• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

MONÇÃO E MELGAÇO GRANFONDO 23 setembro de 2018

petrix

Well-Known Member
eu nao tenho powermeter, mas não deveria ser similar controlar o esforço por via das pulsacoes cardíacas?
digo isso porque estou bastante habituado a isso, conheço bem os meus regimes. Mas nunca experimentei um powermeter.
As pulsações ajudam mas não são tão fidedignas como o PM, eu em treino a fazer séries, às vezes só na segunda/terceira série é que normalizo a pulsação isto tendo a mesma potência nas séries.
A pulsação pode variar consoante a temperatura, cansaço, hora do dia, etc.
 

NULL

Moderador
Staff member
As pulsações ajudam mas não são tão fidedignas como o PM, eu em treino a fazer séries, às vezes só na segunda/terceira série é que normalizo a pulsação isto tendo a mesma potência nas séries.
A pulsação pode variar consoante a temperatura, cansaço, hora do dia, etc.

Fazer séries por PM, principalmente em Z5/Z6/Z7, é muito, mas muito, complicado...
 

Wawando

Well-Known Member
Fazer séries por PM, principalmente em Z5/Z6/Z7, é muito, mas muito, complicado...
Porquê? Antes pelo contrário... nessas zonas o bpm que se lixe é no aço... são séries curtas... o bpm nem consegue subir a não ser que sejam curtas e seguidas e só lá par aa 4 ou 5 é que aquilo sobe...
Eu treino sempre baseado no PM, nem vejo o pulso (a não ser quando estou a treinar endurance). Nas provas é ao contrário, na parte inicial nem vejo o power, o pulso n pode ir mt no redline (o tempo depende da duração da prova/calor). Nas subidas longas vou sempre ao meu ritmo.
Como diz um amigo meu: "vai ao teu ritmo, quem vai mais depressa ou é melhor que tu ou vai rebentar, em qq uma das situações não deves ir!"
 

NULL

Moderador
Staff member
Porquê? Antes pelo contrário... nessas zonas o bpm que se lixe é no aço... são séries curtas... o bpm nem consegue subir a não ser que sejam curtas e seguidas e só lá par aa 4 ou 5 é que aquilo sobe...
Eu treino sempre baseado no PM, nem vejo o pulso. Nas provas é ao contrário, na parte inicial nem vejo o power, o pulso n pode ir mt no redline (o tempo depende da duração da prova/calor). Nas subidas longas vou sempre ao meu ritmo.
Como diz um amigo meu: "vai ao teu ritmo, quem vai mais depressa ou é melhor que tu ou vai rebentar, em qq uma das situações não deves ir!"

GRRRRR

Isto de um gajo estar a escrever à pressa dá merda! O que eu queria dizer era precisamente o contrário!! Referia-me a treinos por BPM!
 

gfrmartins

Well-Known Member
Dever ser o Gabriel (ou Guilherme) Martins, salvo erro. Ficou no mesmo hotel que eu. Ainda nos cumprimentamos de manhã, quando me estava a preparar para sair.

Devo ter sido eu, Gabriel, Não sou de Cascais mas de Alenquer :)

Infelizmente não me correu da melhor maneira mas valeu pelo excelente fds.

Fica para uma Proxima, venha o proximo
 

consciouness

Active Member
Por falar em barriga, o almoço está cada vez pior, e a nivel de abastecimentos parece que faltou comida no alto de Sto. António.
Concordo, os abastecimentos ontem não estavam grande coisa. Já foram melhores naquela organização. Aliás, tenho vindo a notar uma quebra na qualidade dos abastecimentos este ano, ou será impressão minha?
 

royal636

Active Member
Os 4 min é o que o Strava diz que foi o teu tempo total de paragem (que deve incluir abastecimentos e furo). Mas sim, qd um gajo fura é desmoralizante... Na ultima descida qd acelerei, pq o Petrix se estava a ir embora e vi que n ías fechar, tive uma caimbra que nunca mais passou, por isso é que n cheguei à meta c vcs. hehehe. Venha a próxima!

