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Nova bike

cou7inho

Well-Known Member
Por curiosidade, em que te baseias para dizer que a Coluer e "outras que tal" (demasiado vago, gostava que desses mais exemplos) se arriscam a comprar, e uso as tuas palavras quadros/material com "Controle de qualidade? Zero!" ?
Apesar de ser pouco conhecedor dos métodos que cada marca usa na produção e certificação dos seus quadros sempre houve uma coisa que me deixou curioso sobre marcas como a Coluer, por exemplo. Como é que uma Cannondale, Scott, Mérida.... custa uns 2500€ com Shimano Ultegra + umas rodas baratas (tipo Mavic Aksium) e uma marca como a Coluer consegue oferecer pelo mesmo preço uma bicicleta com o mesmo grupo e com umas rodas "que valem mais que a bicicleta"!? Tal como oferecem um bicicleta com Dura-Ace + rodas (que devem andar sozinhas:)) por 4000 e poucos euros, enquanto uma bicicleta de uma marca grande com os mesmo periféricos custa 10 mil paus. É claro que nem têm o trabalho de desenvolver novas tecnologias pq basta copiar o que as grandes marcas fazem, mas ainda assim ainda devem usar mais umas táticas para poupar na qualidade e assim ficar mais barato. Ninguém dá nada a ninguém.... Mas bem, é só o meu ponto de vista que vale o que vale :p

Abraço
 

gfnc

Member
Ali onde eu moro na Praia do Furadouro agora há venda de mercadoria todos os dias na Avenida.
Vêm uns senhores esticam um lençol no chão e põem o seu belo calçado em exposição e começam "comprem comprem que é barato.... olhós ténees da Naique..... olhós sapatos Guxe"
Tudo fabricado na China

Numa loja no CC Dolce Vita Ovar há ténis da Nike Reebok Puma e mais uns quantos e a vendedora diz assim "Leve senhor que está a bom preço com um bom desconto agora. Fica só por 109,99€, antes custavam, 129,99€. Aproveite!
Também aqui tudo fabricado na China

Passando isto para o quadro de uma bicicleta....

Uma coisa é uma marca fabricar na China ou em Taiwan ou onde quer que seja seguindo PADRÕES DE CONTROLE DE QUALIDADE onde a pesquisa e o desenvolvimento do produto seguiu normas que têm de ser aplicadas na produção.

Outra coisa é... Uma fábrica sem nome na China faz quadros parecidos ao que as marcas desenvolveram e lançaram. Os quadros ficam prontos para vender SEM PINTURA SEM MARCA SEM NADA. Controle de qualidade? Zero!
Vem um comprador leva 1000 quadros ao preço da chuva manda pintar e meter logos e pum fez-se o chocapic! Neste caso a Coluer e outras que tal.


Um comentário só sobre a tua bicicleta que é uma máquina do caraças.

Se queres gastar 2000 euros gasta.

MAs não metas Coluer e bicicleta e na mesma frase.

Abraço

:rolleyes::rolleyes::rolleyes:

Mas porque é que me meto com a malta que percebe da coisa???!!!?!

Já agora, esta não é a minha, mas o sistema do pedaleiro é este
https://ridewithgps.com/photoset/464477/photo/28483

O novo sistema como o Illuuminatus colocou tem vantagem?
 

vhugocosta

Well-Known Member
Olá,

Se tens curiosidade nada como investigares a respeito e tirares as tuas próprias conclusões.

Não posso obrigar ninguém a acreditar naquilo que eu digo mas por outro lado posso sempre ter sempre a minha visão das coisas.

Abraço

Não percebeste a minha pergunta, mas a minha curiosidade era em saber como sustentas o que dizes, como justificas o que acabaste de dizer, isto porque estás a falar de uma marca e "outras que tal" de uma maneira muito pouco positiva no meu entender, ainda para mais em temas tão especificos como processos de fabricação (mesmo sendo outsourcing), cadeia de montagem, e distribuição.

