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Mais um ciclista morto em acidente

h_orvalho

Active Member
Há quem defenda que a luz tem um efeito contrário ao pretendido na medida em que o condutor fixa o olhar na luz e acaba por ir (inconscientemente quero acreditar) direito a esse ponto, um pouco como aquele fenómeno de irmos para onde estamos a olhar...

não conheço essa teoria, mas por essa ordem de ideias até é perigoso andar ( de carro) em condições adversas com farol de nevoeiro ligado....
 

pratoni

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O que ouvi/li algures é que na Alemanha é proibido usar a luz a piscar porque supostamente pode dificultar a percepção da distância a que a bicicleta está na realidade.
 

Paulo Almeida

Well-Known Member
O que ouvi/li algures é que na Alemanha é proibido usar a luz a piscar porque supostamente pode dificultar a percepção da distância a que a bicicleta está na realidade.
Correto, inclusive nas regras dos Randonneurs cá em PT, obriga a que a luz não seja intermitente:

"Artigo 6: ... Luz traseiro e/ou frontal em modo intermitente são interditas."

Aqui ao lado (Espanha), li algures no inicio deste ano, que inclusive havia ciclistas a serem autoados pela policia cilvil, precisamente por a luz ser intermitente.
 

pratoni

Well-Known Member
Que eu saiba no código da Estrada em Portugal nada proíbe o uso de luzes intermitentes, mas penso que à noite tens de ter pelo menos uma luz constante, mas não tenho a certeza...
 

nmt

Well-Known Member
Apenas é permitido o uso de luzes como estão regulamentadas no CE, e o uso de luzes vermelhas ou brancas intermitentes não existe no CE. Sim, é possível ser autuado por levar a luz em modo intermitente… mas também é possível ser autuado por a bicicleta não ter refletores nas rodas, refletor branco à frente e refletor vermelho atrás, pois são de uso obrigatório na via pública, quer de dia quer de noite...
 

nmt

Well-Known Member
Já agora, para ficarem com o enquadramento legal da utilização de luzes e refletores: Portaria n.º 311-B/2005
 

nmt

Well-Known Member
Apenas é permitido o uso de luzes como estão regulamentadas no CE, e o uso de luzes vermelhas ou brancas intermitentes não existe no CE. Sim, é possível ser autuado por levar a luz em modo intermitente… mas também é possível ser autuado por a bicicleta não ter refletores nas rodas, refletor branco à frente e refletor vermelho atrás, pois são de uso obrigatório na via pública, quer de dia quer de noite...
Afinal a informação que dei atrás está errada, a luz traseira pode ser intermitente - Art.º 7º da Portaria 311-B/2005 - a da frente é que tem de ser contínua.
 

pratoni

Well-Known Member
Afinal a informação que dei atrás está errada, a luz traseira pode ser intermitente - Art.º 7º da Portaria 311-B/2005 - a da frente é que tem de ser contínua.
Ok, pensava que era obrigatório ter pelo menos uma fixa atrás...

Assim até fico mais descansado porque costumo andar só com uma luz (embora potente) atrás e normalmente intermitente...
 

Jorge Salgueiro

Well-Known Member
Acho que a solução dos nossos problemas passa por duas coisas (lentas e dificies de implementar):

- Bermas em condições (2m de largura mínima)
- Educação em condução cívica

Entrando na loucura:

- Caixas pretas nos carros com registo da velocidade (podendo ser autuados os condutores por esses registos).
- Limitadores de velocidade.
- Comunicação entre veículos/bicicletas e alarmes para o condutor/ciclista.
 

FSilva

Well-Known Member
Já me chegou a passar pela cabeça até que ponto não seria positivo circular na faixa contraria.
Isto permitia que fosse maior a probabilidade de os ciclistas conseguirem estar de frente para os carros.
A mim o que mais me deixa inseguro é não saber o que me espera. Por exemplo o carro pode vir já fora de controle a 200mts e eu não me vou conseguir desviar ou evitar um choque porque estou de costas.
Não tenho a certeza mas os peões devem sempre circular sempre de frente para os carros correto?
 

jpacheco

Well-Known Member
Já me chegou a passar pela cabeça até que ponto não seria positivo circular na faixa contraria.
Isto permitia que fosse maior a probabilidade de os ciclistas conseguirem estar de frente para os carros.
A mim o que mais me deixa inseguro é não saber o que me espera. Por exemplo o carro pode vir já fora de controle a 200mts e eu não me vou conseguir desviar ou evitar um choque porque estou de costas.
Não tenho a certeza mas os peões devem sempre circular sempre de frente para os carros correto?

