O Jorze vai treinar

Jorze30

Well-Known Member
Foooooossss tu também nao tens outro equipamento? caraaaaaiii!!!

sempre com a mesma roupa caraaaiii!! ate ja tcheiras male!!! compra uns conjuntinhos de bibs e jérseis para variar um bocadinho caraaaiii!!! e meias também! lol Fooooosss que caraaaaiii!! tenho que ensinar tudo a estes jovens! Oba tens que andar bem! tens que andar confortável e vestir bem! da-ta outra motivação! outra autoestima!Mais fresquinho!!! confortável! etc... não ves o @KAMIKAZE ? o gajo e um vaidoso do caraaaaiii! Lol não ha uma volta que o gajo não estrie algo novo!! :)

O que uns tem a mais outros tem a menos!

E preciso balancar o grupo!!! O bunch tem que estar equilibrado! LOL

um jovem bem parecido e o caraaaaiii e anda ali sempre com a mesma roupa carai! lololol

grande abraco..
1o lugar, roupa sempre lavada! Aqui ninguem tcheira mal!

Vês sempre com está porque é a minha roupa mais confortável , Jersey e bibs da rivelo. E portanto uso para estas voltas de maior esforço. Para o TT e voltas aqui perto tenho outra , mas também é só btwin e Berg.

Bem que preciso de comprar um kit novo agora que ando mais frequentemente. Mas o que falta isto €€€
 

Carolina

Well-Known Member
Sim, em termos de qualidade/preço são bons. O meu conjunto de inverno é da gama aksium e estou satisfeita.

Também depende de quanto queres gastar. A Mavic fica um pouco mais em conta.
 
E a gama mais baixa presta?

Mas mesmo assim o estilo da roupa não é bem a que procure. Procuro algo mais tipo rivelo, la passione. So q nao conheco grandes marcas.

Se for para uma coisa mais classica acho que ia para sportful
Eu tenho várias peças de roupa mavic e estou totalmente satisfeito e recomendo a marca mesmo da gama aksium. Na minha opinião tem uma excelente relação preço/qualidade.
 

Jorze30

Well-Known Member
Bem está na altura de fazer uma avaliação e um planeamento de treino para os próximos meses.

Faz hoje 3 meses que dei a primeira volta na TCR, levo qualquer coisa como 2150 km o que acho ser um bom começo. Já me ambientei a esta nova bike, ja tenho em minha posse um TT, também já fiz vários testes e treinos e pronto para usar em condições. Tenho a subscrição no Traineroad e pretendo continuar. Sendo os planos de 8 semanas, estava a pensar fazer se calhar 3 planos até Abril/Maio.

As provas que estou a pensar inscrever são:
- Lisboa Granfondo
- Evora Granfondo
- Arrábida mediofondo
- Tejo e Serras
- Bike night race
- Troia Sagres

E secalhar mais um mediofondo que seja mais montanhoso

O traineroad tem 3 niveis de treino, pelo que vou para o segundo Build phase. Agora estou indeciso entre um General Build e um Sustained power build, mas estou mais inclinado para o segundo e para um volume médio de treino (5 treinos, 6.9h médias por semana). Maior volume penso que seria demais, mas menos penso que também seria pouco.

Segunda e Terça vou fazer recuperação no TT e quinta faço o teste FTP. A minha dúvida aqui é como se faz? O objectivo sera tentar manter um power constante nos 20 min ou ir dando o maximo e perdendo algum ao longo do tempo?

De qualquer maneira pelo que tenho experimentado penso que dará algo como 230W o que na vida real deverá corresponder a uns 190. Portanto neste 6 meses o meu objectivo será talvez subir até os 280W (220W na estrada?). Não faço ideia se isto é realista ou não mas pronto aceito comentários.
 

Carolina

Well-Known Member
Usa o protocolo do trainerroad para fazer o teste. Pelo que já li, normalmente a parte inicial e a final são as mais fortes. Pelo menos penso que é a estratégia mais comum. É provável que não te saia bem à primeira e acabes por gerir mal o esforço, mas não te preocupes muito com isso.
 

zorza

Well-Known Member
Segunda e Terça vou fazer recuperação no TT e quinta faço o teste FTP. A minha dúvida aqui é como se faz? O objectivo sera tentar manter um power constante nos 20 min ou ir dando o maximo e perdendo algum ao longo do tempo?
20 minutos dito parece pouco, mas quando estás em cima do rolo, é longo para caraças..
Se tens uma ideia desse valor, aponta para algo nessa ordem de grandeza para os primeiros 10 minutos e depois vai vendo como te sentes.. Se tiveres reserva sobe para os 270 e nos últimos 5, se conseguires 290 ou 300 será excelente.. Mas olha para o relógio e pensa só mais um minuto só mais um minutos..