Da forma como falaste, com tanta acertividade pensei (mal) que as tuas afirmações estavam sustentadas de alguma forma por noticias, dados, experiências pessoais ou algo semelhante, inclusivé conhecimento técnico como referi anteriormente sobre processos de fabricação, porém pelo que leio desta tua resposta, a tua afirmação é um misto entre a tua visão das coisas, que formaste de uma forma generalista através de vária informação que te foi aparecendo ou tu procuraste sobre a matéria, e aquilo que acreditas, ou estou errado?

Concordo que não podes obrigar ninguém a acreditar no que dizes, e certamente sem argumentos factuais não o irias conseguir, mas aqui não se trata de convencer nada nem ninguém (felizmente), trata-se de discutir os assuntos. Para comentários "soltos" já temos o facebook... assim sendo não (quero) tenho nada a acrescentar ao assunto da COLUER e das tais "outras marcas" neste assunto em especifico, mas pensa no seguinte:

Boa ou má ao nível de produto (não vou discutir isso), a empresa que tu referiste tem rostos, são pessoas, tem anos de história, cria emprego direto, gera receita, gasta/gastou dinheiro na criação de uma imagem de marca de acordo com os valores que se considera importantes para ganhar clientes e atuar num mercado tão competitivo como este, é um agente económico com responsabilidade social e corrige-me se estou enganado mas, apesar de ser de origem espanhola, possui uma linha de montagem/distribuição no nosso pais (Inter Bike - Importação E Exportação, Lda), certo? e tu chegas aqui, num forum da especialidade acessivel a milhares de pessoas e "disparas" dessa forma chamando-os de irreponsáveis e tudo o que isso significa! É minha visão do teu post! Agora pergunto, achas isso responsável?

Eu não!!!

E sim, podes ter a tua visão.
 

vhugocosta

Well-Known Member
Apesar de ser pouco conhecedor dos métodos que cada marca usa na produção e certificação dos seus quadros sempre houve uma coisa que me deixou curioso sobre marcas como a Coluer, por exemplo. Como é que uma Cannondale, Scott, Mérida.... custa uns 2500€ com Shimano Ultegra + umas rodas baratas (tipo Mavic Aksium) e uma marca como a Coluer consegue oferecer pelo mesmo preço uma bicicleta com o mesmo grupo e com umas rodas "que valem mais que a bicicleta"!? Tal como oferecem um bicicleta com Dura-Ace + rodas (que devem andar sozinhas:)) por 4000 e poucos euros, enquanto uma bicicleta de uma marca grande com os mesmo periféricos custa 10 mil paus. É claro que nem têm o trabalho de desenvolver novas tecnologias pq basta copiar o que as grandes marcas fazem, mas ainda assim ainda devem usar mais umas táticas para poupar na qualidade e assim ficar mais barato. Ninguém dá nada a ninguém.... Mas bem, é só o meu ponto de vista que vale o que vale :p

Abraço

Percebo o que dizes, mas lamento, não sou a pessoa indicada para te explicar como funciona o processo de agregação de valor a um determinado produto, até porque isso pode ser feito através do I+D, como através da imagem da marca por si só, como pela escala do mercado, dimensão da estrutura, custos de produção, etc...

Por exemplo, quantos produtos (fora do mundo das bicicletas) que tu conheces que sabes que só tem um determinado valor porque estão relacionados com esta ou aquela marca concretamente? marcas essas que geralmente são refº no mercado que atuam, e que tiveram de trabalhar e/ou investir para chegar lá. Não faltam exemplos

Não quero dizer que não valem o preço, até porque tens mercados tão diferentes ao nível de económico que o que para ti é caro, para outros é barato/acessivel em relativamente ao que estão a oferecer. Daí aparecerem outras marcas, com outras mais-valias para suprir as necessidades desses mesmos mercados.

