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Nova aquisição (bicicleta)

NunoP4is

Active Member
Boas pessoal!
Vou começar com uma breve apresentação.
Tenho 20 anos, pratiquei futebol desde os meus 4 anos, até aos 18, grande maioria destes anos de grande intensidade (a treinar 4/5 vezes por semana + jogo ao fds).
Apesar disso sempre gostei de andar de bicicleta e costumava fazer isso sempre que tinha tempo, mesmo enquanto jogava futebol.
Como é "normal", findado o ensino secundário, lá saí de casa para ir estudar o que criou o problema da atividade física, experimentei ginásios, etc., mas eu gosto mesmo é daquela sensação de liberdade que num sítio fechado é impossível de ter.
Com isto, no verão passado voltei a pegar "mais seriamente" na bicicleta e é aí que a conversa fica mais inserida neste fórum.
Neste momento ando só ao fim de semana, e/ou quando dá, devido ao facto de a bicicleta ficar em casa. Após muito pensamento, decidi que se calhar está na hora de começar a levar mais seriamente e começar a fazer umas brincadeiras mais engraçadas, pois sinto que apesar de não fazer uma quilometragem assim tão grande por ano, tinha capacidade para fazer bem mais, só não o faço devido á impossibilidade de “falta de arma” (ehehe).
Com isto, quero dizer, que vou ter de comprar um "brinquedo" novo, tenho uma triban 3, e ao comprar queria dar um passo em frente, mas ao mesmo tempo sei claramente que não preciso de um topo de gama. xD
A triban passaria a ser a bicicleta com que andaria durante a semana e a nova aquela para andar quando estivesse "por casa".
Queria saber a vossa opinião sobre "o que é melhor em termos de qualidade preço", sei também que isso é relativo.
Estou também em processo de marcação de bike fit, tanto para a triban, como para nova...
Peço desculpa pelo testamento, mas é para criar uma imagem da minha realidade
 

pratoni

Well-Known Member
1a coisa estipular o orçamento. Nem que seja num intervalo de valores. Só a partir daí é que se podem dar sugestões...
 

Carolina

Well-Known Member
Então e qual é o teu orçamento?

Já tens alguma bike debaixo de olho? Como é que te sentes na triban?
 

nmt

Well-Known Member
Se deres uma ideia dos $$$ disponíveis, do que pretendes fazer com a bike (voltas longas, montanha, voltas rolantes, etc...), se pretendes uma geometria confortável ou agressiva, será possível dar-te algumas ideias, assim é difícil.
Mas existem sempre alguns lugares comuns: a Decathlon tem uma excelente relação qualidade-preço mas desvaloriza bastante se a pretenderes vender; Venda em lojas da especialidade normalmente a Giant tem excelentes modelos e com um óptimo preço para as máquinas que são; se não te importares de comprar online, a Canyon é sempre uma opção a ter em conta.
 

NunoP4is

Active Member
Desde já obrigado pelas respostas...
Estava a pensar na casa dos 1000€ se esticar um bocado até aos 1500€ (max dos max).
Quanto ao tipo de bicicleta procuro algo só para estrada (não sou grande fã das novas tendências aka gravel), tendo em conta a minha idade, flexibilidade e historial, não vejo grandes problemas em optar por algo mais "agressivo", mas é algo que sinceramente não estou muito por dentro, isto é, não sei até que ponto é o meu limite e daí querer fazer bikefit.
Quanto a como me sinto na triban é bem mas como não ando "regularmente" sinto que quando o corpo se começa a habituar entra a semana e estamos num ciclo...
Já vi muita coisa, principalmente na net, que ainda não consegui ver lojas "físicas", mas ainda não estou inclinado para nada.
 

cou7inho

Well-Known Member
O melhor é começar a ver as marcas que se vendem nas lojas onde moras ou onde estudas.
A menos que como já referido pretendas comprar online.
Quanto à geometria o mais sensato, na minha opinião, é comprares um modelo que se adequa ao terreno predominante onde vais andar com ela.
 

Carolina

Well-Known Member
Tendo em conta que sempre fizeste bastante desporto e de forma regular, diria que não terás grandes problemas em adaptar-te a qualquer tipo de geometria. De qualquer forma, como vais fazer bikefit com a triban, facilmente a pessoa que te fizer o fit pode indicar-te medidas mais precisas para o tamanho/geometria.

