• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Movimento no carreto traseiro?

m84

Member
Olá de novo,

Não consegui filmar pois fiquei sem bateria no telefone e já era tarde, mas num rápido teste lateralmente não vi nenhum movimento evidente.
No entanto notei que a roda de frente também mostra um ligeiro abanar nos cubos e que os cones desta estão ligeiramente afastados (1mm talvez) do encaixe em si.

Quando fiz o teste a pedalar (ainda com a bicicleta de rodas para o ar) foi mais difícil reparar no wobble da cassete devido ao movimento mas tenho a certeza que mantém o wobble também. Mais, reparei que tal como no exemplo 'mau' no video do @ERIC CANTONA #7, quando largo os pedais, estes também se movem com o ritmo do wobble. Ou seja, isto tem wobble suficiente para transmitir pela corrente e pedais.

Hoje vou passar na loja para ver o que dizem sobre isto e sobre o chiar no desviador traseiro também. Sei que este conjunto de rodas não é topo de gama, nem parecido, e acredito que seja normal que estas coisas precisarem de uma afinação ao fim dos primeiros kms, mas não me parece tão normal esta wobble à frente e atras, e a chiadeira.
 

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
Acontecer é normal, mas evidencia algo menos bem e pode ser como diz "... este conjunto de rodas não é topo de gama...", não desfazendo a qualidade destas rodas, e mesmo não enaltecendo todas as rodas topo de gama face às demais!
 
  • Like
Reactions: m84

m84

Member
Olá de novo,

Ontem lá fui a decathlon e apesar de o mecânico de serviço dizer que aquilo é normal para estas rodas, fomos confirmar com outra e não abanava tanto e não fazia a pedaleira mexer visivelmente. Ele ainda desmontou e deu uns apertos, mas decidi levar a roda nova, pelo sim pelo não. Se irá piorar ou não, logo veremos! Quanto aos cones da roda da frente, é normal, pois os próprios cones têm uma pequena borda interior que cria essa 'folga' (desmontou e pude comprovar). E são rolamentos fechados. A chiadeira era simplesmente falta de lubrificação, e após uma passagem rápida, já não chia.

Portanto, há rodas que tem mais folga e wobble que outras, e isto é evidenciado mais sobretudo em rodas 'baratas' pois a precisão de maquinagem e montagem não é a mais exacta.

Obrigado a todos pelo input e vou estando de olho nelas a ver se piora de novo.
 
Top