• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Melhorar o andamento em subidas

salpicão

Member
ok... vou experimentar... isso vai permitir ter andamentos mais pesados? No inicio de julho vou de Paredes a Fátima, qual o treino especifico que deva fazer? são por volta de 240km...(ando de bicla à 3 meses e pouco)...
 

Afonso_Albufeira

Well-Known Member
Experimenta numa recta comprida e sem inclinação; andas 500m a pedalar só com a perna direita e outros 500m a pedalar só com a esquerda (sempre nos 30km/h ou mais, se conseguires). Faz isso umas 4 ou 5 vezes por saída.
 

salpicão

Member
Experimenta numa recta comprida e sem inclinação; andas 500m a pedalar só com a perna direita e outros 500m a pedalar só com a esquerda (sempre nos 30km/h ou mais, se conseguires). Faz isso umas 4 ou 5 vezes por saída.

Obrigado!!!
Isto vai-me permitir pedalar mais pesado? Ganha-se musculo pedalando assim?
 

Scorpio

Banned
Boas salpicão,

Não se ganha músculo, mas trabalham-se as fibras musculares de contracção lenta! É obvio que ficas com as pernas mais volumosas, mas não quer dizer que o musculo cresça assim tão facilmente.

Se queres ganhar músculo faz uma boa suplementação ao nível das proteínas enquanto os músculos recuperam dos esforço efectuado nos treinos!

Boas pedaladas
 

salpicão

Member
Boas salpicão,

Não se ganha músculo, mas trabalham-se as fibras musculares de contracção lenta! É obvio que ficas com as pernas mais volumosas, mas não quer dizer que o musculo cresça assim tão facilmente.

Se queres ganhar músculo faz uma boa suplementação ao nível das proteínas enquanto os músculos recuperam dos esforço efectuado nos treinos!

Boas pedaladas
Eu não quero ganhar músculo, quero é andar mais e perder peso. Então quais as vantagens desse treino especifico?
 

nunocoutinho

New Member
As vantagens são de pedalar e distribuir melhor as forças durante a rotação dos cranks. Ou seja melhora o rendimento, gastamos menos para andar X KM se utilizar-mos uma cadência redonda apropriada. Através deste treino vai ser mais facil fazer mais rotação de pernas, a chamada cadência de pedalada, e pedalamos mais redondo se ser do género força com a esquerda a descer....zona morta....força com a direita a descer.

Para andar mais é facílimo... basta treinar. E treinar não é ir para a estrada fazer contra relógios todos os dias, nem ir ver montras todos os dias, temos de ir ensinando o corpo gradualmente a aguentar um esforço e ir aumentando.
 

Varadero

New Member
Se entenderes inglês lê este artigo está bastante interessante.

Trata-se de aumentar a tolerância a andamentos elevados, mas não no limite, fazendo séries de esforço e aumentando a duração de cada série de treino para treino.
 

junior_jay

New Member
Boa noite antes de mais. É o meu primeiro post e como tal vou falar-vos do que eu faço para treinar subidas.

Tenho 20 anos ando em estrada à cerca de 1 ano, e quando se passa para a outra parecemos uma pena. Mas sempre gostei mais das fininhas, não tinha era lotaria para ela antes... XD

Eu penso que cada pessoa deve gradualmente encontrar a sua cadencia optima a subir, é o essencial para se começar uma subida, depois vamos baixando mudanças a fim de ganharmos velocidade e um ponto de frequencia cardiaca mais baixo, logo menos esgotamento a nivel aeróbio (respiração), quando recuperados, se a subida for longa, aumentasse de novo a cadencia e vai-se alternando, nos intervalos mais planos deve diminuir-se a cadencia a fim de baixarmos a frequencia cardiaca. Uma nota importante relativamente à energia dissipada, em grande cadencia preferencialmente sentado, baixa cadencia de pé a fim de termos mais musculos a trabalhar nas zonas mortas da rotação, a forma como se pedala é importante, puxar bem os pedais e cordenar os movimentos. Tentar andar em linha recta na subida e não a "abanar" a bicicleta, tudo conta e é energia dissipada. Estou a falar de cadencias a subir e não de fazer subidas em esforço, baixar mudanças é uma ou duas e não mais e ir alternando..

Uma boa sessão de musculação pode ajudar, mas não é matar os musculos, aliar e alternar com a prática de todos os dias e ir aumentando é claro, tentar sempre dar o melhor.

Há muitos exercicios que se podem fazer em cima da bicicleta, pedalar apenas com um pé como foi referido anteriormente, rolar só a puxar os pedais e subir em cima das linhas da berma para treinar a precisão.

Como foi referido anteriormente de baixo para cima, do pequeno para o grande, gradualmente, pode demorar até meses até o corpo se habituar.

Este é o meu caso, espero ter ajudado.

Os melhores cumprimentos.
 
Last edited:

ivan

New Member
viva pessoal
eu para fazer as subidas é faze-las não sou propriamente trepador mas pequenas inclinações faço bem, agora eu sou do tipo como disse um profissional que é sprinter para chegar bem e poder rolar no dia seguinte se a etapa tem 3 subidas treina 4 e se ao regressares do treino puderes acrescentar mais aquela rampasita faz-lo pois irá aumentar a tua resistência, procura alimentar-te sempre bem e beber em condições e nunca vás alem da quebra de açúcar pois ai ja não estas a fazer nada de jeito.
recentemente mudei de pais estou mais propriamente no meio dos alpes estive 2 meses sem a bicla, so agora ao fim de 6 semanas de rolar em plano e pequenas inclinações é que comecei a trepar mais a serio, resulta que mesmo nas voltas por plano chego melhor a casa com mais Kms e melhores medias, nunca mais vejo a hora de poder subir as grandes daqui mas tenho de ter paciência talvez em Agosto ( sinto saudades das subidas do norte aqui para onde me vire o 10% ou 15 %e 17% esta sempre presente)
 

junior_jay

New Member
Concordo com o pangare. Quando rebentar, olha, no dia a seguir logo se sobe mais 20 metros.

