• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Mais um ciclista morto em acidente

costago

Active Member
É por mentalidades destas de que o ciclista é que não deveria estar na estrada, que nos treinos semanais vou sempre pra serra e pras aldeias.
 

DMA

Well-Known Member
Eu já desisti de ler comentários em noticias com a palavra "ciclista"... Pq para a nossa sociedade os ciclistas são todos uma cambada de atrasados que nao sabem respeitar as regras.... esta gente vê um a fazer mal e conclui que são todos assim.... nao percam o vosso tempo a ler esses comentários

O problema vai muito mais fundo que isso. Até poderíamos todos incumprir forte e feio e uma coisa era sermos multados por isso, ficarmos sem carta, algo do género.
Agora achar que um ciclista porque viola uma lei merece morrer debaixo dum carro ou ficar paralítico nem há adjectivos. O pessoal está todo fudido da cabeça.
Uma sociedade não pode ser avançada quando tens uma percentagem enorme de pessoas com esse tipo de mentalidade. É um espírito de justiceiro que mostra uma insensibilidade assustadora.
Era de perguntar a esses iluminados se da próxima que pisarem uma contínua, se um camião de 40 ton lhes passar por cima e deixarem família e amigos se acham bem que ajam atrasados a dizer: "quem anda à chuva molha-se".
 

DMA

Well-Known Member
A verdade é que muitos grupos de ciclistas também se estão a marimbar para o transito e para os automobilistas, ando com alguns que nao querem saber mesmo, andam as 5/6 da tarde aos grupos de dois três a par em plena hora de ponta a estorvar, eu se vir que vou a estorvar encosto me e deixo passar os carros, a verdade é que o sentimento de ódio e agressividade entre ciclistas/automobilistas esta ao rubro e nao me parece que vá mudar tao cedo,
Falta civismo e respeito das duas partes.
NULL,
o problema é que quando estamos a falar de pessoas que iam em cima de uma bicicleta e foram barbaramente assassinadas e exigimos que se faça alguma coisa, a resposta que temos do outro lado e de alguns ciclistas para espanto meu é: "respeitar para ser respeitado" "há ciclistas que andam a par" "não param nos vermelhos" "não pagam IUC".
Ora nenhum dos que foram assassinados ia em grupo ou desrespeitou um vermelho. o ultimo rapaz só levou com um carro de frente que ia a ultrapassar 6 carros!!

Esta m#rda de discussão é como uma rapariga ser violada e chegar à policia para apresentar queixa e o policia dizer-lhe: pois você com esse vestido/calça/sapato/cabelo/ qq coisa estava mesmo a pedi-las.

Excelente post.

Uma sociedade baseada no direito e não em justiceiros funciona com a autoridade a punir quem era. Pune com multas, pune com restrição de direitos ou até com prisão. Não é com gajos a ficarem debaixo de carros que faz-se a punição.
Os ciclistas andam a fazer merda? Que sejam multados forte e feio.
Quem conduz carros, motas camiões anda a assassinar o código da estrada? Que sejam multados que fiquem sem carta.

As autoridades tem que cumprir as funções para as quais existem e não podem andar a fechar os olhos ao faroeste que anda a passar-se.
 

DMA

Well-Known Member
Já perguntei aqui uma vez e volto a perguntar....

Sou o único que já levou tangentes de carros com bikes no tejadilho?

Abraço

Já levei sim Sr.
Bem como tangentes de 2 carros de escolas de condução (uma delas assustadora).
E com uma dum carro da GNR.

Acho que está tudo dito em relação à mentalidade reinante.
 

DMA

Well-Known Member
Um pouco desolador mas não vejo solução á vista. Basta ver as opiniões de amigos/conhecidos não ciclistas. Levas com as perguntas cliché todas. Tipo: Porque não vais na ciclovia? Porque não vão em fila? "Ainda ontem vi um fazer assim assado blá bla". Quando são pessoas que conheces bem a dizer sub-repticiamente que a culpa é tua se te acontecer qualquer coisa na estrada, percebemos que é um problema cultural. Foram muitos anos que a bicicleta andou num limbo legal.

É perguntar a essas pessoas se concordam com a pena de morte?
Ou com o cenário da rapariga de decote que é violada?

