O que utilizar para trocar cabos?

#1
Viva malta,

Após uma breve pesqusia aqui no fórum não encontrei nenhum tópico sobre o assunto e, como tal, resolvi lançar aqui a minha questão.

Antes da indignação por causa da minha questão, gostava de dizer que não sou nenhum profissional e que de mecânica não percebo muito, no entanto, gosto de ser eu a fazer as coisas e quero ir aprendendo a fazer a manutenção da minha própria bina. Convenhamos, quanto mais poupar no mecânico, mais posso gastar em upgrades! :p;)

Bem, a minha questão é muito simples.. Recentemente adquiri umas para os cabos de elos (tipo I-link). É suposto utilizar aquelas guias plásticas brancas que vêm com o kit dentro dos elos de alumínio ou o cabo fica em contacto directo com os elos?

Já agora, têm algum conselho que considerem importante sobre o processo de trocar os cabos?
 
#2
Viva @jlmcabral ,

Eu, nunca tendo usado esse tipo de "bicha" não tenho certezas, mas eu usaria as guias plasticas no seu interior. Isto porquê? porque sendo uma "bicha" articulada possível que entre algum pó e/ou humidade e dessa forma começar a degradar o cabo internamente ou a degradar o funcionamento da transmissão ou dos travões, já que os cabos podem não deslizar tão eficientemente como se estivessem totalmente limpos.

Para as BTT até existiam uns kits "mudlovers" que não é mais que umas bichas com outra bicha fininha de plástico que deve ser levada mesmo até aos apertos do cabo de aço, para minimizar os efeitos das sujidades dentro das bichas.
 

jpacheco

Moderador
Staff member
#3
@jlmcabral pelo que percebi a cablagem que queres meter é interior e estamos a falar de uma quadro de carbono e a troca dos cabos das mudanças?

Se sim, tens de ter atenção ao modelo da bike. Não por experiência pessoal mas por ouvir falar dos mecânicos quando os quadros não tem as "guias" e da dificuldade que têm em encontrar a cablagem dentro do quadro.

Outro caso, há uns anos um colega tinha uma Reacto Merida, foi para trocar de cabos e voltou com barulhos estranhos quando passava no empedrado. Era o cabo a vibrar e a bater no carbono. Naquele modelo havia certas especificações que não foram seguidas pelo mecânico (não sei ser 100% correcto nos termos porque também não sou mecânico nem mecho nessas coisas... tento ao máximo, sempre que possivel deixar o trabalho para quem sabe).

Vê bem este video e o truque da guia:
 
#4
Obrrigado pelo feedback @cconst e @jpacheco!

@jlmcabral pelo que percebi a cablagem que queres meter é interior e estamos a falar de uma quadro de carbono e a troca dos cabos das mudanças?
Sim, é um uma bicicleta com passagem dos cabos interna. O kit traz tipo 2m de guias plásticas, vou usar essas guias garantir que os cabos passam no mesmo sítio que passavam quando vinham de fábrica. Vou fazer um cabo de cada vez também. Assim a probabilidade de dar asneira é menor e se algo não ficar em condições já sei em que parte do processo foi! :D
 
#6
Já troquei as bichas à bicicleta! Logo deixo aqui o resultado final!

Relativamente à bichas de elos, como os i-link, como é que se instala aqueles reguladores a meio do cabo do desviador da frente, for exemplo? Os elos não entram no ajustador. O nome em inglês é barrel adjuster. Não sei como se chama a isso em português.
(https://i.ebayimg.com/images/g/i1IAAOSwXzFb9sfe/s-l640.jpg)

Para já instalei as bichas do desviador da frente sem isso, mas pode um dia vir a dar jeito!
 

joseruivo

Well-Known Member
#8
Para já instalei as bichas do desviador da frente sem isso, mas pode um dia vir a dar jeito!
Esses afinadores só podem fazer falta para ajustar a tensão do cabo do desviador da frente, visto que a maioria dos desviadores da frente não tem como ajustar a tensão do cabo sem desapertar, esticar, apertar outra vez. O desviador traseiro e os travões já têm afinadores de tensão, não precisas de acrescentar mais nada.
 
#10
O único erro que fiz foi cortar o comprimento do cabo do desviador da frente e depois perceber que talvez fosse melhor acrescentar uns 4 ou 5 elos.
Resultado -> tenho de ir comprar um cabo para o desviador novo e vou ter de repetir todo o processo para aquele cabo pela 3ª vez.

A parate boa disto tudo é que agora troco cabos com grande facilidade! Tendo guias, é um trabalho de 15min para fazer na bike toda!
 

DMA

Well-Known Member
#13
Os desviadores da frente da Shimana da série R7000, R8000 e R9100 já permitem ajustar a tensão do cabo, o que torna dispensável o "afinador". Uma solução bastante inteligente. É daquelas coisas que nos PR ninguém liga puto, mas que na prática são muito interessantes.