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Para a malta que não gosta de parar nos vermelhos

gfrmartins

Well-Known Member
não vai resolver os problemas todos, mas é uma maneira de demonstrar que nós também temos o direito de andar na estrada e que também sabemos respeitar o código. neste momento um automobilista olha para um ciclista como alguém que está ali a mais, que não respeita os outros e que se aproveita do facto de estar num velocípede para quebrar N regras e ganhar vantagem em determinadas situações (cruzamentos, filas de transito, etc). se esta percepção mudar acho que as coisas vão melhorar de forma significativa. como é óbvio não espero que resolva todos os problemas.

idiotas na estrada vão haver sempre. os que fazem razias provavelmente são os mesmos que todos os dias andam na cidade como se estivessem num rali.

Certo.

Todos temos que mudar os nossos comportamentos e melhorá-los (como em tudo na vida) evoluir como seres humanos.

Só acho é que não chega, não vai lá assim, têm que ser à força, campanhas de Sensibilização em todo o lado, não num sentido destrutivo (ou seja uns são os demonios outros são os santos), campanhas a que todos façam a sua parte, mas também fiscalização e bastante fiscalização e penalizações ( e não o que acontece actualmente neste e em outros temas, a unica coisa que se fiscaliza é a velocidade com radares e álcool à noite) e também alterar o codigo da estrada, alguma coisas não fazem sentido
 

Carolina

Well-Known Member
infelizmente não existe nenhuma solução eficaz, na minha opinião. acho que isto só vai lá com o tempo. enquanto não se habituarem à nossa presença as coisas não melhoram.
 

jpacheco

Well-Known Member
A minha única critica, e grave na minha opinião, é legislar-se sobre o assunto, assumir a bicicleta como está e não haver na estrada e nos locais onde há maior fluxo velocipédico, com indicações para essas alterações. Sendo a mais falada a distancia de segurança, ou simplesmente um sinal de presença frequente de utilizadores de bicicletas. Nos dias que correm facilmente se consegue cartografar as principais vias e com um investimento minimo fazer essa campanha no terreno. Com a mudança de legislação seria o mínimo que se esperaria dos nossos governantes.

Já nem falo no investimento em milhares em pseudo-ciclovias sem pés nem cabeça que não se coadunam com as alterações previstas na lei.

Nesses orçamentos participativos deveria-se incutir este tipo de medidas e campanhas...

Para os que não gostam de parar no vermelho, quando forem apanhados levam de 2 meses a 2 anos apreensão de carta com coima salvo erro de 50 ou 60 euros até 700 mais ou menos. Por isso quem os passar arrisca-se.
 

Metralha

Well-Known Member
Confesso que não paro nestes semáforos de radar. Sou um selvagem. É que eu vou para aí a 35.



P.S. Não conheço o ciclista que ia á frente.
 

Bruno Silva

Active Member
Meus amigos, as estradas não são pistas de corrida!

"Respeitar para ser respeitado" é uma ladainha com muuuuuitos anos.
Claro que não vai resolver todos os problemas, mas acreditem que ia facilitar tanto!!... e salvar muitos outros!!

Oh Metralhas, pela tua lógica e atitude: um carro parado à minha frente por excesso de velocidade, e eu estando de carro a cumprir os limites, posso na boa ultrapassá-lo e passar o vermelho! Boa!! Gosto!!

Como é possível que vocês possam concordar com estas atitudes?!!! Desculpem mas vocês não são ciclistas!! Na verdade, vocês estão-se a c***r para os ciclistas!
Claro que um carro parado ao ver passar uns marmanjos no vermelho vai generalizar e catalogar (está na essência humana) esses indivíduos/ciclistas e para a próxima vez que passar por eles vai pensar: "Olha-me para estes ca****os que pensam que são o donos da estrada!!"

Reflictam bem na m***a que andam a fazer...
 

vhugocosta

Well-Known Member
Meus amigos, as estradas não são pistas de corrida!

"Respeitar para ser respeitado" é uma ladainha com muuuuuitos anos.
Claro que não vai resolver todos os problemas, mas acreditem que ia facilitar tanto!!... e salvar muitos outros!!

