• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Luzes para a Bicicleta

Bruso

Well-Known Member
Como disse no outro tópico adquiri uma Lezyne Macro Drive 600XL. Assim que receba dou feedback.

Não sei se já conheces mas o road.cc tem imensas reviews de luzes. Os gajos tem um sistema comparativo excelente.

Em relação ao que o Kongas disse, ao que parece a maior parte dos produtores optam por cumprir os requisitos alemães, que limita o beam shape.
 

gfrmartins

Well-Known Member
Como disse no outro tópico adquiri uma Lezyne Macro Drive 600XL. Assim que receba dou feedback.

Não sei se já conheces mas o road.cc tem imensas reviews de luzes. Os gajos tem um sistema comparativo excelente.

Em relação ao que o Kongas disse, ao que parece a maior parte dos produtores optam por cumprir os requisitos alemães, que limita o beam shape.

Obrigado Bruso, Sim conhecia mas por acaso alguns dos modelos que estava interessado não estão no comparativo :(

Mas sim é excelente.

O que acham deste conjunto? https://www.evanscycles.com/en-pt/cateye-volt-300-tl-rapid-x-rechargeable-light-set-EV212882

Estou a pensar adquirir (já que preciso de uma luz frontal e outra traseira) e por 70€ fico com o conjunto completo

São "só" 300 lumens mas dá para 3h em potencia máxima, o que penso ser suficiente para o que pretendo, e se achar que preciso de mais ou quando for para usar em trilhos posso usar no capacete ou como 2ª luz

Preferia a volt 400 mas não a encontro por estes preços (a 800 já me parece demasiado para o uso que lhe devo dar)
 

vhugocosta

Well-Known Member
Boas,

Um conselho, vejam bem a real necessidade de "muitos Lumens" para andar na estrada. Dou vos um exemplo muito recente:

Na passada Terça-feira numa incursão noturna pelo Montemuro andei sempre com a lanterna no minimo que equivale em comparação com a do meu colega que tem niveis definidos pelo fabricante, a algo como 100/120lumens. Nas descidas devido ao piso degradado e uma real necessidade de iluminação é que passei para o máximo, mais um vez comparando será algo como 300/350lumens, se calhar nem tanto.

Eu tenho uma tipo "SOLARSTORM" de potência máxima 800lumens (?!?!?) mas se fosse hoje compraria um FENIX BT. Ao nível de autonomia - com as mesmas baterias externas - rende cerca de 50% mais.

Para modelos s/baterias externas vejam também as TRELOCK.
 
Em estrada andei algum tempo com uma do lidl em que alterei o led para um de 300 lumens e sinceramente desenrascava, muito pela boa óptica que tinha o que compensava o ter pouca potencia, mas para fazer uns trilhos em BTT já é necessário muito mais potência pelo menos na casa dos 1000 lumens em trilhos técnicos.

Para estrada o ideal penso que seja ai uns 600, a minha tem duas ópticas independentes e ando a maior parte do tempo só com uma acesa e é mais que suficiente.
 

Bruso

Well-Known Member
A verdade é que a ótica faz muita diferença. É o que define o formato da luz. De que vale ter uma luz com 1000lumens se está não difunde a luz, tendo apenas foco central.

Martins o importante será mesmo a utilização que vais dar. Eu para mim pretendia algo para andar à noite em estradas sem qualquer iluminação. O orçamento não era muito alto portanto fiquei me pela lezyne 600xl. Se a tua utilização for diferente certamente que uma mais fraca pode resultar.
Para trás precisas é de autonomia. No outro dia a minha desligou se é só reparei quando olhei para trás para ver se vinha carros. Se não fosse assim. Nem reparava e sabes as consequências que isso pode ter.
 

gfrmartins

Well-Known Member
A verdade é que a ótica faz muita diferença. É o que define o formato da luz. De que vale ter uma luz com 1000lumens se está não difunde a luz, tendo apenas foco central.

Martins o importante será mesmo a utilização que vais dar. Eu para mim pretendia algo para andar à noite em estradas sem qualquer iluminação. O orçamento não era muito alto portanto fiquei me pela lezyne 600xl. Se a tua utilização for diferente certamente que uma mais fraca pode resultar.
Para trás precisas é de autonomia. No outro dia a minha desligou se é só reparei quando olhei para trás para ver se vinha carros. Se não fosse assim. Nem reparava e sabes as consequências que isso pode ter.

Sim claro. O Meu objectivo é ser visto e poder ser usada para desenrascar e ver caso acabe por chegar mais tarde a casa, ou sair ainda de noite.

Em relação à traseira concordo, mas será para usar sempre em modo intermitente (esta ronda as 30h) não é a que tem maior autonomia mas penso ser suficiente (tem que se carregar mais vezes)
 

Bruso

Well-Known Member
Se é mais com o objetivo de ser visto não quebre muito a cabeça. Escolhe pela economia. Ahh e uma coisa muito importante, se for a bateria escolhe uma que te mostre o nível da bateria.
 

Bruno Silva

Active Member
Eu uso Exposure Lights STRADA na frente e TRACER atrás e estou muito contente. É verdade que não são propriamente baratas, mas são de boa qualidade e para não me preocupar com luzes durante muito tempo!
 

mussulo

Well-Known Member
Aproveitando a "deixa" eu tenho uma "Solarstorm" para iluminar à frente, preciso de uma luz para a traseira, o que recomendam?
 

gfrmartins

Well-Known Member

Obrigado mas para o que quero é demais.

De vez em quando arranjo uma destas emprestadas para fazer alguns nocturnos (BTT) mas na minha opinião na estrada é demais e depois tem a questão de ter que ser ter sorte com o "fornecedor" e o lote.

A que eu arranjo em modo máximo dá cerca de 30m, não é a prova de agua, e depois ter que andar com cabos, baterias externa, etc

Boa para trilhos, para o que pretendo queria uma mais pratica, mais autonomia, à prova de agua e mais portatil.

Mas claro em termos de potencia (apesar de não acreditar nos 1200, no que tenho visto andam mais perto dos 800/900) e preço são uma excelente opção.

Dentro desse estilo também vi estas: http://www.ebay.es/itm/UniqueFire-2...Waterproof-Light-Head-lamp-inUK-/262159938419
 
Este tipo é a que tenho, é impecável pois podes ir só com uma das ópticas ligadas o que aumenta muito o tempo de duração da bateria, além de uma optica ser mais aberta e outra pra ver mais longe.
 

Duke

Well-Known Member
na minha opinião para treinar a noite a luz nunca é de mais é preciso é que os carros nos vejam bem.

quanto a autonomia em medios da para umas 3h se meteres máximos é que acaba rapido dá para 1h e pouco. entretanto comprei uma bat extra para não ter esses problemas.

quanto ser ou nao ser a prova de agua... normalmente material chinês deste tipo não vale apena arriscar he he
mas como nao costumo treinar a chuva não tenho esse stress
 

Kongas

Active Member
Chegou hoje a Bontrager Flare RT. Confirma-se que dá para controlar através do Garmin Edge 810 (dá para ligar, desligar e ver o estado da bateria, talvez em próximos firmwares dê para fazer mais umas coisas).

Quanto à luz emitida, é brutal. Ia ficando cego porque liguei-a com o led virado para mim...
 

Kongas

Active Member
Ainda não experimentei, vou testar daqui a pouco, mas se fizer deve ser algo que faz por "default", dado que não vejo em lado nenhum a opção para activar ou desactivar o "auto brake".
 
Top