rfcarvalho
Active Member
Estando eu na fase de adaptação a pedais de encaixe, e depois de ler dezenas de artigos na net sobre o assunto, resolvi criar aqui um pequeno guia que espero que dê jeito a iniciados que, tal como eu, precisam de toda a ajuda possível
ANTES DE MONTAR OS PEDAIS
Para quem ainda não tem pedais de encaixe, e está a pensar em fazer o upgrade, aqui estão algumas dicas:
Antes de montar pedais de encaixe, façam uma avaliação do controle que têm sobre a bicicleta
Se começaram há pouco tempo, e não se sentem muito à vontade em cruzamentos / arrancar em subidas parados etc. esqueçam para já os pedais de encaixe, e façam mais algumas centenas de kms para se adaptarem
Escolham bem os pedais com que se vão iniciar
Se falarem com pessoal que faz estrada há anos, vão concerteza sugerir que se iniciem com SPD-SL, ou outro sistema especifico para estrada. Na minha opinião, esses sistemas são concerteza mais eficazes, dão mais suporte, etc. MAS a maioria não são o mais fácil de utilizar para quem se está a iniciar. O facto de não se poder andar facilmente com as cleats para fora, os pedais que só permitem encaixe de um lado, são factores que vão fazer alguma diferença. Minha sugestão: iniciar com SPD, a maioria deste tipo de pedais permite o encaixe de qualquer um dos lados, e é possível andar mais facilmente com os sapatos, já que as cleats não estão à superficie. Com o tempo, podem facilmente evoluir para um sistema de estrada, mas concerteza não é por usarem SPD que vão ter pior performance ou deixar de evoluir nos treinos. (isto para iniciantes)
No meu caso fiz questão em comprar uns pedais double-sided, e ia comprar os PD-M520, mas na loja recomendaram-me os PD-M530, que têm maior superficie de apoio, e que para um iniciante também permitem mais facilmente umas pedaladas sem estar encaixado (e até pedalar com os ténis normais, se necessário para deslocações muito curtas de poucos metros). Aqui estão as fotos dos M520 e M530:
Os 530 são (ainda) mais pesados que os M520, mas isso não é preocupação agora. Esteticamente, nenhuns destes pedais chocam muito com o restante material de estrada.
JÁ COM OS PEDAIS MONTADOS
Escolham bem a roupa com que querem treinar
Se estiverem equipados a rigor, com lycra, manguitos e pernitos bonitos, etc, se cairem provavelmente essa roupa vai-se rasgar e vão deitar dinheiro à rua.
Minha sugestão: umas calças de fato de treino velhas, camisola de mangas compridas, luvas com dedos, e o mais importante de tudo - CAPACETE.
Tenham noção do que podem estragar
Não vão na conversa de que as quedas causadas por pedais de encaixe são só cómicas e ninguem se magoa e que nada se estraga.
No meu caso, foi uma manete e drop-off entortados, selim raspado, ombro, cotovelo e pulso a doer, mão dormente no dia seguinte, e uma cacetada com o pedal numa perna.
Não quero com isto assustar ninguem - isto faz parte do risco - MAS tenham consciencia do que pode acontecer.
Escolham o sitio onde treinar
Não escolham sitios demasiado pequenos onde tenham de estar sempre a curvar e travar. São preferiveis sitios "abertos" para poderem dar algumas pedaladas
sem receios de carros ou peões - Ex: parque de estacionamento vazio
Verifiquem que os pedais estão afinados no minimo de tensão
Nesta altura vocês querem o sistema o mais "solto" possível para facilitar, e acreditem que mesmo nesta regulação já vão ter de fazer alguma força para ele actuar.
PRONTOS PARA ARRANCAR?
- Parado, inclinar a bicicleta para um lado e do lado oposto experimentar encaixar e desencaixar algumas (dezenas) de vezes para perceber como funciona o mecanismo
- Repetir o passo anterior, para o outro lado
- Vão reparar que após algumas dezenas de encaixes o encaixe já é um pouco mais suave - Pelo menos no meu caso foi isso que aconteceu
- Ok, agora a parte mais complicada. Escolham o pé "de arranque". Provavelmente já sabem nesta altura qual é, já que mesmo sem pedais de encaixe por norma arrancamos quase sempre com o mesmo lado. Encaixem desse lado, usem esse pé para dar um bom arranque, sentem-se, e em seguinda desmontem, travem e coloquem novamente o pé "de apoio" no chão.
- Depois de conseguirem fazer o passo anterior algumas vezes, façam o arranque, deixem a bicicleta rolar um bocado, encaixem o pé "de apoio", dêem algumas
pedaladas, desencaixem o pé "de apoio", travem e coloquem o pé "de apoio" no chão.
- Começem sempre com o pé "de arranque", e desencaixem sempre o pé "de apoio". Assim cria-se um padrão que é mais fácil de memorizar.
- Não desencaixem os dois pés ao mesmo tempo ao travar. Isso provoca um desiquilibrio que não facilita nada as coisas.
