• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

para a crise

fogueteiro

Active Member
Não culpemos somente uns e não outros. Muitos do Zé Povinho safam-se à grande e à francesa recebendo sub. de desemprego e trabalhando por baixo da mesa. Está correcto? Não! Agora não venham com o costume: "ah, porque o pessoal vê os governantes, que não dão o exemplo, blá, blá...." Cada um deve meter a mão na sua consciência e ver o que anda a fazer.

Passo a contar um caso, que vejo todos os dias: Eu entro às 8,30 e ele (na casa dos 40 anos) já está na tasca/café existente aqui ao lado, com o seu copo à frente e cigarrinho na mão às gargalhadas com os amigos. Passa a manhã lá a jogar sueca. À hora do almoço vai a casa almoçar, para depois vir com a barriguinha cheia passar a tarde no café ao lado, mas desta vez a jogar dominó. A esposa tem por função a parte legal. Arranjou maneira que um sobrinho fizesse parte do agregado familiar (tem dois filhos) para receber ainda mais, no rendimento de Inserção.

Agora multipliquem este caso por ..............................................

Está mal, por nos meterem nesta situação? Está! Os governantes estão lá para se encherem, disso não duvidem, seja a cor que tiverem, mas lamento que grande parte da sociedade esteja a parasitar a outra que trabalha. Teria, por trabalhar num ramo que dá para ver casos aberrantes, imensos exemplos para vos dar e provar-vos que o zé povinho também tem culpas no cartório. Não estou com isto a defender o governo A, B, .... Z, até porque não votei em nenhum deles.
 

zanzas

New Member
mas por acaso tens estado a par das notícias politicas ?

1 das medidas do novo governo foi reduzir o tempo no fundo de desemprego, penso q tb os subsidios vao receber descontos . . . vao averiguar esses casos do gang do "dominó" e acredito q cortar com isso ! onde o antigo governo fez isso em relação aos "gulosos" . . . esquerda para mim ? nao !
 

Figueiredo

Active Member
Politica á parte o que está mal são milhares de sócios de empresas montados em bons carros, e com boas casas e declaram o ordenado minimo (estando isentos de IRS e pagam o minimo para a Seg. Social) porque a lei assim o permite, e ainda têm direito a abono de familia é simplesmente ridiculo...
Já trabalhei vários anos numa empresa de contabilidade e é prática comum só se queixam quando vão ao banco pedir algum empréstimo e é-lhes recusado por terem um IRS baixo, mas em contrapartida têm os bolsos recheados com aquilo que vão recebendo por fora...:(, tributem mas é o património e aí sim vamos ter alguma justiça social!!
 

tranquilo

Active Member
Zanzas e achas essas medidas boas? Eu por acaso acho que o problema não é o valor ou duração do subsídio de desemprego mas antes a falta de vergonha e de educação da maioria deste país...
Dantes tinha-se vergonha de roubar, num passado recente só se tinha vergonha se se fosse apanhado a roubar, e hoje em dia já não há vergonha nenhuma.
 

NCIS

New Member
O país tá á rasca em todos os sectores. Tenho pena de todos, mas principalmente dos jovens que não têm boas prespectivas para o futuro.
 
É isso mesmo tranquilo também penso o mesmo!

Mas a culpa maior do estado em que nos encontramos é da Justiça pois existe um sentimento de impunidade generalizado, antigamente se alguém ficava a dever 30$ numa mercearia era uma vergonha saía á rua de cabeça baixa, hoje em dia com a perda de alguns valores morais já se pode ir comprar um plasma ou uma bicicleta de topo mesmo sabendo que não se vai conseguir pagar as prestações, porque a probabilidade de sofrer alguma consequência desse facto é prácticamente nula, e isto aplica-se a todos os negócios em geral.... a bola de neve foi aumentando de tal forma que espero sinceramente que ainda vamos a tempo de reverter a situação!
 

fmm

Member
Boas Fogueteiro

Tens razão, é verdade que ha malta a safar-se e bem.
Aqui na minha zona também ha malta que faz precisamente o mesmo.
No entanto se isto acontece porque alguem quer que aconteça, simplesmente é assim que funciona, e aí de quem é a culpa ? Será também do Zé Povinho ?
Eu acho que não.

Abraço e boas voltas

Filipe
 

tranquilo

Active Member
Se conheces situações dessas, podes e deves fazer denúncia. Não te esqueças de que é o TEU e o MEU dinheiro que paga isso...
 

fmm

Member
Boas Tranquilo

Tens toda a razão, mas digo-te em plena consciencia. Não funciona, infelizmente não funciona.
E se te estou adizer que não funciona, é porque sei do que estou a falar.
Podemos se quiseres falr sobre isto por PM.

