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Nova Bike - Ajuda!!!

Fcoelho

New Member
Olá a todos!

Há muito que sigo este fórum, com o qual tenho aprendido muito ao longos destes últimos anos e tenho muito em conta as vossas opiniões.

Hoje, finalmente resolvi inscrever-me no sentido de pedir a vossa opinião/ajuda sobre a compra de uma bicicleta. Tenho 42 anos, sou da região de Seia, tenho 1,74m de altura e 79 cm entre pernas e atualmente peso 77kg. Contudo, em 2012 cheguei a pesar 115kg, altura em que decidi mudar o estilo de vida e comecei a usar o ciclismo como base para emagrecer. Em 2014 comprei uma bicicleta de BTT Coluer Ascent porque na altura, com o peso que tinha, sentia necessidade de usar uma bicicleta confortável dado que, com o excesso de peso, arranjei alguns problemas nas costas... Mais tarde comprei uma triban 520 FB para a minha mulher à qual raramente ela deu uso por falta de tempo e que eu comecei a usar em 2017, uma vez que a Coluer em estrada já não me dava o rendimento que eu pretendia. Contudo tem sido um uso muito esporádico e atualmente raramente uso a Triban 520 FB porque me parece totalmente desadequada para longos percursos (para além de me provocar dores na cervical). Assim continuo a andar em estrada e a subir serras com a minha velhinha (e confortável!!!) Coluer de BTT e, apesar de gostar muito dela, sinto necessidade de passar para um outro tipo de bicicleta mais adequada à estrada e aos percursos que atualmente faço (com muita montanha pelo meio na Serra da Estrela).

E é neste ponto que eu necessito da vossa ajuda e das vossas opiniões. Queria investir numa boa bicicleta que servisse essencialmente para subir montanhas mas que fosse minimamente confortável. Ando a amadurecer a ideia há cerca de 6 meses e estou a pensar comprar a trek emonda sl6...

https://www.trekbikes.com/pt/pt_PT/...petição/émonda/émonda-sl/émonda-sl-6/p/24012/

Contudo, e dado que sou bastante noob nesta área, acham que a geometria desta bicicleta é aconselhável para alguém com o meu perfil? E Relativamente ao tamanho? 52 ou 54? Ou devo optar por outra bicicleta? Se sim, quais?

Agradeço desde já toda a vossa ajuda.

Grande abraço!
 

Fcoelho

New Member
Bom dia.

Qual era o tamanho da 520 FB? Mais algum desconforto para além da cervical?

Olá, bom dia!

O tamanho da 520FB é o M. Quanto ao desconforto, não, apenas na cervical e ao fim de algum tempo a pedalar...

Uma outra alternativa que pondero e já tendo por base a tua opinião noutros tópicos é a trek domane.... Mas no site da Trek não encontro nenhuma versão sl6 sem disco... Apenas encontro esta sl5 mas sem ultrega...

https://www.trekbikes.com/pt/pt_PT/...e-sl/domane-sl-5/p/24223/?colorCode=black_red

A diferença entre uma transmissão shimano 105 e ultegra é assim tão significativa?
 

Fcoelho

New Member
Se fazes muitos percursos de serra, aconselho-te a pensar em bicicletas com travões de disco.
Ok, obrigado pela dica e vou ter em consideração. Inicialmente, pensei sempre numa bicicleta sem travão de disco por causa do peso e do custo acrescidos.
 

Carolina

Well-Known Member
A bicicleta de estrada com guiador tradicional vai fazer com que fiques mais esticado. Essa 520FB é mais confortável. Não têm a mesma posição.
Até pode ser uma questão de bikefit, pode não estar relacionado com falta de condição fisica.

Por outro lado, também já não tens 20 anos. Quando tiveres +50 anos provavelmente vais privilegiar o conforto acima de tudo. E agora entra outro factor: vais comprar uma bicicleta e pensas trocar daqui a 5-6 anos, ou já procuras uma para usar até não dar mais?

A minha domane foi estreada com 1 ida à Torre. A descer pela Covilhã agradeci várias vezes ter discos. (Não sei como se comparam com os travões direct mount e eu não desço particularmente bem).
 

