• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Notícias do ciclismo Tuga 2017

FSilva

Well-Known Member
A Equipa Portugal vai competir no Campeonato da Europa de Estrada, em Herning, Dinamarca, de 2 a 6 de agosto. O ciclismo português estará representado em nove corridas de elite, sub-23 e juniores, masculinas e femininas.

A comitiva nacional será composta por 16 corredores, entre os quais quatro representantes de elite, Rafael Reis (Caja Rural-Seguros RGA) e Tiago Machado (Team Katusha Alpecin), que participam na prova de fundo e no contrarrelógio, José Mendes (Bora-hansgrohe) e Rúben Guerreiro (Trek-Segafredo), que apenas vestem a camisola de Portugal na prova de fundo.

O selecionador nacional de estrada, José Poeira, convocou cinco sub-23, André Carvalho (Cipollini Iseo Serrature Rime), César Martingil (Liberty Seguros/Carglass), Francisco Campos (Miranda/Mortágua), Gaspar Gonçalves (LIberty Seguros/Carglass) e João Almeida (Unieuro Trevigiani-Hemus 1896). O quinteto alinha na prova de fundo. Gaspar Gonçalves participa também no contrarrelógio.

A Equipa Portugal de juniores contará com o esforço de quatro representantes, João Dinis (RP-Boavista), Pedro José Lopes (Alcobaça CC/Crédito Agrícola), Pedro Miguel Lopes (Seissa/KTM Bikeseven/Matias & Araújo/Frulact) e Pedro Teixeira (Maia). Pedro José Lopes e Pedro Miguel Lopes acumulam a prova de fundo com o contrarrelógio.

O selecionador nacional de ciclismo feminino, Gabriel Mendes, convocou três corredoras para o Campeonato da Europa, a elite Daniela Reis (Lares-Waowdeals Women Cycling team), a sub-23 Soraia Silva (Bairrada) e a júnior Maria Martins (Bairrada). O ciclismo feminino luso apenas estará presente nas provas de fundo.

Os corredores que competem nos contrarrelógios partem de Lisboa ao início da manhã da próxima segunda-feira, acompanhados de parte da equipa técnica.

Provas com participação portuguesa
2 de agosto, 11h45: Contrarrelógio Juniores Masculinos, 31,5 km
3 de agosto, 11h15: Contrarrelógio Sub-23 Masculinos, 31,5 km
3 de agosto, 14h00: Contrarrelógio Elite Masculina, 46 km
4 de agosto, 8h00: Prova de Fundo Juniores Femininas, 60,3 km
4 de agosto, 11h00: Prova de Fundo Sub-23 Femininas, 100,5 km
4 de agosto, 15h00: Prova de Fundo Juniores Masculinos, 120,6 km
5 de agosto, 8h00: Prova de Fundo Sub-23 Masculinos, 160,8 km
5 de agosto, 13h00: Prova de Fundo Elite Feminina, 120,6 km
6 de agosto, 10h00: Prova de Fundo Elite Masculina, 241,2 km

Horários apresentados segundo a hora de Portugal Continental
 

maust

Well-Known Member
vai coincidir com as datas da Volta a Portugal, muito embora fosse quase certo que nenhum ciclista do pelotão nacional fosse convocado
 

FSilva

Well-Known Member
vai coincidir com as datas da Volta a Portugal, muito embora fosse quase certo que nenhum ciclista do pelotão nacional fosse convocado

Exato e mesmo dos ciclistas em equipas internacionais também nenhuma delas vai estar presente na Volta
 

FSilva

Well-Known Member
O ciclista espanhol Jesús del Pino (Efapel) venceu hoje a 17.ª Volta a Albergaria, depois de bater ao ‘sprint’ o companheiro de fuga César Fonte (LA Alumínios–Metalusa Blackjack).

Del Pino completou os 155,7 quilómetros da tirada em 3:52.53 horas, o mesmo tempo de César Fonte, segundo, com Hugo Nunes (Miranda-Mortágua) a completar o pódio, a dois segundos do vencedor.

Mário Salas (Sporting-Tavira) foi quarto, com Gaspar Gonçalves (Liberty Seguros-Carglass) na quinta posição, Álvaro Diego (Efapel) em sexto, António Carvalho (W52-FC Porto) em sétimo, o vencedor de 2016 Pedro Paulinho (Louletano-Hospital de Loulé) em oitavo, Joaquim Silva (W52-FC Porto) em nono, e Jesús Ezquerra (Sporting-Tavira) a fechar o ‘top 10’.

O vencedor, que bateu o ‘homem da casa’ César Fonte, representante de uma equipa de Albergaria-a-Velha, confessou no final da tirada que tinha percebido antes da prova que “a última subida ia fazer a diferença”.

“Apostei tudo e apesar de termos participado com apenas três elementos conseguimos ganhar. É um dia feliz”, apontou o espanhol, de 26 anos.

A fuga do dia, que chegou a ter 22 unidades, animou a tirada, num dia em que o forte calor e o ritmo elevado dos fugitivos adiou as decisões para a última subida do dia.

