• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Memorial Bruno Neves -15/05/2011 - Póvoa de Varzim - Srª da Graça

Lyp

Active Member
bisu, que marca é a tua bike, só para tentar perceber quem eras? Fui na roda de uma menina até ao inicio da Lameira, que vai lá vai... Muito poder naquelas perninhas... Não me digas que eras tu... ;)

Quanto ao resto, já foi tudo dito. Ventinho com fartura nos km´s finais da Lameira, a organização (tirando o policiamento) esteve pior que no ano passado, onde sublinho que a falta de abastecimento no início da Sra da Graça é um erro grave, agua fresquinha para o banho (sim, também devo ter sido dos últimos) e o diabo do monte, que é duro comó caraças :) Lá cheguei, obviamente cansado, mas cheguei.

Quando se vai a descer para Mondim, levar com o monte de frente é assustador... Só pensamos que é preciso ser um bocado maluquinho para nos fazermos à subida em cima da bina. Acredito que para quem não pedale, seja difícil entender esta mania de sofrer eheh.
 

bisu

New Member
Lyp,

a minha bicicleta é uma Giant. Mas a partir de Guimarães força nas pernas já não abundava, por isso deveria ser outra miúda. :)

Os momentos que ficarão para sempre marcados na minha memória são:

- As eólicas da Lameira ("mas nunca mais se chega lá acima?", pensava eu).
- Os frangos a assar junto ao final do prémio de montanha.
- A descida para Mondim a avistar o alto da Senhora da Graça à minha espera e eu cheia de dores na planta dos pés.
- Os cotovelos da Senhora da Graça (disseram-me que os dois primeiros eram os mais difíceis e eu só pensava: "Mas será que eu já passei os dois cotovelos mais difíceis?? Isto está não está a melhorar!")
- Eu e o meu conta quilómetros a passar devagarinho cada 10 metros: 103.01, 103.02, 103.03!!! Foram todos contados por mim. ;)
 

paradawt

Moderador
Desceram pelo lado de Castêlo (acho que é assim que se chama) até Mondim?

É que o ano passado quando fui ao Nariz do Mundo, desci por aí até Mondim e bem... Estrada estreita, piso irregular e quase 10kms sempre a descer... Quando cheguei ao final estava mais cansado do que a fazer todas as subidas até ali.
 

super.byke

New Member
o percurso foi este.
A estrada é excelente, quase sempre feita acima de 40/50 km/h
Por muito cansado que se esteja, quem chega ao fim da lameira chega a Mondim... o pior é o resto (como alguém dizia o "rabo da vaca é o pior de esfolar")

Quando vi a placa a dizer "1 km para a meta" disse para mim "está quase" mas isso demorou uma eternidade :D... cada 100m mais pareciam 1000m... :)
 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
Olá Bisu e Angel@

Pois esse mal dos banhos também se passava aqui pelos Algarves mas de há uns anos para cá as organizações têm arranjado quase sempre uns balneários para as várias raparigas que vão aos passeios, isto porque temos uma equipa feminina que com regularidade vai aos passeios.
 

NiKES

New Member
Por acaso ontem fiquei surpreendido com a presença feminina na prova, na positiva entende-se !!!

Nunca vi tanta mulher numa prova de estrada, parabéns, e que venham mais ;)
 

Lyp

Active Member
@bisu, então cruzamo-nos algumas vezes... volta e meia la abrandava um pouco à espera dos 2 companheiros que foram comigo, e tu la ias :) Não sei se te lembras duma Bianchi branca que te passou nos últimos metros da subida da sra da Graça... Era eu:)

Quanto a cada metro daquela subida reeeennndeer muuiiiitoo... Eu também confirmo!
 

bisu

New Member
Lyp,

eu lembro-me de passarem algumas pessoas por mim perto do fim da subida, mas ninguém em particular... já ia tão desgastada, curvada, aos "esses" que a única coisa que via bem era o meu conta quilómetros! ;)
 

bisu

New Member
trepadores da Figueira,

foi a minha primeira prova com direito a banho, por isso confesso a minha inexperiência em termos de balneários. Mas o caso aqui, foi mesmo ocupação indevida de balneário. Uns homens "mal educados" viram o balneário vazio e aproveitaram-se logo!
E força para as raparigas do Algarve!
 

Lyp

Active Member
Bisu, é natural que não tenhas reparado em mais um homem no meio de tantos, é mais fácil reparar nas ninas por serem bem mais escassas.

Eu tiro o meu chapéu às meninas que chegaram lá acima :)
 

duarte82

New Member
Apesar de ter pouco mais de 6 meses de andamento em estrada e menos de 1000Km feitos com a fininha, também me aventurei nesta maluquice, e posso dizer com grande orgulho "finisher".