Abraço

Filipe
 

Figueiredo

Active Member
podes e deves fazer denúncia

Pois mas aí na maioria das vezes entra a tua consciência a funcionar... o que fazer denunciar um amigo/conhecido ou fazer o que está correcto:confused:

A atitude correcta a tomar seria denunciar não tenho duvidas mas também tenho a certeza que 90% de nós têm ou já tiveram conhecimento de alguma situação que pudesse eventualmente prejudicar o Estado e nada fez...

E digo mais as empresas hoje em dia são geridas com o objectivo de pagar o minimo de impostos possível, e há formas de o fazer que nem vos passa pela cabeça... mas aí também entra o sigilo profissional, quem é capaz de denunciar a própria entidade empregadora pondo em causa o posto de trabalho:confused:

Por outro lado o Estado também têm a obrigação de racionar a despesa e gerir o "nosso" dinheiro de melhor forma, também conheço algumas despesas Estatais que até me vêm as lágrimas aos olhos só de pensar aonde estão a gastar os meus descontos, mas enfim dava para abrir um fórum só sobre este assunto...
 

fogueteiro

Active Member
Se a denuncia funciona ou não, neste caso, não sei. Sei que noutros ja funcionou comigo. Já estive para fazer queixa do tal "menino" à segurança social, mas não tenho dados para tal. Nem sequer sei o nome dele. Mas agora que me fizeste recordar esse pormenor, vou tentar por outras malhas chegar lá.

Revolta-me situações como esta.:mad::mad: Como diz o Mingus, lá está a falta de valores morais, em todos os sectores da sociedade.
 

Figueiredo

Active Member
lá está a falta de valores morais, em todos os sectores da sociedade.

Felizmente ainda se encontra uma boa parte da população séria, é pena é que é precisamente essa faixa que paga tudo... esta história do Sub. Natal é bem disso exemplo:

* Sócios das empresas com ordenado minimo declarado NÃO PAGAM
* Malta que recebe o Sub. Desemprego e trabalham "por fora" NÃO PAGAM
* Malta que declara o ordenado minimo e recebe o restante em dinheiro "por fora" NÃO PAGAM
*...

Será que eu o comum dos mortais me apercebo destas coisas todas a acontecer á minha volta e os governantes não:confused:
 

Mingus

Member
Situações como as que o Fogueteiro e o Figueiredo descrevem aposto que todos nós conhecemos e também aposto que a maioria de nós nunca denunciou. Contra mim falo. Não deveriamos ter que andar a fazer queixinhas uns dos outros se esses tais valores morais nos inspirassem todos os dias.
Contribuir faz parte das nossas obrigações e provavelmente seria mais fácil governar e gerir dinheiro público se todos percebessemos isso.
 

tranquilo

Active Member
Bem sei que não funciona... mas então fica tudo na mesma? Não se resolve?

Quanto ao sigilo profissional, temos de agir (sempre) eticamente. O triângulo emprego, família, comunidade tem que ser bem pesado nas consciências. Há casos e casos e estas coisas nunca são simples, sendo que a denúncia anónima é uma das hipóteses... se bem que quase nunca dá em nada e se tenha medo de perder o emprego, sempre é melhor do que um dia o patrão fugir para o Brasil porque deve milhares à Segurança Social e aos empregados, deixando-os na mesma no desemprego. E se por vezes nos chegam aos ouvidos casos extremos de empresas que fazem isto eu acho que não se devia ter chegado ao extremo em primeiro lugar!
O não denunciar é simplesmente uma maneira de não resolver agora para ter de resolver uma situação ainda pior no futuro. O problema por vezes é pensar a longo prazo e não no imediato, no conforto de ter emprego agora... bem sei que não é fácil mas será que não andamos todos fartos de viver num país assim? Caraças, se alguns patrões fazem isto é porque ninguém os denuncia não é? Deixamos sempre isto andar até ao ponto em que se torna insustentável.

Denunciar amigos? És amigo de quem te rouba? O problema é que a própria população (sim, nós todos) pactuamos com estas situações porque parece que não nos estão a fazer mal directamente e esquecemos que estamos a hipotecar o nosso futuro e o futuro dos nossos filhos. Bem sei que isto não é simples mas foi o não fazer nada junto com a apatia, o "deixa andar" e o "cada um sabe de si e Deus sabe de todos" que nos deixaram nesta situação. Se se reclamasse e denunciasse mais todas estas situações talvez isto não tivesse chegado ao estado a que chegou e quem sabe já nem era preciso denunciar nada... não é vergonha nenhuma denunciar. Vergonha é deixar este país num estado pior para as gerações futuras, que por causa de gentinha como essa, se calhar nem reforma vão ter. Temos de meter na cabeça que andar a enganar o estado é andar a estragar o futuro aos outros.