Zorza
 

Jorze30

Well-Known Member
Hoje foi finalmente o teste de FTP https://www.strava.com/activities/1216262266

Depois de um dia off e dois de pedalada leve
https://www.strava.com/activities/1213758058
https://www.strava.com/activities/1215366880

Nao sabia bem o que esperar e como ia ser a gestão de esforço portanto quase que ia "nervoso"

Nos 3*1min de aquecimento em que pedia cadência fiz cerca de 105-110 rpm..

No segmento de 5 min antes do 20 tentei gerir bem para não gastar muita energia mas no fim sentia que se calhar podia ter dado um pouco mais.

Depois nos 20 min foi o que foi. Para não me influenciar a mim próprio tapei o campo dos watts. Comecei mais calmo, ao fim de 5 minutos aumentei um pouco o ritmo, passados outros 5 já sentia o o cansaço mas a partir daí foi aguentar e aguentar aquele ritmo. Ultimos 3 minutos foram o que custaram mais. O esforço estava lá, ventoinha na potência máxima, respiração no limite e possivelmente um record nos bpm, a 186.

O resultado foi 242W.

@Carolina o que é que dizes que foi impecável?
 

Carolina

Well-Known Member
Para uma primeira tentativa conseguiste gerir bem o esforço. É comum uma pessoa sem experiência entrar demasiado forte e depois rebentar.

Mesmo assim acho que ainda tinhas um bocadinho mais no tanque ;) pouco, mas tinhas.

Agora é calcular zonas e continuar a dar-lhe.
 

Jorze30

Well-Known Member
Sim calhar até tinha um pouco mais , ou ainda não estava num dia 100%. Mas pronto como no início de cada plano se faz um teste, serve de confirmação.

Outra coisa que me chateou foi o selim outra vez.comeco a pensar que o formato do smp não é o indicado para mim para esforços maiores. Vou voltar a experimentei o da giant
 
Hoje foi finalmente o teste de FTP https://www.strava.com/activities/1216262266

Depois de um dia off e dois de pedalada leve
https://www.strava.com/activities/1213758058
https://www.strava.com/activities/1215366880

Nao sabia bem o que esperar e como ia ser a gestão de esforço portanto quase que ia "nervoso"

Nos 3*1min de aquecimento em que pedia cadência fiz cerca de 105-110 rpm..

No segmento de 5 min antes do 20 tentei gerir bem para não gastar muita energia mas no fim sentia que se calhar podia ter dado um pouco mais.

Depois nos 20 min foi o que foi. Para não me influenciar a mim próprio tapei o campo dos watts. Comecei mais calmo, ao fim de 5 minutos aumentei um pouco o ritmo, passados outros 5 já sentia o o cansaço mas a partir daí foi aguentar e aguentar aquele ritmo. Ultimos 3 minutos foram o que custaram mais. O esforço estava lá, ventoinha na potência máxima, respiração no limite e possivelmente um record nos bpm, a 186.

O resultado foi 242W.

@Carolina o que é que dizes que foi impecável?
Podes meter ai de 140 a 160 watts reais indoor de FTP!!!! Protocolo SRM!!!! A vontade! A confianca!! ;)

grande abraco...
 
Que protocolo é esse ? N encontrei nada ..

E é bom ou mau?
E bom!! e o real!! o que eu quero dizer e que se fizesses o teu FTP INDOOR com um pm real, por exemplo SRM era os valores que te dava! Na estrada ja dava mais um bocadinho! talvez 170 a 190 watts!

mas nao fiques assustado, porque nao interessa para nada! e so para teres uma nocao de como sao as coisas com PM...

o que interessa e que evoluas, a partir dos dados que tens ai neste momento!! esses tais 242 watts certo? LOL

bom!!

o que interessa e que trabalhes a partir dai!!

grande abraco...
 

Jorze30

Well-Known Member
E bom!! e o real!! o que eu quero dizer e que se fizesses o teu FTP INDOOR com um pm real, por exemplo SRM era os valores que te dava! Na estrada ja dava mais um bocadinho! talvez 170 a 190 watts!

mas nao fiques assustado, porque nao interessa para nada! e so para teres uma nocao de como sao as coisas com PM...

o que interessa e que evoluas, a partir dos dados que tens ai neste momento!! esses tais 242 watts certo? LOL

bom!!

o que interessa e que trabalhes a partir dai!!

grande abraco...
No fundo era só para ter uma noção.

O importante era ter uma referência no TT para treinar daqui para a frente a seguir um plano, quer fose 100, 200, 300 ou 400