É uma questão demasiado complexa. O que eu acho é que nos dias de hoje, com todo o acesso á informação que temos, aos mercados, tu podes criar uma marca, oferecer qualidade a bons preços e tudo em outsourcing, e isso não faz de ti mais, nem menos, como é óbvio vai-te custar mais (tempo e dinheiro) a conseguires afirmar-te no mercado.
 

JBG

Well-Known Member
:rolleyes::rolleyes::rolleyes:

Mas porque é que me meto com a malta que percebe da coisa???!!!?!

Já agora, esta não é a minha, mas o sistema do pedaleiro é este
https://ridewithgps.com/photoset/464477/photo/28483

O novo sistema como o Illuuminatus colocou tem vantagem?

Tens uma boa bicicleta, vais ficar a perder com a troca.
Como já disse, uma boa revisão, polidela, fitas novas vai ficar impec!

Em relação ao BB, para mim o press-fit é bom para quem o vende.
 

Bruso

Well-Known Member
Boa ou má ao nível de produto (não vou discutir isso), a empresa que tu referiste tem rostos, são pessoas, tem anos de história, cria emprego direto, gera receita, gasta/gastou dinheiro na criação de uma imagem de marca de acordo com os valores que se considera importantes para ganhar clientes e atuar num mercado tão competitivo como este, é um agente económico com responsabilidade social e corrige-me se estou enganado mas, apesar de ser de origem espanhola, possui uma linha de montagem/distribuição no nosso pais (Inter Bike - Importação E Exportação, Lda), certo? e tu chegas aqui, num forum da especialidade acessivel a milhares de pessoas e "disparas" dessa forma chamando-os de irreponsáveis e tudo o que isso significa! É minha visão do teu post! Agora pergunto, achas isso responsável?

Não posso deixar de concordar com este ponto. Acho que criou-se um ódio de estimação a certas marcas aqui no fórum, que são infudadas. Que não se recomende um Coleur eu até compreendo mas é uma marca como outra qualquer que luta para ter presença no mercado e que já tem alguma história (criada em 1991).
Acho que como membros do único fórum de ciclismo de Portugal, devíamos ter mais respeito por este tipo de marcas que andam cá no nosso país e que tornam o mercado mais dinâmico.
Já agora deixo só uma pergunta: porque recomendam Bwin e não recomenda Coleur?

Edit: outra marca que é ódio de estimação é a Canyon. No entanto, vi uma visita guiada a uma das fábricas deles, e todos os componentes da direção (forqueta, guiador e avanço) são passados numa máquina raio-x. Todos as peças têm um código RFID que lhes permite ir do comprador até o fornecedor, passando pela cadeia de distribuição. São perfeitos, claro que não mas têm um modelo de negócio completamente disruptivo que vai obrigar o mercado a mudar.
 

cou7inho

Well-Known Member
Não posso deixar de concordar com este ponto. Acho que criou-se um ódio de estimação a certas marcas aqui no fórum, que são infudadas. Que não se recomende um Coleur eu até compreendo mas é uma marca como outra qualquer que luta para ter presença no mercado e que já tem alguma história (criada em 1991).
Acho que como membros do único fórum de ciclismo de Portugal, devíamos ter mais respeito por este tipo de marcas que andam cá no nosso país e que tornam o mercado mais dinâmico.
Já agora deixo só uma pergunta: porque recomendam Bwin e não recomenda Coleur?

Edit: outra marca que é ódio de estimação é a Canyon. No entanto, vi uma visita guiada a uma das fábricas deles, e todos os componentes da direção (forqueta, guiador e avanço) são passados numa máquina raio-x. Todos as peças têm um código RFID que lhes permite ir do comprador até o fornecedor, passando pela cadeia de distribuição. São perfeitos, claro que não mas têm um modelo de negócio completamente disruptivo que vai obrigar o mercado a mudar.
Apesar de marcas como a coluer terem de cortar em certos aspetos para lucrar e conseguirem preços aperitivos não significa que sejam lixo na minha opiniao.no meu comentário anterior escrevi "muito" e nao disse esta parte sry .... como já alguém disse marcas como estas têm atletas a usar esse material. atletas que podemos ou nao gostar mas são atletas profissionais.