- Antecipem a paragem, desencaixem ao rolar, antes de travar.
MUITO PROVAVELMENTE, VÃO CAIR
Este é um ritual de passagem que é meio inevitável. Pelo menos uma vez, vão cair. Sugestão: não liguem muito, levantem-se, e tentem novamente. Quanto mais
tempo deixarem passar, e desistindo, mais receio se vai ganhar, e mais complicado vai ser o reinicio.
Vê-se inumeros casos de pessoal que deu 2, 3, 4 quedas logo no 1º dia em que experimentou pedais de encaixe, e que hoje utilizam-nos e recordam esse dia
com um sorriso. Pode ser complicado passar por isto, mas hey, se tanta gente usa não pode ser assim TÃO dificil, certo?
A MINHA EXPERIÊNCIA AO 2º DIA
Depois das feridas sararem (passados 15 dias), hoje foi dia de voltar à carga... segui este guia à risca, e passei cerca de 2 horas a parar - arrancar - encaixar, desencaixar, MUITAS vezes,
e correu bastante bem
Houve uma coisa que me deixou na duvida... que é o facto de não conseguir escolher bem um pé de apoio e um pé de arranque! Tanto me dá jeito com um, como com o outro lado. Não sei se isto é bom ou mau,
acredito que seja útil pois nem sempre dá jeito pender para o mesmo lado, espero que não me faça muita confusão...
Mas uma coisa é certa - é preciso escolher o lado antes de parar!
Depois de muitas voltas no parque de estacionamento vazio, começei a aumentar o raio das voltas, e inclusivé fui para o trânsito - a zona é relativamente calma - entrei numas poucas rotundas, etc, sempre
com muita antevisão do que poderia acontecer, até acabei por fazer um treino razoável hehe
Utilizei como "sinal de urgência" o facto de começar a perder inércia... é AÍ que têm de ser rápidos, decidir qual pé por no chão e desencaixa-lo! Em caso de duvida num cruzamento, tirar sempre o pé que der mais
jeito e decidir rapidamente onde se pretende parar, ajustando a travagem para a situação!
A nível de eficácia no pedalar, realmente é outro mundo. Muito mais conforto devido à sola rija, mais fácil ter uma pedalada "redonda", e inclusivé quando estamos a rolar até nos abstraimos completamente e deixamos de pensar nos pedais (quando antes com os clips que usava tinha de estar sempre a ajustar o pé para um lado e para o outro). Ah e quando é preciso subir... uma pedaladas de pé e WOW... nada a ver.
Custou-me mesmo tirar os sapatos e voltar para casa, apetecia-me ficar a pedalar o dia inteiro
Espero que este guia vos ajude!
ANTES DE MONTAR OS PEDAIS
Para quem ainda não tem pedais de encaixe, e está a pensar em fazer o upgrade, aqui estão algumas dicas:
Antes de montar pedais de encaixe, façam uma avaliação do controle que têm sobre a bicicleta
Se começaram há pouco tempo, e não se sentem muito à vontade em cruzamentos / arrancar em subidas parados etc. esqueçam para já os pedais de encaixe, e façam mais algumas centenas de kms para se adaptarem
Escolham bem os pedais com que se vão iniciar
Se falarem com pessoal que faz estrada há anos, vão concerteza sugerir que se iniciem com SPD-SL, ou outro sistema especifico para estrada. Na minha opinião, esses sistemas são concerteza mais eficazes, dão mais suporte, etc. MAS a maioria não são o mais fácil de utilizar para quem se está a iniciar. O facto de não se poder andar facilmente com as cleats para fora, os pedais que só permitem encaixe de um lado, são factores que vão fazer alguma diferença. Minha sugestão: iniciar com SPD, a maioria deste tipo de pedais permite o encaixe de qualquer um dos lados, e é possível andar mais facilmente com os sapatos, já que as cleats não estão à superficie. Com o tempo, podem facilmente evoluir para um sistema de estrada, mas concerteza não é por usarem SPD que vão ter pior performance ou deixar de evoluir nos treinos. (isto para iniciantes)
No meu caso fiz questão em comprar uns pedais double-sided, e ia comprar os PD-M520, mas na loja recomendaram-me os PD-M530, que têm maior superficie de apoio, e que para um iniciante também permitem mais facilmente umas pedaladas sem estar encaixado (e até pedalar com os ténis normais, se necessário para deslocações muito curtas de poucos metros). Aqui estão as fotos dos M520 e M530:
Os 530 são (ainda) mais pesados que os M520, mas isso não é preocupação agora. Esteticamente, nenhuns destes pedais chocam muito com o restante material de estrada.
JÁ COM OS PEDAIS MONTADOS
Escolham bem a roupa com que querem treinar
Se estiverem equipados a rigor, com lycra, manguitos e pernitos bonitos, etc, se cairem provavelmente essa roupa vai-se rasgar e vão deitar dinheiro à rua.
Minha sugestão: umas calças de fato de treino velhas, camisola de mangas compridas, luvas com dedos, e o mais importante de tudo - CAPACETE.
