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Novidades desta modalidade, as bikes (fotos)..

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
Já tive de tudo, desde as gamas mais antigas de Campag e Shimano até às mais ou menos recentes, e agora tenho SRAM nas bicicletas que mais uso. Gosto da SRAM porque os gajos querem ser o mais simples possível, e conseguem, tens uma única patilha de cada lado para subir ou descer (e com o eTap ainda é mais simples) e eles estão sempre a querer inovar, ao passo que tanto a Campag como a Shimano parecem ter desistido disso, dessa coisa de inovar, as cenas não mudam muito. Mudam os números e o design e é só isso.
Não é bem assim, pelo menos na XXIIIMANOOOOO...
O grupos eléctricos Di2, já comportam uma série infíma de emparelhamentos com GPS, as manetes permitem a troca de menus nestes, etc, etc...


Agora, se a mim me faz falta? Nadinha, não há nada melhor que a simplicidade, eficácia, limpeza de cabos e fiabilidade do SRAM Etap!!!
Acho que é numa manete para subir e na outra para descer...
Isso é apenas no Etap, onde a patilha da manete da direita faz subir e a da esquerda faz descer a cassete, ambas em simultâneo alternam os pratos...

Nos modelos anteriores a patilha da manete da direita faz subir e descer a cassete, a patilha da manete da esquerda faz subir e descer os pratos...
 

Francisco Costa

Well-Known Member
...
Isso é apenas no Etap, onde a patilha da manete da direita faz subir e a da esquerda faz descer a cassete, ambas em simultâneo alternam os pratos...
Nos modelos anteriores a patilha da manete da direita faz subir e descer a cassete, a patilha da manete da esquerda faz subir e descer os pratos...

Não conhecia esse sistema. Se me desse uma bicla com esse sistema, não sabia andar nela :rolleyes:
 

mariosimas

Well-Known Member
Não é bem assim, pelo menos na XXIIIMANOOOOO...
O grupos eléctricos Di2, já comportam uma série infíma de emparelhamentos com GPS, as manetes permitem a troca de menus nestes, etc, etc...


Agora, se a mim me faz falta? Nadinha, não há nada melhor que a simplicidade, eficácia, limpeza de cabos e fiabilidade do SRAM Etap!!!
Isso é apenas no Etap, onde a patilha da manete da direita faz subir e a da esquerda faz descer a cassete, ambas em simultâneo alternam os pratos...


Nos modelos anteriores a patilha da manete da direita faz subir e descer a cassete, a patilha da manete da esquerda faz subir e descer os pratos...


no novos DA 9150 e UT 8050 também podes configurar os botões no topo das manetes para subir e descer a cassete :)

e tens o semi e o sincro-shifting. Configurei a minha com o sincroshifting para no prato pequeno ir ate ao 15 e depois passar

para o 50-23, se voltar a clicar para descer a cassete. no prato grande vice-versa numa cassete 11-28 e 50-34).

Vou ver como é na estrada. Se for uma treta é só trocar na centralina para o modo normal.
 

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
E pode-se descer uma, duas ou três velocidades de uma só vez...

E pode-se operar tudo apenas com uma só manete...

E efectuar carregamentos de bateria sem a tirar de dentro do quadro ou de onde estiver alojada...
 

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
Por exemplo:
Shimano-E-tube-Di2-Frame-Bar-Plug-Mount-Junction-A-Charging-Point-2-Port.jpg

 

ruilebs

Well-Known Member
só se carrega ali na frente? nao tem também atrás no desviador e cassete?

eu acho que quanto a isto ainda vou preferir durante uns bons tempos o belo sistema físico de cabos (claro que o ideal é verem-se o menos possível)
 

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
A primeira vez que utilizar um sistema eléctrico fica viciado e já não volta a trás...

A cassete não tem bateria, em nenhum modelo / marca...

A XIIIMANOOOOOO e a CAMPAGNOLO, têm apenas uma bateria para o funcionamento quer do desviador da frente quer do de trás...

Na SRAM (Etap) é que cada unidade (desviador frente / desviador trás) possui uma bateria independente, o que se revela uma enorme vantagem, pois nunca se fica apeado quando a bateria acaba, no caso da XIIIMANOOOOOO, uma vez que são compatíveis e alternáveis...
2N4A4321.jpg
2N4A4327.jpg

Na verdade, em qualquer uma das 3 marcas, é muito difícil ficar-se sem baterias, dado que os sistemas de alerta são eficázes mas também porque duram milhares de kms / centenas de horas de actividade...
 

ruilebs

Well-Known Member
por acaso já experimentei uma canyon com di2, na sede deles em koblenz
acho q percebo bem o que dizem. Nessa altura até disse ao gajo "damn, you're a nasty seller" eheh
 

sidorio

Well-Known Member
Alguém me sabe explicar o que faz um quadro ser “di2 ready”?

Pensei que dava para instalar mudanças eletronicas em qualquer quadro
 

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
Quadro "Di2 ready" é isso mesmo: a furação mais específica que tanto dá para a passagem dos cabos normais como dos fios eléctricos, para além de ter zonas de acoplamento do "cérebro" do grupo electrónico (a apelidada centralina) e da bateria, e alguns, de carregamento "plug in" dessa mesma bateria.
 
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