• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Novidades desta modalidade, as bikes (fotos)..

Bernalve

Well-Known Member
Eu gosto da versão Wiggins

rayJTSc.png
 

GMQ

Well-Known Member
Isso ontem já estava noticiado na cyclingnews. Parece que o decoro em matéria de propriedade intelectual e patentes está a embriagar esta a atingir esta malta que ao longo de anos e ainda hoje dão azo a uma arte tão em voga na idade média, a dos copistas.
 

Martins

Well-Known Member
Ter um problema com uma patente ainda é como o outro. Agora ter um problema sobre uma patente com gente daquele lado do mundo é no mínimo cómico.

Faz lembrar quando a China proibiu a venda de um modelo do Iphone por causa de uma patente de um fabricopiante chinês

Abraço
 

GMQ

Well-Known Member
Sim é no minimo cómico. Quando foram os JO de Pequim li um artigo em que o seu autor fazia referência à existência em Pequim de uma megastore da Nike em frente de uma megastore de uma loja chinese com produtos exactamente iguais à dita nike. Mas o que mais gostei foi ler há uns anos sobre um suv de uma marca chinesa que era a junção de um BMW X5 e o toyota land cruiser.

Se a Pinarello reconhecer que fez porrada paga ao tipo e resolve o assunto.
 

Knox

Active Member
Estou para ver se vão embirrar com as Chinarello por causa da patente, é só uma questão de tempo até começarem a aparecer as cópias chinesas
 

grouk

Active Member
isto das patentes é algo que me custa a perceber. Até que ponto algo pode ser patenteado, uma forma ou apenas um conceito, aqui a questão em concreto aquela forma no tubo quase que considero senso comum não vejo ali nada que seja patenteavel mas tendo eles sido avisados na bolide podiam ao menos ter contactado o proprietario. Pelo menos davam mais força à guerra do R/D
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Ora vamos la ver Entao melhor Esta situacao Mas...

Com os nossos proprios olhos!!

Ora fica Aqui Uma imagem, do downtube da Dogma com o da Velocite, e vamos la analisar, nos proprios e ser honestos com nos mesmos!!

Meus amigos?

E igual? Tem alguma coisa a ver?

8J13PiF.jpg


Entao Mas Isto Tem alguma coisa a ver? Uma coisa com a outra? E Como de ***** para chocolate!!! E Cara de um e o Focinho de outro!!

Por amor de deus!!!

Entao Mas nao Esta Mais que visto, que Isto e Uma forma de publicidade Ao desbarato, agressiva e ilegal Por parte da velocite?

Quer dizer ate a uns meses atras, ninguem falava neles, ninguem os Conhecia!!

Mas desde ha uns Dias para ca, Assim que Esta noticia cai, desde a apresentacao da F10 toda a gente fala e sabe quem eles Sao!! Oh meus amigos Por amor de deus!!! Isto Ja e um truque comercial muito, Mas muito antigo, porque com Isto Tudo, muito gente faz Assim, Como velocite? Mas quem sao estes gajos? E vai Ao tio Google e mete, velocite, e Depois deparam-se que eles vendem quadros e rodas e etc e depois vem o resto!!

E feio e ilegal!! E ca para mim Este vai ser e o fim dos gajos!!!

Entao voces nao Vem Esta moda que ha ai Por Portugal agora principalmente de cafes e confeitarias fazerem aquela publicidade do genero:

"O melhor pao de lo do Universo"

"O melhor bolo de chocolate do Universo"

"A melhor francesinha do mundo"

Etc...etc...

Eu se abrir um cafe porta Ao lado a dizer Assim,

"O pior pao de lo do mundo"

"O pior bolo de chocolate do mundo"

"A pior francesinha do mundo"

Podem querer e escrever MEUS amigos!!! Vou ter muitos clientes!! Nomeadamente clientes do cafe "O melhor do mundo" vao querer provar " o pior do mundo" e certinho!! Nomeadamente os curiosos!!

Marketing amigos!! Muito marketing!!

Nao acreditem em Tudo o que vem e leem na internet nos Dias de hoje!! Isto Esta muito agressivo!! Se o fizerem ficam bloqueados, pensem pela vossa propria cabeca!!

Grande abraco...
 

Carolina

Well-Known Member
não precisam de ser exactamente iguais, depende do que está escrito na patente.

ser marketing ou não é irrelevante. se há uma patente e se essa patente não foi respeitada, então a velocite tem razão.

já me lembra a história de plágio dos coldplay. a verdade é que no fim tiveram de dar uma pipa de massa ao joe satriani.
 

jpacheco

Well-Known Member
não precisam de ser exactamente iguais, depende do que está escrito na patente.

ser marketing ou não é irrelevante. se há uma patente e se essa patente não foi respeitada, então a velocite tem razão..

Para além disso na carta aberta da Velocity já havia sido enviada à Pinarello sobre os direito de autor, salvo erro, em abril do ano passado - Por isso já tinham sido alertados para a situação. Agora está claro que que ajuda no conhecimento/reconhecimento da marca Velocite. Eu não conhecia.