Os peões sim... eu sou de acordo que desde que a velocidade não exceda a de um peão andar as bicicletas possam circular nos passeios e nas bermas em contra mão. Agora em contramão a 50km/h e o carro de frente a 90, 100... e por vezes grupos de ciclistas não dariam para acomodar essa ideia.

Mas se for uma bicicleta individual em passeio não vejo porque não. Seria equiparado a um peão. Sendo a velocidade diferenciadora do peão / velocipede.

Mas são ideias.
 

cutkiller

Well-Known Member
https://bttlobo.com/ciclista-atropelado-mortalmente-em-cantanhede/

Mais um colega que partiu desta vez mesmo aqui ao lado, estrada onde amanhã irei passar no meu treino! Não sei o que faça, o medo de sair e pensar que posso não voltar é aterrorizante, pergunto-me qual será o motivo de tanto acidente com colegas e tanto ódio contra nós não será suficiente a quantidade de ciclistas mortos para ao menos despertar algum cuidado por parte de quem vai ao volante?

Passo aqui nesta zona dezenas de vezes por ano........ seja de bicicleta, seja de carro........ acho incrível como é possível haver ali um atropelamento deste género!
Uma estrada larga.... Com uma boa faixa para cada lado, bermas com 2 metros de largura à vontade...... com boa visibilidade...... Não consigo perceber como é que isto pode acontecer ali!!!!!!

Estas é daquelas que não dá para perceber.... Se fosse uma ultrapassagem também estaria ali outro carro como testemunha, e não parece que seja o caso.... Ou uma grande distracção do condutor ou alguma coisa se passou com o ciclista...

Volto a dizer.... Ali naquele sitio.......... Só não vê um ciclista ou uma pessoa a pé quem for muito distraído ou quem tiver problemas de visão! Portanto levasse roupas claras ou escuras, luzes ou não...... De dia e naquele sitio........ Impensável a pessoa não estar bem visível!
 

cou7inho

Well-Known Member
Os peões sim... eu sou de acordo que desde que a velocidade não exceda a de um peão andar as bicicletas possam circular nos passeios e nas bermas em contra mão. Agora em contramão a 50km/h e o carro de frente a 90, 100... e por vezes grupos de ciclistas não dariam para acomodar essa ideia.

Mas se for uma bicicleta individual em passeio não vejo porque não. Seria equiparado a um peão. Sendo a velocidade diferenciadora do peão / velocipede.

Mas são ideias.

Também concordo que desde que a velocidade da bicicleta seja baixa deveriam poder andar em passeios (largos) mas depois entra o problema da falta de perícia por parte do ciclista. Não é a primeira vez que vejo pessoas (adultas e crianças) com a bicicleta no passeio e depois ora tentam passar pelo meio de dois peões, ora param a fundo pq "vai uma formiga a passar"... Não quero "discriminar" ninguém mas talvez nem todos tenham a capacidade para conduzir uma bicicleta num passeio sem colocar em causa a segurança dos peões.
 

jpacheco

Well-Known Member
problema da falta de perícia por parte do ciclista. Não é a primeira vez que vejo pessoas (adultas e crianças) com a bicicleta no passeio e depois ora tentam passar pelo meio de dois peões, ora param a fundo pq "vai uma formiga a passar"... Não quero "discriminar" ninguém mas talvez nem todos tenham a capacidade para conduzir uma bicicleta num passeio sem colocar em causa a segurança dos peões.

Pois, se calhar é esse o motivo pelo o qual o legislador só autoriza a crianças andar no passeio, pela idade e reduzido risco de provocar "acidente" grave. Eu sou favor de que possam circular nos passeios, mas desde que não perturbem a circulação dos peões.
 

nmt

Well-Known Member
Por curiosidade: qual é a lógica?
Não se trata de lógica, é a legislação que temos. Possivelmente alguma lógica terá presidido à elaboração desta Portaria, mas acho que só o legislador a conhecerá. Certo é que o efeito estroboscópico de uma luz a piscar dificulta a medição de distâncias e leva a focar o ponto de emissão da luz, o que leva, inconscientemente, a dirigir-mos para aí o veículo. Tendo isto em conta, não deveria ser permitido nem à frente nem atrás...
 

joseruivo

Well-Known Member
Certo é que o efeito estroboscópico de uma luz a piscar dificulta a medição de distâncias e leva a focar o ponto de emissão da luz, o que leva, inconscientemente, a dirigir-mos para aí o veículo. Tendo isto em conta, não deveria ser permitido nem à frente nem atrás...

Pronto, já percebi a lógica do legislador. Só conhecia disposição idêntica na Alemanha, além da referida aqui no fórum sobre Espanha. Enquanto puder vou continuar a usar.
 
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