• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Orbea Aqua SE

Tremoço

Member
Boas,
neste tópico vou dar a conhecer a minha menina ao pessoal e partilhar o meu projecto de longa longa duração...
O meu gosto pro bicicletas começou á coisa de 3 anos por convite de uma equipa de cicloturismo aqui da zona, na altura comecei a andar com uma pasteleira de quadro em ferro e o grupo era o shimano exage (ou la como se chama), por alturas de Agosto do ano passado comprei a minha nova bike que passo a apresentar:

Quadro: Orbea aqua 2008 se
Forqueta: Orbea deus (julgo que seja este o nome, ela equipava as onix do ano passado)
Guiador: Itm super over road racing 300
Avanço: Itm super over road racing 300
Caixa de direcção: Aheadset
Espigão: Orbea
Selim:Selle italia xo --- Trocado por um slc
Manetas: Campagnolo mirage 10s
Pedaleiro: Campagnolo mirage compact
Pedais: look keo classic
Mudança da Fr: Campagnolo Mirage 10s
Mudança de Tr: Campagnolo Mirage 10s
Cassete: Campagnolo Mirage 10s
Rodas: Campagnolo Khamsin G3
Pneus: Vittoria zafiro --- Trocado por uns hutchinson Equinox
Porta Bidões: BBB
Conta-Quilometros: Sigma 1606L

Peso: 9,500/ 9,400 kg

Uma imagem do dia em que chegou:


Vamos a analise em particular após 2000km:

Quadro: É um quadro muito agil e apresenta pouca torção lateral, ele apresenta as escoras em carbono tal como a forqueta o que torna o quadro muito confortável. E muito bom tambem para subidas já que apresenta uma boa resposta ao pedalar.

Guiador: O guiador é bastante confortável, mas após tanto km já esta a apresentar uns ligeiros estalidos quando faço um sprint, um ponto negativo em relação ao guiador.

Avanço: Tem bom aspecto só tenho de mudar os parafusos que estão a apresentar um pouco de ferrugem.

Caixa de direcção:Julgo que esta caixa seja semi integrada,mas como não percebo muito disso não posso afirmar, até agora nunca me deu problemas foi só lubrificar e andar.

Espigão: algo muito simples, pelo que me disseram muito leve e ate agora não me deu problemas.

Selim: Ainda cheguei a andar 1 mês com o xo, so que o gosto por baixar o peso a bicicleta e procurar o verdadeiro conforto troquei pelo slc, esta simples alteração tirou 110g a bicicleta. Em termos de conforto estou muito satisfeito, absorve bem as vibrações e adapta-se bem ao traseiro, após 2 voltas já apresentava marcas do meu traseiro.

Grupo: Aqui vou falar do grupo em geral, este grupo para um grupo de entrada de gama foi muito bem concebido, tem uns óptimos acabamentos e o trabalhar é fenomenal. A única vez que foi necessário afinar foi depois de ter comprado a bicicleta e a partir dai basta 1 toquezinho para as mudanças entrarem, o sistema de aperto ultra torque tem de andar sempre muito bem lubrificado senão faz um pequeno chiar não muito agradável ( eu gosto da bicicleta muito silenciosa )

Rodas: Pois as rodas deve ser a próxima coisa a ser mudada, estas rodas são de entrada de gama e não sei se é do meu peso mas são muito frágeis, já as mandei afinar por duas vezes e ja estão outra vez desafinadas, a roda de traz já chegou a dobrar a zona onde o calço trava, a minha sorte é que foi algo possível de recuperar. Logo não dou grande nota a estas rodas.

Pneus: Após ter tido pouca sorte com o primeiro par, numa volta que fiz apanhei um vidro que me abriu logo o pneu, como já não arranjava um par daqueles pneu comprei os hutchinson, muito económicos, e só tenho a dizer uma coisa: são fantásticos, na minha pasteleira ja tinha desta marca e nunca me deixaram mal tal como estes, rolam muito bom embora levem pouca pressão e são muito bons para inverno ja que apresentam muita resistência aos vidros.