Eu por exemplo não acho o desenho igual, mas é como a Carolina diz. Se eles têm a patente é porque cientificamente ficou provado qualquer ganho eficiência naquela supressão, vai depender do que está la escrito.
 

grouk

Active Member
O meu Entendimento é o seguinte. Se a pinarello Disser que aquela reentrancia traz benefícios aerodinamicos ai está a invadir a propriedade intelectual, porque a patente é mesmo essa, que a integraçãodo bidon no quadro traz beneficios aerodinamicos. Se disser que é apenas estético não acho que seja plágio. Por falar em bandas os mais novos talvez nao se lembrem mas tens tambem Verve vs Rolling Stones com a bitter sweet symphony, são só uns sinos e foi considerado plágio. Na america isto era caso forte.
 

GMQ

Well-Known Member
São diferentes é um facto. Pensei que seriam semelhantes, mas até nem é o caso. A patente e o que ela protege é que são determinantes. Os rolling stone e os Velvet underground, etc exemplos não faltam. Acho que a música até nem é o melhor exemplo.
Agora o que eu acho que aconteceu, provavelmente uma parceria entre a Pinarello e a velocité, que envolveu houve partilha de know-how e desenvolvimento conjunto daquela tecnologia, etc. Não é nada de outro mundo, é muito comum na industria as empresas contratarem com outros o desenvolvimento de algo, por exemplo design de uma peça, etc. Provavelmente a Pinarello agarrou naquela ideia e desenvolveu-a e entende que desenvolveu umnovo conceito completamente diferente daquele que a velocité arroga. Seria importante ouvir a explicação da Pinarello e saber se eles também tem aquele design patenteado.
Atenção que o supra escrito é pura especulação.
 

SantosDaCasa

Well-Known Member
Não conhecendo a patente em particular, é comum serem escritas de um modo tão genérico que pode ser aplicado a muitos casos particulares que apenas sejam em parte comuns ao conceito genérico. O facto do desenho da base do suporte do bidon ser ligeiramente diferente para o que a Velocite tem nas bicicletas pode nem ser argumento porque o que interessa é mesmo o que está escrito na patente.
 

MigC77

Well-Known Member
Pedro, por uma questão de coerência, há uns tempos atrás falando das Cipollini e das Olympia dizias que não era preciso ser exactamente igual para ser considerado cópia ou plágio. Devíamos aplicar o mesmo raciocínio aqui… ;)

Mas na realidade concordo com a tua visão da coisa… A questão passa por sacar algum dinheiro à Pinarello e ao mesmo tempo ganhar visibilidade para a marca. Marca essa que nem nunca tinha ouvido falar… Isto não passa por impedir que a Pinarello venda essa bicicleta ou que a retire do mercado.

Sinceramente também não censuro a Velocite. Estão a defender o seu negócio… Isto é um mundo cão e se realmente os tipos conseguiram uma patente para aquele tipo de concepção de downtube, acho perfeitamente legitimo e normal que tentem rentabilizar o investimento. Sim porque obter uma patente não é apenas ter uma ideia e submeter umas papeladas com uns esboços. Custa MUITO mas MUITO tempo e dinheiro.

A Pinarello tendo-se “inspirado” ou não na Velocite… Isso sinceramente nunca saberemos. Fez o jogo dela e não deu troco a ver até onde é que isto ia.

E agora como já foi dito começa uma batalha legal que para o consumidor final pouco ou nada importa. Pelo menos do meu ponto de vista não é isso que retira valor à bicicleta que a Pinarello concebeu… Se os tipos da Velocite tiveram uma boa ideia e a Pinarello se inspirou nela e a melhorou para a incorporar nos seus novos modelos não vejo qualquer problema nisso. Foi inteligente da parte deles. Se foi uma coincidência chegarem ao mesmo tipo de concepção… foi um “azar”…

É esperar para ver se a Velocite tem os bolsos fundos para entrar numa batalha legal com a LVMH ;)

Abraço
 

GMQ

Well-Known Member
Alberto é certo que existe sempre um certo oportunismo nestas coisas, sobretudo quando à uma notoriedade de um lado das partes. Provavelmente se fosse a fabrica que fica ao lado da velocité que ninguém conhece nada disto tinha este impacto. Há sempre uma aproveitamento de uma das partes. Se aquilo que se refere na carta deles é verdade, atenção não estou a falar da porr4 da patente, mas de terem notificado a Pinarello e esta nada ter feito no imediato. Então colocou-se a jeito. Podia ter simplesmente chegado junto da velocité antes disto arrebentar e fazer um contrato com eles, tipo para produzir uma tanga qualquer, ou simplesmente adquirir a velocité e a coisa estava feita. Agora deixaram isto transpirar e sujeitam-se, mesmo que a razão esteja dos lado deles, o que não coloco em causa.
 

Knox

Active Member
Isto agora depende da denominação da patente e sim trás benefícios aerodinâmicos e além disso a Pinarello já tinha usado esta configuração na Bólide.
[video]https://www.facebook.com/TeamSky/videos/10155077451644873/[/video]

Aqui na Bolide a mesma coisa, então aqui já não disseram nada porquê? e agora é que é esta complicação com a patente com a F10.
pinarello-bolide-tt-2016-reverse-angle-view-rear-triangle.jpg
 
Top