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N10 e Ciclovias

jpacheco

Well-Known Member
Os contentores vão ficar ali.. o que interessa no final é os euros a circularem pelas entidades que beneficiaram com isto. Aquela divisória na ciclovia em betão é qualquer coisa... a bicicleta faz parte da circulação viária "junto dos automoveis". Não faz sentido pensar em vias únicas para a circulação das bicicletas. Depois será via única para a circulação das trotinetes, via unica para outros tipos de locomoção sem ser a motor.

Para mim existe o passeio, para o peões passearem... e até quem for de outro tipo de locomoção não motor desde que respeite os peões que nela têm prioridade e andem devagar 10km/h sei lá (mas isto é minha opinião muito pessoal).

E existe a vias de circulação: que terão espaço ou não para ter um corredor único, sem pinos, sem divisória do resto da via de circulação. Quando não houver espaço este será partilhado por vias de circulação partilhada.

Se não houver legislação sobre o que é uma ecopista, ciclovia ou corredor para as bicicletas e de como devem ser construídas irá assistir-se em cada municipio a cada obra prima só para aproveitar fundos e /ou votos.

É importante definir o conceito de ciclovia, e a maneira como devem ser construídas. Temos tantos países europeus que já passaram por isto e custa-me a querer que vamos continuar a gastar pequenas fortunas.
 

jocarreira

Well-Known Member
Lá está, estas "ciclovias" são feitas não em prol dos ciclistas mas sim dos automobilistas. Servem para "arrumar para lá" aqueles teimosos das bicicletas, vulgo dar uma migalha (aos velocípedes) enquanto os outros (trânsito automóvel) comem o pão.
 

Bipbip

Well-Known Member
Curiosamente hoje ao passar na quinta do anjo (Palmela) reparei que fizeram uma ecopista/ciclovia?? junto a uma urbanizacao, aparentemente com excelente ar, relativamente larga, tracejado a meio, piso excelente, ou seja um investimento de alguma dimensao ainda em fase de finalizacao, contudo nas estradas em volta, buracos na berma que obrigam a ir a tampas de esgoto, sargetas com desniveis, pouco sinalização no chão, passadeiras invisiveis,etc,etc ...ou seja situacoes que expõe ao perigo os elementos menos protegidos na rede viaria.....mas certamente o edil autarca terá qualquer coisa para cortar uma fita.....
Portanto infelizmente quer-me parecer que isto nao é exclusivo da N10......
 

fernandes_85

Well-Known Member
Passei nessa ciclovia recentemente e não percebo o porquê de tantas críticas.
É verdade que não está perfeita e que existem pontos maus onde se deveria ter encontrado outras soluções mais ambiciosas. Agora não invalida que num perspetiva global melhorou as condições de segurança para quem anda a pé ou de bicicleta visto que além da ciclovia também colocaram passeios.
Acho que a ideia deste tipo de infrastruturas não se destina a pessoal com bikes de estrada e para treino. Destinam-se a pessoas que usam ou querem começar a usar a bicicleta como meio de transporte, muitas vezes pessoas sem experiência, e nesse sentido penso que esta ciclovia é um passo na direção certa.
Comparando por exemplo com Odivelas (que conheço melhor) basta ver as condições/inexistência de passeios e ciclovias N250 Caneças, N8 Loures-Póvoa-Odivelas ou Calçada de Carriche.
 

Velhadas

Well-Known Member
hoje vi este vídeo:

tirei daqui: https://www.ebaumsworld.com/videos/...bJf1XRzjax2q0tTlSbfLbj3ZPWazMqmlVFAUYu5r8ka7U

Ainda eu me queixo das ciclovias/vias cicláveis. Os nossos amigos "avecs" ainda são piores! dham!

de facto incrivel. os tipos que vao no mesmo sentido que a bicicleta ocupam as duas faixas e empurram os que vem de frente para a faixa da bikes. Isso só é resolvido com separadores. quando chega ao ponto de ter autocarros na faixa da bike que nem se afastam está tudo dito
 