Bons treinos pessoal. Aproveitem o verão para perder o que ganharam no inverno alguns.
 

pjmano

New Member
No meu caso, e já aqui falei sobre isso num outro tópico, o importante é a gente sentir que está a progredir e a conseguir alguns objectivos previamente estipulados, posso dizer que em Janeiro de 2010 pesava 83 Kg, hoje peso 75 kg, sem entrar em paranoias de emagrecimento, o que faço é todos os dias ao chegar do trabalho, fazer 5 km na bicicleta estatica, e depois alguns abdominais (bem feitos e suaves para não estragar os ossos) isto junto de uma alimentação mais ou menos saudavel e muita agua durante o dia.
Pensem assim: Se todos os dias nos levantamos; comemos; trabalhamos; tomamos banho...etc etc etc porque não somar a isso tudo exercicio fisico? os resultados parecem não surgir no inicio, mas com insistencia eles aparecem, e depois aqueles treinos na estrada de fim de semana, ai sim nota-se uma diferença da condição fisica quase abismal, como dizia atras um dos presentes no forum, "o facto de perder barriga altera tudo" e realmente é bem verdade, conseguimos subir descer e rolar como se duma peça do todo se trata-se podia prolongar isto, ...mas não me apetece
 

junior_jay

New Member
E como eu já vi num post anterior. É mais fácil perdermos peso do que tirar a um componente da bicicleta, a carteira não sofre tanto. Aliado a uma boa condição fisica tudo se torna mais fácil. E se eu com 1.85m tenho 72 e há uns tempos não me mexia e tinha 80 e quase 5, adianto já que o que custa é começar pessoal.

Não desistir é essencial após um grande esforço há sempre uma recompensa. E mesmo depois de uma volta bem puxada, admitam que se sentem satisfeitos!

Bons treinos pessoal.
 

ivan

New Member
ora boas pessoal
este ano estive Abril e Maio sem andar vinha de um bom estado de forma tudo encaminhava para uma bela temporada, e Junho recomecei do nada novamente voltas a rondar os 30, 50 kms sem grandes alaridos mas só ao fim de semana sem o habitual treino de 1 hora nos rolos ao meio da semana pois não tenho espaço para eles nem tempo para sair a semana, finais de Junho já fazia bastantes colinas e algumas subidas de 3 kms, sempre aumentando um pouco a distancia percorrida ou subidas cada vez mas longas, em meios de Julho subi pela primeira vez subidas de 9 e 10 Kms já com as voltas a variar os 80 kms ou 100 em plano com colinas.
hoje regressava a casa de uma volta plana sem puxar tinha cerca de 79 kms no conta-quilómetros estava bem alimentado e hidratado resolvi trepar um gigante de 15 kms e 1600 mts de altura, surpresa minha ao fim de 8 kms a subir estourei, apenas aguentei até um café numa aldeia no percurso para comer algo sem ser barras energéticas fiz mais 2 kms em lentidão até ao dito café.
que terá passado mal terei preparado mal?
os kms feitos terão influencia mas nunca puxei alem das 140 ppm em antes de subir.
estou a ver que os gigantes daqui a 2350 mts de altitude so lá para Outubro com sorte......mas não desisto ei de escalar o de hoje até ao cimo
 

junior_jay

New Member
Ivan e relativo... Ha dias e dias, nao achas?

Ha dias em que andamos a puxar e depois qualquer coisa nos deita abaixo, mas nesse caso o que me acontece muito e o perder do ritmo, começamos bem e nao conseguimos manter "o tal" ritmo do principio. Secalhar esse tal gigante para alem de comprido e inclinado, factores ha muitos. Mas para primeiro impacto nao estiveste mal, agora e so ires mais alem e ultrapassares essa dificuldade dos 8km.

Cumprimentos e bons treinos.
 
Aqui vai mais uma dica :

"...Numa subida, qual a altura mais indicada para se levantar do selim e pedalar em pé?

Um recente estudo norueguês descobriu a altura mágica: se estiver a fazer uma subida com uma inclinação de 10%, coloque-se de pé quando estiver a 94% do seu nível máximo de energia.

Com uma potência menor, é mais provável que renda mais se pedalar sentado, de acordo com o Dr. Ernst A. Hansen, autor do estudo.

Se o esforço necessário para a subida é menor, pedalar de pé pode trazer desvantagens biomecânicas..."

Tenho uma técnica muito "minha" para esta questão:

Sou um ciclista que pedala muito, muito, muito de pé, acho que quando era miudo gostava de imitar o pantanni, e o vício ficou!!! No entanto a minha técnica em subidas intermédias, em que mesmo assim me sinto bem a pedalar de pé, é quando me levanto do selim aumento 1 mudança também, e quando me sento diminuo uma mudança... Não sei se isto tem lógica, mas o que é certo é que comigo funciona, mais que não seja psicologicamente!!!
 
Top