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O que tenho aprendido v2

Wawando

Well-Known Member
Gostava de partilhar algumas coisas que aprendi na minha curta vida nas biclas e que gostava que tivessem partilhado comigo quando comecei a andar.
Neste momento ando razoavelmente bem e tenho levado muito no lombinho, por isso cá vai:

Andar em grupo:
O ciclismo é mesmo um desporto de grupo e é preciso investir tempo para aprender a andar em grupo. Aprender a aprender. Perceber o que se passa à volta. Saber que existem regras implicitas e explicitas e aprender todas elas! Saber dar para quando for a tua vez, receberes.

Em relação a performance: Para andar bem é preciso treinar bem. Ponto. Tudo o resto são ajudas mas sem qualquer uma delas se treinares andas bem na mesma!

Alimentação:
Um bidon+sais+hidratos por hora se estiver calor ou menos se estiver mais frio com uma barrita a ajudar. Pode ser maltodextrina, goldnutrition, vitargo (vai dar tudo +- ao mesmo, já experimentei quase de todas as marcas). Se a volta for grande comer bem antes mas nunca ficar "cheio".

Era uma das minhas procupações pois pensava que não andava mais em voltas de 5-6h por causa da alimentação. É importante mas bem treinado podes comer e beber de menos que andas bem na mesma! É por isso que a malta mais pró não consegue ajudar: como andam bem não é uma questão para eles porque na realidade não é assim tão vital (a não ser que vás fazer uma prova de vários dias)

Equipamento para o corpo:
É importante mas com os km o rabiosque fica mais tolerante. Aom fim de poucas semans o pescoço fica sempre impec e ao fim de 3 anos o rabiosque de piedra. Calções porreiros, creme (ex: assos) no rabiosque, em caso de duvida levar roupa a menos e nunca demais! Vejo imensa malta na pedalar a morrer de calor por causa do frio e depois desgastam-se. Então os impermeáveis são arrasadores, a máquina aquece e kaput! EM caso de duvida ter um bocadinho de frio no inicio é melhor que calor! Manguitos são uma optima solução para começar mais quente e ajustar em andamento.

Bicla:
Qualquer uma dá! Claro que quanto melhor for a máquina melhor, mas impacto na performance entre uma bike de 800 eur de 7.4kg e uma de 10000 eur de 6kg? É o macaco que lá está em cima! Se é melhor? Claro que sim

Treino:
Andar sempre a fundo só desgasta. Treinos de carga sim, claro mas o essencial é o endurance. Sem endurance a força não serve para nada. E endurance é um processo que demora anos, não há como ser rápido. Em relação a como treinar, para o cicloturista (que é um nome de ***** mas no fundo é o que todos somos), treina como quiseres e gostar mais porque vai dar tudo +- ao mesmo :)
O importante é os treinos serem de qualidade e para isso é preciso esforço e sacrificio. E o sacrificio é treinar como deve ser, sem ser a fundo, sem ser em desgaste. Deixar o corpo desenvolver-se. Saber descansar. É lixado :)
Uma coisa é certa: Enquanto fores na roda nunca vais andar como quem vai à fresca, de peitinho ao vento.

Peso:
Quanto menos melhor :) mas não é por isso que vais andar mais. Muitas vezes é o contrário!

E cá vamos, sempre a melhorar e sempre a sofrer :) .

Uma coisa é certa: "It never gets easier, you just go just faster" :cool:
 

Wawando

Well-Known Member
Notas sobre andar em pelotão/grupo:
É uma apendizagem complicadissima! Ir à frente de um pelotão então é uma responsabilidade enorme e exige muita experiência. Muitas vezes por termos a vontade de ajudar ou porque "estanmos porreiros" temos a tendencia de passar para a frente. O que acontece é que isso causa uma desorganização geral e não serve para nada. Quem vai à frente se precisa de ajuda, pede :)
Dois conselho simples que tento cumprir e que têm corrido bem:
- NUNCA vão para a frente de um pelotão onde não tenham andado, pelo menos 10 voltas nem sem que já tenham lá andado à frente com quem organiza esse "pelotão". É preciso conhecerem os objectivos e forma de andar do pelotão e eles saberem que vcs são.
- NUNCA passem a frente do pelotão que não seja o "vosso". Se quem vai à frente não anda mais, não é porque não consegue: é porque não quer..
Abraços!
 