Aí, o espanhol da Efapel atacou dentro dos últimos 10 quilómetros, vencendo depois Fonte em cima da linha da meta.

Pedro Paulinho acabou por vencer a classificação de montanha e César Fonte levou para casa o prémio dos ‘sprints’ especiais, enquanto Hugo Nunes foi o melhor jovem e a W52-FC Porto ganhou coletivamente.
 

maust

Well-Known Member
Amaro Antunes, da W52-FC Porto, lidera o ranking Ciclista do Ano, atualizado esta segunda-feira pela Federação Portuguesa de Ciclismo.

O corredor algarvio vai assim entrar na Volta a Portugal, a iniciar sexta-feira, na liderança da classificação, tendo mais 185 pontos do que o segundo classificado, o italiano Rinaldo Nocentini (Sporting-Tavira).

A W52-FC Porto lidera a classificação por equipas, seguida pela Efapel.

Ranking individual:
1.º Amaro Antunes (W52-FC Porto), 773 pontos
2.º Rinaldo Nocentini (Sporting-Tavira), 588
3.º Vicente García de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé), 532
4.º Daniel Mestre (Efapel), 408
5.º Raúl Alarcón (W52-FC Porto), 381
6.º João Benta (RP-Boavista), 370
7.º Jesús del Pino (Efapel), 320
8.º Domingos Gonçalves (RP-Boavista), 312
9.º Sérgio Paulinho (Efapel), 310
10.º Frederico Figueiredo (Sporting-Tavira), 284

Ranking por equipas:
1.ª W52-FC Porto, 1813 pontos
2.ª Efapel, 1180
3.ª Sporting-Tavira, 1153
4.ª RP-Boavista, 1031
5.ª LA Alumínios-Metalusa BlackJack, 711
 

maust

Well-Known Member
Tiago Machado foi 11º no campeonato europeu de CR

ficou a 3 segundos do top 10

Rafael Reis foi 24º

Campenaerts foi o campeão europeu
 

pratoni

Well-Known Member
Nada mau o Tiago. Estou a ver que resultou em alguma coisa tanto tempo a rebocar o pelotão no Tour...
 

Carolina

Well-Known Member
Foi uma pena ter optado por não fazer o ITT nos nacionais. Podia ser o campeão actual.

Tenho alguma esperança que o chamem para a vuelta.
 

Carolina

Well-Known Member
A Rádio Popular está chateada:

CAMPEÃO NACIONAL DE C/RI SEM LUGAR NA SELEÇÃO

É no minimo estranho que o atual campeão nacional de C/RI, Domingos Gonçalves não tenha sido pré convocado para os trabalhos da seleção nacional, tendo em vista os mundiais de C/R ou de estrada.

A atravessar excelente momento de forma, o barcelense é, no atual momento o melhor c/relogista nacional, demonstrando nas provas pós Volta a Portugal a sua boa condição física.

Gonçalves que só não foi campeão nacional de fundo, porque uma queda o afastou do título a seis kms do final, quando seguia isolado, com mais de um minuto de avanço, merecia e tinha valor e mérito para, no mínimo ter sido pré-convocado.

Não estranhamos os critérios estabelecidos, o que nos leva a analisar , no futuro, a cedência de ciclistas de qualquer escalão para os trabalhos da seleção
 

GMQ

Well-Known Member
E é para menos? Não se iludam que em qualquer modalidade neste país o nome do clube é determinante nas chamadas à seleção. Abraço
 

Carolina

Well-Known Member
Não, não é para menos. Não sei o que se passa com a federação este ano, anda com umas decisões meio estranhas.

Se só podessemos levar 1 ciclista para o ITT ainda percebia, mas podemos levar 2. Para a prova de estrada é indiferente, não temos qualquer hipótese.
 

Carolina

Well-Known Member
Prova de estrada elites:
José Gonçalves (Team Katusha Alpecin), Nelson Oliveira (Movistar Team), Ricardo Vilela (Manzana Postobón), Rúben Guerreiro (Trek-Segafredo), Rui Costa (UAE Team Emirates) e Tiago Machado (Team Katusha Alpecin)

ITT elites:
Nelson Oliveira e Rui Costa (ridículo!!!!!!)

O Tiago Machado foi seleccionado pela Katusha para participar no TTT!

Prova de estrada sub-23:
André Carvalho (Cipollini Iseo Serrature Rime), Francisco Campos (Miranda/Mortágua), Ivo Oliveira (Axeon Hagens Berman) e José Neves (Liberty Seguros/Carglass)

ITT sub-23:
Ivo Oliveira

Prova de estrada juniores masculinos:
Afonso Silva (Sporting/Tavira/Formação Eng. Birto da Mana), Pedro José Lopes (Alcobaça CC/Crédito Agrícola) e Pedro Miguel Lopes (Seissa/KTM Bikeseven/Matias & Araújo/Frulact)

Prova de estrada juniores femininos:
Maria Marins (Bairrada) (esta miúda anda muito!!!)
 

pratoni

Well-Known Member
Pior, convocaram um gajo que nem participou no campeonato porque ficou a "dormir na forma" e não se apresentou em prova.

Quanto ao Rui não sei se participou no campeonato...
 
Top