Conta-quilómetros: Conta muito bem, só apresenta um problema, após ter apanhado um pouco de chuva após uma volta deve ter entrado em curto circuito e a luz nunca mais funcionou, já que me deita a pilha abaixo, foi para a sigma e veio igual e não tive para me chatear mais.

Agora deixo aqui mais umas fotos da maquina:














No final estou muito contente com a bicicleta, dentro da gama desta bicicleta julgo que ocupa uma posição de destaque. No finl do meu projecto espero chegar a baixo dos 8kg, caso seja possivel, para isso estou a considerar a longo prazo uma troca de rodas para a campagnolo euros e o grupo campagnolo record (mas isto não estou a contar ser este ano). Para uma data mais curta estou a pensar trocar guiador e avanço ritchey wcs ( a vida de estudante não é facil) .

Cumprimentos e boas pedaladas
 

Burning Dogma

New Member
Boa sorte com a máquina e mete-lhe muitos kms em cima:D

Estou +/- na mesma situação que tu, a minha bike também andava inicialmente por esse peso (9.5kg). Gostava de a meter na casa dos 8. Agora tem cerca de 8.9kg porque já lhe mudei umas coisinhas. Agora ando a juntar dinheiro para mudar as rodas, as minhas pesam mais de 2kg:eek::eek::eek: Gostava de meter umas Campagnolo Neutron ou umas Zonda. Só com isso tirava mais de meio quilo à menina:)

Já agora, essa pedaleira é 53-39 ou 50-34? Não consigo perceber pelas imagens.
 

Tremoço

Member
O pedaleiro é um 50-34, queria ve se mudava os pratos pelo do veloce deste ano, e que estes pratos devido a serem todos pretos vesse os dentes todos esmorrados o qu nao acontece no veloce que traz os dentes a prateado...
 

FVA

New Member
Boas Tremoço,

Tens aí uma bela bike, sim senhor. E como projecto também acho que tens uma boa base para os upgrades que pretendes efectuar.

A equipa Sub23 da Mortágua/ERA/DR Seguros treinou na época de 2008 com a Orbea Aqua e não me lembro de ter ouvido critícas negativas em relação às mesmas. A diferença para a tua é que essas (se bem me lembro) vinham equipadas com o SH105 e as rodas eram também da Shimano (não me recordo o modelo, mas eram da gama média).

Acho que tens aí uma companheira para muitos e bons km's :)


Abraço
 

Tremoço

Member
Sim foi, após aproximadamente de 2 meses a espera de uma asphalt que já não faziam no meu tamanha ele encontrou lá no armazém dele esta ( já que ele é representante da orbea) que por sorte era o meu numero, então ele ligou-me no dia anterior a dizer que tinha encontrado uma coisa que eu ia adorar e acabou por acontecer isso...
 

Override

Member
Parabens Marko, tens ai uma boa máquina. Ja tive uma aqua igual a essa embora um cadinho mais pequena :D e era uma maravilha. A minha não tinha as escoras em carbono mas tinha um equipamento superior. Mas tambem a fui aprimorando.
Agora tens é que deixar ai as proximas compras ou ideias para o pessoal opinar e transforma-la numa verdadeira maquina do asfalto.
 

Marko_Pinho

New Member
Parabens Marko, tens ai uma boa máquina. Ja tive uma aqua igual a essa embora um cadinho mais pequena :D e era uma maravilha. A minha não tinha as escoras em carbono mas tinha um equipamento superior. Mas tambem a fui aprimorando.
Agora tens é que deixar ai as proximas compras ou ideias para o pessoal opinar e transforma-la numa verdadeira maquina do asfalto.

O Override ja na bebes é mais nada hoje.........:D
 

Tremoço

Member
Estou contigo marko o override já não bebe mais nada hoje...

Obrigado pelo comentario override, agora o projecto esta parado por uns tempos, isto de vida de estudante não é facil a nivel monetario...
 

