• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Os meus passeios - só ou acompanhado :)

saurio33

Member
Passeio pela Freita, Aroes, Cepelos, Vale de Cambra - 23_03_2012

Como estava já agendado, cumpri o calendário e lá me aventurei pelo percurso definido. Mais uma vez a subida à Freita não foi fácil, sendo mais um teste ao meu espírito de sacrifício e força de vontade. No final fica a doce sensação do obstáculo ultrapassado.
Depois de chegar à Freita, o resto foi substancialmente mais fácil. Fiz uma paragem no miradouro da Mizarela, onde aproveitei para comer uma barrita do Pingo Doce e tirar umas fotos. Daí segui por caminhos desconhecidos, um pouco guiado pelo instinto. A certa altura fiquei indeciso na direcção a seguir, uma vez que queria seguir por Arões, mas a placa não era clara e apontava para S.Pedro do Sul. Resolvi seguir a lógica e virei por outra estrada. Nestes locais, infelizmente, nunca tem placas com indicações na direcção por onde vamos... Só para onde não vamos!
Uns km's mais à frente cruzei-me com um grupo de ciclistas, que aproveitei para perguntar se Arões ficava para a frente. Com a cortesia habitual nestes grupos, um elemento do grupo respondeu qualquer coisa... Os restantes seguiram normalmente, enquanto mandavam umas bocas que não deu para perceber... A eles fica o meu agradecimento no mesmo tom irónico e gozão que usaram comigo.

Acabei por andar às aranhas uns quilometros, tendo de usar o GPS do telemóvel para me certificar da direcção correcta.

Após este episódio a viagem correu sem problemas, tendo passado por Cepelos, Vale de Cambra e, finalmente, S. João da Madeira.

DSC_0057.JPG

Miradouro das quedas de Agua - Mizarela

DSC_0058.JPG


DSC_0064.JPG

Um momento de descanso e reabastecimento

DSC_0067.JPG

Quedas de agua

DSC_0068.JPG


DSC_0069.JPG

Rodeados de geradores eolicos

DSC_0071.JPG

Potenciais bifes de gado Barrosã...

DSC_0073.JPG


DSC_0074.JPG

Arões - estrada sem saída...

DSC_0075.JPG

S. Pedro do Sul no horizonte

DSC_0078.JPG

Inicio da descida para Cepelos... Casa do Guarda Florestal

DSC_0081.JPG

Abastecimento de Agua

DSC_0083.JPG

Ao fundo vê-se o mar...

DSC_0084.JPG


DSC_0085.JPG

Corte à direita para Vale de Cambra

DSC_0087.JPG


A assim foi mais uma volta relaxante e enriquecedora...

Um abraço e boas pedaladas...
 

pedro silva

New Member
saurio, parabens pela volta e tambem pelo relato fotografico ;)
com paisagens destas todo o sacrificio de uma freita vale a pena diz lá...

o voto negativo vai mesmo para os individos que passaram por ti em cima de uma bicicleta e viram um colega atrapalhado com a direção e cimplesmente ignuraram :mad:
são actos como esses e aqueles que se acham os maiores e eu ou outros quando comprimentamos e eles nem uma nem duas, em fm esses é que são os maiores ou se acham...

abraço
Pedro
 

saurio33

Member
Obrigado pelas palavras Pedro. Realmente vale a pena o sacrificio :) Espero dentro de uma 2 ou 3 semanas aventurar-me até S. Pedro do Sul... Um abraço
 

paradawt

Moderador
Companheiro lindissimo...

Sitio fantástico! É nestes momentos que me recordo que a bicicleta não são apenas médias, kms, inclinações, etc...

Espectacular!
 

saurio33

Member
É verdade paradawt! A piada (e recompensador) é usar a bicicleta como veiculo para estes passeios. Se formos pensar em médias, ser melhor que os outros, só nos vai trazer mais stress e ficar prisioneiro de treino e dedicação sem qualquer lógica para a maior parte de nós... Um abraço
 

saurio33

Member
Enquanto estava entretido na Internet, reli alguns conselhos do site "http://www.escoladebicicleta.com.br
Apetece-me reproduzir uma parte do texto com a qual me identifico perfeitamente. É a seguinte:
"Ir mais longe


Ir mais longe é praticamente inevitável. É humano, faz parte de nossa história. Para chegar lá é bom levar em consideração alguns preceitos. Eles podem ser colhidos da experiência humana ou aprendidos pela vida. Como tudo, é de nossa livre opção.

