• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Mais um caso de Zeferino

Zeferino falha controlo antidoping
após competir numa prova de veteranos

"O antigo diretor desportivo da extinta equipa de ciclismo profissional LA-MSS Manuel Zeferino faltou sábado a um controlo antidoping numa prova de veteranos, incorrendo em nova pena de suspensão.


Zeferino, de 50 anos e vencedor de uma Volta a Portugal como corredor (1981) e de quatro como treinador (2001, 2002, 2004 e 2007), sagrou-se campeão regional do Minho, no 4º. Circuito Terras de Camilo, com o 10.º lugar na geral e o primeiro na categoria C, pela equipa Navais-Póvoa Varzim, na região de Famalicão, mas não compareceu depois perante a brigada da Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP).


"Apenas podemos confirmar, enquanto organizadores, que Manuel Zeferino foi um dos que não compareceu no pódio para receber o prémio a que tinha direito", disse à Lusa o presidente da Associação de Ciclismo do Minho (ACM), José Luís Ribeiro.


Testemunhas presentes na meta, ouvidas pela Lusa, mas que quiseram manter o anonimato, descreveram o sucedido como uma "fuga, logo depois de ter cortado a meta" por parte de Zeferino.


"Não fui (ao controlo) porque ninguém me avisou. Cinco minutos depois de ter chegado, comecei o treino que tinha previsto de regresso a casa e segui em frente", contrapôs Zeferino.


O antigo técnico revelou que só quando regressou a casa, "uma hora e meia depois", foi avisado por colegas que regressaram de carro do que tinha acontecido, tendo contactado a organização, a qual o informou que a brigada da ADoP já tinha partido.


"Aguardo com serenidade o que quer que venha aí. O que se pode fazer? Simplesmente, ninguém me disse nada", lamentou.


A legislação antidopagem, constante na lei n.º 27 de 2009, prevê como obrigação dos atletas certificarem-se de que vão ser alvo de controlos antidoping no final de cada prova. Foram indicados para controlos os vencedores de todas as categorias, além de outros atletas por sorteio.


O ilícito disciplinar pela falta a um controlo, previsto pelo regulamento antidoping da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), equivale a uma análise positiva, prevendo-se a suspensão de toda a actividade desportiva por dois a oito anos. Uma segunda infração é punida com suspensão de 15 a 20 anos.


Zeferino e o médico espanhol da equipa LA-MSS, Marcos Maynar, foram recentemente ilibados cada um de todos os oito alegados crimes de "administração de doping" e "corrupção de subst?ncias medicinais e alimentares" pelo Tribunal da Póvoa de Varzim.


Porém, em junho de 2009, a Justiça desportiva da FPC tinha condenado Maynar a 10 anos de suspensão e multado Zeferino em 2800 euros no âmbito do caso que envolveu a equipa poveira, após a operação conjunta da Polícia Judiciária e do então Conselho Nacional Antidopagem (CNAD).


Em maio de 2008, foram encontrados materiais suspeitos entre os elementos da equipa que corria sob licença do Póvoa Cycling Club e Zeferino, Maynar e outros sete elementos da LA-MSS foram suspensos preventivamente por um ano até às sanções aplicadas apenas ao técnico e ao clínico espanhol, uma vez que quatro corredores (Pedro Cardoso, Rogério Batista, Afonso Azevedo e Cláudio Faria) já tinham cumprido os respetivos castigos."

Retirado de O RECORD.
 

Scorpio

Banned
omg.jpg
 

tunes

New Member
Epa, mas um gajo agora depois de fazer uma prova ja nao pode ir fazer um treininho ate casa!!! dass, ja me esta a parecer uma perseguição ao menino!!!

Ate provem o contrario, o chefe tem todo o meu apoio!!! (zeferino, escuta-me: tenho um pequeno barraco para alugar, se quiseres fugir, ok!!!)

Que palhaço!!!
Devia era ser banido de meter o rabiosque em cima de uma bicla, ate mesmo para ir buscar o jornal!!!
 

Burning Dogma

New Member
É, efectivamente, possível escapar a um controlo desta maneira? Isto é, não há ninguém dos controlos que esteja logo na linha de meta a avisar quem tem que ir? É um bocado estranho passar na meta, seguir logo a treinar até casa e só no final saber que tinha um controlo para fazer.
 

20fps

Member
Tratando-se de alguém sem qualquer experiência no meio, um autentico amador nunca se lembraria do controlo anti doping. É maior o Zeferino.
 

patrick pires

Well-Known Member
Esta brincadeira podera ter umas consequencias pesadas.. "À luz dos regulamentos da Agência Mundial Anti-dopagem a não apresentação a um controlo anti-dopagem finda uma competição equivale a um resultado positivo incorrendo numa pena de suspensão entre 2 e 8 anos."
Pois é algo teria a esconder digo eu...
 

nunocoutinho

New Member
Patrick este gaijo ser suspenso?!! Isso é impossivel, depois de tudo o que se passou, sinceramente! Ainda nem tinha sabido desta mas nem aos 50 anos andam limpos.

Este gaijo goza com isto á muito ano e safa-se sempre.
 
Top