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Onde se pode comprar rolos de treino a bom preço?

nfelix

New Member
confesso que não entendo essa da compatibilidade com os quadros de carbono... principalmente quando, pelo menos a grande maioria dos rolos, aperta no sitio do aperto rápido na roda traseira... aliás, o aperto nem sequer se tira...

depois há também a questão da inclinação da bike, que facilmente se resolve com um apoio para a roda da frente que faz levantar um pouco a mesma, de forma a nivelar a bike, mantendo a horizontal. (há quem use um livro, assim para o volumoso...:D)

também não pode ser por causa da força necessária para o contacto rolo/pneu que dê origem a alguma incompatibilidade...

eu tenho um tacx e em toda a pesquisa que fiz antes de o comprar, todas as imagens, todos os videos, apresentavam bikes de carbono...

incompatibilidade, poderá haver no aperto rápido... porque poderá haver alguns que não sirvam para adaptar ao rolo... no meu caso, o rolo já trazia um aperto extra para o caso de o meu não servir.

por isso, se alguém souber quais são essas incompatibilidades, realmente gostava de saber...
 

Burning Dogma

New Member
A "incompatibilidade" tem haver com o facto do quadro estar fixo e ser sujeitado a torsões quando se pedala. Quando vamos na estrada, o quadro não vai 100% na vertical, balança para um lado e para o outro conforme se pedala. Como no rolo isso não é possível, o quadro é que absorve essas torsões.

Mas é um assunto um bocado controverso, há quem diga que prejudica o quadro, há quem diga que o quadro sofre mais na estrada. Eu pessoalmente, acho que não arriscava, embora não tenha nenhuma prova de que realmente seja prejudicial.
 

nfelix

New Member
eu até entendo esse problema, mas parece-me a mim que isso seja um falso problema...
pois não me parece que um quadro no rolo não aguente essa mesma torção... porque quadro que é quadro aguenta a torção de um sprint a 60km ou mais e, meus amigos, o balançar da bicicleta em sprint, isso sim provoca uma torção daquelas... e também não quero deixar de referir que o próprio rolo, também ele não é totalmente rígido, sendo em alumínio também tem alguma torção, minimizando esse efeito.
um problema que realmente existe, mas é um problema de treino... é que ao fazer um treino de sprint ou um treino de cadência ou qualquer outro que se tenha que pedalar em pé, nota-se a falta do balanceamento da bike, realmente parece estranho pedalar sem balançar a bicicleta, nós é que balançamos que nem doidinhos... :D
 

el gato

Member
Na decathlon. Por acaso é o meu rolo de treino é o Mag da élite ( porreiro, pá).Essa problemática do carbono em rolos deixou-me sempre intrigado. Li na ciclismo a fundo há uns meses atrás ( a espanhola) que esse problema pode-se apresentar em quadros de carbono. Há uns tempos atrás comprei um suporte para o carro ( decathlon também)e no manual de instruções falava para se ter cuidado no transporte das biclas em carbono já que as mandibulas do mesmo suporte poderiam danificar seriamente as suas fibras. se é verdade ou não, não sei, seja como fôr se eu possuisse uma bike de carbono não arriscaria nestes tipos de suportes ( comprava aqueles como bem conhessem, pela forqueta, sem contacto no quadro) e nos rolos utilizaria uma bike em aluminio, porque se ouvesse alguma deformação ou fractura como é obvio notava-se logo.Nesse mesmo artigo da revista aconselhavam no inicio da sessão de rolo a imprimir um ritmo bastante suave ( mudanças leves)sem impôr ou dar pedaladas bastante fortes já que isso provocava enorme stress para o quadro/escoras e após termos atingido a tal velocidade de cruzeiro, aí sim poderiamos impigir um ritmo mais vigoroso. Seja como fôr se algum dos vossos quadros partir/rachar ( vá de recto, SATANÁS) por causa do rolo, nunca mencionem esse facto á vossa loja de bicic., digam que foi numa utilização normal, já que há marcas que lavam as mãos da garantia nestes casos de utilização.

um saludo

el gato
 

nfelix

New Member
em relação ao transporte, até acho bastante razoável ter algum cuidado, até porque as garras apertam o que nós quisermos e pudermos...:D e aí sim podemos danificar o quadro, até porque ele não foi feito para resistir a esse tipo de pressão.
mas continuo a achar estranho que um quadro não aguente o mesmo nível de esforço/tensão na estrada e no rolo, continuo sem perceber onde é que no rolo a bike fica sujeita a mais esforço do que na estrada... (espero não estar a falar para o ar e se me acontece alguma coisa no rolo, em velocidade cruzeiro, saio largado pela janela num prédio de 6 andares... :eek: )
mas como não sou entendido na matéria e pelos vistos há entendidos (ciclismo a fundo) que afirmam que esse problema existe...

no entanto gostava de ver/ouvir um testemunho de alguém que já lhe tenha acontecido algo na utlização da bike no rolo (não é ser teimoso... bom, até é... :D mas estou numa de ver para crer...)
 

