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Mais um ciclista morto em acidente

JBG

Well-Known Member
Isso é muito comum; pessoal a andar à noite sem qualquer luz, normalmente nao sao desportistas mas pessoas que usam a bicicleta no dia, ainda ha 15 dias na zona da Marinha Grande em 30 minutos vi uns 4 ou 5. Perfeita inconsciencia!
Nao é o caso do video em que os 2 vao bem encostados à direita e durante o dia, o animal do carro devia ir a dormir ou a falar ao telefone.

Eu uso a bicicleta todos os dias e ando bem iluminado, bem como todas as pessoas que conheço que utilizam a bicicleta diariamente como meio de transporte ; )
 

scubalu

Active Member
Faço muito a marginal de Cascais/Lisboa de carro nos dois sentidos por razões de trabalho e vejo muitos colegas nossos
de bicicleta ao anoitecer sem iluminação e pior vestidos de preto, também vejo outros que não tendo iluminação
levam coletes ou casacos reflectores (os tais amarelos) que também uso e faz uma diferença enorme.
PROTEJAM-SE DEPOIS DE ACONTECER O ACIDENTE JÁ É TARDE
 

fernandes_85

Well-Known Member
Acho curioso a malta ver um vídeo em que os ciclistas vão a fazer tudo bem e acontece o que aconteceu, e os comentários seguintes vão para o clássico "ah também há muito ciclista que anda mal iluminado e é maluco.". E estamos a falar de malta que anda de bike, nem quero imaginar no forum tunning ou condutores lusos ou whatever.

Obviamente que temos de tentar fazer tudo o que está ao nosso alcance para nos protegermos, agora não vale a pena termos ilusões, com a mentalidade do condutor português e a forma como se conduz por cá, todos os dias é uma roleta russa.

Uso a bicicleta diariamente, ainda hoje a vir para o trabalho estando eu a fazer uma rotunda, lá vinha um artista de uma empresa de distribuição em excesso de velocidade e a mexer em papéis que entra na rotunda, não me levou à frente porque eu já estava a ver a merda que ele ia fazer e travei. Mais para a esquerda ou mais para a direita, é isto todos os dias na selva urbana.
 

Paulofski

Well-Known Member
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Os ciclistas são os utilizadores da estrada mais vulneráveis, difíceis de serem visualizados, especialmente durante a noite. O objectivo primordial para a nossa própria segurança é sermos vistos com antecedência. Sinalizar as intenções é também importante para o ciclista manter a segurança.

O uso de faixas reflectoras no equipamento, na bicicleta e na roupa, ajuda a melhorar a nossa visibilidade perante os automobilistas. Na estrada, em modo MAMIL, a roupa colorida e o colete reflector é indumentária obrigatória. Já no meu commute diário, essencialmente urbano, visto roupa casual.

A minha bicla “faz-tudo” está equipada com luzes eficazes, traseira e dianteira. Seja em modo commuter, curtas ou longas distâncias, tenho o costume de manter sempre as luzes ligadas. Evidentemente que ter a bicla equipada com um dínamo no cubo na roda frontal, permite-me ter uma autonomia total. Os pneus com faixa lateral reflectora são um fantástico modo de segurança, pois dão a garantia de ser melhor visto no trânsito nocturno, sobretudo nos cruzamentos.

Ver e ser visto, torna-nos mais seguros no trânsito e a regra vale para todos, sejam peões, ciclistas, motociclistas ou automobilistas.
 

Carolina

Well-Known Member
Acho curioso a malta ver um vídeo em que os ciclistas vão a fazer tudo bem e acontece o que aconteceu, e os comentários seguintes vão para o clássico "ah também há muito ciclista que anda mal iluminado e é maluco.". E estamos a falar de malta que anda de bike, nem quero imaginar no forum tunning ou condutores lusos ou whatever.

Não estou a perceber onde queres chegar.

Fiz referência a alguém mal iluminado, porque, por coincidência, vi alguém a pedalar sem cuidado nenhum umas horas antes de ver esse video.

Não estava a meter culpa em ninguém. Foi mais uma espécie de lamento.

Se já quando vamos bem visíveis existem situações como a do video, é incompreensível (para mim) como é que alguém arrisca andar sem qualquer tipo de visibilidade para os outros.
 

fernandes_85

Well-Known Member
O meu ponto é simples: para o caso concreto do video é totalmente irrelevante se há ou não outros utilizadores de bicicleta que se vestem de forma desadequada.
O mesmo acontece para a esmagadora maioria de acidentes com vitimas mortais ciclistas. A maioria de mortes de ciclistas resulta de atropelamentos por trás, de dia e em recta com boa visibilidade. Por acaso o ano passado houve uma rapaz que morreu num embate de frente num carro que vinha a ultrapassar 6 ou 7 automóveis.
Isto não quer dizer que os ciclistas não devem melhorar o seu comportamento. Estou a dizer é que são coisas diferentes.
O que eu acho é que é preciso hierarquizar e prioritizar. Acho que em vez de discutirmos primeiro o casaco c/refletor xpto ou a luz que pisca 20x por min, em primeiro lugar para que haja menos acidentes ou pelo menos que sejam menos graves temos enquanto sociedade de nos concentrar nos temas "excesso de velocidade" "telemóvel" "álcool e afins" e "formação".
 

