• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

mini estalitos

newb

Well-Known Member
Mas a roda para chegar a esse estado ja tinha de te ter dado sinais físicos e sonoros. Isso é brincar com a tua segurança...:rolleyes::oops:
Abri a thread... porque existiam suspeitas "barulhos não se sabe de onde".

Não se via danos na roda, estava 100% integra.

Só ouvias barulho, mas era algo muito pequeno e quase impercetível (le a thread). Nem era bem barulho, mas um lag. A roda só abriu hoje, se ela não abrisse hoje era impossível saber o que era.

Aliás, levei a um mecânico para ele me dizer o que era. Não dava mesmo para ver que isto ia abrir. Abriu hoje de repente. Eu até perguntei ao mecanico se era: da roda, da corrente, do desviador, etc. Ele disse para deixar andar porque nao sabia o que era.

Por cortesia desempenou. Outra suspeita - a roda tinha um empeno um bocado grande para uma roda de estrada.

E nem sei se o problema é este, suspeito 90% que sim, mas posso por uma roda nova e continuar o barulhito... ai já aponto para o homem me ter eventualmente ajudado a matar a roda com excesso de tensão no desempeno que fez (isto a dar razão a quem sugeriu isso).

Mas claro que a roda já tinha problemas, mas não dava mesmo para ver.
 

newb

Well-Known Member
Comprei uma igual.
Depois vejo como mudar a cassete só com a chave ( sem o chicote ).
A da frente parece ok.
Depois se passar o barulho [isto porque foi trocada a roldana do desvidor] que tinha é porque o problema era que a roda estava a desfazer-se por dentro e fica resolvido.
Se continuar o barulho é já meio loucura e aponto para desviador empenado (espero que não).
 

ruy tejay silva

Well-Known Member
yeap, mas se te esqueceres dias d meter estragas a transmissao
eu como ando todos dias é complicado estar sp a fazer essa manutençao
eu treino seis dias por semana, faço mais de 300km, todos os sabados é dia de manutenção. é uma questão de rotinas... tipo tomar banho ou lavar os dentes....
 

bullspot

Well-Known Member
Ela já vinha a fazer barulho de raios quase desde sempre. Estalinhos.
A explicação está aqui. Uma roda só faz "estalinhos" nos raios quando é nova ou foi desempenada e é coisa que faz duas ou três vezes até os raios acamarem na nova posição. Se a roda sempre fez esses barulhos, é porque já vinha com algum problema ou alguém andou a inventar com a tensão dos raios sem saber o que estava a fazer. Isso são rodas de guerra, não é nada fácil rebentar com elas.
 

newb

Well-Known Member
A explicação está aqui. Uma roda só faz "estalinhos" nos raios quando é nova ou foi desempenada e é coisa que faz duas ou três vezes até os raios acamarem na nova posição. Se a roda sempre fez esses barulhos, é porque já vinha com algum problema ou alguém andou a inventar com a tensão dos raios sem saber o que estava a fazer. Isso são rodas de guerra, não é nada fácil rebentar com elas.
Ela fazia esse barulho quase desde sempre.
A bike veio usada , tinha uns 2000klm ( de olhar )
Mal veio eu tive o azar de pisar um buraco enorme, até a camara trilhou logo.
A subir ela dava barulho de raios, até amigos meus davam conta.
Já com uma lasca que fiz nesse buraco.
Bem encomendei outra 95€.
Ver se arranjo uma bike de btt para andar na cidade e preservar a de estrada ( nao andar tanto com ela pq fica caro).
Alguém arrebentou com elas isso é verdade. Ou foi o gajo da loja quando a comprei ou foi nos 2 desempenos aqui e também o estouro no buraco. Era um buraco ENORME no meio da N2 a descer. Nem sei como nao o vi, foi tiro e queda esvaziou logo o pneu e levou um estouro bem forte, isto logo no 2º dia da bike.
 

newb

Well-Known Member
eu treino seis dias por semana, faço mais de 300km, todos os sabados é dia de manutenção. é uma questão de rotinas... tipo tomar banho ou lavar os dentes....
Sim, eu esqueci. Estraguei a cassete e corrente.
Isto do óleo é porco, mas pelo menos sei que não está a desgastar nada.
Por agora estou encostado à box à espera da roda...
A da frente ainda parece boa, quando avariar compro outra. Na loja onde mandei vir esta fica 2em conta". comprar 1 a 1.
 

newb

Well-Known Member
Alguém sabe algum truque para tirar a cassete sem o chicote de corrente, só com a chave?
Eu na trek uma vez tirei com uma chave de fenda (pus a chave a travar a cassete,), mas isto porque nao me importava de estragar a cassete.
Se alguém souber que diga. Como a roda já esta estragada... é só prender a cassete, mas com que?
Comprei a roda na net, nao posso andar a pedir nas lojas para me fazerem isso...
Devia ter encomendado o chicote...
 

Jazz

Well-Known Member
Alguém sabe algum truque para tirar a cassete sem o chicote de corrente, só com a chave?
Eu na trek uma vez tirei com uma chave de fenda (pus a chave a travar a cassete,), mas isto porque nao me importava de estragar a cassete.
Se alguém souber que diga. Como a roda já esta estragada... é só prender a cassete, mas com que?
Comprei a roda na net, nao posso andar a pedir nas lojas para me fazerem isso...
Devia ter encomendado o chicote...
Devias. Tens alguma corrente velha?
 

Jazz

Well-Known Member
Eu guardo sempre material antigo, às vezes dá jeito.

Tenta com um pano, um trapo velho.
Esticado, dás duas voltas à cassete e puxas com força. Depois desaperta o lock ring no sentido contrário.
 

bullspot

Well-Known Member
Alguém sabe algum truque para tirar a cassete sem o chicote de corrente, só com a chave?
Eu na trek uma vez tirei com uma chave de fenda (pus a chave a travar a cassete,), mas isto porque nao me importava de estragar a cassete.
Se alguém souber que diga. Como a roda já esta estragada... é só prender a cassete, mas com que?
Comprei a roda na net, nao posso andar a pedir nas lojas para me fazerem isso...
Devia ter encomendado o chicote...
Procura no youtube, tenho ideia de já ter visto uma técnica qualquer para isso sem o chicote.
 

Jazz

Well-Known Member
Se quiser manter a cassete, o pano é a melhor alternativa.

Em alternativa, uma câmara de ar velha. Duas ou três voltas à volta da cassete.

As outras opções envolvem normalmente uma chave inglesa, o que pode destruir alguns dentes da cassete.
 

newb

Well-Known Member
^^Isso tem a corrente?
Eu só vou usar uma vez.. vamos ver, se não peço a uma oficina diferente que eles tiram.
Hoje sai com aquelas bikes de ferro de btt dos anos 90, meu deus que nojo lol, a bike nao anda nadaa, super pesada , fiz 40 klm parece que fiz 250 na de estrada lol
 

pratoni

Well-Known Member
^^Isso tem a corrente?
Eu só vou usar uma vez.. vamos ver, se não peço a uma oficina diferente que eles tiram.
Hoje sai com aquelas bikes de ferro de btt dos anos 90, meu deus que nojo lol, a bike nao anda nadaa, super pesada , fiz 40 klm parece que fiz 250 na de estrada lol
Isto substitui o chicote. Só precisas disto e da chave
 

newb

Well-Known Member
A roda ainda não veio. Apareceu "não estava ninguém em casa" - é mentira, mas está "certo". Pode ser que amanhã ou depois.
 
Top