Essa comparação com a btwin foi bem vista mas alguém vai usar o argumento que é uma melhor opção por causa da assistência da decathlon, o que é bastante relevante. mas concordo contigo
 

Bruso

Well-Known Member
Ve
Apesar de marcas como a coluer terem de cortar em certos aspetos para lucrar e conseguirem preços aperitivos não significa que sejam lixo na minha opiniao.no meu comentário anterior escrevi "muito" e nao disse esta parte sry .... como já alguém disse marcas como estas têm atletas a usar esse material. atletas que podemos ou nao gostar mas são atletas profissionais.

Essa comparação com a btwin foi bem vista mas alguém vai usar o argumento que é uma melhor opção por causa da assistência da decathlon, o que é bastante relevante. mas concordo contigo

Verdade e admito que enquanto escrevia a pergunta lembrei-me disso. Mas também não me lembro de nenhuma reclamação em relação à assistência pós venda da Coleur
 

vhugocosta

Well-Known Member
Não posso deixar de concordar com este ponto. Acho que criou-se um ódio de estimação a certas marcas aqui no fórum, que são infudadas. Que não se recomende um Coleur eu até compreendo mas é uma marca como outra qualquer que luta para ter presença no mercado e que já tem alguma história (criada em 1991).
Acho que como membros do único fórum de ciclismo de Portugal, devíamos ter mais respeito por este tipo de marcas que andam cá no nosso país e que tornam o mercado mais dinâmico.
Já agora deixo só uma pergunta: porque recomendam Bwin e não recomenda Coleur?

Edit: outra marca que é ódio de estimação é a Canyon. No entanto, vi uma visita guiada a uma das fábricas deles, e todos os componentes da direção (forqueta, guiador e avanço) são passados numa máquina raio-x. Todos as peças têm um código RFID que lhes permite ir do comprador até o fornecedor, passando pela cadeia de distribuição. São perfeitos, claro que não mas têm um modelo de negócio completamente disruptivo que vai obrigar o mercado a mudar.

Nem mais, é que se não forem estas marcas - e aproveitando o resto do teu comentário - como a Canyon já foi um dia, ficariamos reféns das grandes marcas, e isso não é bom. Eu considero que um mercado saudável é aquele que nos dá opções de escolha. Existem centenas de marcas que são uma alternativa viável aos grandes players da industria, lembro-me por exemplo da PLANETX, ROSE, PINNACLE entre outras tantas que de uma forma ou de outra vão servir a alguém num determinado momento.

Eu reparei (claro) no cuidado com a logistica e a optimização dos processos, seja ao nível de controle de qualidade como falaste que certamente se vai refletir na redução de custos no pós-venda e consequentemente na satisfação do cliente, embora julgo que este cuidado todo é um standart nas grandes marcas, mas o que mais me impressionou foi optimização dos stocks pré-assemblagem. Isso tudo faz reduzir os custos, e no seguimento conseguem ser mais competitivos. Por outro lado, ao reduzires os custos, ficas com mais budget para o marketing, e dessa forma podes promover o teu produto/marca melhor - incluindo estas reportagens encomendadas - agregando valor.
 

JBG

Well-Known Member
Apesar de marcas como a coluer terem de cortar em certos aspetos para lucrar e conseguirem preços aperitivos não significa que sejam lixo na minha opiniao.no meu comentário anterior escrevi "muito" e nao disse esta parte sry .... como já alguém disse marcas como estas têm atletas a usar esse material. atletas que podemos ou nao gostar mas são atletas profissionais.

Essa comparação com a btwin foi bem vista mas alguém vai usar o argumento que é uma melhor opção por causa da assistência da decathlon, o que é bastante relevante. mas concordo contigo

Pegando no exemplo da B'Twin.