Eu devo ter sido um dos que trabalhou para que o ritmo até à Lameira tivesse sido mais lento do que em anos anteriores, pois tive dificuldades em acompanhar o pelotão. De facto para quem não está muito habituado a estas andanças, o ritmo para mim era brutal.

Apesar de considerar que a organização esteve bem, pois seguramente não é fácil controlar um pelotão com mais de 400 bicicletas, fiquei desiludido no final, pois apesar de todo o meu sofrimento, e das palavras de incentivo de alguns ciclistas que já vinham a descer a Srª da Graça, ao chegar ao fim, perto das 15H00, já não se encontrava ninguém da organização a controlar tempos, sendo que pelo que me apercebi tenham acabado de desmontar a tenda e seguido caminho para Mondim de Basto.

Cheguei ao final juntamente com outro "maluco" que apesar das dores, meteu na cabeça que tinha de chegar lá acima, nem que fossem 8 da noite. Mas de facto não eram 8 da noite, ainda não eram 15H, e se a organização não queria esperar pelos últimos, pois de facto já era tarde, pelo menos podiam ter parado enquanto a gente fazia a derradeira subida, e perguntado se necessitávamos de alguma coisa, até porque estávamos bem identificados com o jersey da prova, coisa que muitos atletas que estavam a descer fizeram, tendo inclusive dado algumas palavras de apoio.

De resto quanto à prova, foi a primeira vez que fiz uma prova de estrada, nunca tinha pedalado naquela zona do pais, achei o percurso espectacular, mas para quem está habituado à Serra da Arrábida, sem dúvida que a Lameira com um vento brutal pela frente, feita a solo, sem qualquer roda para agarrar, e depois a Srª da Graça são de outro nível.

O meu grande objectivo era chegar ao fim, por isso tentei sempre controlar o esforço, sem entrar em grandes competições. Até Guimarães rolou-se bem, e tirando uma ou outra subida, com maior ou menor esforço lá consegui acompanhar o pelotão. A Subida por Guimarães deu para partir um bocado as pernas, mas o pior estava para vir.

Quando cheguei à Lameira, com medo de partir não tentei agarrar em nenhuma roda e preferi manter o meu ritmo, ciente de que iam ser cerca de 10 Km de sofrimento, o vento principalmente no final não ajudou nada, mas quando vi a placa de abastecimento a 1Km, pensei que o pior já estava, e de facto assim foi. A descida para Mondim foi tentar recuperar ao máximo, nesta descida ainda tive a companhia do carro vassoura e da ambulância que de vez em quando me ultrapassava e depois aguardavam mais à frente a minha passagem. A vista da Srª da Graça durante a descida era impressionante, e quanto mais descia, mais tinha de inclinar a cabeça para ver o topo do monumento.

Quando iniciei a subida, apesar de todo o esforço que já tinha despendido, sentia-me bem, e logo ali percebi que o topo não me ia escapar, coloquei um ritmo certo e cada vez que olhava para o lado, a vista era uma grande inspiração para arranjar ainda mais forças e não pensar sequer em desistir.

Ao terminar, apesar de não figurar na classificação final, fiquei com um claro sentimento de missão cumprida, para o ano espero estar presente, e espero que a organização possa esperar por mim.

Cumprimentos a todos
 

NiKES

New Member
Duarte82, parabéns, pois tens tanto mérito como aquele que ficou em primeiro. Espero que tiveste direito a banho e almoço na mesma...

A organização foi embora com 5h e pico de prova. Eram 14h da tarde mais ou menos. Acredito que para quem chega em último é chato, afinal a obrigação da organização é acompanhar o primeiro ciclista até o último ciclista.... pelos vistos não é o caso, é pena para quem paga 20€ e um suposto seguro de prova.

E já agora outro ponto negativo da prova, a chegada é péssima, havia mais carros do que ciclistas, cheguei no meio de uma multidão de carros (até tive de tirar o pé do pedal), e sabe-se lá se a organização me viu chegar (mas estavam la duas pessoas a registar). Era muito fácil proibir que os carros fossem até o topo da subida, tem parques um km mais abaixo e custa muito subir mas descer não custa nada (isso para aqueles que metem as bikes nos carros a chegada).
 

bisu

New Member
duarte82,

Parabéns pelo término da prova.

A verdade é que, provavelmente, a maior parte das pessoas que chega longe dos cimeiros não pensa no lugar em que vai ficar. No entanto, também acho um pouco de mau tom não ficarem a controlar todos os participantes (mesmo que isso implique obrigar a horas extra de 2/3 pessoas da organização).

Compreendo que se desmontem as metas, as bancas dos patrocinadores, mas pelo menos algum tipo de apoio deveria persistir. Afinal, os azares às vezes acontecem e se estamos inscritos numa prova, deveremos ter o tal apoio. E toda a gente deverá ter o direito de figurar na lista de cicloturistas que terminaram a prova.
 

