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Novidades desta modalidade, as bikes (fotos)..

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
Quero comprar uma nova bicla, mas não consigo encontrar a marca destes modelos. Atenção ao sigilo... pois quero fazer uma surpresa à Maria!!!
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GMQ

Well-Known Member
São todas boas hipoteses. Jà vi que és um tipo com gosto que dá prioridade à segurança. Vem tudo com air-bags de série. Acho que é importante. Acho que a Maria vai ficar contente... depois de assinar um acordo de divórcio que lhe seja bem vantajoso . Abraço
 

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
De estrada e para competição UCI, nomeadamente World Tour sim, esta marca (3T) / equipa (Aqua Blue Sport) serão os pioneiros na época de 2018.

A solução 1x, já é, há alguns anos, habitual no BTT e, mais recentemente, no Ciclocrosse também. Tendo sido a SRAM a disponibilizar os primeiros groupset's.

Tenho as minhas reticências quando ao seu uso exclusivo em estrada, principalmente em etapas que tenham alta montanha, mas onde seja necessário, também, rolar a grandes ritmos, antes ou depois das dificulades:

  • podem revelar-se andamentos pesados demais para subir, ou
  • muito curtos para atingir velocidades constantes acima dos 45km/h...
...mas, repito, ainda é tudo muito precoce para competição UCI / World Tour...
 

Bruso

Well-Known Member
Se pensarmos bem até faz um pouco de sentido. Eu faço muitas voltas por aqui na minha zona em que só uso a pedaleira grande, e muito raramente uso o 50x27.
Mas atacar uma época só com este tipo de transmissão é uma loucura. Etapas com muito sobe e desce precisas de dois pratos na frente para conseguires teres mais relações disponíveis.

Jà agora, estamos a falar em que transmissão? Pedaleira 48 e cassete 11-34?
 

Francisco Costa

Well-Known Member
Se pensarmos bem até faz um pouco de sentido. Eu faço muitas voltas por aqui na minha zona em que só uso a pedaleira grande, e muito raramente uso o 50x27.
Mas atacar uma época só com este tipo de transmissão é uma loucura. Etapas com muito sobe e desce precisas de dois pratos na frente para conseguires teres mais relações disponíveis.

Jà agora, estamos a falar em que transmissão? Pedaleira 48 e cassete 11-34?

Eu esses números das cassetes não percebo nada, mas se a cassete tiver um conjunto que permita ter uma mudança bastante leve e outra com andamento bastante pesado, evita-se mudar o prato da frente e com isso uma diferença brutal em termos de pedalada, sendo assim possível ir da mudança mais leve, para a mais pesada, sem ter que haver grande corte na pedalada e mexendo apenas uma manete.

Claro, isto sou eu a pensar, se calhar na prática só serve para percursos com pouco desnível
 

Bruso

Well-Known Member
É tudo uma questão de prática. Nunca ouvi um pro ou um ex-pro ou mesmo um amador a reclamar que os dois pratos na pedaleira não prestam e que lhes estraga o ritmo.

É tudo uma questão de técnica na mudança de pratos.

Segundo o artigo um prato 44 com cassete 9-32 é o equivalente a 54-39 com cassete 11-28.
 

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
...É tudo uma questão de técnica na mudança de pratos.
Segundo o artigo um prato 44 com cassete 9-32 é o equivalente a 54-39 com cassete 11-28.
Sim, mas mais do que isso, é tudo matemática, depois sim, vem a habituação! Para não mencionar que não existem ainda com viabilidade assegurada cassetes com carreto de 9T (dentes)!!!

Vejamos, então, os rácios:

  • dos andamentos "normais" (pesados vs leves):
Pedaleira 53x39 / cassete 11x25
53/11 - pedalada de 4,82 + 39/11 - pedalada de 3,55

53/25 - pedalada de 2,12 + 39/25 - pedalada de 1,56

  • agora dos andamentos "recomendáveis" com um só prato (pesados vs leves):
Pedaleira 44 / cassete 9x32
44/9 - pedalada de 4,89 + 44/32 - pedalada de 1,38



Ou seja, com apenas um prato, e com as cassetes actuais de 11V, a iniciarem-se nos 11T's (sim eu sei que já existe de 10T's, mas para esta comparação os termos usados são os actuais, e apenas conta ajustar a cassete tendo em conta passar de 2 para 1 prato à frente):

Pedaleira 44 / cassete 11x32
44/11 - pedalada de 4,00 + 44/32 - pedalada de 1,38


quando precisar de rolar a alta velocidade, só tem andamentos equiparados a um 53/13 (pedalada de 4,08)

quando precisar de subir a baixa velocidade, tem andamentos equiparados a um 39/28 (pedalada de 1,39).
 

GMQ

Well-Known Member
O mais engraçado é que segundo o principio subjacente ao pedaleiro mono tem mais a ver com a "nabice" dos utilizadores alvo. Depois existem razões comerciais e desportivas. Mas é como o Eric diz tudo isto é alvo de um estudo prévio e os andamentos são pensados para permitir e melhorar o que os andamentos tradicionais permitiam fazer. Este fim de semana fui estrear a minha transmissão mono da sram (não é o eagle) que tenho na gorda. Estava habituado à avozinha e ao principio estranhei o 32x42, mas lá se fizeram as paredes. Acho que é uma questão de hábito e de pernas. Abraço
 
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