Reviews ao pontapé por essa internet fora.
https://www.bikeradar.com/road/gear/category/bikes/road/product/btwin-triban-520-review-51887/

Coluer é uma marca outsider, eu sinceramente não arriscaria gastar X mil euros na fé que pode ser bom qd há marcas que oferecem mais garantias de qualidade.
 

cou7inho

Well-Known Member
Pegando no exemplo da B'Twin.

Reviews ao pontapé por essa internet fora.
https://www.bikeradar.com/road/gear/category/bikes/road/product/btwin-triban-520-review-51887/

Coluer é uma marca outsider, eu sinceramente não arriscaria gastar X mil euros na fé que pode ser bom qd há marcas que oferecem mais garantias de qualidade.

Quanto a esse ponto acho que é falta de marketing... Uma marca como a coluer precisa de mostrar o produto e se não o fizer arrisca-se a continuar no "desconhecido" de muitos.
 

Carolina

Well-Known Member
As btwin são produzidas e vendidas pela decathlon, apenas nas próprias lojas. Não existe middle man. Além disso, como vendem muito mais coisas para além de bicicletas, todo o custo associado a distribuição, manutenção da loja online, custo das lojas fisicas, etc acaba por ficar muito mais diluído do que, por exemplo, o custo de uma canyon.

A decathlon consegue facilmente vender uma bicicleta mais bem equipada porque o seu custo de produção final acaba por ser mais baixo.
Numa coluer, onde é que eles cortam, sem ser no marketing?
 

Martins

Well-Known Member
Não percebeste a minha pergunta,

Percebi perfeitamente a tua pergunta e a resposta foi a correcta.

Boa ou má ao nível de produto (não vou discutir isso), a empresa que tu referiste tem rostos,
são pessoas, tem anos de história, cria emprego direto, gera receita, gasta/gastou dinheiro na
criação de uma imagem de marca de acordo com os valores que se considera importantes para ganhar
clientes e atuar num mercado tão competitivo como este, é um agente económico com responsabilidade
social e corrige-me se estou enganado mas, apesar de ser de origem espanhola, possui uma linha de
montagem/distribuição no nosso pais (Inter Bike - Importação E Exportação, Lda), certo? e tu chegas aqui,
num forum da especialidade acessivel a milhares de pessoas e "disparas" dessa forma chamando-os de irreponsáveis
e tudo o que isso significa! É minha visão do teu post! Agora pergunto, achas isso responsável?
Eu não!!!


Isto vale a pena discutir. E sinceramente nunca esperei discuti-lo contigo. Tinha-te em muito melhor conta.

Mas vamos lá.

Boa ou má a nível de produto que é o que tu não queres discutir é tudo o que interessa e é por isso que afirmei o que afirmei.

Vai sempre haver alguém a dizer que é preciso respeitar a empresa, que contribui para a economia.
Vai sempre haver utilizadores satisfeitos com a compra.

Sobre os anos de história... Acredito que a empresa tenha sido fundada com uma série de valores e princípios mas que entretanto passaram.
Talvez o seu fundador tivesse uma visão de mercado bem diferente daquela que a empresa apresenta hoje.
Mas isto é o que eu considero "normal" em Espanha. E antes que digas que sou irresponsável por pôr em causa os valores e princípios de uma série de empresas espanholas digo-te já que lido com eles diariamente em várias áreas de negócio.
Mas neste mundo das biclas nada nos deve admirar, já que até a Olympia começou a querer fazer umas brincadeiras com o Cipo.

Já sobre os valores que se considera importantes para ganhar clientes...

Deixo-te esta imagem que acho que é esclarecedora

Capturar.jpg

Respeito? Hum.. Pois.

Para finalizar e não volto a chover no molhado só duas coisas.

1. Porquê a BTWIN na vez da Coluer? Uma vale o dinheiro a outra não
2. Sobre a Canyon. Vocês já cá andam á tempo suficiente para saber o problemas que os felizes compradores tiveram de cada vez que precisaram de pós-venda. Algumas situações só se resolveram através de contacto directo com o CEO da empresa. Basta fazer search no fórum.
Até podiamos duvidar da qualidade do produto (a forqueta do @Bernalve é um exemplo do que não se devia vender) mas o grande problema sempre foi o pós-venda.

