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Novidades desta modalidade, as bikes (fotos)..

torui

Well-Known Member
Eu penso que as marcas este ano não devem de apresentar o mesmo número de modelos que costumam apresentar em anos anteriores. Fruto da falta de provas, as quais funcionam com "montra para o consumidor", assim como,dos processos de fabrico terem apresentado os condicionalismo decorrentes do lay off.
 

Bruso

Well-Known Member
Quem está teve certo estes anos todos foi a Pinarello! 1 modelo basta. A única variação é um modelo Light com a mesma geometria em que limita o peso do ciclista.

A ideia ser haver convergência entre as All Rounder e as Aero porque está mais que provado que à velocidade que estes meninos sobem os ganho aerodinâmicos sobrepõem ao incremento de peso (o que a se manter o limite actual deixará de ser uma limitação em breve).
 

jlr

Well-Known Member
3T Exploro Racemax, mais uma gravel, evolução da Exploro, agora com clearance até 61mm

fastest-gravel-bike-side-by-side-2048x825.jpg
 

Bernalve

Well-Known Member
Quem está teve certo estes anos todos foi a Pinarello! 1 modelo basta. A única variação é um modelo Light com a mesma geometria em que limita o peso do ciclista.

A ideia ser haver convergência entre as All Rounder e as Aero porque está mais que provado que à velocidade que estes meninos sobem os ganho aerodinâmicos sobrepõem ao incremento de peso (o que a se manter o limite actual deixará de ser uma limitação em breve).

A subir não sei se essa teoria faz sentido. A rolar é capaz. Mas convém também o ciclista conseguir ter uma posição baixa na bicicleta.
 

Bruso

Well-Known Member
Claro que depende das subidas. subidas muito inclinadas e longas quanto mais leve melhor mas os quadros e rodas estão cada vez mais leves e não tarda estarão no limite minimo da UCI.
E não te esqueças que antes das subidas normalmente tens terreno plano e descidas. Os watts que poupas nesses kms também terão importância.

Isto não sou eu a dizer, são especialistas que o afirmam e um deles foi o Josh Poertner (dono da Silca e especialista em aerodinâmica). À velocidade que os pros fazem subidas de 5, 6, 7% existem ganhos aerodinâmicos.

Claro que para o comum mortal isso não se aplica e quanto mais leve a bike melhor.
 

Bernalve

Well-Known Member
Diria que a melhor aerodinâmica que podemos ter somos nós. Boa posição, corpo magro etc. Os ganhos depois na bicicleta e rodas só se torna óbvio depois disto. Basta olhar para as bikes de CR que aerodinâmica tem a sua influência. Mas quando toca a subir, maior parte dos ciclista não pedalam tão baixo, o peso e agilidade da bike torna-se essencial. O que leva muitas vezes eles a mudarem de bicicleta numa subida mais longa.

As subidas a 5%, 6%, os ganhos estão nos gregários que metem um ritmo elevadíssimo > 25km/h e os de trás conseguem poupar tanta energia que conseguem depois ainda manter um ritmo elevado.
 

Jorge Salgueiro

Well-Known Member
Claro que para o comum mortal isso não se aplica e quanto mais leve a bike melhor.

Não estou de acordo, para o comum dos mortais quanto mais resistente/fiável melhor. A leveza é uma boa frase de marketing mas muito mais importante são as qualidades dinâmicas da bicicleta. Por 100g sacrifica-se muita qualidade e conforto... mais vale o comum mortal emagrecer 1kg!

Cada vez que emagrecemos 1kg corresponde a 1000 euros de bicicleta :D
 

Bruso

Well-Known Member
Não estou de acordo, para o comum dos mortais quanto mais resistente/fiável melhor. A leveza é uma boa frase de marketing mas muito mais importante são as qualidades dinâmicas da bicicleta. Por 100g sacrifica-se muita qualidade e conforto... mais vale o comum mortal emagrecer 1kg!

Cada vez que emagrecemos 1kg corresponde a 1000 euros de bicicleta :D
Atenção que não estou a recomendar bikes a ninguém. Estamos apenas a falar em ganhos aerodinamicos e comparação entre Aero vs peso.
 

Jorge Salgueiro

Well-Known Member
Mas porque o comum dos mortais está digamos sem ofender (pelo menos) uns 10kg acima do peso ideal de competição a unica coisa que o pode ajudar é a aerodinâmica :D

E eu estou acima desses 10kg. Sou super comum ahahaha
 

Bruso

Well-Known Member
Mas porque o comum dos mortais está digamos sem ofender (pelo menos) uns 10kg acima do peso ideal de competição a unica coisa que o pode ajudar é a aerodinâmica :D

E eu estou acima desses 10kg. Sou super comum ahahaha
Não me estou a fazer entender. Tu podes ter a bike que quiseres.
Consegues extrair o melhor da Bike? Não. Os ganhos de rodas de perfil alto são sempre revelados em w a 40 ou 45km/h. Quantos de nós consegue manter essa velocidade no plano para conseguir extrair esses ganhos?

Para os profissionais qualquer watt conta e com o peso cada vez mais baixo de Bikes aero e rodas de perfil alto faz todo o sentido usar mesmo nas montanhas. Um gajo que faça voltas a 25km/h de média está a poupar 1 ou 2W. Vais chegar a casa 1 ou 2 min mais cedo. Com isto não estou a dizer que não pode ou não deve comprar. Estamos apenas a falar de ganhos.
 

Bruso

Well-Known Member
Às vezes fica-se com a sensação aqui no fórum que quanto mais pesada a bicicleta for, melhor... :cool:
A verdade é que o peso já não é um factor tão valorizado como o era. Mas para o comum dos mortais que vive em zona montanhosa continua a ser o mais importante. Isto claro falando de ciclistas em forma. Para um gajo com 1.80 e 100kg não devia ser motivo de preocupação.
 
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