Tremoço

Member
Boas pessoal,

muito bem estou aqui passado uma ano de pedal para actualizar a analise da minha menina, neste ano que passou as actualizações foram poucas e as que foram eram mesmo necessárias, e hoje que ela fazia uma ano a aguentar com o burro do dono mereceu 3 prendas:

- Pneus Schwalbe Ultremo R
- Parafusos do avanço em inox, os outros estavam todos ferrugentos
- Roldanas de desviador KCNC vermelhas

Agora vamos á analise propriamente dita:

Quadro e forqueta: Tem se portado muito bem, um ponto que raparei de positivo foi a aerodinâmica do quadro, devido ás escoras muito perto dos raios e a sua forma estreita beneficiam muito a aerodinâmica. A nivel de rigidez não é um topo de gama mas responde muito bem e é muito ágil nas descidas mais sinuosas. Nota:7

Rodas: Muito bem depois de um belo empeno que levaram no inicio nunca mais tive razão de quiexa, não são muito rigidas mas aguentar durante 5000km com um burro de 85kg é muito bom, e ainda estão para as curvas. Para umas rodas de 150€ fazem o seu trabalho, mas no vento de lado tenho de ter cuidado. Nota:5

Slim: A melhor compra que alguma vez fiz, nas voltas de 80km não se sente nada, devido aos carris em titânio no paralelo é muito confortável, já fiz 8h seguidas em cima dele é só tive uma dor mínima, normal da pressão continuada. Nota: 9

Grupo: Bem para um grupo de entrada de gama porta-se muito bem, nestes 5000km foi afinado uma vez ao sair da loja o resto foi dar porrada nele, gosto muito do feling mais forte da campagnolo. O compact da jeito nas subidas mais duras, já que normalmente ando muito em rotação. Nota: 8

Perifericos: Ate agora nada a dizer, a não ser mesmo o problema da ferrugem nos parafusos e não ser do mais leve, mas de resto nada a dizer. Nota: 6


Resumo: no conjunto achei a bicicleta impecável, para uma bicicleta de gama media portasse como uma grande maquina, e graças ao burro dela já deu empeno a irmãs muito melhores, mas no fim: Haja pernas.

Agora deixo algumas fotos dos novos Upgrades: (carregar nas fotos para ver em maior)

Roldanas:

( não liguem á sujidade :( )

Pneus:



Vista geral:




O burro e a burra:



A subir a serra da estrela, um rico dia de frio e neve, dai o casaco vestido....

Bem assim fica feita a analise do ano e os 5000km que passei com ela....
 

Burning Dogma

New Member
Tens aí uma máquina bem interessante, com muito material de qualidade e bastante fiável. Bons kms com ela;)

BTW, esses óculos são Rudy Project?
 

Tremoço

Member
Não, os oculos são da bertoni, mas ando em busca de uns novos...

Para salientar a bike ficou mais leve 255 gramas, deve andar na casa dos 8.800/9.000....
 

FVA

New Member
Parabéns Tremoço pela tua análise.

Não é todos os dias que lemos sobre "testes de longa duração" como o teu, não só ao quadro como também aos componentes e restante material.

Se dúvidas houvesse acerca da durabilidade e qualidade da tua bike, os 5.000km que fizeste ao longo de um ano e os teus 85kg (que por acaso também é o que eu acuso na balança :D) fizeram com que elas simplesmente desaparecessem!

Continua a dar-lhe calor, que nós ficamos a aguardar pela análise dos 10.000km's :)

Abraço
 

Tremoço

Member
Boa tarde a todos,

Pois é já a algum tempo que não dava novidades sobre a minha burra, mas também essas têm sido poucas...
Mas como hoje foi dia de troca de algum material da transmissão e como ela se aproxima dos 10000Km venho aqui para actualizar a informação sobre ela, neste momento a menina encontra-se neste estado:

img2891a.jpg


Conta com 9060km e esta oficialmente under 9kg, para ser mais exacto 8850g.

