• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

O regresso à estrada...Trek 1000 SL

RJLA

New Member
O regresso à estrada...Trek 1000 SL - agora com FOTOS

Após mais de dez anos sem pegar numa bicicleta de estrada (longe vão os tempos em que percorria kms e kms com a Sirla em ferro do meu pai!), voltei hoje a sentir esse prazer! Nos últimos anos concentrei-me no BTT, mas o bichinho da estrada nunca me abandonou...ficou apenas adormecido! Cada vez mais fazia kms em estrada com a BTT e cheguei a ser teimoso ao afirmar que não valia a pena comprar uma roda fina, a BTT chegava bem! Após várias hesitações e muita indecisão, eis que finalmente volto a comprar uma estradista e a avançar novamente para a estrada um pouco na expectativa de como poderia vir a sentir-me e se daria o investimento por bem empregue. Talvez por isso tenha optado por adquirir uma máquina mais modesta, tendo encontrado uma boa oportunidade no mercado de usados.
A escolha recaiu numa belíssima (pelo menos para mim) Trek 1000 SL equipada com Sora/Tiagra e com forqueta e espigão de selim em carbono. A bicicleta está praticamente de origem, com muitos componentes Bontrager, incluindo as rodas (o seu elo mais fraco), pneus, guiador....
Aproveitando o estado pantanoso dos trilhos para a prática do BTT, fiz-me hoje à estrada com a Trek em solitário. Ainda levava pouquíssimos kms percorridos e o meu pensamento era somente um: O que tenho andado a perder!?!
É verdade, já me tinha esquecido da verdadeira sensação de rolar numa bicicleta de estrada, da velocidade, do rendimento, da cadência. Já me tinha esquecido do prazer que é chegar a casa passadas 2 horas com o dobro dos kms nas pernas do que aqueles que faço no BTT e com metade do empeno. O que era para ser uma curta volta de adaptação à bicicleta acabou por ser um percurso de 50km feitos em cerca de hora e meia. Parecia uma criança com um brinquedo novo a rejobilar de felicidade! Já para não falar do "pequeno" pormenor que é chegar a casa, passar um pano pela máquina, lubrificar e está pronta para outra! As horas perdidas a tirar lama da BTT fazem-me falta e esgotam-me a paciência!
Apesar de tudo aquilo que o BTT tem de positivo e atractivo ( e é muito), o prazer da estrada é indescritível e totalmente viciante. O bichinho afinal não morreu, apenas ficou adormecido e acordou agora em força!
Peço desculpa pelo testamento, queria apenas partilhar aquilo que me vai na alma após este regresso.
Quanto à máquina em si, não tendo grande termo de comparação, uma vez que nunca mais andei em roda fina, pareceu-me um verdadeiro avião, o que não é dificil quando venho de uma BTT de 13kg!! A transmissão é certeira e muito suave, a relação de transmissão apesar de talhada para roladores parece encaixar na minha cadência, a forqueta em carbono demonstrou-se competente e resistente no amortecimento das irregularidades da estrada. Ponto menos positivo temos os travões, sendo que o de trás assemelha-se mais a um abrandador (provavelmente irei trocar os calços e ver se melhora) e o selim, tendo gerado algum desconforto após algum tempo. São pontos a rever e provavelmente a trocar. Tudo o resto para já enche-me as medidas! Em breve publico fotos...
 
Last edited:

nfelix

New Member
revejo-me nas tuas palavras... :)
só não afastei tanto o bichinho do btt, acho que é mesmo por gostar de chegar a casa e testar o detergente da máquina.... (aí ainda pareço mesmo um miúdo que gosta de se sujar...)
eu também sou o feliz proprietário de uma Trek 1000 SL, e concordo em absoluto com a descrição da fera... as rodas são sem sombra de dúvidas o ela mais fraco... assim que haja tostão, vão logo à vida...

bem vindo ao clube! quer dizer a dois clubes... o da estrada e o da Trek... :D
 

nelson_r

New Member
A estrada é uma sensação muito diferente do BTT. Pratico as duas vertentes (pouco este ano, infelizmente) e a estrada complementa o BTT.

A estrada puxa pela máquina (nosso corpo). O BTT acaba por ser mais seguro, por causa do trânsito.

A estrada permite maiores distâncias. No BTT aprecia-se muito a natureza.