A bicicleta nos leva lá

A partir de um determinado momento o convívio com a bicicleta começa, quase sem que se perceba, abrir naturalmente novos caminhos. E então? Por que não ir mais longe? Por que não descobrir um novo ângulo da liberdade? Ou até mesmo ganhar distância?

Ir mais longe não é necessariamente aventura ou superação. Ir mais longe é a busca espontânea de viver mais e melhor. É mais do que a distância percorrida, mesmo que não se perceba isto com clareza.

O uso da bicicleta induz a mudanças de percepção, algumas sutis, outras nem tanto. Pedalar faz com que corpo e mente funcionem de maneira mais equilibrada, o que amplia horizontes. Mas não é só isto.

Veículos motorizados simplesmente passam rápido por tudo. A alta velocidade isola o passageiro da realidade. A carroceria torna a visão da paisagem incompleta, parcial. Os vidros isolam os sons naturais e impossibilitam o contato com a vida. A percepção humana sofre grande distorção.

Bicicleta integra socialmente


A velocidade média de um ciclista possibilita uma percepção mais ampla, clara e precisa da vida. A bicicleta não isola sons, cheiros, vento, temperatura, umidade. Pedalando, o meio ambiente e seus habitantes podem ser palpáveis, se o ciclista assim quiser. É fácil a locomoção com bicicleta onde quer que seja, o que às vezes é impossível com o automóvel.
Na bicicleta a vida se apresenta com ela de fato é.

Ir mais longe está ligado ao processo natural de descoberta das coisas da vida, o que nos mantém vivos. E a bicicleta traz consigo um enorme poder de transformação capaz de nos levar ainda mais longe.
Simplesmente, ir mais longe!

A fantasia do medo não leva a lugar nenhum


Não tenha medo do desconhecido. Mas seja prudente.
Perceba e respeite os limites reais; os próprios e os externos.


in: "http://www.escoladebicicleta.com.br/longe.html", 28/03/2012

Está em Português do Brasil, mas com o novo acordo ortográfico... não deve ter muitos erros...

Boas pedaladas e desfrutem da máquina.
 
Last edited:

saurio33

Member
Passeio a Srª da Saúde - Vale Cambra -31_03_2012

Mais uma vez a meteorologia prometia chuva para o fim de semana. A preguiça estava instalada e contava passar o dia sentado no sofá a por em dia uns filmes guardados... Até estive na conversa pela noite dentro, acabando por me deitar perto das 4 da manhã!
Mas quando deram as 10h30, o telemóvel fez o favor de me despertar, talvez com a cumplicidade da rotina dos últimos fins de semana. A verdade é que me custou um pouco a abrir os olhos, mas depois vi o sol entrar pela janela e o bichinho começou a ruminar dentro da minha cabeça e tive de me levantar...
Depois despertar (lentamente), levantar, tomar o pequeno almoço e vestir, passou bastante tempo. Quando saí eram 11h50 minutos.
Estive indeciso no percurso a seguir. Cheguei a pensar ir pela Freita e seguir para a Senhora da Saúde. Se, entretanto, as condições climatéricas se alterassem, dava a volta na Freita e regressava a casa.
Quando passei por Carregosa, acabei por seguir em frente, para Vale de Cambra, pois o tempo estava de feição, com o sol a brilhar sem qualquer ameaça de chuva.
Em Vale de Cambra, quando já estava quase a subir para S. Pedro de Castelões, começaram a aparecer vários ciclistas em diversos grupos e também solitários. É sempre agradável encontrar companheiros ciclistas nestas viagens solitárias.

