pelos de BTT e depois logo vejo como a coisa corre.

Em estrada os melhores pedais são os de estrada. Um pedal de BTT em estrada com um sapato com pouca rigidez, pior ainda!
Já comprei uma vez cleats multi-release por engano e jurei para nunca mais, ia-me espetando com eles em BTT qd aquilo desprendeu qd não devia ter desprendido.
 

pratoni

Well-Known Member
Se queres usar sapatos/encaixes de btt em estrada compra os sapatos com a sola mais rigida que puderes para não teres problema com hotspots por causa da interface menor, comparado com os pedais de estrada.

Para a de estrada podes arranjar os A520 ou algo do género...
 

joseruivo

Well-Known Member
Se queres usar sapatos/encaixes de btt em estrada compra os sapatos com a sola mais rigida que puderes para não teres problema com hotspots por causa da interface menor, comparado com os pedais de estrada.

Os hotspots também têm muito a ver com o ajuste do cleat!
 

gandula

Active Member
Em estrada os melhores pedais são os de estrada. Um pedal de BTT em estrada com um sapato com pouca rigidez, pior ainda!
Já comprei uma vez cleats multi-release por engano e jurei para nunca mais, ia-me espetando com eles em BTT qd aquilo desprendeu qd não devia ter desprendido.

andava eu com uns cleats multi-release no btt sem saber... já foram para o lixo! ia me espetando varias vezes e não estava a perceber o porque!...o ajuste ja estava no maximo...
pesquisei e percebi que tinhas uns maravilhosos cleats desses:mad:...

para estrada - sapato e pedais para estrada! não queiram inventar o que já foi inventado!
 

Carvalhon

Well-Known Member
Os ED500 que o Carvalhon refere têm o mesmo tipo de apoio. A desvantagem de terem mais 100 gr que os A520, e a vantagem de terem 2 lados de encaixe
Os A520 nem os estou a conseguir apanhar em nenhum lado... aparece sempre indisponível. Os que consigo encontrar mais parecidos são os ES600, que são muito interessantes em termos de peso, mas só têm apoio de 1 lado. Os ED500 é que têm dos 2 lados. Os ED500 acabam por ser muito parecidos com os M530, mesmo em termos de peso, apenas têm indicação de estrada e os M530 de BTT.

Acho que vou mesmo para os M520, são mais baratos, leves e encaixam dos 2 lados, e depois quando já estiver bem habituado aos encaixes, penso em trocar para o conjunto de estrada.
 

joao.ads

Well-Known Member
para quem tenha capacidade financeira para eles aconselho vivamente os speed play.
Vantagens?
1-sao faceis de encaixar por ser double sided
2-poupam os joelhos por o pé estar mais solto

comprei uns em 2016 e nunca mais quis outra coisa
 

joseruivo

Well-Known Member
para quem tenha capacidade financeira para eles aconselho vivamente os speed play.
Vantagens?
1-sao faceis de encaixar por ser double sided
2-poupam os joelhos por o pé estar mais solto

comprei uns em 2016 e nunca mais quis outra coisa

Estás a falar dos de estrada ou dos Frog? Tive uns Frog, e fiquei com saudades deles.
 

joao.ads

Well-Known Member
Estás a falar dos de estrada ou dos Frog? Tive uns Frog, e fiquei com saudades deles.

acho que os meus sao os Zero. nem me lembro que estou a usar sapatos de encaixe.

tenho uns shimano de MTB na bike do turbo trainer e consigo ficar com mais dores nos joelhos em 30 km de turbo que em 160 de estrada.

este ano tenho de tomar a decisao que ou compro um Direct Drive e uso a mesma bike no TT ou compro outros Speed play para a bike de rolo
 
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