Como disse sempre desde o inicio do meu projecto ele iria ser a longo prazo, visto que sou estudante e a crise calha a todos, como tal as actualizações que ela levou foi:

-Aperto de espigão FRM: Sempre adorei o símbolo desta marca, e para fugir ao normal KCNC optei por esta que se revelou com 11g menos 10 que o anterior orbea.

img2940a.jpg


-Calços e armação XLC: Numas pesquisas minhas pela net descobri a beleza dos calços da swisstop e outros que fugiam ao habitual, e como eu gosto muito de fazer meio fundo um pouco mais de poder de travagem é sempre bem vindo então fui pesquisar pelas lojas e optei por este conjunto que foi o que encontrei com a melhor relação qualidade/preço

img2946l.jpg


-Tampa da dircção KCNC : sempre tive uma queda por ela e como tal devido a sua leveza entrou para substituir a outra retirando assim 12g

img2934pd.jpg


-Conjunto de parafusos KCNC para o pedaleiro e CarbonTi para o avanço: Uma das coisas que mais gosto é de ter uma bicicleta discreta mas com qualidade, ou seja gosto de uma bela ovelha em pele de cordeiro, para tal achava que o cromado dos parafusos não estava ali nada bem então toca a trocar e aproveitar umas gramas, pensei no titânio mas a cor limitada deles não combinava comigo, então continuei no alumínio escolhendo para tal os que mencionei a cima, com esta troca foram mais 42g ao todo

img2944p.jpg


-Apertos de roda planetX: Pois bem depois de ver o projecto do nosso amigo duchene vi os apertos deles e pensei cá para mim: "Bem bonitos, era um up que ficava bem na minha... mas com o peso deles devem custar fortunas", mas nao desisti e la fui procurar no site da marca olhei para o preço e pensei: " Ui isto não pode estar bem, tão baratos e tão leves???Bem vou encomendar uns então..", e no inicio do ano la estavam eles em minha casa, peso acusou 43g na balança sem cortar, em relação aos campy retirei mais 106g.

img2932bd.jpg


-Cassete Campy centaur: Pois bem talvez a peça em que gastei mais dinheiro e menos peso recuperei,a diferença para a minha mirage foi de 20g o que me deixou um pouco triste mas pronto.

Bem deixando as novidades para traz passemos a analise de mais 5000km nela: Desde da ultima vez que vos deixei a analise aqui o comportamento dela tem vindo a ser exemplar, os únicos defeitos a apontar são:

- o pneu ultremo r que com perto de 4000.km decidiu ganhar a tal mama que foi anunciada pela marca mas levei ao mecânico que prontamente o trocou por um vindo da garantia, demorou uma semana.

- mudança da frente que decidiu desafinar mas que por agora foi facilmente resolvido, bastou apertar um parafuso e foi ao sitio.

A nível de comportamento é obviamente que é capaz de ter melhorado mas o ganho de peso foi tão pouco que nem se nota, agora a nível de travagem sem duvida que melhorou, agora sim sinto-me confiante. Fica também uma opinião sobre a transmissão que acabou de sair: Portou-se sempre lindamente, a cassete durou os 9000 e poucos quilómetros e a ultima corrente fez quase 4000km.
Uma coisa que também irei sentir diferença é na velocidade de ponta visto que passei dos 12dentes para 11dentes, ja que sempre notei que em ponta se tivesse mais uma velocidade conseguiria aguentar com ela.

Agora quero é fazer quilómetros com a burra sem problemas...

Agora novidade voltarei talvez quando mudar de rodas que será um objectivo....

Mais umas fotos:

img2133of.jpg


img2150q.jpg


Fica a promessa de melhores fotografias durante a próxima semana.


Não pecam o próximo episódio, porque nós também não........
 

Tremoço

Member
Pois é depois do treino de hoje o ultremo R da frente que ja tinha vindo da garantia resolveu voltar a dar problemas criando o defeito ja dito pela marca.... Bem vou a loja e pode ser que venha um ZX...
 

Tremoço

Member
Pois, vamos la ver o que tem disponivel la na loja para trazer, e se a garantia me da um ZX pois pode não dar. Estou muito contente com estes pneus e duvido que venha a trocar tão cedo para outra marca, pois estes conseguem ser confortáveis, muita tracção nas curvas e rolam também muito bem. Embora já apresentem cortes, normais nestes pneus, eles só têm 3000km. Os outros fizeram 7000km.

Foto do treino de hoje já agora:

img3171u.jpg
 
Top