Algumas fotos:
image003.jpg

Subida para Castelões

image006.jpg

À esquerda fica a Nª Srª da Saude

image007.jpg

Já se vislumbra lá ao fundo...

image009.jpg


image011.jpg

Aqui está a capela...

image012.jpg

... E eu a estrear o equipamento Efapel :)

image018.jpg

Continuando para Cepelos

image019.jpg

A sinalética é muito importante!

image021.jpg

Pormenores...

image022.jpg

Carros de outros tempos... Velhas glórias do passado, com volante à direita

image026.jpg

Outro santuário, perto de Cepelos

image028.jpg

Construções tradicionais, sempre bonitas

image031.jpg

Corte para Aroes

image034.jpg

Prosseguindo

image037.jpg

E vamos lá para a Freita!

image041.jpg

A beleza da paisagem e a dureza do percurso...

image042.jpg


image045.jpg

Parece que estavam a admirar o meu equipamento novo!

image046.jpg

Uma imagem um pouco forte... :)

image048.jpg

As pedras parideiras "andem" aí!

image051.jpg

Mizarela à vista

image053.jpg


image054.jpg

A minha companhia de sempre...

trajecto.jpg

O percurso

altimetria.jpg


Um abraço
 

saurio33

Member
Passeio de 7 de Abril - Freita

Estava com ideias de fazer algo mais do que simplesmente subir a Freita. Dependendo das condições climáticas e do tempo disponível, a volta incluía a descida até Arouca e o regresso por Mansores.

No entanto, já saí um pouco tarde de casa e tinha hora para chegar. De qualquer modo conseguia cumprir o objectivo se não fosse a interacção com um atrasado mental, que me quis empurrar para fora da estrada.

Seguia eu tranquilamente no meu caminho, quando um automobilista decidiu implicar comigo e mandou uma buzinadela. Ora, a estrada era larga, eu circulava junto à berma, a seguir vinha uma curva que permitia apanhar a faixa central para cortar à esquerda, ou seja, espaço não faltava para o individuo ultrapassar pelo que eu fiz sinal que tivesse calma ou que fosse à volta. O tipo não gostou e depois da curva, ao ultrapassar-me, foi atirando o carro literalmente para cima de mim. Ainda fiz alguma "ginástica" para controlar a bicicleta, pois a berma tinha uns 20 cm e depois era mato. Por sorte não caí...

Fiquei revoltado com a situação, enervado, aborrecido e, acima de tudo, com vontade de partir as trombas ao cobardolas. Mandei uns berros a chamar-lhe coisas lindas, mas isso não me acalmou. Como o percurso era ligeiramente a descer, meti uma abaixo e mandei-me atrás do carro a mais de 50 km/h. Como era uma zona sinuosa e ia um carro à frente do tipo, consegui mantê-lo em linha de vista. Passado uns quilómetros virou à esquerda numa estrada em paralelo. Já não tinha grandes esperanças de o apanhar para tirar a matricula, mas também virei. E não é que vejo o carro estacionado uns 50m mais à frente. Ainda estavam dentro do carro. Eu ía cego. Só me via a rebentar as trombas do anormal. Quando paro, olho para dentro do carro e vejo também a mulher e uma menina a olhar para mim de boca aberta. Fiquei momentaneamente sem saber o que fazer, com a pequenita dentro do carro. Também tenho uma filha e as crianças não têm culpa da burrice dos pais. Mesmo assim queria ir falar com o tipo. Estava a tirar as luvas quando o tipo, honrando o cobarde que era, fez marcha-atrás e fugiu. Eu deixei-o ir, não ía mandar a bicicleta para a frente do carro, não fosse o cobardolas passar por cima dela e fugir na mesma. Tenho a matricula do carro e vou fazer a participação à policia. No fundo estou satisfeito por não me ter envolvido com o atrasado mental, principalmente nesta quadra festiva, e com a menina a ver estas cenas tristes...

A partir daqui o passeio estava estragado. Subi a Freita ainda enervado com a situação. Pelo menos desta vez custou menos, pois descarreguei a raiva na subida.

Quando cheguei ao parque de campismo do Merujal olhei para as horas e decidi regressar. Já eram quase quatro horas e estava muito frio. Espero que para a semana corra melhor...

