• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Mais um ciclista morto em acidente

EL PISTOLERO

Well-Known Member
Quando envolve um ciclista nunca envolve o termo Homicídio por negligência. Advogados de defesa conseguem arranjar sempre alguma artimanha. É o mundo onde vivemos.

atenção que isso não foi aqui no penico a beira mar plantado...
em frança nao sei como funciona a justiça mas a provar-se que o homicida estava alcoolizado fica em maus lençóis.. a ver como funciona a justiça francesa
isto nos EUA ia ser bonito... No direito anglo-saxonico o arguido é muito menos protegido em comparação ao direito europeu continental e não sei até que ponto não têm a razão deles..
 

zorza

Well-Known Member

A única coisa que me apraz dizer é que também sou condutor de carro e não podemos partir da presunção de que o carro teve culpa neste caso.
Segundo li hoje no Jornal, o miúdo deu uma guinada e acabou por se meter no carro e não o carro contra o miúdo!
DE QUALQUER FORMA, E COM TENHO UMA FILHA COM 8 ANOS, não me venham com merdas de "ah e se fosse uma filha tua"..

Para mim, o que é mais importante é que este caso não teria sido caso de jornal, se O PAI E A CRIANÇA USASSEM CAPACETE!!! Isto sim, é que eu acho que devia ser altamente controlado pela polícia - sou super a favor do uso obrigatório de capacete para andar de bicicleta!

Zorza
 

Ruivo84

Active Member

Este rapaz era irmão de um primo meu, era irmão só de parte de pai.

Onde faleceu passo lá várias vezes, na altura do acidente para vocês terem noção de como foi a policia andou à procura dele na rua porque a bicicleta estava no chão mas não havia sinal dele, entretanto encontraram uma perna num lado e ele metido debaixo de um carro uns valentes metros à frente. :/
 

Tourmalet

Well-Known Member
De um lado do ringue/via de rodagem, carro (minimo 700kgs), do outro, bicicleta (no limite, já com "para-choques" incluido, 100kgs).

”Não tenho mais nada a acrescentar Sr Juiz”
 

fernandes_85

Well-Known Member
A única coisa que me apraz dizer é que também sou condutor de carro e não podemos partir da presunção de que o carro teve culpa neste caso.
Segundo li hoje no Jornal, o miúdo deu uma guinada e acabou por se meter no carro e não o carro contra o miúdo!
DE QUALQUER FORMA, E COM TENHO UMA FILHA COM 8 ANOS, não me venham com merdas de "ah e se fosse uma filha tua"..

Para mim, o que é mais importante é que este caso não teria sido caso de jornal, se O PAI E A CRIANÇA USASSEM CAPACETE!!! Isto sim, é que eu acho que devia ser altamente controlado pela polícia - sou super a favor do uso obrigatório de capacete para andar de bicicleta!

Zorza

Não estava lá e não vi. Mas lendo a notícia com algum cuidado gostava de salientar os seguintes aspetos:

1. É uma decisão do Tribunal da Relação. Isto é, já havia uma 1a decisão que por acaso era favorável ao utilizador vulnerável e que agora foi revertida. Logo o caso não será tão óbvio e resumido a "uma guinada de uma criança inconsciente" como indicas, penso.

2. A criança ia atrás do pai. Ao chegar ao cruzamento que se vê na foto o pai virou para a direita. Era esta manobra precisamente que a criança estava a fazer. O automóvel embateu com a pára choques frontal do lado esquerdo na criança provocando a sua queda e parou uns metros mais à frente. Isto é, o miúdo não saltou de nenhum arbusto escondido nem de uma ruela para o meio da estrada. O miúdo seguia atrás de outra bicicleta que virou à direita e quando este ia fazer o mesmo, foi abalroada por um carro. Se guinou muito ou pouco não sei dizer.

3. Como é que dando "uma suposta guinada" o miúdo desviava a bicicleta 1,5 metros para a direita? Ou o automobilista estava a passar mesmo junto à criança sem lhe dar o espaço necessário? Um automobilista vendo um adulto de bicicleta à sua frente a virar à direita e vendo uma criança não deveria circular com especial prudência?

4. O capacete. É vergonhoso que venha para esta discussão. Não é obrigatório por lei e nunca deveria ser utilizado para aferir a maior ou menor culpa num dado acidente. Um dia vamos ver um peão mortalmente atropelado, e vamos dizer que se tivesse capacete não morria. Ou a familia não é indemnizada porque ele ia de boné em vez de capacete?
Obs. Atenção que sou favorável e recomendo a todos o uso de capacete, especialmente crianças.

5. Só quando percebermos que ao entrar dentro de um veiculo de 1 ou mais tons temos uma responsabilidade não só para connosco mas também uma especial responsabilidade para com os outros decorrente do potencial de destruição da viatura é que eventualmente os números vergonhosos de mortes poderão eventualmente baixar. Com isto não quero dizer que os acidentes não ocorram e nenhum de nós está livre de uma desgraça destas.
 

zorza

Well-Known Member
4. O capacete. É vergonhoso que venha para esta discussão. Não é obrigatório por lei e nunca deveria ser utilizado para aferir a maior ou menor culpa num dado acidente. Um dia vamos ver um peão mortalmente atropelado, e vamos dizer que se tivesse capacete não morria. Ou a familia não é indemnizada porque ele ia de boné em vez de capacete?
Obs. Atenção que sou favorável e recomendo a todos o uso de capacete, especialmente crianças.

Como dizes, não estando lá, nenhum de nós pode ter a certeza de nada..
Ressalvo apenas este ponto 4 em que já vi que concordamos.. Não digo que atribua de forma alguma a culpa - seria pateta e até ridículo - apenas referi, que se estivessem a usar, podia não ter passado de um susto maior..


