• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Nova plataforma de software

Carolina

Well-Known Member
Acho este tipo de letra mais difícil de ler e o resto do fórum está numa font diferente, o que me confunde ainda mais.

De qualquer forma, também não sou eu que decido :)
 

Admin

Administrator
Staff member
Times New Roman realmente deixava um bocadinho a desejar...

Mudei para tahoma que era a fonte utilizada no outro software do fórum, só para se experimentar algo diferente.
Também não estou familiarizado com todas as configurações disto, portanto até estar tudo afinado, vai demorar algum tempo ;)
 

Bruso

Well-Known Member
Leva o tempo necessário @Admin (revela aí o teu nome)
Está a ficar muito bom e sabemos que estas coisas muitas vezes são por tentativa e erro.
 

Admin

Administrator
Staff member
@Bruso é mesmo tentativa e erro, e conforme o vosso feedback vou pesquisando como é que se configura algumas coisas.
O meu nome e Luís, também conhecido por Ludos no Fórum BTT.
 

pratoni

Well-Known Member
É bom ver que o @Admin afinal não deixou o fórum num estado de morte cerebral em que só faltava "desligar as máquinas" para acabar de uma vez...

Um abraço e louvor pela iniciativa e toca lá a adaptar-me ao novo interface.

Estive fora no fds e feriado e quando tentei aceder e o link foi parar a uma página de erro pensei que tinha sido a morte final mas afinal o interface é que está diferente logo tenho de alterar os bookmarks...:)
 

pratoni

Well-Known Member
Parece-me que a opção "New Posts", está a identificar todos os posts a partir de 27 de março.

Alguém confirma esse pormenor?...
 

jpacheco

Well-Known Member
Com bons olhos se vê esta alteração. A nível pessoal agradeço o tempo despendido. Gosto deste espaço e diariamente é o sitio de referencia onde venho lavar os olhos sobre ciclismo. E é bom ver que houve algum investimento da parte da administração para resolver este caso bicudo. O espaço merecia. As utilizadores mereciam.

Ainda pouco explorei esta novo CMS mas assim de repente as melhorias são abismais. A nível gráfico acho que os ajustes se podem fazer com o tempo. A alteração das serifas para uma fonte não serifada foi uma boa alteração, funciona melhor para leitura em ecrã.

Ainda me estou habituar a tanto branco, como "atira" bastante luz para o olhar, de certa forma dá a sensação de maior cansaço na leitura de posts maiores. Mas fica com um aspecto muito limpinho assim com está. Tirando unicamente os 3 espaços destinados á publicidade. Parece-me em demasia na minha opinião, o que estraga um bocado a usabilidade, mais na versão mobile, e o visual do fórum no geral. Dá-lhe um ar comercial e como não há controle sobre os conteúdos que se divulgam o aspecto é feiozito.

Pessoalmente gosto da versão funcionalidade new posts, é o primeiro local que procuro, e único. vejo se há algum tema que me interesse... Se pelo menos essa publicidade lateral direita fosse removida e acrescentado 10 a 15 entradas novas para os new posts na minha opinião poderia ser interessante. Se houver outra maneira de ver, os new posts, também gostaria de aprender onde poderei ver isso?

Edited: Estou a ver agora tem um link que diz new posts. A partida deve dar o efeito que pretendo :D

Edited2: Acho que no antigo a publicidade estava á direita do Logo do site. Esse espaço parecia-me mais adequado visto não atrapalhar tanto, misturar, o que é o conteúdo do site/fórum e a imagem da pub :D

Edited3: 25m e ainda dá para editar o post. Não sei se será nova decisão política sobre o assunto. :D

Edited4: 30m and still editing. Isto tem espaço para likes. Lol Gosto :D E dislikes isso é que era :D

Edited5: +2h still :D Será que dá para editar até um proximo post? Já se vai saber. Os likes funcionam Carolina :D

Edited6: acho que o hover dos links externos, links dos posts, precisa de uma atençãozita: http://www.javascriptkit.com/script/cut1.shtml
 
Last edited:

Admin

Administrator
Staff member
@pratoni confirmo a situação do new posts estar a contar de 27 de Março. Presumivelmente isto tem que ver com o que ficou registado em base de dados em termos de sessões. Tenho que pesquisar o funcionamento das sessões e perceber se pode ter ocorrido algum erro ou bug que não seja resolvido pelas rotinas agendadas.