Tenham noção do que podem estragar
Não vão na conversa de que as quedas causadas por pedais de encaixe são só cómicas e ninguem se magoa e que nada se estraga.
No meu caso, foi uma manete e drop-off entortados, selim raspado, ombro, cotovelo e pulso a doer, mão dormente no dia seguinte, e uma cacetada com o pedal numa perna.
Não quero com isto assustar ninguem - isto faz parte do risco - MAS tenham consciencia do que pode acontecer.
Escolham o sitio onde treinar
Não escolham sitios demasiado pequenos onde tenham de estar sempre a curvar e travar. São preferiveis sitios "abertos" para poderem dar algumas pedaladas
sem receios de carros ou peões - Ex: parque de estacionamento vazio
Verifiquem que os pedais estão afinados no minimo de tensão
Nesta altura vocês querem o sistema o mais "solto" possível para facilitar, e acreditem que mesmo nesta regulação já vão ter de fazer alguma força para ele actuar.
PRONTOS PARA ARRANCAR?
- Parado, inclinar a bicicleta para um lado e do lado oposto experimentar encaixar e desencaixar algumas (dezenas) de vezes para perceber como funciona o mecanismo
- Repetir o passo anterior, para o outro lado
- Vão reparar que após algumas dezenas de encaixes o encaixe já é um pouco mais suave - Pelo menos no meu caso foi isso que aconteceu
- Ok, agora a parte mais complicada. Escolham o pé "de arranque". Provavelmente já sabem nesta altura qual é, já que mesmo sem pedais de encaixe por norma arrancamos quase sempre com o mesmo lado. Encaixem desse lado, usem esse pé para dar um bom arranque, sentem-se, e em seguinda desmontem, travem e coloquem novamente o pé "de apoio" no chão.
- Depois de conseguirem fazer o passo anterior algumas vezes, façam o arranque, deixem a bicicleta rolar um bocado, encaixem o pé "de apoio", dêem algumas
pedaladas, desencaixem o pé "de apoio", travem e coloquem o pé "de apoio" no chão.
- Começem sempre com o pé "de arranque", e desencaixem sempre o pé "de apoio". Assim cria-se um padrão que é mais fácil de memorizar.
- Não desencaixem os dois pés ao mesmo tempo ao travar. Isso provoca um desiquilibrio que não facilita nada as coisas.
- Antecipem a paragem, desencaixem ao rolar, antes de travar.
MUITO PROVAVELMENTE, VÃO CAIR
Este é um ritual de passagem que é meio inevitável. Pelo menos uma vez, vão cair. Sugestão: não liguem muito, levantem-se, e tentem novamente. Quanto mais
tempo deixarem passar, e desistindo, mais receio se vai ganhar, e mais complicado vai ser o reinicio.
Vê-se inumeros casos de pessoal que deu 2, 3, 4 quedas logo no 1º dia em que experimentou pedais de encaixe, e que hoje utilizam-nos e recordam esse dia
com um sorriso. Pode ser complicado passar por isto, mas hey, se tanta gente usa não pode ser assim TÃO dificil, certo?
A MINHA EXPERIÊNCIA AO 2º DIA
Depois das feridas sararem (passados 15 dias), hoje foi dia de voltar à carga... segui este guia à risca, e passei cerca de 2 horas a parar - arrancar - encaixar, desencaixar, MUITAS vezes,
e correu bastante bem
Houve uma coisa que me deixou na duvida... que é o facto de não conseguir escolher bem um pé de apoio e um pé de arranque! Tanto me dá jeito com um, como com o outro lado. Não sei se isto é bom ou mau,
acredito que seja útil pois nem sempre dá jeito pender para o mesmo lado, espero que não me faça muita confusão...
Mas uma coisa é certa - é preciso escolher o lado antes de parar!
Depois de muitas voltas no parque de estacionamento vazio, começei a aumentar o raio das voltas, e inclusivé fui para o trânsito - a zona é relativamente calma - entrei numas poucas rotundas, etc, sempre
com muita antevisão do que poderia acontecer, até acabei por fazer um treino razoável hehe
Utilizei como "sinal de urgência" o facto de começar a perder inércia... é AÍ que têm de ser rápidos, decidir qual pé por no chão e desencaixa-lo! Em caso de duvida num cruzamento, tirar sempre o pé que der mais
jeito e decidir rapidamente onde se pretende parar, ajustando a travagem para a situação!
A nível de eficácia no pedalar, realmente é outro mundo. Muito mais conforto devido à sola rija, mais fácil ter uma pedalada "redonda", e inclusivé quando estamos a rolar até nos abstraimos completamente e deixamos de pensar nos pedais (quando antes com os clips que usava tinha de estar sempre a ajustar o pé para um lado e para o outro). Ah e quando é preciso subir... uma pedaladas de pé e WOW... nada a ver.
Custou-me mesmo tirar os sapatos e voltar para casa, apetecia-me ficar a pedalar o dia inteiro
Espero que este guia vos ajude!