Eu tenho 28anos. Comecei a trabalhar há menos de 4 anos. Será que sou responsável por esta situação? Mas então porque que c*ralho sou eu que vou pagar esta m*rda toda? Porque os meus pais e avós deixaram que se chegasse a este ponto! Porque sempre se aceitaram chico-espertos por este país fora! E ao fim de uns anos cá está a factura!

Depois há os iluminados que acham que este governo agora é que vai resolver alguma coisa... até me dá vontade de rir. Quer dizer, a primeira medida anunciada foi um novo imposto do qual nunca se falou! Em vez de dizerem que vão poupar 800milhões este ano, preferia mil vezes que eles dissessem que iam gastar 800milhões em apurar os responsáveis por esta crise nos bancos, para onde foram dinheiros etc. e levá-los todos a tribunal. Do anterior governo nem falo... quando se fosse a um dicionário de sinónimos ver as palavras incompetente e charlatão, deveria lá estar a palavra "Sócrates".

Eu sei de algumas despesas estatais interessantes e o pior destas é que para além de serem vergonhosas, são legais...

Enfim, tudo se resolve não é?

Abraço
 

Mingus

Member
Concordo com tudo o que escreves tranquilo. De facto também cresci a ouvir falar do Estado como um entidade abstracta que fica algures em Lisboa. Durante anos ouvi muita gente dizer coisas do género "enquanto os puder roubar como eles me roubam a mim....".
É como dizes, está aí a factura.
 

helio69

New Member
Estamos a falar dos subsídios (de desemprego, de reinserção, e podíamos ainda falar dos abonos de família, dos subsídios para termos uma vaca ou uma ovelha, e mais uns quantos)... Mas, na maior parte das vezes são aspectos muito complicados de comprovar os casos de fraude ou ilegalidade. Isto porque vivemos num estado de direito e isso tem implicações muito boas, mas que por vezes metem, e bem, areia na engrenagem...

Existem despesas bem mais fáceis de controlar e fiscalizar e que são bem maiores do que os tostões dos subsídios de que aqui falamos.
1 - Modernização da linha ferroviária do norte. Será que já terminou? Alguém sabe de quanto foi a derrapagem financeira e temporal?
2 - Ponte Rainha Santa em Coimbra! Alguém sabe quanto foi o desfalque? Sabiam que a meio da obra os erros técnicos e de construção eram tão graves que chegavam ao ridículo do tabuleiro, que era construído simultaneamente dos dois lados de forma a encontrar-se no meio, ia com um erro de meio metro...
3 - Estádios do Euro 2004!
4 - Expo 98... Alguém sabe quanto derrapou?
5 - Para que é que temos duas auto-estradas com percursos paralelos, afastadas por poucos kms na zona de Aveiro?
6- Quanto foi o desvio da estação do metro do terreiro do Paço?
7- No meu concelho, do interior, existem rotundas no meio de aldeias com menos de 50 habitantes, e avenidas de 4 faixas noutras... Quanto é que isto custa, multiplicado por centenas de câmaras municipais?

Etc... Etc... Etc...

É aqui que o dinheiro foge de forma mais evidente, e que facilmente se poderia controlar.

Ps. Já agora, se o governo do Sr. Passos quer mesmo dar o exemplo, porque é que não retira o subsídio de férias e natal a todos os cargos políticos? Afinal de contas eles não estão lá por espírito de missão?
 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
Helio69
Tu não estas a ver bem a coisa Isso não isso nunca, cota-se é no pobre
Cortare os subsídio de férias e natal a todos os cargos políticos, reduzir-lhe os ordenados, cortar-lhe as mordomias. isso é que era bom

Viram quantas viaturas de alta grama estava no primeiro dia de posse do governo

São todos iguais querem é todos o tacho.

Viram o que o P Coelho disse antes das eleições estão ver o que ele diz agora.

Por isso eu votei num partido que só teve um 1 voto naquela mesa de assembleia e foi o meu.

Por isso com o meu voto não está lá.
 

Figueiredo

Active Member
Acima de 2.500 € pagará mais de 50% do subsídio de Natal

Os contribuintes com rendimentos mais elevados, nomeadamente os que ganham acima dos 2.500 euros mensais, irão pagar mais de 50% do subsídio de Natal na contribuição extraordinária» anunciada pelo Governo, noticia esta terça-feira o jornal Público.

Fonte: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=13&id_news=522106

Este País é uma vergonha... e depois admiram-se do facto de todos os nossos trabalhadores mais qualificados e competentes estarem a emigrar, acho bem assim nunca deixaremos de ser medíocres:mad::mad:
 
Top