• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Melhores livros

Limels

Member
Bom dia. Sou um apaixonado na parte teórica do ciclismo e gostaria de saber quais as recomendações que vocês dariam para ler. Pode ser também artigos ou do gênero.

Pessoalmente, neste momento está a a procura das melhores recomendações sobre livros de treino para quem tem pouco tempo e também livros sobre a formação. Desenvolvimento do ciclista.
Claro que o tópico serve para darem sugestões sobre livros em geral que vocês achem que merecem leitura .


Cumprimentos
 

Duke

Well-Known Member
Penso que alguns dos mais famosos sao estes:

Cyclist's Training Bible : The World's Most Comprehensive Training Guide
By (author) Joe Friel

The Power Meter Handbook: A User's Guide for Cyclists and Triathletes

Autor: Joe Friel


The Time-Crunched Cyclist: Racing-Winning Fitness in 6 Hours a Week, 3rd Ed. (Time-Crunched Athlete): Race-Winning Fitness in 6 Hours a Week, 3rd Ed. (The Time-Crunched Athlete) Paperback – 31 Mar. 2017
by Chris Carmichael (Author), Jim Rutberg (Author)
 

antunesfilipee

Well-Known Member
Para quem quiser perceber minimamente de treinos, sem ser com o objectivo de competir, nem nada que se pareça, mas sim apenas melhorar um pouco e não andar por aí só a cansar-se para "nada"... O Cyclist's Training Bible é uma boa leitura para isso?

PS: sem power meter...
 

Carolina

Well-Known Member
Sim, vale a pena ler. Podes treinar com a frequência cardíaca, não é tão bom como o power, mas serve perfeitamente. Os resultados aparecem na mesma.
 

Limels

Member
Obrigado pelas sugestões.
Já agora ao nível de treino Core ou assim do gênero para o ciclismo recomendam algum?
 

Carolina

Well-Known Member
O Time Crunched Cyclist serve para treinos só com monitor cardíaco?

Já fiz 2 planos do livro só com HR.

Diria que só deves ter cuidado para não te precipitares no inicio dos intervalos. O ritmo cardíaco demora pelo menos uns 30 segundos a chegar ao valor que ele pede. Um dos erros que cometi algumas vezes foi fazer o inicio dos intervalos demasiado forte pra ver se o ritmo cardíaco subia mais rápido. Depois tinha dificuldade no fim dos intervalos.

Força nisso!
 

Carolina

Well-Known Member
Fiz o new century primeiro e depois fiz o new competitor.

Não segui aquilo à risca, até porque não tinha turbo trainer na altura. Fazia as séries na rua, aquelas séries mais longas de 10-12 minutos nunca eram com pendente constante, por exemplo. Aos fins de semana o plano dizia pra andar na zona de endurance miles, mas pra conseguir ir com o pessoal acabava sempre por ir com a corda ao pescoço ahahahahah.

Notei que melhorei bastante o andamento, mas não te consigo dar números concretos, foi antes de ter powermeter.

Para quem tem pouco tempo durante a semana os planos do livro são porreiros. Quando não tinha disponibilidade para fazer os treinos todos era só alterar a ordem dos treinos da semana, de maneira a fazer os mais importantes primeiro. Mais para o fim do livro ele explica como devem ser as prioridades no caso de não poderes fazer tudo.

Pra quem quer fazer treinos curtos e não precisa de nada XPTO serve perfeitamente. Então se for a primeira vez que segue algo estruturado, acho que não há nada mais simples.

(Acho que no meu diário de treino tenho lá o new century completo. Sempre que fazia um treino deixava lá o feedback)
 

jppina

Well-Known Member
Não estava à espera que me desses dados concretos, apenas isso que disseste, se sentiste ou não que melhoraste o andamento ;-)

E fizeste bem em ir com o pessoal em vez de fazer as endurance miles, afinal a parte social do ciclismo é também isso. E para quem não tem objetivos competitivos, não nos devemos prender a planos, qualquer que eles sejam :)
 

NULL

Moderador
Staff member
Se me permitem uma recomendação, até porque há por aqui quem perceba muito mais do que eu e que pode ajudar, deixo apenas um pequeno conselho.

Menos é mais. Tenho visto alguns casos por aqui, e não só por aqui, de treinos demasiado exigentes, trabalhos em zonas altas, bastante tempo... O ciclismo é um desporto aeróbico, 95% do tempo é passado em LT1. Quem tiver disponibilidade deve apostar no volume, não na intensidade. Deve optimizar os consumos em FatMax, melhorar a resistência à fadiga... depois de muito trabalho nessas zonas é que se deve começar a pensar em melhorar o sistema glucolítico e de ATP.

Eu sei que para quem tem dificuldades de horário, como é o meu caso, temos que atalhar um pouco, mas para quem quer ir longe e fazer as coisas bem acho que deve ter atenção a estes princípios.
 

elchocollat

Well-Known Member
Concordo contigo @NULL !
A semana passada consegui fazer 2x15min no ftp. Não foi a coisa nais fácil, mas fez-se
Ontem tive que parar e depois saltar. Fiquei mal disposto e tudo.

Sei o que falhou: no dia anterior tinha-me focado em exercícios para as pernas e estava cansado. Ontem não aguentei na 2a rodada.

Penso que é bom experimentarmos também para percebermos o quão difícil podem ser certos treinos. Eu estou a tentar seguir um plano feito por mim, mas que me baseei noutros.
O objetivo é expôr-me a diferentes esforços.
Falo por mim porque me revi em parte no que acabaste de dizer.
 

Carolina

Well-Known Member
O NULL resume bem porque é que gosto do time-crunched. É um plano sem complicações e permite fazer alterações consoante as nossas necessidades.

Falo por mim, não gosto de treinos muito complicados nem ter de andar a pensar no que fazer. É olhar para o plano, meter o treino do dia no garmin e siga. Não tenho de pensar em aumentar a dificuldade de semana a semana, no tamanho do intervalos, na intensidade...

Gosto de perceber o porquê de se fazer certos intervalos a uma certa intensidade, mas daí a estruturar todo um plano vai uma grande distância. Não tenho paciência pra isso.
 

joseruivo

Well-Known Member
Já fiz 2 planos do livro só com HR.

Diria que só deves ter cuidado para não te precipitares no inicio dos intervalos. O ritmo cardíaco demora pelo menos uns 30 segundos a chegar ao valor que ele pede. Um dos erros que cometi algumas vezes foi fazer o inicio dos intervalos demasiado forte pra ver se o ritmo cardíaco subia mais rápido. Depois tinha dificuldade no fim dos intervalos.

Força nisso!
Obrigado!

No treino nada estruturado que faço agora no rolo e com monitor cardíaco, tb noto que depois de estabilizar num dado andamento os bpm ainda sobem mais um pouco. Curioso é quando páras um esforço extremo, e os bpm ainda continuam a subir durante uns segundos depois de já teres parado.
 
Top