Visita lojas na tua zona e vê o que têm por lá dentro do teu orçamento. Algumas questões para pensares:
- estás naquele intervalo em que podes ir para um excelente quadro de alumínio ou carbono de entrada de gama.
- a eterna questão de travões de discos vs convencionais. É uma discussão que dá para para mangas, mas a minha sugestão é discos ou os convencionais, mas que sejam direct mount (presos ao quadro com dois parafusos e não apenas um). Vais ter mais poder de travagem.

A minha sugestão: Cannondale CAAD.
 

nmt

Well-Known Member
Para esses valores a melhor opção será certamente a Decathlon, num modelo em alumínio mas já com um bom equipamento, quer a nível de transmissão e travões quer de rodas. Algo como a ULTRA RCR AF ULTEGRA AZUL VAN RYSEL, por 1400 euros (indo para o topo do orçamento) ou a ULTRA 105 AF PRETO VAN RYSEL, por 1000 euros (base do orçamento). Bicicleta que me parece um bom negócio atualmente na Decathlon é a ULTRA 500 AF GF (TRAVÕES DE DISCO) B'TWIN, por 700 euros. Mais pesada e equipada com Sora, mas com travões de disco hidráulicos e uma geometria de endurance agradável com um excelente preço (modelo a descontinuar, ainda com a marca BTwin), mas possivelmente não se enquadra nas tuas preferências.
 

NunoP4is

Active Member
Tendo em conta que sempre fizeste bastante desporto e de forma regular, diria que não terás grandes problemas em adaptar-te a qualquer tipo de geometria. De qualquer forma, como vais fazer bikefit com a triban, facilmente a pessoa que te fizer o fit pode indicar-te medidas mais precisas para o tamanho/geometria.

Visita lojas na tua zona e vê o que têm por lá dentro do teu orçamento. Algumas questões para pensares:
- estás naquele intervalo em que podes ir para um excelente quadro de alumínio ou carbono de entrada de gama.
- a eterna questão de travões de discos vs convencionais. É uma discussão que dá para para mangas, mas a minha sugestão é discos ou os convencionais, mas que sejam direct mount (presos ao quadro com dois parafusos e não apenas um). Vais ter mais poder de travagem.

A minha sugestão: Cannondale CAAD.

Pois a minha dúvida é examtamente essa... gama de entrada e carbono ou aluminio de gama mais alta.
Procuro algo já com 105 (pelo menos), se aparecer algum negocio dentro do orçamento claro que não reclamo. ehehe
Quanto a disco ou tradicional, eu nunca experimentei disco, mas a critica que ouço é que quem experimenta, raramente se arrepende, mas pelo que vi disco faz sempre com que o preço dispare...
Exatamente por nem eu próprio saber o que procuro é que decidi criar este tópico, de forma a que com as vossas opiniões se forme uma ideia mais definida.
 

NunoP4is

Active Member
Para esses valores a melhor opção será certamente a Decathlon, num modelo em alumínio mas já com um bom equipamento, quer a nível de transmissão e travões quer de rodas. Algo como a ULTRA RCR AF ULTEGRA AZUL VAN RYSEL, por 1400 euros (indo para o topo do orçamento) ou a ULTRA 105 AF PRETO VAN RYSEL, por 1000 euros (base do orçamento). Bicicleta que me parece um bom negócio atualmente na Decathlon é a ULTRA 500 AF GF (TRAVÕES DE DISCO) B'TWIN, por 700 euros. Mais pesada e equipada com Sora, mas com travões de disco hidráulicos e uma geometria de endurance agradável com um excelente preço (modelo a descontinuar, ainda com a marca BTwin), mas possivelmente não se enquadra nas tuas preferências.

Também já olhei para essas possibilidades e estão obviamente dentro da opções.
Até agora todas as cartas estão em cima da mesa, como se costuma dizer
 

