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Nova Fininha Carbono

Pteam

Member
Bom dia a todos,

Entrei no mundo das fininha à volta de 7 anos e desde então tenho mantido a minha bike de entrada de gama de alumínio (Atala). Gostava de evoluir para algo melhor, não porque a actual não tem cumprido, e passar para o carbono. O que mais gosto e faço é subidas portanto a nova bike tem que ser inclinada para este campo. Já estive a ver diversas marcas e opções mas há tantas que nos perdemos mas do que vi estou com estas duas opções na mesa:

1 - Canyon Endurace CF 7.0 SL - https://www.canyon.com/pt/road/endurace/2016/endurace-cf-7-0-sl.html

Quadro Canyon Endurace CF
Suspensão Canyon One One Four SL
Caixa de direcção Acros THE CLAMP
Desviador traseiro Shimano Ultegra, 11s
Dropout Patilha do desviador no. 18
Desviador dianteiro Shimano Ultegra, 11s
Travões Shimano Ultegra, 11s
Travões Shimano Ultegra
Cassete Shimano Ultegra, 11s
Rodas Mavic Aksium
Pneus Continental Grand Prix 4000s II
Pedaleiro Shimano Ultegra, 11s
Pratos 50 | 34
Mov. pedaleiro Shimano Pressfit
Avanço Canyon V13
Guiador Canyon H17 Ergo AL
Fita para guiador Canyon Ergospeed Gel
Selim Fizik Ardea VS
Espigão Canyon S23 VCLS CF (25 mm Setback)

Preço - 1699€

2 - Merida SCULTURA 5000 - Merida http://www.kombina.pt/bicicletas-no...strada/competicao/merida-scultura-5000-detail

QUADRO Scultura CF2
FORQUETA Road carbon Race
TRAVÃO DIANTEIRO Merida Road Pro
TRAVÃO TRASEIRO Merida Road Pro
MUDANÇA TRASEIRA Shimano Ultegra SS
MUDANÇA DIANTEIRA Shimano Ultegra D
PEDALEIRO Shimano RS500 50-34
MANETE DIANTEIRA Shimano Ultegra Dual Control
MANETE TRASEIRA Shimano Ultegra Dual Control
CASSETTE Shimano CS-5800-11 11-28
CORRENTE KMC X11
GUIADOR FSA Gossamer compact OS
AVANÇO MERIDA pro Carbon OS -5
SELIM Merida Sport Pro
ESPIGÃO DE SELIM MERIDA carbon H SB15 27.2
CUBO DIANTEIRO Formula Road Bearing
CUBO TRASEIRO Formula Road Bearing
AROS Merida comp 24 pair
PNEU DIANTEIRO Continental Ultra Sport II 23 fold
PNEU TRASEIRO Continental Ultra Sport II 23 fold

No caso da Merida foi-me sugerido umas rodas Prototype "Road Wheel Pro Tour AL Clincher"

http://www.prototype.pt/index.php/e...strada-pro-tour-al-pneu-set-detail?Itemid=154

Tamanho – 700C / 24mm
Tipo – Pneu
Utilização – Estrada
Aro – Alumínio
Raios – Pillar AERO
Raios – F:20 T:24
Rolamementos – Rolamentos PRO
Comp. Cassete – Shimano/Sram/Campagnolo
Cubos – Speed
Compatibilidade Eixo – F:100 T:130
Comp. Travão – Pinça / Cantilever
Peso do Atleta (kg) – 90
Peso Total (g) – 1510

Preço - 2150€

Parece-me que a Canyon tem melhor material e fica bem mais em conta contudo tem o problema da assistência se tiver algum azar.
Estou aberto a outras sugestões marcas etc. desde que estejam dentro do orçamento que tenho estipulado +- 2000€.

Obrigado e boas voltas!!!
 