PedroH

Member
Digam-me uma coisa...

esses rolos sao barulhentos? pergunto isto pois a treinar num apartamento á noite é chato de fizer barulho para os vizinhos.
 

nfelix

New Member
pois o que eu tenho, o tacx imagic, é basicamente igual ao que se vê no video, com a excepção de não ter o motor para poder deixar de pedalar quando se está a descer... mas no entanto, quando se desce o software coloca a força no minimo, minimizando assim o esforço que se faz na simulação de descida... :D
mas é só ligar ao portatil (se se quiser do portatil à tv...quem tiver um lcd generoso vai gostar muito...:D) e é dar-lhe com a alma, sim porque os treinos de rolo não são pera doce... e os adversários virtuais andam que se farta :eek:

no que toca a ruído, o tacx imagic não faz barulho, pelo menos nada de relevante... eu tenho o meu na sala e consegue-se, com alguma boa vontade, estar a ouvir o telejornal... :D quanto à vizinhança, nunca ninguém se queixou... e até ja falei com os meus vizinhos para, no caso de estar a incomodar para dizerem alguma coisa sem problemas... e até hoje nada!
aconselho vivamente é uma roda própria para rolo (que eu saiba, a continental tem e a tacx também) ou então um pneu mais liso possível, porque a maioria do barulho vem do contacto pneu/rolo.

e mais uma achega... não sei se repararam mas o quadro é de carbono e o chefe até pedala com bastante vigor e não me parece que haja ali algum problema de torçao, mas pronto... também é um anuncio, não é verdade?
 

el gato

Member
"...mas como não sou entendido na matéria e pelos vistos há entendidos (ciclismo a fundo) que afirmam que esse problema existe... "

Boas nfelix, se afirmas que eu sou um entendido fico lisongeado mas não é o caso, apenas relatei o que numa revista que considero fidedigna e que à partida têm conhecimentos ( tem a obrigação disso) sobre os demais materiais e situações que ocorrem no mundo velocípedico.Por acaso eu lembrei-me desta problemática já que fora um leitor que escrevera para a dita revista perguntando-lhes sobre este tema e a resposta que esta lhe deu fora bastante esclarecedora. Vamos lá ver, se o carbono que é um material extremamente rigido é normal que que em cima de um rolo esta tambem o seja não dissipando as forças como em andamento normal logo a zona mais frágil onde tem mais probalibilidade de se deformar/partir sejam precisamente as escoras ou o trem da roda traseira ou seja não têm aquela elasticidade comparativamente ao aluminio que se deforma melhor e consequentemente suporta melhor este stress, é como uma ponte, ou seja esta não pode ser completamente rigida, tem que abanar um bocadinho num hipotético tremor de terra senão...

P.S : já agora, o leitor da revista era possuidor de uma bicicleta que se partiu da marca Giant (um dos melhores construtores mundiais em carbono e não só, dá que pensar...)

um saludo

el gato
 

nfelix

New Member
boas!
el gato,em relação aos entendidos, eu até coloquei entre parentesis a referencia à revista, não queria com isso dizer que serias o entendido, mas sim o jornalista dessa revista! não quero também com isso dizer que não percebas nada do assunto... :D
eu é que achava e acho estranho toda essa "incompatibilidade" em torno da utilização de quadros de carbono, e confesso que continuo a não estar convencido... também nada me diz que essa mesma bike já não vinha com mazelas da estrada e acabou por partir no rolo... só digo isso porque depois de muita pesquisa sobre que rolo comprar, deparei-me com videos e fotos de vários modelos de rolos de treino, tudo com bikes de carbono lá em cima...
mas também digo, se tiver que partir, que parta no rolo, até porque assim é mais fácil mandar para a garantia justificando a má construção do quadro, dizendo claro que foi na estrada, e como a acontecer no rolo não fica com riscos como acontece se for uma queda, tanto melhor!! :cool:
 

patrick pires

Well-Known Member
Digam-me uma coisa...

esses rolos sao barulhentos? pergunto isto pois a treinar num apartamento á noite é chato de fizer barulho para os vizinhos.

Alguns sim são bastante barulhentos, por exemplo o meu é!!! agora para evitar que te batam a porta a chatear pelo ruido, o que podes fazer é colocares por baixo do rolo algo que diminua o barulho... eu tenho um tapete e resulta!!! :D

Uma pergunta a todos que praticam esta dura modalidade... eheh, quanto tempo costumam passar em cima da bike (rolos)??
eu normalmente durante a semana 1h e se no fim de semana não da para sair ja cheguei a estar 2h30 (record pessoal)...
 
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