Algumas fotos:

DSC_0113.JPG


DSC_0114.JPG


DSC_0115.JPG


DSC_0119.JPG

Ao fundo vê-se o inicio de um percurso de BTT...

DSC_0121.JPG

Foi aqui que fui apertado..

DSC_0122.JPG

Como se pode ver espaço não falta...

DSC_0123.JPG

A berma praticamente não existe. E tive de inventar em cima da terra...

Um abraço e boas pedaladas...
 

Armando

New Member
Boas Saurio

Ainda bem que optas-te pela melhor solução,mas se isso tivesse acontecido com o meu amigo Zé Afonso, dai dessa zona,o tipo tinha levado nas ventas e ele pedia desculpas à menina e dizia-lhe que ela não tinha culpa de ter um pai assim.
 

saurio33

Member
Boas Armando,
A quente é o que pensamos e o individuo merecia mesmo umas solhas no meio do focinho. Mas passadas umas horas pus-me a pensar e acho que não ficava bem comigo mesmo, quando me ponho a pensar na cara da menina. Mas, na hora, se o gajo não foge, apertava-lhe o gasganete. Depois tudo dependia como reagisse.
Acho que a maior parte destes tristes nem se apercebe dos riscos de uma atitude dessas, das conquências que podem advir... São mal formados, ignorantes e pobres de espirito. Pelo menos acredito que este tenha aprendido alguma coisa... É bom que tenha, porque eu não me vou esquecer...
Um abraço
 

paradawt

Moderador
saurio33,

Acima de tudo acho que fizeste. Nos dias que correm não sei quando um destes cobardes vai ao porta luvas e nos manda um balázio... É muito complicado nos dias que correm!

Cumprimentos.
 

mariz

Member
Esta gente não tem a noção de que é uma pessoa que vai em cima da bicicleta sem nada para a amparar em caso de queda. Quantas vezes nas minhas voltinhas tem gente a atravessar-se a minha frente sem qualquer tipo cuidado com a pessoa que ali vai, seja a pé, de bicicleta ou de outra coisa qualquer. Isto aconteçe em cruzamentos, e principalmente em estradas em que o carro vem da direita e que entrar na estrada em que circulamos e nem sequer tem o cuidado de esperar que a gente passe. Entra, na estrada como o que se ali viesse fosse invisível, mas o mais engraçado é que estas pessoas ainda se acham cheias de razão. Das ultimas vezes que isto de aconteceu, uma mulher ainda teve a lata de me levantar o dedo.... Meteu-se a minha frente tive que travar bruscamente para não me espetar contra ela e ainda se achou cheia de razão.
 

ivan

New Member
eu sei o que sao essas situaçoes ja tive tantas, eu penso que o melhor é ter a sorte de evitar esses anormais, pois o peso pluma somos nos eles é que seguem de tanque.
penso que nao vai mudar essas situaçoes maior parte dos condutores sao imbecis e cada vez mais ha falta de civismo e respeito nas estradas e os condutores julgam-se acima da lei.
é necessario ter sorte o resto haja canelas para a bike
 
Sei bem o que é isso companheiro. Já apanhei tantos sustos ............... é preciso ter muito cuidado .... principalmente com os outros. Abraço
 