@Wawando não é que interesse muito mas 4 min estive eu parado no primeiro abastecimento (estava bastante gente) e parei mais duas vezes. E demorei quase 11min desde que parei para trocar a camara de ar e voltar a pedalar. Dados tirados do meu strava. Sim nas descidas vocês davam-lhe bem só consegui depois colar novamente no plano. Mas prontos correu tudo bem que é o que mais importa e para a proxima já sei quem és se passares por mim ou eu por ti já te comprimento :)
 

CarlosO

Member
Pois... eu também lá estive!! Durinho q.b. mas, isso já todos sabíamos o que nos aguardava:)
Pessoalmente e, como já disse anteriormente sem quedas, furos ou avaria, considero sempre que correu muito bem.

De salientar que, tal como emsfc já referiu, aquele inicio é muito perigoso, com o empedrado, a muita areia em algumas rotundas e alguns prós de fim de semana, a combinação pode ser fatal. Se estivesse a chover ou aquele nevoeiro com orvalho matinal...ui!!ui!!

Ah, já me esquecia... também faço parte do grupo das cãibraso_O a mim têm aparecido em zonas planas a rolar bem e já perto da meta! Fodassssss... o meu corpo não gosta mesmo de grandes velocidades em cima da bicicleta:p

Depois de tudo isto, venha o próximo!
 

Z.Carlos

Active Member
O vídeo está bonito, mas a música está algo melancólica e falta o momento de cortar o risco!!!

Tens razão, eu como não percebo de edição de video, uso o software da garmin que me cria o video automaticamente,inclusive a musica lol,depois era para ter trocado a bateria,pois aquilo só aguenta umas 2/3h de video e não o fiz,pelo que já não gravei a ultima subida de Merim e depois perto da meta acabou por completo. :(
 

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
O fod@-se como é que prova lá no tasco da rua que completou o percurso todo?

Tá mal, essas chegadas são mais apoteóticas que qualquer meta de uma etapa da GRANDÍSSIMA, tinha de ficar registado!!!
 

zorza

Well-Known Member
Também estive por lá!
Alguns passaram por mim, e eu terei passado por poucos!! mas adiante, vamos ao resumo da etapa do Médio Fondo.
Com o número de inscrição loga da primeira box, o arranque foi tranquilo. Não fosse os camelos que têm lugar na 5ª box e querem chegar à frente a todo o custo, indo por cima de passeios, etc - por outro lado, já sabemos que é sempre assim.

O início até Melgaço foi tranquilo. Sem querer apertar nada para gerir para as subidas, lá fui aproveitando alguns comboios que iam passando e ia na roda enquanto apetecia. A passagem por melgao foi tranquila e começou a primeira subida do dia.. Longa e pouco inclinada, dava para manter o ritmo que queríamos sem entrar a queimar em lado nenhum.. Fiz estes 8kms com media de 223w em 35minutos e com cad^`encia média de 89rpm.. Tranquilo.. Ainda parei a meio para aliviar a bexiga e siga :)

No final da subida, paragem no abastecimento para ... abastecer! :) Comi, bebi e conversei um pouco - boa onda!!
Novo arranque e siga viagem, com paisagens bonitas e tal e coisa.. O pessoal fala das paisagens, mas depois não há tempo/paciência/vontade para ver nada!!! Se é a descer vamos rápido e atentes À estrada.. Se é plano, vamos na roda de alguém com atenção.. Se é a subir, não conseguimos olhar para o lado.. só vemos o avanço...

