• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Nuno Ribeiro- Mais uma enorme desilusão...

Josant

New Member
Nuno Ribeiro, assim como outros ciclistas da Liberty Seguros, acusou vestígios de EPO durante um controlo antidoping realizado pela UCI antes da Volta a Portugal. Recorde-se que o português foi o vencedor da prova.
A informação foi divulgada pela Rádio Voz da Planície e a Liberty Seguros já retirou o apoio à formação da União Ciclista da Charneca.

«Os testes efetuados pela UCI revelaram a existência de EPO (...) [Ao ser informado] durante esta madrugada pela direcção da equipa [de que vários ciclistas da equipa] terão recebido mensagens em que a UCI lhes comunica terem acusado positivo à substância proibida EPO [num controle efectuado dias antes da 71.ª Volta a Portugal a Liberty Seguros decidiu] que retira com efeitos imediatos o patrocínio à equipa, e abandona a sua política de apoio a esta modalidade através do patrocínio directo a uma equipa», refere a estação de rádio, citando um comunicado da Liberty Seguros, que mantém o seu desejo de «manter o patrocínio a provas específicas, como o recém-criado Grande Prémio Liberty Seguros, em associação à PAD».

A empresa lamenta ainda que essas acusações destruam «a vida das 20 famílias que dependem do patrocínio à equipa».


Fonte:
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=123&id_news=410468
 

FVA

New Member
Mau, muito mau para o ciclismo nacional e para todas as pessoas que trabalhavam para esta equipa, e que, de repente, se vêem sem trabalho ... ...
 
Last edited:

Sabat

Banned
Neste caso quem passará a vencedor da volta? Abaixo com o doping se em certas situações parece - me que os atletas não serão os maiores culpados!
 

duchene

Well-Known Member
Re: Nuno Ribeiro - Mais uma enorme desilusão...

O JN também já noticia o caso e o Nuno já confirmou que recebeu a notificação.

Infelizmente, não é novidade, é "mais um".

Agora mais grave do que a desgraça individual em que os dopados se afundam e de mais uma machadada na credibilidade do ciclismo, é o facto de uma empresa que tem sido uma pedrada no charco no que concerne a trazer benefícios a toda a comunidade ciclística, nomeadamente com os seguros bem vantajosos, vir mostrar o enorme desalento ao abandonar todo e qualquer patrocínio a equipas e só por muito pouco mantém o apoio aos troféus e provas.

Não admira pois que 30% das pessoas que vêm o Tour, assumissem que o fazem pelos escandalos, em jeito de telenovela do que propriamente pelo desporto em si.

Já sei que as vitórias morais não põem pão na mesa, mas não sei até que ponto a publicidade negativa que agora a equipa e o ciclista vão ter, compensará a euforia dos dias pós-volta.

Como se diz no forumbtt "Antes empenado, que dopado"
 

duchene

Well-Known Member
Nuno Ribeiro confirmou, à Lusa, ter recebdio a notificação da União Ciclista Internacional (UCI) a informá-lo de que acusou positivo num controlo anti-doping surpresa realizado dias antes da volta a Portugal em bicicleta.

A Liberty Seguros já havia anunciado, esta madrugada, a suspensão do apoio à equipa de ciclismo, da União Ciclista da Charneca, face à comunicação UCI, que dá conta que vários corredores da equipa, incluindo Nuno Ribeiro, vencedor da Volta a Portugal, “acusaram positivo” em testes efectuados antes desta prova.

Segundo um comunicado da empresa seguradora, assinado pelo CEO, José António Sousa, que durante esta sexta-feira vai chegar à comunicação social, “os testes efectuados pela UCI, revelaram a existência de EPO”. Ao que o JN apurou além de Nuno Ribeiro, também Hector Guerra e Isidro Nozal terão sido apanhados nas malhas do doping.

Ao ser informado “durante esta madrugada pela Direcção da equipa” que vários ciclistas da equipa, “terão recebido mensagens em que a UCI lhes comunica terem acusado positivo à substância proibida EPO”, num controle efectuado por esta entidade internacional dias antes da 71ª Volta a Portugal, a Liberty Seguros comunicou “que retira com efeitos imediatos o patrocínio à equipa, e abandona a sua política de apoio a esta modalidade através do patrocínio directo a uma equipa”.

José António Sousa recorda que a Liberty Seguros em Portugal “assinou há 5 anos um contrato de patrocínio com a União Ciclista da Charneca” que foi sendo renovado ano a ano, “com regras duríssimas” aplicáveis a qualquer caso que pudesse violar os valores éticos da empresa, “como é o caso do doping”.

A empresa comunicou à direcção da equipa da Charneca, liderada por Vitor Paulo Branco (maneger) e Américo Silva (director-despotivo) que retira “com efeitos imediatos o patrocínio e abandona a sua política de apoio a esta modalidade através do patrocínio directo a uma equipa”.