@jpacheco a nível gráfico, terá mesmo que ser como dizes, com tempo, o que aqui está é basicamente o que vem por defeito com pequenas alterações, portanto tudo é passível de ser alterado, tentando ir ao encontro do que era a imagem na outra plataforma que aparentemente era do agrado de toda a gente.

Os novos posts, há efectivamente um link na barra horizontal só para isso, sendo que as notificações das subscrições de novos tópicos estão a funcionar correctamente (os emails estão a ser enviados) e agora sempre que alguém se dirige directamente a um utilizador com @ também nos aparece a notificação aqui dentro.

Relativamente à publicidade do adsense é fundamental para gerar receita para pagar as despesas (servidor, licenças de software e até mesmo os certificados ssl que em breve terão que ser implementados). Sem ovos, não há como fazer omeletes.
As localizações também foram escolhidas com base no que o sistema oferece por defeito, sendo que não está disponível a mesma localização que tínhamos antigamente no vbulletin, ao lado direito do logo.
Em todo o caso, se houver mais pessoas que partilhem da tua opinião e que sintam que a publicidade está em excesso, podemos experimentar avaliar se é viável criar um conjunto de utilizadores "premium" que a troco de um valor simbólico anual, fiquem sem publicidade.

O tempo limite de edição dos posts, será novamente limitado, para evitar os clássicos amuos de algumas pessoas e comportamento infantil de editar os posts, ainda não cheguei lá nas configurações. Dislikes não há, e os likes era simpático que fossem utilizados de forma a fazer alguma diferença, porque se qualquer post for alvo de like, os likes perdem o sentido.
 

jpacheco

Well-Known Member
Recebi um alerta do @Admin... parece-me muito engraçado esta funcionalidade com este sistema de alertas. Bom trabalho, muito bom. Agora será perceber com o tempo da fiabilidade do cms :D
 

Carolina

Well-Known Member
a quantidade de branco também me está a incomodar. se calhar podia-se usar um cinzento claro ou azul como fundo.

relativamente à publicidade, sabes qual o número de clicks necessário para cobrir os custos do fórum?

em vez de utilizadores "premium", acho que era preferível arranjar umas jerseys do fórum e ao preço de custo somava-se 2 ou 3 euros para ajudar com a manutenção do fórum. isso a mim não me incomodava e sempre recebia algo em troca.
 

Ganfas

Well-Known Member
Pode ser uma mariquice mas fica aqui a dica. Acho pouco perceptivel a parte que indica o número de paginas do post e qual a página que esta seleccionada. A diferença de cores entre a pagina anterior e a que está seleccionada é quase nula.
 

jpacheco

Well-Known Member
Pode ser uma mariquice mas fica aqui a dica. Acho pouco perceptível a parte que indica o número de paginas do post e qual a página que esta seleccionada. A diferença de cores entre a pagina anterior e a que está seleccionada é quase nula.
O ideal seria se estamos na "página dois" até nem ter ligação, assim ficava-se sem dúvida na pagina onde nos encontramos (também será uma questão de habito). Mas o "hover" continua a ser pouco perceptível, tanto nos posts como nos breadcrumbs/paginação.
 

Admin

Administrator
Staff member
@Carolina pode-se experimentar uma cor que não o branco, mas preciso de tempo para ir experimentando, que é coisa limitada da minha parte, pelo menos para dar resposta às vossas solicitações com a celeridade que seria desejável.