E como já expliquei, tenho uma filha e sei como vou com o coração nas mãos quando ela vai à minha frente. Infelizmene, perdeu-se uma vida!


Zorza
 

fernandes_85

Well-Known Member
De forma telegráfica:
Cenário 1
1. o capacete não é obrigatório por lei para peões.
2. o peão é atropelado por um automóvel.
3. o processo vai para tribunal e este orgão diz que não ha lugar a indeminização porque o peão não utilizava capacete.

cenário 2
1. o capacete não é obrigatório por lei para ciclistas.
2. o ciclista é atropelado por um automóvel.
3. o processo vai para tribunal e este orgão diz que não há lugar a indeminização porque o ciclista não utilizava capacete.

Estou a resumir-me à LEI. Penso que deverá ser o trabalho dos tribunais, não entrando em subjetividades.
Se a criança fosse de capacete qual seria a desculpa? devia ir de armadura? ou colete com luzinhas chegava?
 

Martins

Well-Known Member
E se te focasses um bocadinho no que realmente interessa? Seria melhor!

Não há dinheiro nenhum nem condenação nenhuma que traga uma vida de volta

MAs....

Havia um capacete que podia ter evitado que essa vida se fosse.

Simples assim.


Abraço
 
Last edited by a moderator:

fernandes_85

Well-Known Member
E se te focasses um bocadinho no que realmente interessa? Seria melhor!

Não há dinheiro nenhum nem condenação nenhuma que traga uma vida de volta

MAs....

Havia um capacete que podia ter evitado que essa vida se fosse.

Simples assim.

Que se f@dam os processos e os tribunais porque a vida já se foi.

Mas ao menos que se tire alguma lição c@r@lho.


Abraço

Comentário inteligente. Vai dizer isso às famílias dos 15 ou 16 ciclistas mortos este ano e todos eles de capacete.
 

fernandes_85

Well-Known Member
@Martins nesse nível de discussão não vou entrar porque já vi que és muito mais competente que eu. Boas pedaladas e podes marrar à vontade.

@zorza, os especialistas dizem que convém distinguir entre segurança passiva e segurança ativa. A segurança passiva minimiza os efeitos (capacete) e a segurança ativa evita os acidentes.
Por falar em segurança ativa: https://www.velonews.com/2018/10/bikes-and-tech/the-science-of-being-seen_472689

Uma vez que o ciclista, assim como o peão não vão dentro de uma caixa de lata ou ferro de 1 ou mais tons que minimiza em muitos casos os efeitos de um acidente, é fundamental a aposta na segurança ativa e assim não podia concordar mais com o @Afonso_Albufeira
 

Bruso

Well-Known Member
Eu sou completamente a favor do uso compulsivo do capacete mas este artigo está muito bem escrito e na minha opinião apresenta bons argumentos. Não justifica o não uso do capacete mas apresenta factos que deveriam ser mais prioritários de resolver do que criar leis de obrigação de capacete.

https://cyclingtips.com/2018/11/commentary-why-i-stopped-wearing-a-bike-helmet/

Um ponto que ele toca e que eu nunca me tinha apercebido é, a maneira com todos o uso ou não uso de capacete é sempre relatado nas notícias sobre acidentes de bicicleta.
Esta passagem...
I read hundreds of news stories a month about crashes involving bikes and motor vehicles, and it has become a trope in these accounts to mention whether the cyclist was wearing a helmet. It’s become so routinized that most people don’t even notice it. We don’t expect a news story about a rape to mention the length of the victim’s skirt, so when a negligent bus driver right-hooks and pulverizes an innocent rider on her way to work, why is the question of her headgear even relevant? The hostility peaks on social media and in the comments of news stories about crashes, where the absence of a helmet signifies selfish and hypocritical idiocy.

Outra:
In particular, I had one neighbor — the parent of one of my kid’s friends — interrogate me at a big multi-family dinner to see if I understood the risks I was taking and if I saw how it undermined my outspoken advocacy for bike infrastructure. The inference, of course, is that I’m a hypocrite for wanting safer streets while not taking every available step to accept responsibility myself... It’s worth noting that this conversation took place at a restaurant, and that all of the adults present had one or two glasses of beer or wine and then drove their children home — something that is far more likely to lead someone getting hurt or killed than riding a bike to work without a helmet
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Eu sou completamente a favor do uso compulsivo do capacete mas este artigo está muito bem escrito e na minha opinião apresenta bons argumentos. Não justifica o não uso do capacete mas apresenta factos que deveriam ser mais prioritários de resolver do que criar leis de obrigação de capacete.

https://cyclingtips.com/2018/11/commentary-why-i-stopped-wearing-a-bike-helmet/

Um ponto que ele toca e que eu nunca me tinha apercebido é, a maneira com todos o uso ou não uso de capacete é sempre relatado nas notícias sobre acidentes de bicicleta.
Esta passagem...


Outra:
Eu não sou a favor da obrigatoriedade do uso, até para que não exista gajos a aproveitar-se dessa situação, mas comigo quem não leva capacete tem de levar comigo a volta toda
 

Bruso

Well-Known Member
Eu não sou a favor da obrigatoriedade do uso, até para que não exista gajos a aproveitar-se dessa situação, mas comigo quem não leva capacete tem de levar comigo a volta toda

Para a prática desportiva o uso do capacete é "obrigatório" para mim. Tal como ele diz no artigo, ele nota uma mudança de comportamento (mais agressiva) por parte dos condutores quando está equipado e com bike de estrada.
 
Top