Abraço
 

vhugocosta

Well-Known Member
Percebi perfeitamente a tua pergunta e a resposta foi a correcta.

Continua a achar que não.

Isto vale a pena discutir. E sinceramente nunca esperei discuti-lo contigo. Tinha-te em muito melhor conta.

Tinhas-me muito melhor em conta? Lamento de certa forma desiludir-te, mas sou demasiado pragmático para determinados aspectos romanticos que rodeiam esta modalidade.

Boa ou má a nível de produto que é o que tu não queres discutir é tudo o que interessa e é por isso que afirmei o que afirmei.

Tens razão, esse assunto comigo não vale a pena!!! eu sei pôr-me no meu lugar, tenho opinião formada sobre vários assuntos, mas publicamente só falo do que sei e/ou expondo a minha opinião tendo por base as minhas experiências, não invalidando o facto de querer saber mais e aprender. Daí eu ter-te questionado... mas sobre este caso concretamente, não conheço a proveniência dos quadros e demais componentes, não sei o processo, nem sequer tenho formação na área, somado ao facto de nunca ter andado sequer numa COLUER, não posso falar.

Vai sempre haver alguém a dizer que é preciso respeitar a empresa, que contribui para a economia.

Verdade!! Porque é que vamos estar a difamar uam empresa ter conhecimento do seu funcionamento, praticas comercias, etc... porque???

Vai sempre haver utilizadores satisfeitos com a compra.

Verdade, e insatisfeitos. Ainda no outro dia falava disso em outro post. A satisfação ou não de um produto tem uma relação estrita com as espectativas que criamos em relação ao mesmo

Sobre os anos de história... Acredito que a empresa tenha sido fundada com uma série de valores e princípios mas que entretanto passaram.
Talvez o seu fundador tivesse uma visão de mercado bem diferente daquela que a empresa apresenta hoje.
Mas isto é o que eu considero "normal" em Espanha. E antes que digas que sou irresponsável por pôr em causa os valores e princípios de uma série de empresas espanholas digo-te já que lido com eles diariamente em várias áreas de negócio.
Mas neste mundo das biclas nada nos deve admirar, já que até a Olympia começou a querer fazer umas brincadeiras com o Cipo.

Lá está, eu tenho uma visão diferente da industria. Para mim seja qual for a marca, o core business é vender bicicletas e lutam para viver/sobreviver/manter no mercado usando para tal as armas que dispõe. Umas usam a história, o romantismo, a essencia e tal.. outras o preço, outras a inovação, outras a imagem.. e são esses fatores que nos cativam e nos fazem desejar um determinado produto em relação a outro, o euq eé totalmente legitimo! Neste cenário (reforço: neste cenário) a COLUER é como qualquer outra marca.

No fundo, não acredito que nenhuma marca faça bicicletas por "amor" porque chegam ao final do mês tem salários para pagar, accionista/investidores a quem tem de apresentar resultados, etc.

Sobre a imagem, já questionaste a COLUER sobre o assunto? se calhar... ou não! Efetivamente parece uma cópia, ou será igual... a questão é será? Eu não só sei o que parece, mas entre o parecer e ser, pode dar para os dois lados.

1. Porquê a BTWIN na vez da Coluer? Uma vale o dinheiro a outra não

Caramba..não sejas tão redutor.

2. Sobre a Canyon. Vocês já cá andam á tempo suficiente para saber o problemas que os felizes compradores tiveram de cada vez que precisaram de pós-venda. Algumas situações só se resolveram através de contacto directo com o CEO da empresa. Basta fazer search no fórum.
Até podiamos duvidar da qualidade do produto (a forqueta do @Bernalve é um exemplo do que não se devia vender) mas o grande problema sempre foi o pós-venda.

E eles como são gajos inteligentes, trataram de nos querer/fazer acreditar que evoluiram e não tem mais problemas desses.
 
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