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[Opinião] Trek Domane vs Emonda SL5 2021

rkixa

Well-Known Member
Boa tarde,
Estou numa de trocar a minha Coluer Radar AL 52 por algo de nível superior carbono e entrar já na onda dos discos que pelo que se vê é o futuro e nesta altura não valeria a pena investir em pinças.

Ora a minha questão são geometrias! Tenho 1,76m 82 entre-perna e 62kg em termos de flexibilidade chego facilmente com os dedos as pontas dos pés, nesta bike sinto-me bem contudo sinto que me conseguia esticar um pouco mais, por exemplo numa posição mais aero tanto drops como hoods sinto-me agachado.

Estive a ver comparadores de geometria e a Emonda 50 parece-me ser uma opção válida já no caso da Domane parece-me ser mudar de bike mas sentar-me na mesma bike, outro senão com a Domane é em relação ao IsoSpeed e aos problemas que poderão dar é uma parte móvel e daí susceptível a folgas ou problemas.

Segue a tabela que analisei.

https://imgbox.com/nAxrPlu7

Alguém com experiência nestes dois modelos que consiga dar algum feedback?

Para quem tiver curiosidade segue foto da bina actual!

https://imgbox.com/rIHpWRDG

Cumps ;)
 

JBG

Well-Known Member
Olhando para o teu setup actual qualquer CUBE Attain serve.
Na Trek, a Domane, a geometria da Emonda não parece ser boa escolha para ti.

Faz-me comichão ver tantos espaçadores, quer dizer que a geometria não é a mais indicada, para não falar no avanço tão curto e selim tão chegado para a frente.

rIHpWRDG_o.jpeg
 

Bruso

Well-Known Member
Olhando para o set-up actual e tendo em conta o teu feedback acho que tens duas hipóteses.

1- Bike-fit (mais fácil mas mais cara)
2 - mudar esse avanço por um maior e baixar ligeiramente a frente da bike.

Se não melhorar nada vai para a Domane. Se sentires que aguentas a posição mais agressiva vai para a Emonda.
 

Carolina

Well-Known Member
O isospeed só dá problema se o mecânico que montar a bicicleta fizer asneira.

Na domane podes ir para o 54. Manténs o reach que já tens na coluer, mas ganhas 1,5cm de stack.
 

rkixa

Well-Known Member
Quanto à posição do selim é a posição que bate correcto relação altura e perpendicular patela com o pedal.

No que diz respeito ao avanço sim já pensei tentar um 100/110mm o que tem é de 90mm, tenho que ver se consigo alguém que me ceda para testes, baixar a frente também é uma opção, sou sincero nunca experimentei!

É inegável que a Domane é mais confortável que a Emonda contudo outra questão que gostava de ter opinião é em termos de responsividade e rigidez em subida? Procurava algo que não compromete-se no plano mas que seja rígida e leve para escalar! Bem sei que treinar e moer a perna é o que vai fazer subir e andar mais neste ponto não há dúvida seja qual for a máquina :p mas ao trocar de bike gostava de investir no que me servisse melhor.

Basicamente como podem estar a perceber estou tentado na Emonda, leve e mais agressiva, mas não quero fazer uma escolha só por modas que me possa arrepender!
 

ricasmetx

Well-Known Member
Quanto à posição do selim é a posição que bate correcto relação altura e perpendicular patela com o pedal.

No que diz respeito ao avanço sim já pensei tentar um 100/110mm o que tem é de 90mm, tenho que ver se consigo alguém que me ceda para testes, baixar a frente também é uma opção, sou sincero nunca experimentei!

É inegável que a Domane é mais confortável que a Emonda contudo outra questão que gostava de ter opinião é em termos de responsividade e rigidez em subida? Procurava algo que não compromete-se no plano mas que seja rígida e leve para escalar! Bem sei que treinar e moer a perna é o que vai fazer subir e andar mais neste ponto não há dúvida seja qual for a máquina :p mas ao trocar de bike gostava de investir no que me servisse melhor.