Richrad

Active Member
Boas pessoal!
Vou começar com uma breve apresentação.
Tenho 20 anos, pratiquei futebol desde os meus 4 anos, até aos 18, grande maioria destes anos de grande intensidade (a treinar 4/5 vezes por semana + jogo ao fds).
Apesar disso sempre gostei de andar de bicicleta e costumava fazer isso sempre que tinha tempo, mesmo enquanto jogava futebol.
Como é "normal", findado o ensino secundário, lá saí de casa para ir estudar o que criou o problema da atividade física, experimentei ginásios, etc., mas eu gosto mesmo é daquela sensação de liberdade que num sítio fechado é impossível de ter.
Com isto, no verão passado voltei a pegar "mais seriamente" na bicicleta e é aí que a conversa fica mais inserida neste fórum.
Neste momento ando só ao fim de semana, e/ou quando dá, devido ao facto de a bicicleta ficar em casa. Após muito pensamento, decidi que se calhar está na hora de começar a levar mais seriamente e começar a fazer umas brincadeiras mais engraçadas, pois sinto que apesar de não fazer uma quilometragem assim tão grande por ano, tinha capacidade para fazer bem mais, só não o faço devido á impossibilidade de “falta de arma” (ehehe).
Com isto, quero dizer, que vou ter de comprar um "brinquedo" novo, tenho uma triban 3, e ao comprar queria dar um passo em frente, mas ao mesmo tempo sei claramente que não preciso de um topo de gama. xD
A triban passaria a ser a bicicleta com que andaria durante a semana e a nova aquela para andar quando estivesse "por casa".
Queria saber a vossa opinião sobre "o que é melhor em termos de qualidade preço", sei também que isso é relativo.
Estou também em processo de marcação de bike fit, tanto para a triban, como para nova...
Peço desculpa pelo testamento, mas é para criar uma imagem da minha realidade


Quando li o teu testemunho fiquei parvo!
Por coincidência a mesma idade e também pratiquei futebol praticamente até aos 18 e ir estudar para fora de casa acendeu-me de novo uma paixão antiga das bikes, nomeadamente de estrada!
No espaço de um ano e meio já me passaram tantas coisas pela cabeça, tinha um triban 500 "emprestada" que me fazia apurar o gosto pelos pedais, até que decidi optar por ter o meu primeiro Ferrari e outras tantas vezes não deixar de lado um novo upgrade hahah!
O que te posso dizer? Bem, teremos vantagem na opção de escolha de uma bicicleta pois além de praticares desporto também tens ainda tempo para adotares e corrigires a postura, aumentares a flexibilidade,etc. Mas o essencial antes de gastar €€€ a valer e não perderes o bichinho é mesmo apostares no bike-fit. Tive para desistir da minha curta experiência de ciclista por causa de não o ter feito e pensar que o Tamanho M de uma bicicleta era universal para todos os Tamanhos M de outras tantas hahah, mas também com o erros poderemos e devemos aprender e lá consegui com trabalhinhos extra e materiais remendar o caso.
Em termos de componentes, não creio que a opção do quadro aluminio x carbono possa ser determinante para o teu caso. Tenho um quadro de aluminio que na minha opinião faz inveja a muitos de carbono. O grupo 105 11v seria o ideal para entrares nas voltas que pretendas, sejam elas longas, montanhas ou apenas de rolar. Em termos de travões, não te consigo dar algum feedback pois apenas experimentei na vertente de BTT o uso de discos mas pela experiência de travões tradicionais, uns bons travões não te deixam ficar mal!
Naquilo do pouco que sei te puder ajudar tentarei!
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
O que é preciso é uma bicicleta que cumpra, que não passe o tempo todo na oficina e quando pretendemos andar ela vá de A a Z passando por outra qualquer letra ou não, sem nos deixar apeados
O mais importante é mesmo o tamanho, o resto é um conjunto de peças que pode ser mais ou menos refinado
 

JBG

Well-Known Member
cube-attain-gtc-pro-2018.jpg

https://www.leiribike.pt/bicicletas/estrada/698-cube-attain-gtc-pro-2018.html

 

antunesfilipee

Well-Known Member
Por experiência própria, diria para não pensares demasiado no modelo antes de fazer o bike-fit. Depois de o fazeres, tens uma maior noção do que é melhor para ti e do tamanho que precisas. E depois já podes ver o que há disponível para ti.

Imagina a Cube que o @I l l u m i n a t u s apresentou acima: vês, gostas da bicicleta, do preço, tudo... Mas depois vais fazer o bike-fit e os tamanhos disponíveis não te servem. E como é de 2018 já é complicado, ou impossível, arranjar o tamanho adequado.

Se fosse a ti, fazia o bike-fit, depois corria o maior número de lojas físicas possível a perguntar o que há que te pode servir. E depois analisava os casos todos.
Foi o que fiz e por vezes arranjam-se negócios que uma pessoa não vê na internet.
A minha bicicleta ficou-me mais barata em loja do que os valores apresentadas em sites online, trocaram-me componentes sem qualquer custo adicional (avanço e crank) e ainda me fizeram um desconto num Prologo Dimension deixando na loja o selim que vinha de origem. Para além de que ao vivo as bicicletas não têm nada a ver com as fotografias!