Chegada à subida do dia - Val de Podros.
Comecei bem e acabei bem, sem ir a gastar cleats. Mas, para uma subida de 8kms no total, ao km 2 ver já pessoal a pé a empurrar a bicicleta, é coisas para pensar "uiii tu tás tão, mas tão fo****" é que ainda faltam 5 kms até lá acima.. se estás assim aqui, só lá chegas daqui a 2 horas!!
Subida bem diferente da anterior. Média de 200w na subida toda e cadência terrível de 71rpm, contra os 89rpm da subida anterior.. É aqui que começa o sofrimento. Muito tempo (demorei 1 hora a subir o raio da subida toda) a uma cadência muito baixa!. Tenho de treinar mais este tipo de situação. A velocidade média foram uns estonteantes 8km/h Yupi!!!! Valeu o homem da gaita, um miúdo que estava lá em cima a soprar na gaita e que se ouvia à distância, assim como pessoal a puxar por nós.. É sempre uma questão de orgulho, mas quando há gente na beira da estrada, todos enchem o peito e pedalam um pouco mais!!

Verdade que na segunda parte da subida, que tinha algumas rampas duras, aquilo parecia uma peregrinação a Fátima. Tanta gente a pé...
Fica a dúvida se é uma questão de treino, se uma questão de surpresa (não saberem que ia ser tão duro) ou até uma questão de cassetes na bicicletas. Ir para uma prova destas com um 28 atrás e sem pedaleira compacta não é para qualquer um.. Má preparação, equipamento não apropriado ou simplesmente os 35º na cabeça que nos estavam a derreter??
Final da subida, e finalmente comida e bebida outra vez... Toca a atestar :) presunto e laranja souberam melhor que marisco :)

Agora é sempre a descer, pensou aqui o cromo.. Pois.. afinal ainda havia 3 topos que nos iam moer a cabeça, ou melhor, as pernas! 3 topso curtos com 300 ou 400 metros no máximo, mas com inclinações nos 2 dígitos.. Caramba.. agora queria descer e afinal ainda tenho de pedalar???

Bom, finalmente descida e voltamos à estrada que nos iria levar de volta a monção.. pois.. mas ainda havia um corte à esquerda para Merim, ume terra bonita, arejada, com pouca humidade e rampas duras!! Caramba, estavamos a 5kms da meta.. havia mesmo necessidade de meter ainda mais esta volta por aqui? Eu já estava satisfeito de pedalar e subir e dava esta de borla.. O que vale é que na descida anterior dou para recuperar e lá fomos atacar as últimas subidas.. Entrem na zona de povoação com mais um casal, assim que aparece a placa dos 3kms e a estrada inclina bastante (aí para uns 11 ou 12%), ela desmonta logo e diz "eu não consigo mais".. O companheiro ficou com ela, e eu, a pingar em cima do quadro, lá continuei.. Junto à igreja, uma alma caridosa estava a dar água e outra com uma mangueira a molhar quem queria.. Maravilha.. Só faltava mais 1km até ao topo, entre árvores e uma camioneta da Póvoa de Varzim carregada de senhoras simpáticas que não se esqueciam de bater palmas.. Muito barulho e alegria!! Fiz lap no início da subida toda, e não apenas nos 3 kms categorizados, pelo que para mim, a subida toda acabou por ter 6kms com 188w de média com 79rpm... A energia vai descendo e acaba-se por não se conseguir fazer os watts que queremos, mesmo que estejam muito abaixo do ftp.

Finalmente placa de 10kms para a meta, placa de 5kms e ao kms 1 já estávamos em casa, sendo apenas necessário dar a volta à zona das boxes para passar a meta..

Medalha ao pescoço, bicicleta encostada e pedi o arroz - caramba, devia ter pedido a massa. O arroz estava demasiado quente e muito condimentado.. Uma coisa boa foid esta vez não haver senhas para bebidas. Cada um podia beber as vezes que queria.. Cervejas, 7ups, etc..

Almoço na companhia do Trepadores e mais uns amigos.. Depois, tempo de meter a bicicleta no carro e siga para casa.
Resumo final da Etapa: Fui, sofri, não caí, não furei, acabei feliz e com uma barriga cheia de subidas..


Zorza
 
Top