Desde que adquiri a estradista, há quase 1 ano, passei a rolar muito mais e a atingir limites que nunca pensei antes lá chegar. Só falta mesmo é a melhoria do tempo para rolar ainda mais.

RJLA bem vindo à estrada.

Cumprimentos ciclísticos
 

fuel100

New Member
revejo-me nas tuas palavras... :)
só não afastei tanto o bichinho do btt. ..)
eu também sou o feliz proprietário de uma Trek 1000 SL, e concordo em absoluto com a descrição da fera... as rodas são sem sombra de dúvidas o ela mais fraco... assim que haja tostão, vão logo à vida...

bem vindo ao clube! quer dizer a dois clubes... o da estrada e o da Trek... :D

Idem idem, só que a minha tem "400" a seguir ao mil mas o quadro é idêntico,
As rodas, de facto eram pesadotas, mas isso já pertence ao passado e agora a minha 1400 está equipada com umas Campagnolo EURUS. Foram logo 620gr. à viola e até parece outra.
 

RJLA

New Member
Atenção que eu não afastei o bichinho do BTT. Continuo a sair para os trilhos quando posso e quando isso me dá prazer. Ultimamente com toda a lama que anda nos trilhos tenho saido menos, sinceramente não sou bom cliente de oficina e andar a rebentar material só porque sim não é comigo. Acima de tudo aprecio o contacto com a natureza, do desafio e do espírito de evasão que o BTT permite.
Agora ciclismo a sério é na estrada e é esse que me faz vibrar enquanto adepto e agora novamente enquanto praticante! O que senti ontem a rolar na estrada com uma bicicleta apropriada para o efeito (em vez dos 13kg, da roda 26 e pneus cardados com que também fiz bastante estrada) foi realmente indescritível! Embora concorde com muitas das opiniões que andam por aqui, a estrada e o BTT complementam-se na perfeição e quem puder ter uma bike para cada vertente que o faça pois vale a pena!

fuel100, qual era o peso original da tua 1400 ? Mais ou menos em quanto ficou essa mudança de rodas?
Assim de repente vejo alguns componentes que uma vez substituidos irão melhorar bastante a minha Trek e emagrecê-la substancialmente. As rodas serão uma prioridade, embora não queira entrar em grandes loucuras. Em breve publico fotos para os mais entendidos poderem opinar sobre a máquina.

Já tinha surgido noutro tópico a hipótese de juntar os proprietários de Trek num espaço aqui no forum para troca de ideias. Onde podemos abrir esse espaço?
 

fuel100

New Member
O peso original com pedais e porta bidon era de 9,00kg certinhos.
As rodas, como já disse atrás, eram (são, por estão lá ainda e as que comprei, são para a minha futura bicla que já está encomandada mas demora a chegar) as Select, neste momento está com 8,370gr. com um selim San Marcos Aspide e com pneus Michelin Krilyum.
(Vê a M.P.)
 

RJLA

New Member
O prometido é devido, aqui estão as primeiras fotos da máquina!

pict5437.jpg

pict5436o.jpg


Após ter retomado o vicio das bicicletas há coisa de 3 anos com a compra de uma BTT, a paixão pelo ciclismo (um amor antigo) veio ao de cima e a ideia de comprar uma roda fina foi-se tornando uma obsessão. Finalmente avancei para a compra desta belíssima Trek 1000 usada, em excelente estado, bem equipada e a um preço simpático. Como não sabia como iria encarar a estrada novamente, após alguns anos sem andar numa roda fina, optei por uma máquina mais modesta e a primeira conclusão que tiro é que já o deveria ter feito há mais tempo...
É na estrada que me sinto realmente bem e isso prova-se com os muitos kms que já pus na Trek em 2 meses de uso e com a BTT a ganhar pó à espera de melhores dias para os trilhos.
Quanto ao comportamento da Trek, e sem ter grande termo de comparação, acho-a uma bicicleta fantástica para a gama. Extremamente rolante, rápida e ágil.
Pontos negativos mais imediatos tenho a apontar o selim e a ineficácia do travão traseiro.

Vamos a uma análise, na medida do possível, por tópicos:
SELIM:
Quanto ao selim ainda continua o que vinha montado na bike, um Vag muito duvidoso. O desconforto torna-se evidente passados poucos kms, já para não falar do peso. Será a primeira coisa a mudar muito em breve. Já agora, que selins aconselham numa gama até 60, 70€?

