Parafusos do avanço

#1
Hoje, depois de dois meses parado, tive oportunidade para voltar ás voltas.
A bicicleta fez uma revisão completa há um mês e hoje lá fui eu reparar se havia algum barulhinho (sou muito esquisito). Então havia uns estalidos quando fazia mais força no guiador e como já sofri deste problema há uns bons meses já sabia como resolve-lo. Era só dar um jeitinho no aperto daqueles dois parafusos do avanço. O Problema foi que os desapertei e quando os ia apertar novamente os artistas não ganhavam aperto. Tirei-os para ver se estavam "moídos" e realmente não me pareceram no melhor estado. Se comprar os parafusos novos e os meter o problema fica resolvido? Ou será que estou a ser tão azelha e já nem sei apertar os parafusos?
Se alguém puder dar uma ajuda :)
 

sidorio

Well-Known Member
#2
Hoje, depois de dois meses parado, tive oportunidade para voltar ás voltas.
A bicicleta fez uma revisão completa há um mês e hoje lá fui eu reparar se havia algum barulhinho (sou muito esquisito). Então havia uns estalidos quando fazia mais força no guiador e como já sofri deste problema há uns bons meses já sabia como resolve-lo. Era só dar um jeitinho no aperto daqueles dois parafusos do avanço. O Problema foi que os desapertei e quando os ia apertar novamente os artistas não ganhavam aperto. Tirei-os para ver se estavam "moídos" e realmente não me pareceram no melhor estado. Se comprar os parafusos novos e os meter o problema fica resolvido? Ou será que estou a ser tão azelha e já nem sei apertar os parafusos?
Se alguém puder dar uma ajuda :)
Apertaste o da tampa, em cima?

Há uns tempos tive um problema do género
 

cenazia

Well-Known Member
#5
Experimenta os 2 de cima em baixo, devagar sem forçar muito, se enroscarem normalmente (sem dificuldades) o problema está nos outros 2 parafusos, se não enroscarem bem é a rosca do avanço que foi à vida
 
#6
Na verdade acho que estes parafusos já tiveram melhores dias. Pensava que fossem uma peça mais sólida, mas final parecem a mola de uma caneta. Ou então estes em concreto são rafeiros. Ou então sou eu que sou grande nabo mesmo e os parafusos estão ódios :D


Edit: Acho que só agora é que percebi que aqueles filamentos soltos que andam ali provavelmente são da rosca do avanço o_O sou mesmo burro
 
#8
O problema é mesmo da rosca do avanço
Não sei se isto se deve fazer mas meti o parafuso do avanço da bicicleta de estrada na de btt e aperto lindamente
 
#10
Como já deves ter percebido, isso não é o parafuso moído, é mesmo a rosca do avanço. Essa "mola" que saiu agarrada ao parafuso era a rosca do avanço.

Se fosse a ti não inventava muito, ninguém te garante que com uma nova rosca (e parafuso com maior diâmetro) a integridade do material é garantida.
O melhor é comprares um avanço novo, também não é uma coisa muito cara.
 
#11
Como já deves ter percebido, isso não é o parafuso moído, é mesmo a rosca do avanço. Essa "mola" que saiu agarrada ao parafuso era a rosca do avanço.

Se fosse a ti não inventava muito, ninguém te garante que com uma nova rosca (e parafuso com maior diâmetro) a integridade do material é garantida.
O melhor é comprares um avanço novo, também não é uma coisa muito cara.
Pois eu percebi depois de postar as fotos que aquilo era a rosca do avanço. Como nunca me tinha acontecido...
Meti o parafuso do avanço da de btt mesmo só para ver se apertava. Foi mesmo só para testar.
Vou tratar de comprar um avanço novo. Agora também já tenho a bicicleta totalmente afinada em termos de medidas por isso não vou ter de andar a mexer mais no avanço.
Obrigado pelas respostas
 
#18
a mim parece me que esses parafusos estavam seguros com cola de rosca por já ter havido algum stress anteriormente...
se era esse o caso, ao desapertar nunca mais ganha aperto novamente.
qualquer que seja o caso, vai ao mecanico. nao inventes mais :)
 
#19
a mim parece me que esses parafusos estavam seguros com cola de rosca por já ter havido algum stress anteriormente...
se era esse o caso, ao desapertar nunca mais ganha aperto novamente.
qualquer que seja o caso, vai ao mecanico. nao inventes mais :)
Já mandei vir outro avanço. A rosca já não vai lá com mecânico. Fica um aviso para as próximas vezes
 

Bruso

Well-Known Member
#20
Meu pai sempre disse: "meia volta antes de partir".

O aperto dos avanços é mesmo muito baixo. Normalmente andam entre os 5 a 10N.m. Caso não tenhas chave dinamométrica o melhor a fazeres é apertar com a chave mais curta que tiveres (penso que percebes o porquê deste conselho).