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Melhorias Specialized Tarmac SL4 Sport

Uelmamfg

Member
Viva,

Depois de um ano com a minha SL4, acho que é altura de upgrades.

Tenho:

Grupo 105 R7000 (travão Tiagra, pedalaria PraxisWorks Alba)
Rodas Axis Elite da Especialized (23)


Tenho falta de confiança nas travagens em descidas, não sinto muita rigidez nas rodas quando estou a subir em potência, não é muito confortável nas estradas menos regulares...

A rolar sinto conforto (nas estradas boas) consigo andar acima dos 38 km/h por alguns minutos, nas subidas com um velocidade constante e sem acelerações a máquina deixa-me satisfeito...

O ajuste da bicicleta está perfeito para min. Obrigado António Falcão VeloFitSystem (5 ESTRELAS).

O que devo começar a melhorar? tem que ser por parte!

Desde já Obrigado
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Limpeza/lavagem de aros, mudança de calços, os Shimano Ultrega são bons, depois vês se precisas de travões novos, mudar para 105 vai trazer pouco ou nada e Ultrega Idem idem aspas aspas
 

Pires

Well-Known Member
Para a próxima tira uma foto mas com o lado da transmissão virado para a camara.

Sempre sentiste falta de confiança na travagem ou é recente?
 

cou7inho

Well-Known Member
Como já referido se sentes que os travões não estão a dar conta do recado começa por lhe meter uns calços melhores e vê se resolve.
Quanto à falta de conforto talvez um pneu mais largo, mas para isso é preciso que a bicicleta o permita.
Isso da falta de rigidez também sofro do mesmo. Chateia-me um bocadito querer fazer uma aceleração em condições a bicicleta parecer massa esparguete. O problema é que o investimento numas rodas ainda é considerável.
 

pratoni

Well-Known Member
E orçamento para upgrades?

Tal como disseram, começa pelos calços de travão a ver se notas melhorias.

Mas pelo que descreves umas rodas melhores podem fazer alguma diferença mas, voltando à pergunta inicial, depende do orçamento para as mesmas...
 

Uelmamfg

Member
Para a próxima tira uma foto mas com o lado da transmissão virado para a camara.

Sempre sentiste falta de confiança na travagem ou é recente?


Logo tento colocar uma foto melhor.

Nunca tive grande confiança nos travões, mas tenho vindo a sentir muito menos.
Obrigado
 

Uelmamfg

Member
Como já referido se sentes que os travões não estão a dar conta do recado começa por lhe meter uns calços melhores e vê se resolve.

Quanto à falta de conforto talvez um pneu mais largo, mas para isso é preciso que a bicicleta o permita.
Isso da falta de rigidez também sofro do mesmo. Chateia-me um bocadito querer fazer uma aceleração em condições a bicicleta parecer massa esparguete. O problema é que o investimento numas rodas ainda é considerável.


É isso que também sinto, a roda de frente deixa-me com impressão que fica a tocar nos calços do travão hora de um lado hora do outro lado, conforme a perna que está a fazer força.
 

Uelmamfg

Member
E orçamento para upgrades?

Tal como disseram, começa pelos calços de travão a ver se notas melhorias.
Mas pelo que descreves umas rodas melhores podem fazer alguma diferença mas, voltando à pergunta inicial, depende do orçamento para as mesmas...


Bom dia,
Numa primeira fase +/-1000€.
Obrigado a todos pelo tempo que gastam e por estarem a ajudar.
 

pratoni

Well-Known Member
Diria então que já podes comprar umas boas rodas e pneus.

Quais? Epá há tantos modelos que nem te sei ajudar.

Diria só para comprares algo que tenha uns aros com uma largura interna à volta dos 19mm e uns pneus 28c se o quadro o permitir. Assim vais ter mais conforto e não perdes nada em atrito.
 

Afonso_Albufeira

Well-Known Member
Bom dia,
Numa primeira fase +/-1000€.
Obrigado a todos pelo tempo que gastam e por estarem a ajudar.
Se os travões e as mudanças estão a funcionar bem então começa pelas rodas, pois um bom quadro + umas boas rodas, para mim são a base para uma boa máquina. Como a "Maria" é preta e amarela talvez umas rodas da Mavic fiquem bem pois são boas e têm "apontamentos" em amarelo. Com umas rodas novas e uns calços novos, a travagem vai melhorar bastante.
 

dragom

Active Member
Viva,

Tenho falta de confiança nas travagens em descidas, não sinto muita rigidez nas rodas quando estou a subir em potência, não é muito confortável nas estradas menos regulares...

Viva, eu na minha Specialized Allez Elite troquei os travões que trazia (Trekko) pelos travões 105 e senti uma diferença enorme na travagem. Será um bom upgrade por cerca de 70€
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Viva, eu na minha Specialized Allez Elite troquei os travões que trazia (Trekko) pelos travões 105 e senti uma diferença enorme na travagem. Será um bom upgrade por cerca de 70€
Tu notaste mas ele não vai notar assim tanta diferença, tem uns Tiagra
Se vais mesmo trocar de rodas, muda os calços só quando tiveres as rodas novas, faz só limpeza de aros e calços comas velhas
 

orange

Active Member
Com 1.000,00 euros iria para rodas Campagnolo Zonda, pneus Continental GP5000, travões Shimano 105 7000 (que notará diferença face aos Tiagra pois os 7000 já são de duplo pivot, menos propensos a flexão e como tal capazes de uma travagem mais eficiente), novos cabos e ainda sobra bastante dinheiro.

just my 2 cent :)
 

Uelmamfg

Member
Tu notaste mas ele não vai notar assim tanta diferença, tem uns Tiagra

Se vais mesmo trocar de rodas, muda os calços só quando tiveres as rodas novas, faz só limpeza de aros e calços comas velhas
Bom dia,
Normalmente faço limpeza disso e posso dizer que ajuda muito, assim como também faz muita diferença ter as transmissões em bom estado de limpeza e lubrificação.
É a minha primeira bicicleta, não tenho termo de comparação, mas quando estou a descer faltam coisas para dar segurança para ir um bocadinho mais ao limite.

Nota diferenças nas descidas que não é preciso travar muito para as que tenho mesmo de travar, sendo que nestas parece que tudo fica instável.

O equilíbrio entra apertar o travão traseiro e equilibrar com um pouco de força no travão da roda dianteira para abrandar mais sem que a roda traseira bloqueia e o desequilíbrio/instabilidade que isso provoca deve melhorar com alguns upgrades, claro penso eu.

É um pouco nesse sentido, porque andar faz-me sentir bem e a querer mais…

Obrigado
 

Afonso_Albufeira

Well-Known Member
Ora nem mais, o travão traseiro apenas serve de apoio ao travão dianteiro. 80% da força de travagem deve ser aplicada no travão da frente e não no de trás, senão só vais parar no Samouco. Travar dessa maneira, a descer zonas montanhosas, não fazias uma curva.
 
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