Oh Metralhas, pela tua lógica e atitude: um carro parado à minha frente por excesso de velocidade, e eu estando de carro a cumprir os limites, posso na boa ultrapassá-lo e passar o vermelho! Boa!! Gosto!!

Como é possível que vocês possam concordar com estas atitudes?!!! Desculpem mas vocês não são ciclistas!! Na verdade, vocês estão-se a c***r para os ciclistas!
Claro que um carro parado ao ver passar uns marmanjos no vermelho vai generalizar e catalogar (está na essência humana) esses indivíduos/ciclistas e para a próxima vez que passar por eles vai pensar: "Olha-me para estes ca****os que pensam que são o donos da estrada!!"

Reflictam bem na m***a que andam a fazer...

Nem mais...um dos grandes problemas é mesmo esse, não perceberem que as suas acções se refletem nos outros e não só em si próprios. Isso e bom senso fazem toda a diferença.
 

Knox

Active Member
Ainda á coisa de dias vinha eu no meu treino quando passa um grupo de ciclistas já com alguma idade na estrada em que ia entrar. Entrei na estrada e fui atrás deles com alguma distância, porque até já iam bem distantes. Enquanto vou indo á minha velocidade vou-me aproximando dos que iam mais devagar porque não se aguentavam ao ritmo do grupo, e mais á frente existe um semáforo que é bem visível. O grupo passou o amarelo mas mais atrasados passaram o vermelho e eu parei no vermelho a ver o filme, e acabei por ser o único que parou no sinal vermelho. Agora para quem vê estas atitudes de malta a passar vermelhos e não respeitar sinais somos todos metidos no mesmo saco.
Depois um dia são multados e ainda dizem que é caça á multa e a maioria certamente não sabe disto e outros estão-se borrifando. É raro alguém parar em vermelhos e curiosamente nesse mesmo semáforo uma vez também parei no vermelho e ao meu lado parou outro ciclista. Acho que é preciso demonstrar que nem todos somos iguais e tentar mudar essa imagem que os ciclistas não respeitam nada.
Com coimas dessas acaba por ficar dispendioso a brincadeira de não respeitar sinais, acho que muita gente se tivesse informada evitam esses comportamentos.
 
E principalmente quando se anda em grupo existe muito essa tendência.. uns a passarem no limite do amarelo para o vermelho...os outros não querem ficar atrás e passam o vermelho e até sobem o passeio...
Cabe a todos nós respeitar....( não digo que nunca não errei)..mas vou tentar cada vez mais e sempre que for em grupo começar a passar a mensagem de cumprir as regras.
Se todos cumprirmos com certeza vamos ser mais felizes ;)
 

crocodilo

New Member
A respeito das coimas e sanções acessórias que um ciclista se arrisca a apanhar caso não respeite um sinal de STOP ou um semáforo vermelho:

https://www.deco.proteste.pt/auto/b...ontos-perde-um-ciclista-se-nao-parar-num-stop

Então não parar num stop é "muito grave" e circular em sentido contrário é apenas "grave"???
Desrespeitar um sinal vermelho é "muito grave" e desrespeitar o sinal de transito proibido é apenas "grave"???
What's wrong with this picture?

E "desde que não ponham em perigo ou perturbem os peões, os menores até 10 anos estão autorizados a andar de bicicleta nos passeios" - donde se deduz que uma criança de onze anos, se quiser circular de bicicleta, terá que o fazer pela estrada, na ausência de ciclovia.
 

Paulofski

Well-Known Member
No constante duelo dos automobilistas contra os ciclistas, estes últimos são frequentemente estereotipados como seres irresponsáveis e uma ameaça geral nas ruas e estradas. A ladainha de queixas contra os ciclistas, que estão sempre passar nos vermelhos, que andam “aos montes”, que pedalam nos passeios…, deriva de vários comentários dos ases do volante. Mesmo quando os ciclistas ripostam com os maus hábitos de condução, que constantemente observam, e desatenção e negligência grosseira por parte dos automobilistas, os seus argumentos caem sempre em saco roto. É a condição de uma minoria.