RODAS:
São umas Alexrims de origem. Relativamente leves, são outro componente a melhorar, embora cumpram bem o seu papel e demonstrem-se fiáveis para os meus 85kg!

TRAVÕES:
Sora, sem um grande poder de travagem, especialmente o de trás. Irei tentar mudar as pastilhas a ver se melhora, ou provavelmente seja eu que venho mal habituado da bike de BTT.

TRANSMISSÃO:
Sora com desviador traseiro Tiagra. Muito competente, fiável e suave. Nada a apontar e será algo a manter por muito tempo ou até ter t€€mpo para melhorar :D
Relação de 53-38 à frente e 26-12 atrás, ideal para rolar e para puxar bem pelas pernas nas subidas, tal como eu gosto. A manter!

FORQUETA:
Bontrager em carbono. Leve e competente no amortecimento de maiores irregularidades.

A maioria dos periféricos são Bontrager, o espigão de selim em carbono, os pneus e o guiador, por exemplo. O avanço também o era mas teve de ser trocado por um Voltparts devido ao seu ângulo de inclinação. Será outro componente a rever.

Quanto aos pedais, de momento estão montados uns Shimano SPD por ainda não possuir sapatos de estrada, embora uns pedais Shimano de estrada já aguardem lá por casa...falta só mesmo os sapatos.

Em termos de peso, está com 9,5kg com pedais e ciclómetro.

Apelo agora às vossas opiniões e ao que poderei fazer para ir melhorando esta máquina.
 
Last edited:

RJLA

New Member
Então, ninguem opina sobre a "máquina" ? :)
Bem sei que não é grande coisa, mas gostaria de ouvir algumas opiniões/sugestões para a ir melhorando aos poucos.

Com o pouco tempo que tinha disponivel hoje de manhã, peguei nela e fiz 35 km em 1h05min. É excelente a rolar, a subir aquela relação de transmissão dá-me cabo das pernas mas lá me vou habituando. O selim é que tem mesmo de sair...passados 15 km já sentia muito desconforto...isto para além de ser bastante pesado.
 

RJLA

New Member
Como referi anteriormente, a compra desta modesta Trek serviu de readaptação ao ciclismo de estrada de forma a apurar se realmente era uma paixão esquecida ou uma pancada do momento. Bem, só posso dizer que foi a melhor compra que poderia ter feito. Desde que tenho a Trek o BTT passou totalmente para segundo plano e quando pego na roda larga já me dá vontade de a ir vender :D (obviamente não o farei porque sei que uma vez por outra vou precisar dela). Mas o que ocupa mesmo a minha mente neste momento, para além de meter kms em cima da Trek, é a evolução para uma máquina superior...mas quanto a isso vamos com calma.

Para já tenho desfrutado da Trek e tem cumprido o seu papel. Em cerca de três meses fiz cerca de 600km e as sensações que a estrada e a bicicleta tem transmitido são óptimas...mesmo quando as pernas estão a rebentar e começo a pensar "porque raio ando eu aqui a matar-me?!? :D)

A bicicleta é excelente roladora, um pouco pesada a subir (não tanto pelo peso da bicicleta em si, mas mais pelo peso do ciclista e da relação de transmissão que tenho) e ágil a descer.

Nas minhas pedaladas solitárias, principalmente nas duas mais longas que fiz (a rondar os 100km) tenho feito médias entre os 25km/h e os 30 km/h em percursos com bastante sobe e desce (quem conhece a Serra de Aire e Candeeiros sabe do que estou a falar). Não é nada de especial, mas é o ritmo que consigo impor neste momento. A bicicleta tem as suas limitações nesse sentido, principalmente a questão das oito velocidades, mas haja pernas e chega ao mesmo sitio das outras.

Pensei em modificar componentes mas rapidamente desisti da ideia. Até à data é passar um pano após a volta, lubrificar e vamos para a estrada novamente. Tudo muito diferente do tempo e dinheiro que a BTT me levava em manutenção. Esta levou apenas umas pastilhas novas e o resto está para durar.
O objectivo é mesmo gozar ao máximo desta máquina enquanto vou fazendo o estudo de mercado e financeiro para uma nova aquisição :D
 
Last edited:
Top