Martins

Well-Known Member
Em loja física há qualquer coisa na TREK que me chama mais a atenção do que qualquer outra:

Não sei até onde se consegue negociar o valor desta
http://www.bicimax.pt/trek/bicicletas-de-estrada/domane-5/item/4555-2016domane52

Ou então dentro dos valores que referes tens esta:
http://www.bicimax.pt/trek/bicicletas-de-estrada/domane-4/item/4553-2016domane45

No mundo online aqui www.ribblecycles.co.uk encontras uma boa relação qualidade/preço com a possibilidade de múltiplas configurações (Igass nada de abrir o link)

Abraço
 

Pteam

Member
Obrigado Martins.
Sem dúvida que essa TREK 2016 Domane 4.5 deixou-me com água na boa e é uma forte hipotese. Quanto à compra online tem sempre a desvantagem de não poder experimentar a bike.
Abraço
 

Edgar89

New Member
Comparando as duas opções que deste, eu ia para a canyon, já tem praticamente tudo e quando te fartares das rodas colocas umas melhorezitas, pessoalmente não gosto dos modelos da merida, parece que são pesados, pastelões... mas isto sem fundamento nenhum atenção.

Ou então pelo preço da merida, tens a canyon a seguir com rodas melhores https://www.canyon.com/pt/road/endurace/2016/endurace-cf-9-0.html

Dá uma espreitada nas cannondale supersix evo ;)
 

MigC77

Well-Known Member
Pteam, antes de mais vou-te referir que os dois modelos que referes não são equivalentes dentro das gamas de cada marca. Tem geometrias diferentes. A Endurace é uma bicicleta de endurance com uma geometria mais relaxada que tem como equivalente na Merida o modelo Ride. E o equivalente à Scultura da Merida seria a Ultimate da Canyon.

Se queres uma bicicleta para "escalar", seria mais indicado um modelo da gama da Scultura. Não que uma bicicleta de endurance não sirva... nada disso! Apenas e só porque normalmente as bicicletas de endurance costumam ser ligeiramente mais pesadas pelo facto de terem mais "material" para conseguir maiores indices de absorção e conforto.

Agora nesta escolha é acima de tudo fundamental perceberes qual das duas geometrias se adequa melhor à tua condição física. Como te disse, as duas sobem e a realidade é que para o comum mortal a subir as diferenças podem ser ridículas ou quase inexistentes. A tua escolha deve ter em conta a tua capacidade para manter uma posição mais agressiva durante mais tempo ou não.

No meu caso escolheria sempre uma bicicleta que pudesse comprar em loja física face a mandar vir pela net. O meu conselho é que escolhas um bicicleta com um tamanho adequado à tua estatura… Não sei se já tens isso claro ou não… Se não tens devíamos falar disso antes de tudo o resto. Numa loja onde o serviço seja bom, te tratem com consideração e respeito… Se para além disso te derem a facilidade de experimentar é ouro sobre azul!

Outra questão que te colocaria é acerca do grupo ser ultegra? Não considerarias 105? Em termos mecânicos acho que não vale assim tanto a diferença de preço.

My 2cents
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Pteam, antes de mais vou-te referir que os dois modelos que referes não são equivalentes dentro das gamas de cada marca. Tem geometrias diferentes. A Endurace é uma bicicleta de endurance com uma geometria mais relaxada que tem como equivalente na Merida o modelo Ride. E o equivalente à Scultura da Merida seria a Ultimate da Canyon.

Se queres uma bicicleta para "escalar", seria mais indicado um modelo da gama da Scultura. Não que uma bicicleta de endurance não sirva... nada disso! Apenas e só porque normalmente as bicicletas de endurance costumam ser ligeiramente mais pesadas pelo facto de terem mais "material" para conseguir maiores indices de absorção e conforto.

Agora nesta escolha é acima de tudo fundamental perceberes qual das duas geometrias se adequa melhor à tua condição física. Como te disse, as duas sobem e a realidade é que para o comum mortal a subir as diferenças podem ser ridículas ou quase inexistentes. A tua escolha deve ter em conta a tua capacidade para manter uma posição mais agressiva durante mais tempo ou não.

No meu caso escolheria sempre uma bicicleta que pudesse comprar em loja física face a mandar vir pela net. O meu conselho é que escolhas um bicicleta com um tamanho adequado à tua estatura… Não sei se já tens isso claro ou não… Se não tens devíamos falar disso antes de tudo o resto. Numa loja onde o serviço seja bom, te tratem com consideração e respeito… Se para além disso te derem a facilidade de experimentar é ouro sobre azul!

Outra questão que te colocaria é acerca do grupo ser ultegra? Não considerarias 105? Em termos mecânicos acho que não vale assim tanto a diferença de preço.

My 2cents

Fiz log in so para dizer assim...

Thumbs up!! Bom post!!!

Miguel deixa de escrever my 2 cents no final de cada post...