Outros cidadãos exemplares que circulam em excesso de velocidade, que queimam o semáforo vermelho nas barbas de toda a gente, que cortam a passagem dos peões nas passadeiras, que estacionam o popó onde bem lhes apetece, esses são figurinhas a preservar. À velocidade que pedalo, especialmente quando diariamente uso a bicicleta na cidade, testemunho constantemente o mau comportamento de alguns cavalheiros e senhoras ao volante. Faz me questionar se os automobilistas são realmente conscientes atrás de um volante. Não, não o são. Ainda ontem desculpei uma senhora condutora que segurava o volante com um cigarro entre os dedos da mão, enquanto a outra encostava o telemóvel à orelha! Poderia lá a dita senhora dar-me prioridade que eu tinha. Nããã... Esta é apenas uma prova que os automobilistas não prestam a devida atenção ao que acontece à sua volta ou simplesmente não respeitam ninguém.

Pelo que sei, mais de 90% dos automobilistas não estão actualizados quanto às novas regras do CE. Na minha experiência, a maioria dos ciclistas também não respeita as regras. Quanto aos peões não há nenhum que as cumpra, que só atravesse a rua nas passadeiras, que só as atravesse no semáforo verde, que não deambule distraído pelas ciclovias.... Há que reconhecer que na estrada muitos ciclistas arriscam em demasia e não se comportam da melhor maneira. Para efectuar a mudança, ser respeitado primeiro é necessário cumprir, respeitar, afirmar uma posição do nosso ponto de vista e defendê-la, dando o exemplo. É a única forma de combater os estereótipos arraigados e mudar mentalidades sobre quem são "os ciclistas" e como eles se comportam.
 
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crocodilo

New Member
No constante duelo dos automobilistas contra os ciclistas, estes últimos são frequentemente estereotipados como seres irresponsáveis e uma ameaça geral nas ruas e estradas. A ladainha de queixas contra os ciclistas, que estão sempre passar nos vermelhos, que andam “aos montes”, que pedalam nos passeios…, deriva de vários comentários dos ases do volante. Mesmo quando os ciclistas ripostam com os maus hábitos de condução, que constantemente observam, e desatenção e negligência grosseira por parte dos automobilistas, os seus argumentos caem sempre em saco roto. É a condição de uma minoria.

Outros cidadãos exemplares que circulam em excesso de velocidade, que queimam o semáforo vermelho nas barbas de toda a gente, que cortam a passagem dos peões nas passadeiras, que estacionam o popó onde bem lhes apetece, esses são figurinhas a preservar. À velocidade que pedalo, especialmente quando diariamente uso a bicicleta na cidade, testemunho constantemente o mau comportamento de alguns cavalheiros e senhoras ao volante. Faz me questionar se os automobilistas são realmente conscientes atrás de um volante. Não, não o são. Ainda ontem desculpei uma senhora condutora que segurava o volante com um cigarro entre os dedos da mão, enquanto a outra encostava o telemóvel à orelha! Poderia lá a dita senhora dar-me prioridade que eu tinha. Nããã... Esta é apenas uma prova que os automobilistas não prestam a devida atenção ao que acontece à sua volta ou simplesmente não respeitam ninguém.

Pelo que sei, mais de 90% dos automobilistas não estão actualizados quanto às novas regras do CE. Na minha experiência, a maioria dos ciclistas também não respeita as regras. Quanto aos peões não há nenhum que as cumpra, que só atravesse a rua nas passadeiras, que só as atravesse no semáforo verde, que não deambule distraído pelas ciclovias.... Há que reconhecer que na estrada muitos ciclistas arriscam em demasia e não se comportam da melhor maneira. Para efectuar a mudança, ser respeitado primeiro é necessário cumprir, respeitar, afirmar uma posição do nosso ponto de vista e defendê-la, dando o exemplo. É a única forma de combater os estereótipos arraigados e mudar mentalidades sobre quem são "os ciclistas" e como eles se comportam.