Nozes

Active Member
Tudo muito certo menos a parte do "ciclismo é mesmo um desporto de grupo".

90% das vezes que pedalei nestes 26 anos que sou ciclista foram sozinho,e não sou menos ciclista que os outros,na minha opinião.
Mas até me desenrasco bem a andar na roda de alguém,é tudo uma questão de atenção e antecipação :)
 

Wawando

Well-Known Member
É um ponto interessante Nozes.
Eu tb ando 70% do tempo sozinho. Nada substitui uma volta de btt Domingo a tarde em Sintra :) a serra é toda minha!
Mesmo para conseguir treinar tenho que andar sozinho seja por causa da disponibilidade (é qd se pode e n quando se quer) ou pirque é quase impossivel encontrar algiem que treine como cada um de nós.
Eu gosto de andar sozinho.
No entanto estou rendido ao ciclismo em grupo, a alegria e satisfação do trabalho em equipa para mim são uma coisa que há no ciclismo como nunca tinha visto. É por isso que acho que o ciclismo em grupo deve ser experimentado. E não é fácil: ou todos dão o que têm ou não funciona.
E isto serve tanto para as voltas no nosso grupo ou para fazer uma travessia ou mesmo nos grupos "auto gerados" nos granfondos por exemplo.
E eu acho que é diferente dos desportos em equipa tradicionais mas ainda nao consigo explicar bem porque :)
 

DMA

Well-Known Member
Parabéns pelo texto.

Concordo muito com esta parte:

"O importante é os treinos serem de qualidade e para isso é preciso esforço e sacrificio. E o sacrificio é treinar como deve ser, sem ser a fundo, sem ser em desgaste. Deixar o corpo desenvolver-se. Saber descansar. É lixado
Uma coisa é certa: Enquanto fores na roda nunca vais andar como quem vai à fresca, de peitinho ao vento."

Em relação ao andar em grupo; eu raramente tenho a sorte de poder andar em grupo. É mais ao fds.
Mas noto que há pouco entendimento do que é andar em grupo. Talvez pelo grande boom em relação às fininhas, ainda haja muita malta bastante "verde" na estrada.
Há muito quem pense que se passas para a frente estás a atacar. Não entendem que estás a dar uma maozinha. Então toca de passar para a frente e contra-atacar.
Assim anda tudo aos esticões e arrebenta-se com os elementos mais fracos do grupo num piscar de olhos.
E geralmente não sabem negociar os pequenos topos. Vão a pastar no plano, atacam como malucos nos topos e chegam lá em cima e morrem, tendo que tirar o pé.
Não percebem que em voltas longas há que ser homogêneo e não queimar o motor nos topos ou em acelerações inúteis.
 

Wawando

Well-Known Member
Pelo que me tenho apercebido, a questão em relação a andar em grupo é compreender o que o grupo "quer" :) ou o que está a fazer.
E é por isso que sigo a lógica que pus no 2o post.
Se chegas a um grupo e te pões a passar para a frente para "ajudar" normalmente só desajudas. É que não é preciso ajuda e essas passagens para a frente causam nervosismo e consequentemente toques, quedas, etc. principalmente nos outros paraquedistas :)
Mesmo em relação aos ataques nas voltas em "modo corrida", acho que ou estás "em casa" ou o melhor é seres o 4o ou 5o a "atacar/responder". Assim garantes que estás dentro da brincadeira e não ficas logo com o selo de paraquedista. Na minha opinião, mesmo os ataques têm uma dinâmica em cada grupo que é preciso perceber hehehe
Eu acho que o ciclismo em grupo é muito fixe mas não é assim tão simples. Aliás, tudo em grupo é lixado. O ser humano é lixado, ainda mais em grupo :)
Costumo andar regularmente em vários grupos e os em que gosto mais de andar são os mais complicados de "entrar", onde é mais importante perceber as "regras" e cumpri-las.
Tudo isto sempre a curtir!!! :cool:
 
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