Fcoelho

New Member
A bicicleta de estrada com guiador tradicional vai fazer com que fiques mais esticado. Essa 520FB é mais confortável. Não têm a mesma posição.
Até pode ser uma questão de bikefit, pode não estar relacionado com falta de condição fisica.

Por outro lado, também já não tens 20 anos. Quando tiveres +50 anos provavelmente vais privilegiar o conforto acima de tudo. E agora entra outro factor: vais comprar uma bicicleta e pensas trocar daqui a 5-6 anos, ou já procuras uma para usar até não dar mais?

A minha domane foi estreada com 1 ida à Torre. A descer pela Covilhã agradeci várias vezes ter discos. (Não sei como se comparam com os travões direct mount e eu não desço particularmente bem).

A ideia era mesmo comprar para usar até não dar mais...:)
 

ricasmetx

Well-Known Member
Viva
Tenho uma Trek Emonda Sl6 Disc com semanas e passei pela mesma indecisão que tu relativo ao quadro.
Assim de repente nesse modelo aconselharia um 52, acho preferivel andares num 52 com avanço de 100 do que num 54 com avanço de 80 ou mesmo 90.
Num entanto como apontas para esses valores três notas:

1º Faz um bike fit antes.
O investimento é de cerca de 8% ja com viagens. Lá vao-te dizer marca a marca, modelo a modelo qual o quadro que te serve. Recomendo a Cyclos em Coimbra.
Para gastar >2500€ numa bike um bike fit é irrisorio!

2º Compra disco.
O poder de travagem é surreal. Ainda para mais nesta nossa zona (sou de Castelo Branco, tambem cohabito em estradas de serra) a eficacia de travagem é importante e é a tedencia, sejamos sinceros, por muito que custe a ferradura é algo obsoleto, o futuro é disco e nao queres ter uma bike com 1 ano obsoleta, certo?

3º Compra a Emonda!
Sempre teve uma geometria racing mas sofreu evoluçoes para ficar mais proxima do publico, de nós dos ciclistas amadores.
A Trek considera-a uma all arounder. A bicicleta é super confortavel, o carbono absorve muito impacto e com pneu 28.. é um luxo! Curva assustadoramente bem.
Quanto à Domane é a bike da Trek para endurance, mas está mais adaptada a fazer 200km/dia, a grandes viagens. Até tem furaçoes no quadro para colocar malas, julgo que nao é o que pretendes!

https://photos.google.com/share/AF1...?key=X3UyZWd5MXdNN0NFYmtXR1JQUDVoc3RESGFndUd3

Atenção que nao sou embaixador da Trek, mas se precisares de ajuda diz, recentemente passei por esse dilema ;)
http://www.forumciclismo.net/index.php?threads/the-billlion-dollar-question-que-bike-comprar.18112/
 

Fcoelho

New Member
Viva
Tenho uma Trek Emonda Sl6 Disc com semanas e passei pela mesma indecisão que tu relativo ao quadro.
Assim de repente nesse modelo aconselharia um 52, acho preferivel andares num 52 com avanço de 100 do que num 54 com avanço de 80 ou mesmo 90.
Num entanto como apontas para esses valores três notas:

1º Faz um bike fit antes.
O investimento é de cerca de 8% ja com viagens. Lá vao-te dizer marca a marca, modelo a modelo qual o quadro que te serve. Recomendo a Cyclos em Coimbra.
Para gastar >2500€ numa bike um bike fit é irrisorio!

2º Compra disco.
O poder de travagem é surreal. Ainda para mais nesta nossa zona (sou de Castelo Branco, tambem cohabito em estradas de serra) a eficacia de travagem é importante e é a tedencia, sejamos sinceros, por muito que custe a ferradura é algo obsoleto, o futuro é disco e nao queres ter uma bike com 1 ano obsoleta, certo?

3º Compra a Emonda!
Sempre teve uma geometria racing mas sofreu evoluçoes para ficar mais proxima do publico, de nós dos ciclistas amadores.
A Trek considera-a uma all arounder. A bicicleta é super confortavel, o carbono absorve muito impacto e com pneu 28.. é um luxo! Curva assustadoramente bem.
Quanto à Domane é a bike da Trek para endurance, mas está mais adaptada a fazer 200km/dia, a grandes viagens. Até tem furaçoes no quadro para colocar malas, julgo que nao é o que pretendes!

https://photos.google.com/share/AF1...?key=X3UyZWd5MXdNN0NFYmtXR1JQUDVoc3RESGFndUd3

Atenção que nao sou embaixador da Trek, mas se precisares de ajuda diz, recentemente passei por esse dilema ;)
http://www.forumciclismo.net/index.php?threads/the-billlion-dollar-question-que-bike-comprar.18112/

Bom dia!