Muito bem dito. O mal que nos aflige é igual para todos:
-o ciclista que não pára num vermelho; que circula junto a pessoas a uma velocidade que será impossível travar a tempo para evitar um desastre;
-o automobilista que pisa o traço continuo para ultrapassar um ciclista ou veículo lento; ou nâo pára num stop; ou excede os limites de velocidade; ou conduz a ver mensagens no telemóvel; ou estaciona a impedir a via pública;
-o peão que atravessa com o vermelho, ou fora da passadeira; etc...
E esse problema é IMPACIÊNCIA! Não somos necessariamente monstros ou criminosos por termos estes comportamentos (só por si, se não causarem acidentes, são apenas infracções ao código da estrada), mas hoje em dia todos somos impacientes. Quase sempre sem verdadeira razão para tal.
Outra coisa em comum nas situações que elenquei, o infractor faz sempre uma análise do risco, e toma uma decisão. Passa-se o vermelho, o contínuo ou a passadeira, porque não vem lá ninguém. Ou ninguém que nós consideremos um risco para nós...

Agora, o que eu não posso aceitar é o argumento de muitas pessoas quando dizem que não respeitam os ciclistas porque eles não se dão ao respeito e passam nos vermelhos. Por essa ordem de ideias, eu não respeitaria os condutores que passam o contínuo para não ter que ir atrás de mim (todos) ou os peôes que passam no vermelho quando não vem nenhum carro (quase todos, e regra geral não ligam à bicicleta que aí vem). Cabe às autoridades, e não a mim, analisar, julgar e punir as infrações.

Eu tenho direito a ser respeitado, ou pelo menos a não porem a minha vida directamente em perigo, apesar das infrações cometidas. E penso assim em relação aos que me rodeiam. Não sou juíz de ninguém. até me porem directamente em perigo. E não é fácil encontrar casos em que um ciclista seja uma ameaça para um automóvel, por isso...
 
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Metralha

Well-Known Member
Muito bem dito. O mal que nos aflige é igual para todos:
-o ciclista que não pára num vermelho; que circula junto a pessoas a uma velocidade que será impossível travar a tempo para evitar um desastre;
-o automobilista que pisa o traço continuo para ultrapassar um ciclista ou veículo lento; ou nâo pára num stop; ou excede os limites de velocidade; ou conduz a ver mensagens no telemóvel; ou estaciona a impedir a via pública;
-o peão que atravessa com o vermelho, ou fora da passadeira; etc...
E esse problema é IMPACIÊNCIA! Não somos necessariamente monstros ou criminosos por termos estes comportamentos (só por si, se não causarem acidentes, são apenas infracções ao código da estrada), mas hoje em dia todos somos impacientes. Quase sempre sem verdadeira razão para tal.
Outra coisa em comum nas situações que elenquei, o infractor faz sempre uma análise do risco, e toma uma decisão. Passa-se o vermelho, o contínuo ou a passadeira, porque não vem lá ninguém. Ou ninguém que nós consideremos um risco para nós...

Agora, o que eu não posso aceitar é o argumento de muitas pessoas quando dizem que não respeitam os ciclistas porque eles não se dão ao respeito e passam nos vermelhos. Por essa ordem de ideias, eu não respeitaria os condutores que passam o contínuo para não ter que ir atrás de mim (todos) ou os peôes que passam no vermelho quando não vem nenhum carro (quase todos, e regra geral não ligam à bicicleta que aí vem). Cabe às autoridades, e não a mim, analisar, julgar e punir as infrações.

Eu tenho direito a ser respeitado, ou pelo menos a não porem a minha vida directamente em perigo, apesar das infrações cometidas. E penso assim em relação aos que me rodeiam. Não sou juíz de ninguém. até me porem directamente em perigo. E não é fácil encontrar casos em que um ciclista seja uma ameaça para um automóvel, por isso...


Bom texto crocodilo, é mesmo isto. Usar bom senso e ser civilizado.
 

Bruno Silva

Active Member
Cabe às autoridades, e não a mim, analisar, julgar e punir as infrações.