Porque não são 2 cents... São 2 ou 3 mil euros, que muitos já deitaram fora ao comprar uma bicicleta por causa dos 2 cêntimos de muita gente... Mas não foram os teus...

A partir de agora sou espectante...como os outros!!! Assim ganho outra moral!!

Só ajudo e vou ajudar ou opinar, num tópico que eu ainda hei-de criar!! :) lol

Peço desculpa não cumprir com a minha palavra, no fórum das single speed Portugal, pelos vistos todos cumprem... E também se aprende por lá muito..,

Grande abraço...
 

GMQ

Well-Known Member
Fosga-se Alberto deixa-te de tretas. Deves conhecer aquele adágio popular que diz: Os Cães ladram e a caravana passa". Vem lá participar porque o forum sem a tua presença é como um jardim sem...
 

MigC77

Well-Known Member
Fiz log in so para dizer assim...

Thumbs up!! Bom post!!!

Miguel deixa de escrever my 2 cents no final de cada post...

Porque não são 2 cents... São 2 ou 3 mil euros, que muitos já deitaram fora ao comprar uma bicicleta por causa dos 2 cêntimos de muita gente... Mas não foram os teus...

A partir de agora sou espectante...como os outros!!! Assim ganho outra moral!!

Só ajudo e vou ajudar ou opinar, num tópico que eu ainda hei-de criar!! :) lol

Peço desculpa não cumprir com a minha palavra, no fórum das single speed Portugal, pelos vistos todos cumprem... E também se aprende por lá muito..,

Grande abraço...

Pedro, força avança!!! Cria o tópico e se ainda quiseres contas com a minha colaboração!

Abraço
 

Pteam

Member
De volta ao tópico...
MigC77 já que tocaste em pontos fulcrais, vamos lá descascar um pouco mais. Então qual será a geometria mais indicada para escalar? Uma posição mais direita?
Também concordo que loja física tens a grande vantagem de poderes experimentar, até porque as diferentes geometrias são factor crucial na decisão. É importantes estares confortável na bike e por mais medidas que possas ter ou tirar, não há nada como experimentar e sentir. Quanto ao tamanho não estou bem certo mas tenho 174cm e peso 61Kg, será um XS a tender para um S (medida Canyon).
Em relação ao grupo, eu estou a ver ultegra simplesmente porque são a gama acima dos 105 e teoricamente melhores. Atenção que falo sem experiência na matéria! Eu tenho sora e nunca me queixei, pelo menos até experimentar outro grupo :). Mas se bem percebi a diferença overalll não é significativa?

Abraço
 

MigC77

Well-Known Member
Bora lá então…

Vamos começar pelo mais importante: o tamanho.

Eu dir-te-ia que experimentasses bicicletas com um Effective top tube ali à volta dos 52cm… Poderá ser uns milímetros acima ou abaixo. No caso da Endurace teria mesmo que ser o XS com o S (com um TT de cerca de 54cm) ias provavelmente ter problemas. No caso da Scultura deverias experimentar o 47 e o 50. Agora olhando para as medidas da Scultura 5000 não me parece que seja uma geometria muito agressiva como tinha inicialmente ideia.

Sinceramente acho que a diferença não é significativa em termos de uso, entre 105 (11v) e Ultegra mecânico, mas representa ainda uma quantia significativa em termos do preço da bicicleta… Por isso é que eu acho que se por exemplo houver outro modelo de outra marca que te agrade mais mas que com Ultegra ultrapasse o teu orçamento, poderias perfeitamente optar por esse modelo com 105 sem grande prejuízo em termos de usabilidade.

Ou podes simplesmente guardar esse montante para comprar por exemplo outro par de rodas, uns bibs de boa qualidade, etc…

A última versão de 105 bem afinado e mantido é como um relógio!