É tentar abrir os olhos e mostrar que o fdp que vai na bike não é um boneco, não é um "ciclista". É um ser humano com família e amigos. Pode ser um ser humano fabuloso. Fez um erro e merece morrer ou passar semanas num hospital ou em fisio?
É tentar fazer-lhes ver com a pergunta bem directa: da próxima vez que errares na estrada (porque todos os condutores violam o CE), merecias ficar em coma, ou paralítico ou morrer? Vais ver que a maioria vai começar a patinar na resposta e a não fazer sentido nenhum ...
Enfim, tá tudo fdido da cachola ...
 

DMA

Well-Known Member
Em primeiro lugar os meus sentimentos à família e aos amigos do falecido.
Muito triste, mesmo.
Tal como outros users, este tópico deixa-me muito sensível. Tb não acho produtivo tanta discussão.
A culpa pode ser do automobilista, pode ser do ciclista ou pode não ser de ninguém e ser apenas um infeliz acidente.
A verdade é que, como todos por experiência sabemos, há uma cultura de ódio e desrespeito muito grande pelos ciclistas. Normalmente a razão é smp a mesma. A pressa ou o álcool.
Mas como eu já disse e mais alguém mencionou num post acima, automobilistas respeitam e tem mais paciência para um carro mal estacionado em segunda fila do que com um ciclista.
Uma vez que a situação está grave e com tendência para piorar, nós, da comunidade de ciclistas, podíamos tentar fazer uma petição ou um abaixo assinado e pedir que o assunto fosse debatido na Assembleia da República. Como aconteceu em Espanha depois do acidente em que um grupo de 9 ciclistas foi atropelado. O governo deveria fazer uma campanha de sensibilização.
Infelizmente, não só com ciclistas mas tb com automóveis o número de acidentes graves disparou.
Fica a ideia e a sujestão.
Um abraço a todos e espero não ler mais notícias tristes neste tópico tão cedo.

O governo só se movimenta quando por dois motivos: votos ou receitas (impostos). Até que haja alguma destas causas a pressionar, deixam rolar o status quo ...
 

DMA

Well-Known Member
É o que já sabe, mas volto a relembrar, em Portugal, ciclismo e o ciclista é algo que está de parte na sociedade portuguesa. Não quer saber, não se interessa. Falta de cultura desportiva e de abrir horizontes para mais. É só futebol e ser Doutor é que tem um importância do caralho. Mas não é só o ciclismo que sofre, é ciência de investigação, medicina, artes, etc... O povo português é muito ignorante, em 74 metade do povo era alfabeto e até evoluirmos para um povo mais informado, mais culto, mais respeitoso, deixar de ser só fado, futebol e fátima, ainda vai demorar. Têm de uns ir para outros chegarem.

Falando mais de ciclismo, em Itália e França, claramente há um respeito enorme pelo ciclista. O trânsito não deixa de ser mais ou menos agressivo como em Portugal, mas mais entre eles condutores. Em França não me lembro de levar uma razia relevante, em Itália levei apenas uma, e foi de um smart. Mas obviamente tanto em França e Itália ciclismo é visto como um desporto rei, de respeitar. Em Portugal os ciclistas são apenas uns malucos para 80% da população. Tenho amigos assim, ignorantes sobre o desporto, não por mal, mas é assim. Mal falo de ciclismo ou outros desportos com eles. Não vale a pena. Desporto é futebol (os três grandes), porque em Portugal, é obrigatório saber o mínimo de futebol. A sociedade assim o obriga...

A diferença para Espanha também é enorme. E eles tem fama de serem bem "pavio curto" ...

Passas De VN de Cerveira para o lado espanhol e parace um universo paralelo. Carros a darem-te margens de segurança enormes, tanto nas ultrapassagens como quando circulam atrás de ti.
São capazes de ir minutos atrás dos das bikes e não sentes o perigo eminente que aqui sentes quando um carro fica uns segundos atrás de ti.
Aqui parecem uma crianças e umas divas ... não podem perder 10 segundos atrás duma bike. Mas depois são os mesmos que são capazes de estacionar em plena faixa de rodagem e entupir completamente uma via, fazendo os outros perder minutos. Comportamentos completamente egocêntricos típicos de crianças com zero de maturidade.
 

Maddog

Well-Known Member
A diferença para Espanha também é enorme. E eles tem fama de serem bem "pavio curto" ...