A ti, e aos outros, cabe-te cumprir as regras de circulação! Que é o cerne da questão que se discute aqui...

Claro que o argumento do respeito não é o "saint graal" que vai resolver tudo!!! Mas é o principio com mais "bom senso" e sentido de "ser civilizado" por onde se pode começar!
 

Jorge Simões

Active Member
Não entrando a fundo pela discussão das leis (que para mim são para cumprir) e do livre arbítrio (que para mim é para respeitar), vou apenas dar aqui a minha opinião sobre o que se pode fazer tendo em conta isto:

E vê-se isso em muitos comentarios e comportamentos, podes ir na berma da estrada e estás a desrespeitar o codigo da estrada e fazem-te raizas, vais na estrada a respeitar as regras e fazem-te razias vai para a berma, vamos em fila estamos a ocupar muito espaço, vais lado a lado vais a ocupar muito espaço, ou seja não é o que estás a fazer ou não, é o estares ali, esse é o problema.

com qual concordo plenamente…

…também, pensando nisto:

8. Temos ex-ciclistas a fazer crowfundings (com enorme sucesso) para ir a provas, temos 9 ou 10 granfondos por ano a 25/30 € cada, temos bikes de milhares de euros, mas fazermos alguma pela nossa segurança enquanto comunidade zero. O que fazemos é o pessoal da "licra" discutir com os "ciclistas urbanos" e vice-versa...
JUNTOS SOMOS MAIS FORTES

…E no efeito borboleta… Porque acredito que grandes mudanças acontecem a partir de pequenos detalhes…

...Eu sou ciclista e tenho no meu grupo de amigos, pessoas que não entendem a razão de pessoas pedalarem, nos locais que são para carros…vocês também têm disso?

Eu resido numa freguesia que se está a esforçar por fomentar o uso da bicicleta… vocês também?


A julgar pelo tópico Equipamento Malaguetini Cycling Club há aqui malta que tem "queda" para o design (eu também dou uns toques)…
Porque não criamos umas imagens do género das que a ANSR já criou em tempos, com o cunho Malaguetini cycling club aka fórum ciclismo (ou vice-versa) e não as divulgamos pelos meios que cada um têm…o tal lobbing que se calhar entre todos poderá ir ganhando algum impacto… O objectivo é a sensibilização…granjear o respeito, respeitar pelo bom senso, como muitos já aqui disseram
Fica a ideia…

…e alguns exemplos…


Exemplo 1
Exemplo 2
Exemplo 3
Exemplo 4

Não vamos inventar as rodas mas podemos conseguir mais um pouco de respeito para elas…

É mais do mesmo, pensarão alguns? sim é... mas os meus pais também me tiveram que dizer muitas vezes quando eu era pequeno para me portar bem...e hoje sou um rapazinho bem comportado...:rolleyes: A repetição para ênfase tem destas coisas...;)

Eu estou disponível para colaborar numa iniciativa deste género.

Abrazos
 

fernandes_85

Well-Known Member
Nota prévia: Tento parar em todos os semáforos e passadeiras, não querendo dizer que não seja falível como qualquer outra pessoa. Exceções são:

Não querendo defender o comportamento, gostaria somente de dar outro ponto de vista, pela minha experiência, acerca da situação do pessoal quando vai em grupo e uma parte desse grupo apanhar verde/amarelo e a restante vermelho e todos continuarem.

Quando se vai em pelotão vamos como um só, isto é, é muito perigoso no meio do pelotão (se for á frente também o é) alguém travar sem sinalizar a manobra, simplesmente porque os que vão atrás vão "na roda" e podem-se aperceber tarde demais e provocar um acidente com consequências bem mais graves do que queimar um amarelo. Para exemplificar, basta ver nas provas quando acontece uma queda na frente do pelotão, os que vão atrás não conseguem muitas vezes evitar o embate.

Outra situação na qual não costumo parar é: indo sozinho e cai o amarelo e colocado a mim vem um carro. Pelo facto de eu não ter luz de travagem, não travo de repente para não correr o risco de levar com 2ton nas costas.
 
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