Vamos agora falar de geometrias… Para escalar e uma vez que a velocidade costuma ser mais reduzida, os ganhos aerodinâmicos não são tão notórios logo a posição tem menos importância do que em plano ou a descer. Honestamente para nós comuns mortais a melhor posição para subir é aquela em que vamos mais confortáveis por isso é que te referi que deves ter em atenção a tua condição física, leia-se flexibilidade e resistência ao nível do core abdominal. Tens que ter a noção se para ti é confortável manter durante várias horas, sujeito às vibrações da estrada, uma posição “mais deitada” na bike ou se pelo contrário preferes uma posição mais direita. Como te referi, a subir conta mais a leveza da bicicleta e das rodas do que as questões aerodinâmicas…

Abraço
 

Pteam

Member
Sem dúvida são questões pertinentes em que desconhecia os detalhes. Lá está, uma vez mais é importante experimentar antes de comprar nestes casos. Do que tenho visto poderia poupar algum dinheiro em optar por um grupo 105 e como disse, no grupo que tenho actualmente tenho que estar sempre a fazer afinações manuais constantes enquanto ando para não ter problemas, confesso que só afinei uma vez no mecânico :).
Ora bem, tendo isto tudo em atenção agora vem a parte mais difícil...o que comprar?!

Abraço e obrigado
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Bora lá então…

Vamos começar pelo mais importante: o tamanho.

Eu dir-te-ia que experimentasses bicicletas com um Effective top tube ali à volta dos 52cm… Poderá ser uns milímetros acima ou abaixo. No caso da Endurace teria mesmo que ser o XS com o S (com um TT de cerca de 54cm) ias provavelmente ter problemas. No caso da Scultura deverias experimentar o 47 e o 50. Agora olhando para as medidas da Scultura 5000 não me parece que seja uma geometria muito agressiva como tinha inicialmente ideia.

Sinceramente acho que a diferença não é significativa em termos de uso, entre 105 (11v) e Ultegra mecânico, mas representa ainda uma quantia significativa em termos do preço da bicicleta… Por isso é que eu acho que se por exemplo houver outro modelo de outra marca que te agrade mais mas que com Ultegra ultrapasse o teu orçamento, poderias perfeitamente optar por esse modelo com 105 sem grande prejuízo em termos de usabilidade.

Ou podes simplesmente guardar esse montante para comprar por exemplo outro par de rodas, uns bibs de boa qualidade, etc…

A última versão de 105 bem afinado e mantido é como um relógio!

Vamos agora falar de geometrias… Para escalar e uma vez que a velocidade costuma ser mais reduzida, os ganhos aerodinâmicos não são tão notórios logo a posição tem menos importância do que em plano ou a descer. Honestamente para nós comuns mortais a melhor posição para subir é aquela em que vamos mais confortáveis por isso é que te referi que deves ter em atenção a tua condição física, leia-se flexibilidade e resistência ao nível do core abdominal. Tens que ter a noção se para ti é confortável manter durante várias horas, sujeito às vibrações da estrada, uma posição “mais deitada” na bike ou se pelo contrário preferes uma posição mais direita. Como te referi, a subir conta mais a leveza da bicicleta e das rodas do que as questões aerodinâmicas…

Abraço

Miguel faz aí um Hijack deste amigo para a nossa cozinha tradicional que eu quero lhe oferecer 2 copinhos de tinto....;)

Grande abraço...
 

Carolina

Well-Known Member
o meu irmão tem a mesma altura que tu e tem uma scultura 400 em tamanho XS (47).

fica a referência.
 

MigC77

Well-Known Member
Sem dúvida são questões pertinentes em que desconhecia os detalhes. Lá está, uma vez mais é importante experimentar antes de comprar nestes casos. Do que tenho visto poderia poupar algum dinheiro em optar por um grupo 105 e como disse, no grupo que tenho actualmente tenho que estar sempre a fazer afinações manuais constantes enquanto ando para não ter problemas, confesso que só afinei uma vez no mecânico :).
Ora bem, tendo isto tudo em atenção agora vem a parte mais difícil...o que comprar?!

Abraço e obrigado

A resposta a isso é muito simples… Compra aquilo que sintas que tens menor margem de erro para te enganares. Para isso acontecer um bom principio é comprar algo que tenhas podido experimentar antes.

Olha queres dar um salto ao tópico do Alberto? Parece que ele te quer pagar um copo.

Abraço
 

Pteam

Member
Ok MigC77, resposta politicamente correcta e a mais inteligente! Sendo assim a Canyon poderá estar posta de lado, a não ser que experimente uma de alguém com o meu tamanho :).
Obrigado pelas explicações e pelos conselhos. Vou chatear as lojas à procura de algo...mas deixo já aqui uma luz ao fundo do túnel...CANNONDALE SUPERSIX EVO 105 - 2016. Foi uma máquina que sempre me fascinou!

Abraço
 
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