Passas De VN de Cerveira para o lado espanhol e parace um universo paralelo. Carros a darem-te margens de segurança enormes, tanto nas ultrapassagens como quando circulam atrás de ti.
São capazes de ir minutos atrás dos das bikes e não sentes o perigo eminente que aqui sentes quando um carro fica uns segundos atrás de ti.
Aqui parecem uma crianças e umas divas ... não podem perder 10 segundos atrás duma bike. Mas depois são os mesmos que são capazes de estacionar em plena faixa de rodagem e entupir completamente uma via, fazendo os outros perder minutos. Comportamentos completamente egocêntricos típicos de crianças com zero de maturidade.

Ainda em Junho durante o fim de semana que passei em Oviedo comprovei isso mesmo, os condutores esperam e dão ime só espaço! No primeiro dia a ida aos Lagos Covadonga onde existe mais turismo foi tudo impecável! Assim como no 2o dia no angliru
 

Ruanito

Active Member
antes de mais tenho muita pena disto tudo... mesmo muita....

espanto-me a vossa admiração

num país e num mundo cada vez mais sem valores, egoista, fechado em si e no seu conforto, cada vez mais violento e tolerância zero

cada vez sabemos menos viver em liberdade e democracia, havemos de pagar por isso

lembrar que a génese da democracia é que as maiorias defendam as minorias, os seus hábitos, as suas culturas, etc,

acho piada aqueles que dizem que os ciclistas deviam facilitar? fdx mais? só se for nú... a desproporcionalidade é tão grande que nem sei como se pode facilitar mais

ainda no outro dia, na rua agora de sentido único em Loures, um gajo buzinava atrás de mim... até lhe ter gritado "Fdx, queres que vá prá valeta", o c***** lá percebeu....

a falta de civismo está sempre presente na maioria das pessoas, quer conduzam um carro, que andem de bicicleta, quer passeiem a pé.. é aí que está o problema

o resto é só a diferença no tamanho
 

joseruivo

Well-Known Member
Basta ver as opiniões de amigos/conhecidos não ciclistas. Levas com as perguntas cliché todas. Tipo: Porque não vais na ciclovia? Porque não vão em fila? "Ainda ontem vi um fazer assim assado blá bla". Quando são pessoas que conheces bem a dizer sub-repticiamente que a culpa é tua se te acontecer qualquer coisa na estrada, percebemos que é um problema cultural. Foram muitos anos que a bicicleta andou num limbo legal.

Também me irrita tanto! Pessoas que em geral admiras e amas, e acreditas que sentem o mesmo por ti, a levantarem este tipo de questões vez após vez, depois de já teres explicado com o teu melhor latim (cry)
 

MikeTichondrius

Active Member
Eu hj tentei andar na ciclovia da prai da rocha de portimao... anedotico...

Há ciclovias e ciclovias. Tudo quanto seja ciclovia em zona urbana/turística é para esquecer para quem pratica ciclismo de estrada. Já nem falo do seu uso abusivo por peões/carrinhos de bebé/corredores como na ciclovia ribeirinha de Lisboa, mas bastam os ciclistas em ritmo de passeio/famílias/etc, que têm todo o direito de a usar, para serem impraticáveis para uso por ciclistas de estrada.

Agora, se me disserem que punham uma ciclovia à beira de algumas estradas nacionais fora de localidades, muito cheias com tráfego automóvel mas sem trânsito pedonal...Aí era capaz de usar com todo o gosto. Todos agradeciam.

Claro que melhor que isto era os automobilistas serem sensibilizados para o facto de as estradas serem de todos. Aí não dependia de haver ou não via própria...Enfim.
 

{the_crow}

Well-Known Member
O problema tá é nas proprias pessoas.. sejam a pe , bicla ou veiculo motorizado... as pessoas tem brancas!! so pelo exemplo de hj na praia da rocha... ia na ciclo via e uns 50 metros a minha frente ta um casal estrangeiro e os 2filhos a passar de um lado pra o outro da estrada.... olham os 4 para mim.. ou pelo menos para a minha direccao e a mulher para e os outros 3 nao! tive de travar ligeiramente pq ja ia devagar .. e qdo passo pela mulher e la diz: im sorry! e dp pergunta logo ao marido: didnt you see ! e o homem: i didnt see him! ... e eu pergunto-me como é que nao me viu! o equipamento do grupetto ate tem varias cores e tal... da nas vistas!
Resumindo uns andam atentos..outros nao vem nada.... por isso... andarei sempre de radar a solta para tentar ouvir tudo e ver tudo...
 
Top