• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Mais um ciclista morto em acidente

Richrad

Active Member
Eu já disse por aqui muitas vezes, sempre que existem noticias destas, situações destas simplesmente não leio os comentários, não vale a pena.

Casos em que se conhece pessoalmente as pessoas que foram atropeladas e algumas que morreram e estar a ler ali aqueles comentários é das piores coisas. Mas nem vale a pena ler para manter o minimo de sanidade mental.

É tão triste ver esta cultura.
Tive a oportunidade de o último ano ( até chegar a pandemia) de presenciar outras culturas, uma delas Suécia e Dinamarca... e em Copenhaga há mais bicicletas que carros. Para não falar de Amesterdão em que os únicos acidentes são entre ciclistas e em Viena existem semáforos especialmente para ciclistas.

E digo isto porque no dia 23 de dezembro corria pela Marginal da Linha de Lisboa e fui surpreendido por condutor que na via da direita e tendo à sua frente dois ciclistas, não antecipou uma devida ultrapassem com segurança e praticamente que parou em cima dos ciclistas... Houve algum pedido de desculpas?!
Não! E citando o dito cujo condutor " Vão mas é para o passeio que a estrada não é para vocês! Pedem ciclovias e andam nos lugares dos outros"!
E eu... que nem estava a andar de bicicleta apenas fiquei incrédulo e com uma vontade tremenda de com uma pedra da calçada partir-lhe um vidro.

Já tive alguns episódios engraçados, que a única piada, é ter saúde e estar vivo para contar... pois poderia ter dado bem para o outro lado. É um pensamento que me vem imensas vezes à cabeça quando saio de bicicleta para a rua... é uma sorte voltar inteiro a casa a cada volta pois são inúmeros os fatores que por mais seguros e precavidos formos, não controlamos.
 

francisco

Well-Known Member
los-cambios-de-los-adelantamientos-de-bicicletas.jpeg

Novas normas de ultrapassagem aos ciclistas em Espanha
 

Davidoff

Well-Known Member
Cada vez que vejo que há novos posts neste tópico, confesso que tremo um pouco.
Deste vez, é uma boa notícia! :)

Igualmente :rolleyes:

Isso é tudo muito bonito mas alguém sabe como é que as autoridades fiscalizam o cumprimento dessas regras? Sejam estas ou outras quaisquer que venham a inventar no futuro...
Vamos ter que começar a andar com câmaras no espigão do selim para provar alguma coisa em caso de acidente... :rolleyes:

Isso é como tudo, também é proibido roubar e não há um polícia a controlar em cada banco :p
 

bullspot

Well-Known Member
Isso é como tudo, também é proibido roubar e não há um polícia a controlar em cada banco :p
Lá está, os bancos têm câmaras e sistemas de segurança, os ciclistas nem por isso... :p
Fora de brincadeiras, todos sabemos que há N regras no código de estrada que dificilmente se fazem cumprir...é como ir ao telemóvel, todos os dias vejo gente a falar ao telemóvel descontraidamente como se fosse não fosse proibido. o_O
O problema é que estas simples regras de abordagem a um velocípede na via pública deviam ser escrupulosamente cumpridas para evitar fatalidades. Os velocípedes e os peões são os elementos mais vulneráveis numa via pública (além dos gatos e cães) e deviam ser protegidos como tal. Basta um toque de um espelho ou até uma "razia" que nos faça vacilar e vamos ao tapete com consequências imprevisíveis mas potencialmente graves ou mesmo fatais :(
Cada vez mais acho que os automóveis deviam ter um género de “caixa negra” e sensores/câmaras para recolha de telemetria que pudesse denunciar comportamentos ou violações ao código de estrada. Querem apostar que a malta amansava?
 

newb

Well-Known Member
Normal. Muitos carros passam a 5cm aha, as vezes parece que fazem de propósito ( e fazem sim ). Aproximam-se a passar depois quando não é preciso desviam-se. É uma marcação de território.
É o que temos, mas é perigoso sim.
 

RTC

Moderador
Staff member
Já sei onde foi.
Essa estrada até de carro já desisti de passar por ela e tem alcatrão novo!
 

Ricardo93

Active Member
Isto é uma lotaria....enquanto continuamos a confiar exclusivamente no civismo/responsabilidade do automobilista...
Curioso que para uma perigosa trotinete ou bicicleta elétrica não confiamos no operador e limitamos a X velocidade o equipamento. No entanto, para carros e motas o céu é o limite.

E ainda bem que se limita a velocidade das trotinetes. O que está errado é os carros não estarem limitados à velocidade máxima permitida em cada país. Contudo isso não nos resolveria o problema porque mesmo que o máximo seja 120, nas estradas onde andamos com carro o limite é 90 ou 50.

Creio que a solução referida acima das câmaras poderia ser uma solução se servisse como base de prova. Agora uma coisa é certa, se todos começámos a reportar as razias que sofremos, as autoridades não teriam mãos a medir. No entanto, acho que esse trabalho justificar-se-ia se permitisse estradas mais seguras para todos.
 

MiGuEl_82

Well-Known Member
Agora uma coisa é certa, se todos começámos a reportar as razias que sofremos, as autoridades não teriam mãos a medir. No entanto, acho que esse trabalho justificar-se-ia se permitisse estradas mais seguras para todos.

Para isso seria necessário que as autoridades se importassem com as razias... imagino a cara de um agente se eu entrasse na esquadra a dizer que viatura com matrícula XPTO me ultrapassou sem dar 1m30 de distância. Mandava-me para a outra banda quase de certeza...
 

fernandes_85

Well-Known Member
E ainda bem que se limita a velocidade das trotinetes. O que está errado é os carros não estarem limitados à velocidade máxima permitida em cada país. Contudo isso não nos resolveria o problema porque mesmo que o máximo seja 120, nas estradas onde andamos com carro o limite é 90 ou 50.

Também concordo que seja limitado. O ponto que estava a tentar sublinhar é o da coerência, sendo veículos com maior potencial de destruição seria natural que tivessem restrições mais apertadas.
Em relação à limitação de velocidade nos carros acho que havendo vontade há muito por onde evoluir, por exemplo o meu carro de 2018 vai sempre a indicar para a velocidade máxima da via onde estou a circular. Outra coisas relativamente simples seria um sistema caixa negra tipo avião onde havendo um acidente fosse possível onde andei e a que velocidade na hora anterior.

Resumindo, não acho que seja uma inevitabilidade, simplesmente a industria e um conjunto de pessoas quer que assim seja....
 
Top