Pronto mas isto é só uma experiência. Claro que podem surgir oportunidades online ou outra coisa qualquer.
Boa sorte com isso :)
 

NunoP4is

Active Member
Bem, mais uma vez quero agradecer a todos pelas respostas.
Pois, a ideia mesmo por isso, @antunesfilipee.
@I l l u m i n a t u s é mais uma opção ;)
@GuilhermeOliveira concordo, com o que disseste, mas a investir tem de ser em alguma coisa apelativa, não para comprar e passado 2 ou 3 meses estar a pensar em fazer upgrades ou algo do genero.
Se alguém encontrar oportunidades na net ou na zona centro do país que diga.
Em termos de tamanho, meço 1,76m e cerca de 90 cm de perna(espero não ter medido mal, que sozinho xD), considero-me uma pessoa "proporcional". Sei que não é muito, só mesmo com medidas do fit, mas já é qualquer coisa.
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
@GuilhermeOliveira concordo, com o que disseste, mas a investir tem de ser em alguma coisa apelativa, não para comprar e passado 2 ou 3 meses estar a pensar em fazer upgrades ou algo do genero.
O ser apelativo não tem de ter x mudança, nem x kg, ou y grupo, rodas daquilo com esferas do outro mundo, o quadro não tem de ser obrigatório de carbono ou alumínio
Para mim uma bicicleta para andar é mesmo uma que não me deixe por ai, me leve onde quero e que eu goste
A minha bicicleta de treino e voltinhas é recente de alumínio, a das voltas grandes é Azul, ferro, velha e de 8 velocidades, pedais e selim são 1kg e a maior volta que dei nela foi 290km, foi e veio e 0 problemas

Nesta altura consegues arranjar bicicletas com quadro de carbono, discos e 105 por 1700€ ou menos e novas
Sem discos arranjas abaixo dos 1500€ também novas

Se estás inclinado para passares no alfaiate primeiro, não mudes de ideias

Caso precises de ajuda para Merida, Scott ou Ktm avisa
 

JBG

Well-Known Member
Se alguém encontrar oportunidades na net ou na zona centro do país que diga.
Em termos de tamanho, meço 1,76m e cerca de 90 cm de perna(espero não ter medido mal, que sozinho xD), considero-me uma pessoa "proporcional".
Onde fica a zona centro do país para ti?
Mede outra vez, o entre-pernas parece grande para a tua altura.

Eu recomendo que faças o bike-fit para a actual. Fala com o fitter que estás a pensar comprar outra bicicleta. Mas fala de geometrias, as questões esteticas não interessam para essa conversa. Endurance, Race, Aero, mas falem em geometrias e até onde a tua condição fisica permite ir.

Depois, vem aqui e voltamos a falar. A conversa de ir às lojas e ver o que pode servir tem pano para mangas.
Já vi mta gente que nem de longe nem de perto têm condição fisica para aquelas bicicletas super racing/aero/xpto que os logistas lhes venderam.
Barretes enfiados pelos lojistas ou mesmo clientes que teimaram em levar com os barretes, deve haver de tudo.

Abraço!
 

JBG

Well-Known Member
@resistance o que queremos evitar é que tenhas que ter uma grande quantidade de espaçadores para ter a bicicleta ajustada para ti, o que não é recomendável por muitos fabricantes e sinal de que a geometria não é a adequada.

2019-Pinarello-Prince-Disc-MOST-Cockpit.jpg
 

antunesfilipee

Well-Known Member
Mede outra vez, o entre-pernas parece grande para a tua altura.
Poderá estar correto. Tenho 173cm de altura e 87cm de entre-pernas. Quando dizia isso em loja não acreditavam à primeira. Até que mediam e realmente estava certo.
Mas sendo essas as medidas, não é bem "uma pessoa proporcional". É uma pessoa com perna grande e tronco curto.

Quando falo em ir a lojas ver o que há para ele, não é apenas perguntar ao vendedor o que tem para vender. É perguntar o que tem para vender dentro do aconselhado pelo fitter.
No meu caso, cheguei às lojas e perguntei por bicicletas de endurance. Fiz uma lista com os vários modelos e preços de cada um e, antes ainda de fazer a escolha final, mandei a lista ao fitter a pedir o tamanho certo para cada uma delas e opinião sobre o fit entre os meus dados e a geometria. Um dos modelos, mesmo sendo endurance, saltou logo fora.

Mas sim, concordo que o melhor seja fazer o bike-fit e só depois pensar em modelos para a nova bicicleta. Não vale a pena chutar sugestões sem saber que tipo de bicicleta vai querer/precisar.
 
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