Mingus

Member
Bom dia a todos,

Em primeiro lugar os meus parabéns ao duarte82 pela epopeia. O lugar em que se chega é o menos importante num passeio. Mais importante é a conquista pessoal.

Este é um tema sempre controverso, pois de facto é um passeio e não uma competição e todos devem ter o direito de participar com as condições pelas quais pagaram. No entanto, e tendo participado na organização de 2 maratonas / passeios de btt, acho que deve haver um limite de tempo de chegada.
Nestes casos em que o trajecto já tem alguma dureza de kms e de acumulado de subida cabe a cada um avaliar a forma física em que se encontra e se é capaz de terminar o passeio dentro do tempo limite imposto pela organização e decidir a sua participação ou não no evento.

Nas provas em que participei na organização, o percurso era bastante exigente e vi gente a sofrer com apenas um quarto de passeio feito. Como é óbvio ou chegaram mesmo muito atrasados ou desistiram.

No caso de passeios de estrada deste género é muito fácil arranjar os tracks ou, com mais alguma paciência, estudar os percursos no googlemaps e ir lá a solo ou com amigos que tenham mais ou menos o mesmo andamento. Se se quiser alguma "competição" podem sempre puxar uns pelos os outros. :)

No entanto, e mais uma vez, os parabéns ao duarte82 pela conquista de uma subida clássica da Volta a Portugal.

Abraços e boas pedaladas
 

fogueteiro

Active Member
Já pensei inscrever-me neste evento, por duas ou tres vezes, mas sempre acabo por não participar. Primeiro porque para mim 20,00 ainda é dinheiro, e faço 200 kms e gasto apenas 10,00, e em segundo porque só de pensar em 400 ciclistas e eu no meio deles, desisto logo.

A organização, o traçado, o policiamento podem até ser excelentes, mas nada evita apanharmos pessoal sem experiência nenhuma nestas andanças, o que constituí um perigo para eles próprios e sobretudo para os outros. Imagino a descer da Lameira para Mondim, com todas aquelas curvas... ou se encontra um espaço só nosso ou então é ir em stress até lá abaixo.

Prefiro subir sózinho ou com mais meia dúzia de colegas.

De qualquer modo, não posso deixar de dar os parabéns a quem chegou lá acima, sobretudo às senhoras e o pessoal que teve mais dificuldade. Dá-me muito mais pica fazer esta subida do que qualquer uma das vertentes da serra da Estrela.
 

bisu

New Member
Fogueteiro,

A partir do início da subida para a Lameira o pelotão vai-se “partindo”, pelo que quando se chega à descida de Mondim juntam-se pequenos grupos ou até ciclistas sozinhos para fazer a descida. Na verdade, onde senti mais perigo foi mesmo na saída da póvoa, uma vez que o controlo do trânsito foi mais difícil e o percurso incluía a passagem por algumas ruas mais estreitas e com mais carros estacionados.

Em relação ao preço do evento, eu também preferia que fosse mais baixo :), no entanto como não tenho nenhum ponto de comparação (foi o meu primeiro passeio do género) não me vou pronunciar. Sinto que pelo facto do policiamento e o controlo do tráfego ter sido 5 estrelas, já dou por bem entregue os 20 euros. Naturalmente, que fazer o percurso com um grupo ou sozinho não exige nenhum tipo de policiamento especial e ficará sempre mais barato ;)

Obrigada pelos parabéns (eu como senhora/menina, vesti a carapuça!). De facto, há coisas no ciclismo que não se esquecem e esta subida vai perdurar na minha memória para sempre!
 

super.byke

New Member
Viva, sobre o preço, 20€ é dinheiro sim senhor, mas visto por este lado temos:
- jersey
- almoço
- banho
- transporte de volta
- abastecimento liquido
... quantos jersyes se compram por 20€ ???

visto assim não parece caro, contudo visto por outro prisma...
- não quero o jersey pq já tenho muitos
- transporte de volta tenho o meu próprio
- não preciso de abastecimento nem almoço porque tenho o meu

então assim apenas damos 20€ para policiamento e carro vassoura/ambulância.... assim já parece caro... mas se compararmos com a "etapa da volta" esta é mais barata.

No meu caso não considero excessivamente caro porque apenas faço este passeio a pagar durante o ano... agora se fosse 1 x por mês já não pensaria da mesma forma, pois já teria jerseys para "dar e vender" :D
 

NiKES

New Member
Faço das palavras do Super Byke as minhas ;) Faço o passeio para também competir um bocado, mas não faria isso todos os meses sequer, prefiro pegar na minha bike e fazer uma volta sozinho nas calmas, é o que mais gosto.

E acrescento que as camisolas são de (arrisco mesmo a dizer) muito boa qualidade. Ja tenho camisolas de 2008 (da maratona btt povoa) e está como nova depois de bastante uso. As camisolas actuais são iguais.
 
Top