Duke

Well-Known Member
isso da a impressão que a ciclovia foi feita em cima de uma faixa habitual e que foi alterado há pouco tempo, claramente os condutores nem perceberam que aquela faixa deixou de ser para veículos motorizados
 

cconst

Well-Known Member
@Duke também me parece isso.
Mas mais reflete a qualidade da ciclovia, que não deve ser apenas composta pelo espaço ciclável mas também por sinalética adequada.
 

el-solitario

Well-Known Member
Na semana passada a passar na zona de Sintra dei por mim a ver uma possível solução para criar "Ciclovias" facilmente por todo o lado e com o custo baixo, simplesmente tinta. Pelo que percebi, no meio da faixa de rodagem pintaram uma faixa tracejada em azul de modo a indicar o caminho para um parque de estacionamento gratuito. Isto esta um pouco por todo o lado e como esta mesmo a meio da faixa de rodagem, as rodas dos carros dificilmente conseguem apagar a tinta a curto/médio prazo.

Eu não gosto da opção ciclovias, pois as pessoas vão para la correr e passear o cão, e como ficam ao lado de estradas ficam cheias de lixo, facilitando furos facilmente.

E dei por mim a pensar, se todas as estradas tivessem esta pintura a dividir a faixa de rodagem em 2 partes iguais, e o ciclista fosse na zona de direita, podia ser um elemento de segurança adicional, pois o condutor teria de abordar a ultrapassagem passando essa linha "azul", dando alguma segurança ao ciclista. Alem de que, legislativamente devia ser definido que aquele espaço é destinado a ciclistas ou similares.

Isto claro num mundo ideal, mas achei curioso e bastante funcional a meu ver.

Problemas que vejo, as estradas tinham mais marcações no chão (pintar de um outra cor que não o branco podia ajudar). Os ciclistas já não conseguiam ir lado a lado, pois deixa de haver espaço para 2. Mas se conseguir-se eliminar em metade o numero de tangentes/acidentes seguramente já seria bom.

Desvaneios e pensamentos de uma volta em solitário.
 

Velhadas

Well-Known Member
Na semana passada a passar na zona de Sintra dei por mim a ver uma possível solução para criar "Ciclovias" facilmente por todo o lado e com o custo baixo, simplesmente tinta. Pelo que percebi, no meio da faixa de rodagem pintaram uma faixa tracejada em azul de modo a indicar o caminho para um parque de estacionamento gratuito. Isto esta um pouco por todo o lado e como esta mesmo a meio da faixa de rodagem, as rodas dos carros dificilmente conseguem apagar a tinta a curto/médio prazo.

Eu não gosto da opção ciclovias, pois as pessoas vão para la correr e passear o cão, e como ficam ao lado de estradas ficam cheias de lixo, facilitando furos facilmente.

E dei por mim a pensar, se todas as estradas tivessem esta pintura a dividir a faixa de rodagem em 2 partes iguais, e o ciclista fosse na zona de direita, podia ser um elemento de segurança adicional, pois o condutor teria de abordar a ultrapassagem passando essa linha "azul", dando alguma segurança ao ciclista. Alem de que, legislativamente devia ser definido que aquele espaço é destinado a ciclistas ou similares.

Isto claro num mundo ideal, mas achei curioso e bastante funcional a meu ver.

Problemas que vejo, as estradas tinham mais marcações no chão (pintar de um outra cor que não o branco podia ajudar). Os ciclistas já não conseguiam ir lado a lado, pois deixa de haver espaço para 2. Mas se conseguir-se eliminar em metade o numero de tangentes/acidentes seguramente já seria bom.