Sobre a publicidade, não há um número de "clicks", uma vez existem um sem fim de variáveis no adsense que influenciam o valor pago por click.
Em todo o caso, os custos do fórum (servidor, licenças de software, dominio, etc), rondam os 1000€ / ano, portanto mandar fazer jerseys e vender com 2€ de lucro não me parece que seja uma opção válida.
Era preciso vender 500 jerseys por ano, e mesmo assim todo o trabalho inerente ao processo (recolher encomendas, elaborar o design, falar com fabricantes, processar as encomendas, embalar os jerseys, fazer expedição em correio registado, dar o nº de tracking às pessoas, etc) e teria que ser feto de forma gratuíta. Os meus tempos de micro-ondas/esquentador (que trabalham para aquecer) já lá vão, para além de não ter muito tempo disponível para assumir essas tarefas e responsabilidades adicionais. O pouco tempo disponível que tenho procuro utilizá-lo no que me faz feliz e proporciona bem estar (andar de bicicleta, entre outros...). Isto serve também de explicação e justificação aos que por aqui (nesta secção do fórum, não necessariamente neste tópico) se queixaram do estado de abandono a que as coisas tinham chegado.

Em todo o caso, a questão da sustentabilidade/financiamento do fórum não é o assunto central deste tópico, portanto haverá outra oportunidade de se discutir esse assunto.
Por agora os anúncios ficam, nas posições e quantidades que estão à vista. A seu tempo será dada uma opção alternativa a quem quiser uma versão do fórum sem publicidade e que possa simultaneamente contribuir para a sustentabilidade deste espaço.

@jpacheco o ideal era haver orçamento para pagarmos a um webdesigner/developer que fizesse um trabalho de customização ;) mas não há... portanto tenho que ir lá à base de tentativa e erro, que não é nem a forma mais eficiente nem correcta de fazer as coisas.
 

Carolina

Well-Known Member
não fazia ideia que os custos eram tão altos.

relativamente às cores, estava só a mandar sugestões para o ar, não estou a contar que isto fique feito de um dia para o outro. e por falar nisso, vou dar mais umas sugestões:
- na parte de cima o fundo é cinzento escuro, mas depois passa para branco. eu optava por manter aquele cinzento como fundo em todo o site. neste momento está um cinzento clarinho, quase branco.
- a parte que neste momento está a branco eu metia o tal cinzento clarinho. depois era ajustar os tons de azul.
 

pratoni

Well-Known Member
Vou mandar um pequeno comentário ou mariquice, um pouco à semelhança do post do Gangas, é algo que senti falta a usar.

Também não sei se é só da versão do Chrome para Android ou não, porque ainda não consegui ver no PC, dado que a proxy do trabalho ainda continua a marcar o site como perigoso.

Na opção "New Posts" (ou equivalente) no software antigo mostrava, para além do autor do tópico, o autor do post mais recente, tal como a data do mesmo

Neste software não mostra o autor do último post/reply, certo?

Isso dava jeito, pelo menos a mim...
 

Admin

Administrator
Staff member
@pratoni no pc aparece o autor do último post:

2426feu.png


Provavelmente isso tem mesmo que ver com o estilo responsive ao browser utilizado chrome para smartphone, que remove alguma informação do que apresenta.
 

Ganfas

Well-Known Member
Vou mandar um pequeno comentário ou mariquice, um pouco à semelhança do post do Gangas, é algo que senti falta a usar.

Também não sei se é só da versão do Chrome para Android ou não, porque ainda não consegui ver no PC, dado que a proxy do trabalho ainda continua a marcar o site como perigoso.

Na opção "New Posts" (ou equivalente) no software antigo mostrava, para além do autor do tópico, o autor do post mais recente, tal como a data do mesmo

Neste software não mostra o autor do último post/reply, certo?

Isso dava jeito, pelo menos a mim...

@pratoni só uma dica para experimentares, no meu trabalho a firewall também bloqueia o forum, mas só no chrome. Pelo Firefox consigo entrar.
 

NULL

Moderador
Staff member
Boa noite.

Será possível que quando abrimos um tópico com novas mensagens ele abra imediatamente na última mensagem lida por nós? Ou na primeira não lida...
 
Top