Basicamente como podem estar a perceber estou tentado na Emonda, leve e mais agressiva, mas não quero fazer uma escolha só por modas que me possa arrepender!

Eu tenho a Emonda do ano passado e de rigida e desconfortavel nao tem nada, desde que "caias" no tamanho de quadro certo.
Se vais investir consideravelmente faz um bike fit que te fica em 5% do valor da bike mas que valera muito mais que isso.
 

Carolina

Well-Known Member
A emonda é bem mais agressiva que a que tens atualmente. Diria para experimentares baixar o avanço e também testar com um mais comprido. Se te deres bem com essas alterações a emonda pode ser uma opção viável.
 

jppina

Well-Known Member
Ora a minha questão são geometrias! Tenho 1,76m 82 entre-perna e 62kg em termos de flexibilidade chego facilmente com os dedos as pontas dos pés, nesta bike sinto-me bem contudo sinto que me conseguia esticar um pouco mais, por exemplo numa posição mais aero tanto drops como hoods sinto-me agachado.

Sentes-te "agachado" ou encolhido?

É que analisando o que dizes em termos de flexibilidade e a configuração atual da bicicleta a mim parece-me que deve ir é encolhido em cima dela...

A grande diferença da Domane para a nova Emonda, para além da geometria, é o peso. A Domane vai ser muito mais confortável, mas é também muito mais pesada. A Émonda é uma bicicleta rígida, mas não é desconfortável, claro que comparando com a Domane é menos...

Em relação ao tamanho, e como te queres esticar mais, não percebo porque não equacionas o 54... Se vais investir, e tens dúvidas, fá-lo da forma correta, faz um pré-bikefit e tiras as dúvidas todas... acredita que é dinheiro bem gasto (se feito no sítio certo ;)).
 

rkixa

Well-Known Member
Sentes-te "agachado" ou encolhido?

É que analisando o que dizes em termos de flexibilidade e a configuração atual da bicicleta a mim parece-me que deve ir é encolhido em cima dela...

(...)

Em relação ao tamanho, e como te queres esticar mais, não percebo porque não equacionas o 54... Se vais investir, e tens dúvidas, fá-lo da forma correta, faz um pré-bikefit e tiras as dúvidas todas... acredita que é dinheiro bem gasto (se feito no sítio certo ;)).

É isso! Imaginemos o ângulo interno do cotovelo quando numa posição aero nos hoods fica cerca de 60°/70° o que como já sugerido com um avanço maior poderia ser resolvido.
 

rkixa

Well-Known Member
Depois de reflectir e como é um investimento bastante elevado para depois me arrepender na escolha vou optar por fazer um bikefit, que aliás, já estive para fazer só não fiz pelo valor e na bike actual não sentir necessidade.

Sou de Coimbra estou a pensar na Cyclos Bike Studio têm alguma experiência com eles ou recomendam algum outro local na zona?
 

jppina

Well-Known Member
Boa escolha. O problema com que te vais deparar vai ser a espera, eles têm muita procura e agora fruto das novas medidas estão fechados...

Desde sábado também que as lojas de bike têm de estar fechadas :(
 

rkixa

Well-Known Member
Boa escolha. O problema com que te vais deparar vai ser a espera, eles têm muita procura e agora fruto das novas medidas estão fechados...

Desde sábado também que as lojas de bike têm de estar fechadas :(

Já calculava que houvesse atrasos! Entretanto já enviei mail quando tiver resultados passo por aqui a dar novidades ;)
 

pedrodbo

Well-Known Member
Desculpem aproveitar-me um bocado do topico :D

@jppina também queria marcar um bikefit na Cyclos, aqui na zona de Coimbra. Nesta altura acredito que seja complicado. Tens ideia de preços?
 

rkixa

Well-Known Member
Desculpem aproveitar-me um bocado do topico :D

@jppina também queria marcar um bikefit na Cyclos, aqui na zona de Coimbra. Nesta altura acredito que seja complicado. Tens ideia de preços?