Desvaneios e pensamentos de uma volta em solitário.

nao e devaneio, Aqui é assim. a faixa das bikes é alcatrão vermelho e algumas tem separador de pinos de plástico, outras apenas um traco, e outras um limitador de passeio. O problema de nao ter o limitador de passeio ou o de plástico é que o pessoal que vai ali fazer uma entrega num instantinho larga o carro em cima da faixa ciclística
 

el-solitario

Well-Known Member
nao e devaneio, Aqui é assim. a faixa das bikes é alcatrão vermelho e algumas tem separador de pinos de plástico, outras apenas um traco, e outras um limitador de passeio. O problema de nao ter o limitador de passeio ou o de plástico é que o pessoal que vai ali fazer uma entrega num instantinho larga o carro em cima da faixa ciclística

Mas eu nem estou a referir colocar pinos ou uma separação física da estrada. É basicamente meter uma linha a tracejado no meio da via, que continua a ser partilhada por carros e ciclistas, no entanto os ciclistas devem usar apenas aquela parte da estrada e os carros para os passar, tem de ultrapassar a suposta nova linha. Com isto, os carros continuam a "limpar" a estrada de lixo que se vai acumulando. Acho que o caminho é partilhar e não separar. E depois pintar a estrada de vermelho aqui em Portugal é como meter manteiga em dias de chuva :p a julgar pelas passadeiras que se vai vendo por aqui, mais vale as CM's estarem quietas.

https://www.google.pt/maps/@38.7953...4!1sANOgKulmGSf7PmI92Ff_SQ!2e0!7i16384!8i8192
 

Velhadas

Well-Known Member
Mas eu nem estou a referir colocar pinos ou uma separação física da estrada. É basicamente meter uma linha a tracejado no meio da via, que continua a ser partilhada por carros e ciclistas, no entanto os ciclistas devem usar apenas aquela parte da estrada e os carros para os passar, tem de ultrapassar a suposta nova linha. Com isto, os carros continuam a "limpar" a estrada de lixo que se vai acumulando. Acho que o caminho é partilhar e não separar. E depois pintar a estrada de vermelho aqui em Portugal é como meter manteiga em dias de chuva :p a julgar pelas passadeiras que se vai vendo por aqui, mais vale as CM's estarem quietas.

https://www.google.pt/maps/@38.7953...4!1sANOgKulmGSf7PmI92Ff_SQ!2e0!7i16384!8i8192
nao é pintado, é alcatrao dessa cor até bastante mais poroso e aderente. Se escorregasse quando molhado nao servia para a Irlanda
 
Infelizmente é o espelho do que se passa na maioria das ciclovias deste país. São feitas apenas para “dizer que têm” e para as apresentarem como “bandeira verde”. Depois vamos a ver e temos intercepções perigosas com carros, passeios para trepar entre as mesas intercepções, algumas são convidativas a ter carros estacionados, e isto já para não falar da falta de educação das pessoas que utiliza a ciclovia para passear cães, deixar crianças a brincar ou conversar. Por isso é que eu muitas vezes nem opto pela ciclovia, mesmo que a tenha ao lado.
 

fernandes_85

Well-Known Member
Infelizmente é o espelho do que se passa na maioria das ciclovias deste país. São feitas apenas para “dizer que têm” e para as apresentarem como “bandeira verde”. Depois vamos a ver e temos intercepções perigosas com carros, passeios para trepar entre as mesas intercepções, algumas são convidativas a ter carros estacionados, e isto já para não falar da falta de educação das pessoas que utiliza a ciclovia para passear cães, deixar crianças a brincar ou conversar. Por isso é que eu muitas vezes nem opto pela ciclovia, mesmo que a tenha ao lado.

É a velha questão do copo meio cheio ou meio vazio...

Não sendo as ciclovias obrigatórias para bicicletas (e bem) não me choca que por lá andem todo o tipo de peões. Até porque chamar passeios alcatroados e pintados de vermelho/verde automaticamente de ciclovia em muitos casos é simplesmente treta. Em caso de potencial perigo para mim ou para o peão opto pela estrada , julgo que será o mais correto. Acima de tudo tentar evitar replicar no peão a atitude agressiva que muitos automobilistas têm nos ciclistas.

Vejo este comportamento dos peões como o espelho da gritante falta de infraestutura para peões neste nosso lindo país. Os passeios muitas vezes em materiais nada confortáveis e sem manutenção servem para tudo: estacionamento, material sinalético, esplanadas, etc etc. Ao menos esta infraestrutura verde/vermelha serve para que mais pessoas utilizem meios alternativos ao automóvel e portanto menos perigosos e mais amigos do ambiente
 
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