• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Pedais de encaixe - Guia para iniciados

Penso que só o AndreNS referiu um dos pontos que considero muito importante no uso de pedais de encaixe, que é o da eficiência de pedalada.

Para se conseguir uma pedalada mais "redonda" e, consequentemente, mais eficaz, tem que se usar pedais de encaixe pois só estes permitem aplicar força (se assim quisermos) em todos os pontos no movimento de rotação. Com pedais "normais" ou mesmo os de "estribo" não conseguimos fazer isto.

Concordo com todos os outros pontos anteriormente referidos e aconselho a todos os meus amigos a comprarem pedais de encaixe quando puderem. A acção de encaixar-desencaixar os pedais muito rapidamente se torna num acto reflexo e o rendimento na bike aumenta consideravelmente.
 

SithLord

New Member
Sithlord no inicio experimentei desencaixar os 2 pedais ao mesmo tempo, mas se ficarmos sentados ficamos com toda a pressão no mesmo sítio e não é fácil o equilibrio. Anda-se ali com as pontas dos pés a tentar chegar ao chão... não te aconteceu isto?

Em relação ao olhar para a frente, acredito que fosse melhor, mas não o tenho feito. Prefiro encaixar de um lado, dar uma pedalada com força, e depois olhar um bocado para baixo para orientar +/- a posição do pé.

Mas vou experimentar... se calhar não o estou a fazer da melhor maneira.

Olá
Entendo o que queres dizer, mas refiro-me a desencaixar os dois pés, pode ser um antes e outro quase ao parar, quando sabes que vais parar. Ficar de pernas abertas em cima do selim até parar não faz muito sentido e desiquilibra, penso que era isto o que te referias.
Por vezes quando me aproximo de um cruzamento desencaixo o pé do pedal mas fico com o pé em cima do pedal, também não é necessário tirar os pés dos pedais.
O olhar para a frente, a tendencia inicial é olhar para o pé a tentar encaixar "onde é que estão os pedais deixa me cá observar esta dificil operação". É normalse não temos muita prática olhar para ver o que estamos a fazer, eu lembro-me quando estava a aprender a conduzir que olhava para a manete da caixa para ver a mudança que estava a engatar. Não é que não soubesse mas deve ser o cerebro a mecanizar a operação, digo eu.
É uma questão de praticar da maneira que nos dá mais jeito, há dicas que funcionaram para mim e outras não.
 

rfcarvalho

Active Member
Ah ok, sim desencaixar sem levar os pés abaixo, deixando-os assentes nos pedais, sim faço isso...só em caso de ter de parar de repente.

Boa comparação com a manete da caixa :) acredito que aquilo chegue a um ponto que é só meter o pé e encaixar, mas ainda não é para mim... se tentar fazer isso rápido arrisco a falhar e bater com a canela, que não é muito agradável.
 

Ricardo93

Active Member
Hoje tive a minha primeira queda devido aos pedais de encaixe. Uma curva apertada não tive tempo para dar a curva, tentei parar ainda consegui desencaixar, mas vá-se lá saber como caí. Enfim não doeu nada, mas a ver se não acontece de novo, para a semana vou dar aqui umas voltas à rua só para treinar o desencaixar e encaixar.

O mais estranho no meio disto tudo é que esta foi a 4ª vez que andei com os pedais, eu a pensar que já não ia cair, contudo...
 
R

RenatoBart

Guest
Ora bem,
Alguns anos a pedalar e sempre fui muito céptico em relação aos encaixes!!

Amanha é dia de estrear o seguinte material:

Pedais Shimano M520
Sapatos Shimano Mb34b

Vamos ver se a farmácia não ganha dinheiro comigo...
 

torui

Well-Known Member
Os pedais de encaixe fazem-me lembrar um pouco a condução de veículos. Por muita experiencia que o condutor tenha, por vezes ao mínimo descuido pode bater com a viatura.
 

edununo

Well-Known Member
É como tudo mas as vantagens dos pedais de encaixe são mais importantes que as desvantagens.
Ainda há coisa de 15 dias caí na de BTT e da forma que foi tanto fazia ter pedais de encaixe como de plataforma. Ia ao chão na mesma.
 

torui

Well-Known Member
Apesar de eu ter dito o que disse no meu comentário anterior, eu sou totalmente a favor do uso de pedais de encaixe.
 
Boas pessoal,

rfcarvalho bom serviço público, excelente iniciativa.

desde que comecei a usar encaixe nunca mais voltei atrás e duvido queira alguma vez não usar encaixe.

concordo na generalidade com o que já foi dito, é muito melhor a pedalada, pés e joelhos sempre direitos, mais eficiência portanto...

mesmo no meu dia a dia de cidade uso pedais de encaixe e preciso constantemente de parar etc...

daquilo que experienciei até hoje acho que os pedais SPD são mais práticos do que os de estrada (SPD-SL?).
tenho uns pedais shimano 105 e sapatos de estrada mas...
Já tinha uns pedais Shimano PD-M530 e voltei a utilizá-los, para andar na cidade são mais confortáveis no sentido em que é mais fácil encaixar/desencaixar os sapatos tb favorecem mais o andar fora da bike...
 

Rcoelho

New Member
Finalmente ganhei coragem e hoje fui comprar os pedais shimano R540 e os sapatos b´twin 500. Já tive a praticar o encaixe desencaixe e até já dei umas voltinhas aqui na rua para me ir habituando. Gostei bastante, mas se tiver que parar a subir, vai ser complicado para arrancar :rolleyes:
Amanhã já vou fazer uns km e dps logo vejo como corre :D
 

pticeman

Active Member
Ja tenho pedais spd ha quase 1 ano e so cai uma vez e foi por excesso de confiança pois parei sem tirar os pes convencido que saiam bem, o que nao aconteceu, esfolei o cotovelo e um ematoma na anca que me doeu mais de duas semanas serviu me para abrir os olhos novamente lol isto foi em btt mas podia ter sido na fininha pois o sistema que uso sao iguais, só aconselho a irem sempre a pensar que teem os pes presos e á minima situaçao retira los logo e se nessesario andarem sempre com um pé solto tipo no transito, pois foi assim k fiz e n tive qq problema em me habituar
 

faria55

Member
Boas carvalho, já agora que pedais compraste? Queria uns low cost mas tou a ver que abaixo dos 60 não arranjo... abraço
 

faria55

Member
Obrigado pratoni. O meu número é o 43. Eu realmente não sei bem ver quais os melhores e porquê.
Sendo assim talvez mande vir os sapatos e os pedais juntos da bike-discount e ainda devo poupar uns 10€ que já dá quase para a bomba que quero(a blackcurn).
Abraço
 
Top