Nos inícios de 2019 já estive para fazer um bike fit com eles, acabei por não fazer na altura, os valores à data que me deram foram 110€ para uma bike e se levasse duas (p. ex. estrada e btt) ficaria a 180€ não sei se entretanto mudou, ainda não consegui marcar nem nenhuma info pois estão fechados e depois de abrir assumo que a lista de espera seja longa!
 

rkixa

Well-Known Member
Volto a este tópico pedir uma opinião!
Tendo em conta o panorama actual com a Cyclos fechada, demorar algum tempo até conseguir um bikefit para optar pelo quadro correcto e os stocks de modo geral estarem escassos em particular da Trek que dependendo dos tamanhos só há disponibilidade para Setembro 2021 e Março 2022
O que fariam? Deixar em standby a compra e esperar que saiam os modelos 2022?
Isto porque estar a pagar full price de um modelo 2021 agora com a chegada de stock para o fim do ano/próximo ano e por volta de junho possivelmente saíram os novos modelos ao mesmo preço. Estarei a pensar mal ou as marcas nos novos modelos não vão ter em conta a demanda de stock e vou entrar num ciclo vicioso de stocks de ano para ano?
 

pratoni

Well-Known Member
Se houvesse a hipótese de fazer uma encomenda que mais tarde, ou por falta de entrega no prazo ou por mudança de opinião, pudesses cancelar, não vejo mal nisso, agora se for para deixar já um sinal para uma coisa que só daqui a um ano poderás ter na mão, eu não sou pessoa para isso...

Até preferia, quando as fronteiras abrirem, ir ao estrangeiro buscar, do que ficar tanto tempo a espera...

Mas isso sou eu!
 

Carolina

Well-Known Member
A compra de bicicletas aumentou por causa da pandemia, duvido que se mantenha para sempre.

Olhando para o valor de qualquer uma das bicicletas, eu não compraria sem ter a certeza de qual o modelo indicado para mim. Na domane dificilmente terás problemas, mas se estás mais inclinado para a emonda, consideraria esperar.
 

s0me0ne

Well-Known Member
Volto a este tópico pedir uma opinião!
Tendo em conta o panorama actual com a Cyclos fechada, demorar algum tempo até conseguir um bikefit para optar pelo quadro correcto e os stocks de modo geral estarem escassos em particular da Trek que dependendo dos tamanhos só há disponibilidade para Setembro 2021 e Março 2022
O que fariam? Deixar em standby a compra e esperar que saiam os modelos 2022?
Isto porque estar a pagar full price de um modelo 2021 agora com a chegada de stock para o fim do ano/próximo ano e por volta de junho possivelmente saíram os novos modelos ao mesmo preço. Estarei a pensar mal ou as marcas nos novos modelos não vão ter em conta a demanda de stock e vou entrar num ciclo vicioso de stocks de ano para ano?

Estou mais ou menos na mesma situação que tu e temos medidas parecidas. eu tenho 1.77 com 78 cm entre pernas e em termos de flexibilidade também chego com facilidade com os dedos ao chão.

Vou comprar uma emonda. O vendedor (da loja) dizia-me que para mim era indicado o 54 e eu dizia que era o 52.

Como já fiz um bikefit na cyclos da antiga bicicleta eles já tinham la os meus dados gerais, consegui falar com eles sobre o tamanho ao que eles me dizem que o indicado para mim é o tamanho 56. O 54 daria mas ficava com cerca de 4cm de espaçadores por baixo do avanço.

Segundo eles a geometria da emonda de 2021 é igual à domane ou seja deixou de ter uma geometria de endurance.

Em relação à compra penso que vais ter de esperar o mesmo tempo se comprares agora a de 2021 como vais ter de esperar qd fizeres a compra da de 2022.
Também não acredito que a emonda de 2022 venha com muitas alterações à versão de 2021.
 
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