Obrigado pelos conselhos. Sim, eu li atentamente o teu tópico e acho que fizeste uma excelente compra!
No entanto, agora fiquei um pouco mais indeciso com a vossa opinião sobre os travões de disco.... estou a ver que tenho de amadurecer ainda mais a compra... se calhar influenciei-vos com o facto de dizer que fazia muita montanha... No entanto com esta compra pretendo fazer todos os tipos de terreno (em termos de inclinação). A Emonda SL6 com discos custa 3000€ e já sai bastante daquilo que tinha projectado como limite máximo (2500€). Mas concordo com vocês, uns travões de disco são muito mais eficientes (é o que eu tenho na minha Coluer).

Tenho de ponderar muito bem...

Mais uma vez, muito obrigado!
 

Nuno

Well-Known Member
3º Compra a Emonda!
Sempre teve uma geometria racing mas sofreu evoluçoes para ficar mais proxima do publico, de nós dos ciclistas amadores.
A Trek considera-a uma all arounder. A bicicleta é super confortavel, o carbono absorve muito impacto e com pneu 28.. é um luxo! Curva assustadoramente bem.
Quanto à Domane é a bike da Trek para endurance, mas está mais adaptada a fazer 200km/dia, a grandes viagens. Até tem furaçoes no quadro para colocar malas, julgo que nao é o que pretendes!
 

Nuno

Well-Known Member
Por acaso discordo tive duas Domane e andei dois ou três dias com uma Emonda. A Domane é bastante mais confortável e a diferença a subir entre uma Domane e uma Emonda do mesmo nível não é significativa, eu pelo menos não notei diferença e nem sequer andei mais rápido com a Emonda nos segmentos que estava farto de fazer com a Domane.
 

ricasmetx

Well-Known Member
Bom dia!

Obrigado pelos conselhos. Sim, eu li atentamente o teu tópico e acho que fizeste uma excelente compra!
No entanto, agora fiquei um pouco mais indeciso com a vossa opinião sobre os travões de disco.... estou a ver que tenho de amadurecer ainda mais a compra... se calhar influenciei-vos com o facto de dizer que fazia muita montanha... No entanto com esta compra pretendo fazer todos os tipos de terreno (em termos de inclinação). A Emonda SL6 com discos custa 3000€ e já sai bastante daquilo que tinha projectado como limite máximo (2500€). Mas concordo com vocês, uns travões de disco são muito mais eficientes (é o que eu tenho na minha Coluer).

Tenho de ponderar muito bem...

Mais uma vez, muito obrigado!

Sim, mais vale analisar as coisas, nao te precipites, e acima de tudo pondera muito seriamente um bike fit antes de investires.
Assim tens a certeza do que vais comprar e isto que dizes... "me parece totalmente desadequada para longos percursos (para além de me provocar dores na cervical)"
Nao queiras investir 2500€ e depois teres dores na cervical e andares a alterar avanços etc, é um pesadelo!
 

ricasmetx

Well-Known Member
Por acaso discordo tive duas Domane e andei dois ou três dias com uma Emonda. A Domane é bastante mais confortável e a diferença a subir entre uma Domane e uma Emonda do mesmo nível não é significativa, eu pelo menos não notei diferença e nem sequer andei mais rápido com a Emonda nos segmentos que estava farto de fazer com a Domane.

Assino isso por baixo Nuno.
Mas ja viste a Domane de 2019? Eles mudaram o conceito!
 

Nuno

Well-Known Member
Não conheço a de 2019, tive uma de 2015 e outra de 2018, esta última já trazia pneus, salvo erro de 32 mm que achei demasiado e troquei de imediato, logo aí poupando 500 gr. Mas os isospeeds (à frente e atrás) e a geometria do quadro é fantática em termo de conforto e na minha oipinião sem perda de eficácia.
 
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