• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Mavic Aksium com k7 Campagnolo 8v.

doutorphil

New Member
Boas, eu tenho uma Kona Kapu de 96 com grupo Veloce de 8V, tenho montadas umas Rodas mavic cxp30 com cubos campagnolo de origem, caso queira montar umas Mavic Aksium é possivel usar o corpo "freewheel" de 8v que esta montado actualmente nas rodas de origem?

gostava que me elucidassem antes que cometa o erro de comprar umas rodas novas e descobrir que não as posso usar.:D

abraços
 

richardworx

New Member
Eu penso que as mavic aksium apenas são compatíveis com as cassetes shimano, sram e mavic, para uma cassete campagnolo o encaixe na roda livre é diferente.
Para a cassete shimano de 8v que é o caso da minha, ou sram ou mavic, o encaixe é o M10 com espaçador que já vem com as rodas, para a cassete campagnolo já é utilizado o encaixe ED10 que é muito diferente e nunca vi umas Mavic Aksium à venda com este encaixe.
A não ser que compres as rodas numa loja de bicicletas onde te experimentem isso ou te tire as dúvidas, não arriscava.
Mas espera por mais opiniões.
 

doutorphil

New Member
obg, ja desconfiava, tenho andado a ler imensa coisa pela net, a solução que tenho seria comprar um kit de espaçadores que me permite usar uma k7 shimano 8v com os espaçadores do kit para ficar alinhado com campagnolo...

se alguem tiver uma roda da frente mavic Cxp30 ou mesmo uma cxp20 ou 22...e não precisar...:D
 

Teix

Member
Comprei umas Mavic Aksium há duas semanas em Coimbra para shimano, mas a 1ª pergunta que o vendedor fez foi se era para campagnolo ou shimano. o mesmo me perguntaram noutra loja. Portanto só tens que pedir uma delas.
Já agora informo-te que é muito difícil arranjar as silver, em preto não há problema. Há dois importadores um não tem nem vai ter mais, o outro acho que só tinha as minhas.
Boas pedaladas
 

Teix

Member
Espera lá não tinha percebido bem a tua ideia. As rodas mavic aksium já vêm montadas com tudo só tens que dizer se é campa ou shimano, penso que é por causa do cepo(o que tu chamas free wheel penso eu). A única coisa que vais trocar é a cassete
 

Interceptor

New Member
Após uma rápida pesquisa no site da Mavic:

Compatibilidade das AKSIUM - ED10 or M10

Havendo dois modelos distintos, sabendo de antemão que o M10 é para Shimano, penso que o ED10 seja para Campanolo.
Como não tenho a certeza, volto cá na 2ª-Feira para dizer o que um amigo meu, que é vendedor Mavic, tem para dizer.

Até breve.
 

doutorphil

New Member
a questão aqui nem é haver ou não uma versão com cepo para campag. campagnolo de 8v não é compativel com 9 e 10v, dai eu perguntar que o cepo de 8v teria os "encaixes" similares ao campag 9/10v para eu poder usar o cepo que tenho actualmente nas rodas novas. obg pelas resp.:cool:
 

Teix

Member
Oh DoutorPhil as Aksium dão para 8,9 e 10 (li algures não me lembro onde)é só uma questão de espaçadores. Não perguntei na loja pq a m7 cassete é de 9 mas com o espaçador que usava nas antigas RIGIDA não apertava bem, Voltei à Liderbike e o mecânico trocou-lhe o espaçador pondo um mais grosso e funciona 5 estrelas. Já agora dei 170 por elas(as silver). Pretas são + caras.
 

Teix

Member
Não percebo pq é q queres usar esse cepo se as rodas já trasem. S´tens q dizer q cassete tens, Qto ao nº de veloc. é o q disse na msg anterior, é só uma questão de espaçadores.
 

doutorphil

New Member
eu tenho umas mavic cxp30 com cubo campagnolo e cepo de 8v, penso que o cepo de para tirar do cubo e instalar noutro cubo, mavic por ex. é que ao contrario da shimanos em que o cepo 8/9/10v são todos "iguais", a campagnolo alterou o desenho apartir das 9v. a questão seria, se ao comprar umas mavic com cubo para campagnolo, se poderia por ventura instalar o meu actual cubo de 8v para poder usar a k7 actual...mas não esta facil de reunir informação, sei que existe pelo menos um fabricante que fabrica as anilhas que espaçam as rodas dentadas da k7, ou seja, se comprar uma k7 shimano 105, instalo o kit de anilhas campagnolo 8v e posso usar qualquer cepo shimano...mas o kit é carissimo. alem disso queria evitar fazer uma Frankenbike...:S
 
Top