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JorgeCanelas

Active Member
E pronto, voltei a trocar de bicicleta...
Depois de muito reflectir e chegar à conclusão de que não ganho nada em andar feito tolinho a pedalar, optei por adquirir uma bicicleta mais confortável, com uma geometria mais relaxada e também muito mais pesada... É verdade... se normalmente o sentido é na tentativa de baixar o peso ao máximo, neste caso tal não aconteceu! Passei de uma bicicleta de 6.9kg para uma com 8.5kg :eek:
Fui para a Merida, mais uma vez, para a Scultura 6000 Disc.
Experimentei-a no estacionamento em meia dúzia de voltas e acelerações e decidi de forma quase imediata ficar com ela.
O quadro é o CF2 da marca, com as fibras mais baratas e consequentemente mais pesado, mas também com a testa de quadro mais alta, dando-lhe um cunho mais endurance.
É toda equipada com Ultegra 8000, desde a transmissão, excepção à cassete que é 105 11-30, aos travões também Ultegra de disco hidráulicos.
As rodas ERAM umas Fulcrum, sim eram, porque só andaram no estacionamento e quando fechei negócio foi logo com umas Evo 38mm clincher.
O selim é Prologo Nago Evo que vai ser substituido por um também Nago Evo, mas o CPC Nack.
Pneus Continental Ultra Sport 25mm que devido a largura generosa dos aros parecem ter 28mm.
Espigão em carbono da marca merida o mesmo para guiador e avanço, mas estes em alumínio.

A bicicleta em andamento?
É como passar de um banco de pau para um confortável sofá. Tudo na bicicleta está feito para ser o mais confortável possível. Desde à geometria, passando pelos pneus e até o facto de ser de travões de disco (é um enorme conforto) deixam-me com uma enorme vontade de fazer horas e horas e horas de bicicleta.
Mas atenção! Apesar do seu ar descontraído é uma bicicleta super rígida na pedalada, talvez devido aos eixos passantes de 12mm nas duas rodas e se carregar nos pedais, vai rápido.
A descer é um missil! Super segura e precisa nas trajectórias, com uma travagem fenomenal, não podia ser de outra maneira.
A rolar, cumpre também na perfeição.
A subir é onde surprende mais! Exacto. É que apesar de bem mais pesada, sente-se que todos os watts são aproveitados sem se notarem torçoes nas pedaladas mais fortes.
Se com 150km de percurso de montanha esse peso extra se vai notar?! Acredito que sim... Mas também vai valer bastante o facto de não ter uma tareia no corpo derivado da geometria e dureza da bicicleta.
Vamos ver... Por enquanto estou encantado e completamente rendido aos discos.





Abraços

Lindissima,
Eu sou suspeito pois tenho uma Scultura 5000 de 2016 Rélica Lampre, comprei usada ( Mas acho que de usada só tinha o nome pois está sem um risco, nova, nova... ) , a nivél de conforto é uma coisa do outro mundo eu notei bastante para outras bicicletas que tenho tido, é pesada , concordo, a minha actualmente está com 8,260 ( Com tudo, suporte gps, pedais, grade de bidons, sensores ... ) mas o conforto é topo!!!!
O unico upgrade que fiz foi colocar tudo Ultegra, neste ano (2016 ) não traziam travões Ultegra nem pedaleiro, neste momento coloquei uns travões Uletrgra 6800 e um pedaleiro Ultegra 8000.
Continuação de excelentes pedaladas.
Cumprimentos,
Jorge :)
 

pticeman

Active Member
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É uma Domane certo? Estou a pensar comprar uma devido ao conforto por causa da minha coluna quando puderes dá me um feedback ok?

Boa sorte com a menina :)
 

Carolina

Well-Known Member
Sim, domane.

Posição extremamente confortável. Neste momento até estou com um espaçador de meio centímetro a mais, mas daqui a uns meses vai saltar para cima. Estou completamente fora de forma :oops:

Agora vou muito mais vezes nos drops e com muito mais à vontade. Este guiador tem 36 cm nos hoods e 38 cms nos drops. Ao inicio foi esquisita esta diferença, especialmente a pedalar em pé. Demorei algum tempo a habituar-me, mas agora não quero outra coisa. Consigo ir numa posição mais fechada em cima e em baixo mantenho a largura que já usava antes. Se também tivesse 36 cm em baixo provavelmente iria bater com os cotovelos nos joelhos.

Noto uma grande diferença em relação às irregularidades da estrada. Antes de comprar não estava muito convencida em relação ao isospeed, mas realmente aquilo funciona. De vez em quando ainda pedalo com a specialized, também em carbono, e não tem nada a ver. No meu caso, como é o SLR, consigo regular se quero mais ou menos confortável. Costumo andar na posição mais confortável. A resposta da bicicleta quando faço algum sprint ou meto mais power é igual. Tenho de admitir que a Trek tem aqui um bom trabalho de engenharia. Melhor do que estava à espera.

Com a spec, por causa da geometria mais agressiva, ao fim de umas 4 horas acabava por agarrar o guiador nos tops e ficava com algumas dores no cimo das costas. Uma pessoa vai aguentando, mas podendo ir confortável é sempre diferente. Agora só me posso queixar mesmo das dores nas pernas :D que era precisamente o que eu procurava. Quando nos desafiamos temos sempre de sofrer, mas ao menos assim sofro menos ahahah
 

pticeman

Active Member
Obrigado pelo Feedback :) realmente tenho algum receio de ir gastar €€ e não são poucos, e depois a diferença não ser assim tão abismal ao ponto de compensar mas pelo teu feedback parece que vale a pena, já tentei no olx mas não existe grande escolha :(
Obrigado
 

Carolina

Well-Known Member
Sem experimentar é sempre um risco. Por acaso consegui experimentar uma Domane, mas de alumínio, e deu para ter noção das diferenças em termos de geometria e confirmar se o tamanho estava ok.

Vindo de outra bicicleta é sempre mais fácil encontrar a geometria/tamanho certos. As outras "tecnologias" do quadro é ter alguma fé na marca.

Também depende sempre da expectativa vs realidade. A única coisa que me deixou menos contente foram as rodas, especialmente tendo em conta o preço/gama da bicicleta. Na spec tenho umas shimano rs20 de 2013 e noto que ganham velocidade mais rápido em descida. Em termos de robustez não tenho nada a apontar. Só aconteceu uma vez o disco ficar a raspar no travão quando me punha em pé, mas era por estar mal afinado. Bastou rever a posição do travão e não voltei a ter problemas.
 

RTC

Moderador
Staff member
Pronta para a estreia!





Quadro de garantia da anterior Émonda.
Deram-me a possibilidade e troquei para disco.
Mantive praticamente os mesmos componentes e a mesma transmissão o que implica travões mecânicos o que não é nenhum desprestígio.

Estou satisfeito com o resultado final. Agora vamos ver na estrada. ;)
 

costago

Active Member
Pronta para a estreia!





Quadro de garantia da anterior Émonda.
Deram-me a possibilidade e troquei para disco.
Mantive praticamente os mesmos componentes e a mesma transmissão o que implica travões mecânicos o que não é nenhum desprestígio.

Estou satisfeito com o resultado final. Agora vamos ver na estrada. ;)
Boa montagem. Porque motivo foi trocado ?
 
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