ruilebs

Well-Known Member
O meu ponto é simples: para o caso concreto do video é totalmente irrelevante se há ou não outros utilizadores de bicicleta que se vestem de forma desadequada.
O mesmo acontece para a esmagadora maioria de acidentes com vitimas mortais ciclistas. A maioria de mortes de ciclistas resulta de atropelamentos por trás, de dia e em recta com boa visibilidade. Por acaso o ano passado houve uma rapaz que morreu num embate de frente num carro que vinha a ultrapassar 6 ou 7 automóveis.
Isto não quer dizer que os ciclistas não devem melhorar o seu comportamento. Estou a dizer é que são coisas diferentes.
O que é eu acho é que é preciso hierarquizar e prioritizar. Acho que em vez de discutirmos primeiro o caso refletor xpto ou a luz que pisca 20x por min, em primeiro lugar para que haja menos acidentes ou pelo menos que sejam menos graves temos enquanto sociedade de nos concentrar nos temas "excesso de velocidade" "telemóvel" "álcool e afins" e "formação".
Certo!, mas percebes que há as coisas que dependem de nós (ciclistas) e as coisas que não. Quando falamos de luzes, de roupa refletora, de comportamento na bicicleta... falamos no âmbito do 1.o caso.
Como é evidente são cruciais os temas relativos ao posicionamento na estrada dos condutores, mas quanto a isso infelizmente não são de esperar grandes mudanças no curto prazo. Há que fazer muita pressao e sensibilização, mas é algo que demora anos, senão gerações, a mudar de forma significativa.
 

Carolina

Well-Known Member
O meu ponto é simples: para o caso concreto do video é totalmente irrelevante se há ou não outros utilizadores de bicicleta que se vestem de forma desadequada.

Claro que é irrelevante para esse caso.

Como disse, era só um lamento porque coincidiu o dia. Nada mais. Não era para (des)culpabilizar ninguém.

Ainda há demasiada falta de informação e de noção dos dois lados.
 

fernandes_85

Well-Known Member
@ruilebs obviamente que percebo. O meu único problema é que passamos muito tempo a discutir coisas importantes mas que não são essenciais na minha perspetiva. E como os meios e o tempo são recursos escassos,acho que devem ser canalizados no essencial. Por exemplo, em Lisboa o mês passado a PSP andou ocupada uns dias a fiscalizar o capacete na trotinete e na bicicleta eléctrica ou semi eléctrica ou sei la mais o quê.

@Carolina também compreendo a tua perspetiva e obviamente concordo com o que dizes. Eu só disse que achava curiosa na medida em que temos tendência (não só tu mas muitos de nós) a relativizar e colocar ao mesmo nível comportamentos errados e negligentes realizados por automobilistas ou ciclistas ou peões. E na minha perspetiva não estão ao mesmo nível, cometer um erro enquanto peão nunca pode ser igual a cometer um erro dentro de uma veiculo de 2ton ou dentro de um camião de transporte de matérias perigosas.
 

gandula

Active Member
@ruilebs obviamente que percebo. O meu único problema é que passamos muito tempo a discutir coisas importantes mas que não são essenciais na minha perspetiva. E como os meios e o tempo são recursos escassos,acho que devem ser canalizados no essencial. Por exemplo, em Lisboa o mês passado a PSP andou ocupada uns dias a fiscalizar o capacete na trotinete e na bicicleta eléctrica ou semi eléctrica ou sei la mais o quê.

@Carolina também compreendo a tua perspetiva e obviamente concordo com o que dizes. Eu só disse que achava curiosa na medida em que temos tendência (não só tu mas muitos de nós) a relativizar e colocar ao mesmo nível comportamentos errados e negligentes realizados por automobilistas ou ciclistas ou peões. E na minha perspetiva não estão ao mesmo nível, cometer um erro enquanto peão nunca pode ser igual a cometer um erro dentro de uma veiculo de 2ton ou dentro de um camião de transporte de matérias perigosas.
precisamente por serem veiculos especiais (carros , motos, camioes, etc) sao necessarias habilitações especiais para os conduzir.
 

Rapido

Well-Known Member
Bom, o acidente é muito assustador e tendo em conta a forma como aconteceu, iria acontecer na mesma mas....o que o carro que ia a acompanhar os ciclistas estava a fazer era o mais correto?! Honestamente não me parece também. O acidente, pela forma como ocorreu, iria acontecer na mesma mas na verdade o que o carro fez também não era correto na minha opinião pois está a ocupar espaço da faixa contrária....para fazer uma filmagem.

Por outro lado, ao ler os comentários do site que deu a notícia, a sensação que me ficou é que lá, tal como cá, os ciclistas são verdadeiros alvos a abater nas estradas....
 

jpacheco

Well-Known Member
Onde é que na notícia diz que a estrada tinha duas vias em cada sentido?! É que no vídeo não o consigo ver....se tiver, my bad
Pelo menos no sentido do acidente haviam 2 e dá para ver no video. Agora na outra via de sentido oposto já não dá para perceber.
 
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