Lethes

New Member
Boas! Pedalo desde os 4 anos (faço 36 na segunga! :D), mas felizmente só em dezembro passado me cruzei com uma situalção dessas! Vinha eu descansado na nacional 13 na gelfa, em afife - viana do castelo, quando uns imbecis de carro passam ao meu lado e me atiram com água! o problema nem foi a água, mas sim o susto, pois poderia ter-me levado ao chão! Lá continuei e pensei "filhos daP*** deixa-os ser felizes!". Não é que os tipos mais à frente saem de uma rua e voltam a repetir a gracinha?!!? Bom, aqui passei-me! Reparo que viram mais à frente, meto o turbo pelo meio do trânsito e eles ao tentarem fazer inversão de marcha atrapalham-se e ficam presos junto a uma parede. Deitei a mão à porta, mas os covardolas trancam-se! eram 5 putos de uns 18/20 anos no máximo! Ainda lhes passei um raspanete e ostipos arrancam a toda a velocidade! Fiquei mesmo cego e só me apeteceu mandar-lhes duas solhas a cada um, se bem que 5.. :D por um lado até tive sorte! Esta gente não tem noção de como uma queda pode ser fatal, ainda por cima se for sem contar, sem tempo de reação! Sei perfeitamente como te sentiste e entendo a tua revolta! Mas temos que ser mais fortes que esses imbecis e sobretudo não deixar que esses anormais estraguem a nossa paixão! Esse "senhor" atrás do volante deve ter-se sentido muito homem! Que belo exemplo para a criança que levava atrás! Mais uma vez, ignora o que aconteceu e boas pedaladas! Um abraço!!
 

saurio33

Member
Obrigado pelas palavras amigas Lethes. Tens razão no que dizes e, realmente, por vezes é melhor relevar estas situações. Esse pessoal não tem consciência dos riscos que corremos. Também grande parte da culpa está nos nossos optimos politicos, que burros como são, não se lembram de criar campanhas de informação relacionados com este tema. Principalmente nos tempos que correm, com o preço da gasolina como se sabe. Antigamente existia a Prevenção Rodoviária Portuguesa, agora nem sei se ainda existe...
Um abraço
 

saurio33

Member
Passeio à Freita - 23 Abr 2012

Devido a algumas desilusões relacionadas com a segurança na circulação em estrada, acrescido do clima menos favorável, não me tenho sentido motivado em pegar na fininha. Assim, passaram cerca de 15 dias sem olhar para ela. Até que ontem, dia 23 de Abril, e estando eu de férias, voltei a pegar na bicicleta.
Não foi uma questão de paixão, não.. Tenho andado com dores no corpo em geral e em particular nas costas. Eu sei que a culpa foi minha. Ninguém me mandou estar no sofá até às 4h da manhã a ver filmes, numa posição que não é a melhor. No sábado até me custava respirar... E tenho andado assim até ontem. Foi quando me fartei de tanta moleza, e decidi dar coça ao corpo. Equipei-me, comi uma banana, meto duas barritas do Pingo-Doce (muito fixes) e 'bora pra estrada. A verdade é que deixei de ter dores.

DSC_0184.png


O dia estava cinzento. E frio! Vesti o fato de inverno, com uma tshirt e camisola termica por dentro do fato. Acrescentei ainda o casaco impermeável e o passa-montanhas. A verdade é que ía quentinho, e foi uma boa escolha. Na Freita a temperatura não estava para brincadeiras. Nem em pleno inverno, à noite, vesti tanta roupa.

A caminho da Freita, um pouco antes de Chão de Ave, a vista era esta:

DSC_0185.png


O meu destino estava entre a bruma.

Durante a subida não tirei fotos, excepto quase no topo. A vista era a seguinte: :)

DSC_0187.png


DSC_0188.png


DSC_0189.png


DSC_0190.png


No regresso usei de imensa precaução, uma vez que o piso estava molhado e enfrentava inclinações entre 10% a 20%.

Cheguei a casa bastante satisfeito, embora tenha sido sol de pouca dura. Quando estava a colocar algumas fotos no facebook, através do telemóvel, vejo uma noticia de mais um atropelamento de Ciclistas, em Famalicão. Pelo que li, já é o segundo. Quem estiver interessado, é no mural de António Manuel.

Espero que recuperem rápido e completamente. Na segunda-feira estive com o meu amigo António, também vitima de atropelamento. Está a recuperar bem, mas por agora não deve deslocar-se muito para dar tempo a alguns ossos solidificarem completamente. A nível cerebral ainda não está a 100%, mas está quase lá.

Cumprimentos e boas pedaladas (em segurança)
 

scalator

New Member
Boas
Que belos passeios. E que belos empenos ....
Conheço a subida para Freita por Chão dave e não é brincadeira!
As melhoras para srº António.
Muita pedalada é o que desejo.
O tempo não tem facilitado.
Abç
 
Top