Apesar deste “golpe fatal” a empresa assegura que vai “estudar a possibilidade de manter o patrocínio a provas específicas, como o recém-criado Grande Prémio Liberty Seguros, em associação à PAD”, que ontem teve início no Sobral de Monte Agraço, lamentando que esta caso “venha destruir a vida das 20 famílias que dependem do patrocínio à equipa”.

Depois do da “Operação Puerto”, em Espanha, que levou à extinção da Liberty, ex-Once, dirigida por Manolo Sainz, a empresa em Portugal continuou a patrocinar a equipa do Oeste
Após a Volta a Portugal, a Liberty assumiu com a PAD, o patrocínio do antigo Grande Prémio da Extremadura, cuja primeira etapa foi ganha pelo seu corredor Filipe Cardoso e que hoje a partir das 15h30 tem a 2ª etapa, com partida e chegada a Alcobaça.

A seguradora tinha também assumido o patrocínio da “Corrida dos Campeões” a disputar no Funchal no próximo dia 26 de Setembro.

Recorde-se que nos cinco anos que leva no ciclismo a empresa seguradora ganhou este ano pela primeira Vez a Volta a Portugal em Bicicleta, através de Nuno Ribeiro, corredor que está a disputar o Grande Prémio Liberty.

Esta temporada a Liberty Seguros tinha ganhou 33 corridas em Portugal e no estrangeiro, entre etapas e prémios, de onde se destacou a vitória de Ribeiro, além dos triunfos de Hector Guerra, no Troféu Joaquim Agostinho e o título de Campeão Nacional de Estrada de Manuel Cardoso.

in http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=1365585
 

Figueiredo

Active Member
O que me entristece não são os castigos aos prevaricadores, se fizeram batota acho bem, apesar de simpatizar com o Nuno Ribeiro e com a equipa da Liberty, o grave nisto tudo é a desistência de um dos principais patrocinadores desta modalidade em Portugal, a confirmarem-se as noticías é mais uma equipa que acaba, provavelmente a unica com capacidades de sonhar um pouco mais alto além fronteiras, resumindo que ficou a perder fomos todos nós amantes da modalidade, foi simplesmente um passo atrás no ciclismo nacional...
 

Josant

New Member
Se a contra análise for pedida, como vai ser obviamente pedida, e verificar-se a existência de EPO. O vencedor da volta a Portugal será o David Blanco (isto se....) já não acredito em nada.

São casos a mais neste desporto que tanto gostámos. Mas estou convencido que isto será ainda a ponta de uma grande avalanche que por aí vem.
 

Burning Dogma

New Member
Avalanche nunca virá, penso eu, se não íamos chegar ao desporto limpo, aquilo que muitos procuram mas ainda ninguém encontrou:D

O Guerra é que é estranho, ainda por cima ele não andou nada de jeito na Volta.
 

pangare

New Member
Burning mas 1 mês antes da Volta o Guerra estava num pico de forma grandíssimo onde chegou a dar 25 segundos ao Valverde num CR de 8km :O:O:O
 

Corrosivo

New Member
Numa nota um pouco mais positiva para o ciclismo português, parece que o Tiago Machado está em negociações para ir para a Radioshack
 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
pois tambem vi na SIC agora


Nuno Ribeiro com E P O na volta a Portugal.


Isto nao é bom para o ciclismo Nacional -- a Libert Seguros ja retirou o Patrocinio á equipa


E ja lhe foi retirada a Vitoria

Viva o David Blanco
 
Last edited:

Sintace

New Member
Uma Vergonha.

Mais um Bom Patrocinador que deixa de Apostar no Ciclismo, e mais uma Equipa que era Boa e que agora nunca mais vai ser Nada.

Uma Desilusão para o Desporto em Portugal.

David Blanco, Esse Sim Fez uma Grande Prova.
ParaBéns!
 

rodd

New Member
Ainda não tinha visto os noticiários. Tomei conhecimento desta triste notícia aqui pelo fórum.
Uma grande desilusão. Mais uma equipa de top do plutão nacional que se perde.

Eu só não percebo como é que os ciclistas caem nesta história de se doparem. Com o controlo anti-doping que se faz, cada vez mais apertado, os ciclistas se dopam.
Incomprensível.
 
O

Olegna

Guest
Como acerrimo defensor da modalidade e como natural de Sobrado é com enorme tristeza e revolta que tive conhecimento desta noticia...S for provado que realmente aconteceu é uma enorme desilusao para as pessoas da minha terra que sempre apoiaram o Nuno e que o tinham como um exemplo do verdadeiro desportistas...
 

Figueiredo

Active Member
Provavelmente vou ser criticado, mas vou comprar aqui uma guerra com alguns Foristas ;)

Li aqui alguns comentários a dar os parabéns ao David Blanco, não quero colocar em causa o seu mérito e trabalho, mas vocês conseguem ficar contentes com mais um Espanhol a ganhar a nossa volta ???

Eu estou mesmo desiludido ao fim de tantos anos voltamos a ter um Português a ganhar a nossa volta e acontece isto... :mad:
 
Top