• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Limits power meter

MigC77

Well-Known Member
ok eu percebo as vantagens! e acredito na evolução que pode proporcionar a um atleta. vamos assumir que até a um gajo que só queira ir fazer umas tiradas longas.

a minha questão dos power meters é a relação custo benefício!!

tenho algum conhecimento dos fatores que influenciam os BPM ao longo do dia... e que os watts são uma fórmula matemática mais exata. mas valem pagar 700 euros (o stages para um 105) por eles? a mim, honestamente, ainda não me convence. já o powerpod pode vir a cair numa categoria que me convença mais!

tal como o alberto fala, as bikes para mim são compradas a pronto... são um hobby e com hobbys não se mexe no dinheiro da mercearia. aqui para os nabos, o powermeter bem usado vai dar uma mais valia de 700 euros sobre um treino bem planeado com BPM's?

lgass, se me permites uma opinião… acho que por exemplo no teu caso que andas com vontade de mudar de bicicleta e interessas-te por melhorar a tua condição física e até participas em alguns Fondos… Tendo comprado a que tens há cerca de 1 ano atrás (e esta tendo sido substituída há uns meses), em vez de gastares numa bicicleta nova talvez fizesse mais sentido comprares um powermeter e desgastares esse material que tens aí antes de estares a investir novamente numa bicicleta.

Por outro lado, eu se comprasse um powermeter para meter numa bicicleta de estrada, seria sempre nos pedais. Porquê? Porque desta forma não terias limitações quando o quisesses mudar de bicicleta… Ou se por exemplo quisesses fazer um upgrade à pedaleira…

Julgo que o Alberto colocou uns pedais com powermeter a um preço mais razoável que os Garmin ou os Powertap… já não me recordo qual a marca mas se pesquisares aqui no fórum encontras de certeza.

O treino com BPM’s não é demasiado preciso pois são influenciados por diversos factores externos que nem tem a ver com o esforço físico, como o Alberto já exemplificou os BPM’s podem ser influenciados pela ingestão de café ou outro tipo de alimento/bebida, o stress do dia a dia, o descanso, etc… Por isso é que quando te disse que a maioria dos atletas de elite não davam assim tanta importância ao BPM e às zonas, te surpreendeste… este tema dava pano para mangas ;)

Abraço
 

jpacheco

Well-Known Member
Treino por sensações mais BPM é mais que suficiente para um mero amador. Quando ousares ter uma carteira para comprar uma bicicleta de 3000 euros ou mais aí sim compra um power meter. Se andas a contar os tostões para ter uma de estrada se conheceres o teu corpo e a influência que tem nas pequenas variações de BPM é mais que suficiente para um mero amador.
 

pratoni

Well-Known Member
Pelo que tenho lido, principalmente no DCRainmaker, o valor de watts que estás a gastar num certo momento não é comparável com outro utilizador.

Muitas vezes nem sequer é comparável entre 2 power meters instalados na mesma bike, quanto mais...

Isto porque, tal como disseram atrás, há imensas variáveis que podem influenciar esse valor absoluto.

Variáveis tais como o peso do ciclista + bicicleta, atrito do vento, atrito do solo/alcatrão, perda de eficiência da pedalada até ao solo (daí existirem medidores de potência colocados em várias zonas da bicicleta), temperatura, etc... Ou seja, generalizando, um medidor colocado nos pedais, estando os dois bem "calibrados", deverá medir valores maiores do que um medidor no cubo da roda traseira...

Tal como o MigC77 disse, por isso é que se usam Watts/kg para comparar valores mas, mesmo assim, existe um grau de incerteza, porque apenas se eliminou uma das variáveis (peso)...

Logo, um dos melhores atributos de um medidor de potência não é ter o valor mais absolutamente correto, mas sim o que for mais constante/coerente.

Ou seja, para o mesmo utilizador, a fazer o mesmo esforço, devolva sempre o mesmo valor de watts. Mesmo que esteja 5% ou 10% para cima ou para baixo do valor "real". Isto sim, permite-te ter valores de esforço comparáveis com outros treinos que tenhas feito e permitir ver a evolução do mesmo.

Mas acima de tudo, esse valores de watts absolutos não são comparáveis com outras pessoas porque, por ex, para mim, na minha bicicleta, 200w de média pode significar que numa certa subida faço-a em 20 minutos, mas para outra pessoa mais pesada, já significa que apenas a completará em 30 minutos...
 

Carolina

Well-Known Member
Mas isto apenas se houver resistência do ar. É aí que quero chegar. Quem vai atrás só vai em menos esforço porque aproveita o facto de estar a receber com menos atrito. Não é assim tão simples, que quem vai na roda aplica menos esforço. Em tudo o que estudei a resistência do ar é uma variável sempre desprezável, por isso é que não consigo ver isso de uma forma tão simples.

Mas já estou a complicar muito, para uma coisa que parece ser simples. :)

estás a complicar e a fazer comparações de forma errada. a resistência do ar costuma ser desprezável quando não tem interesse para o sistema em questão que se está a estudar, o que não é o caso aqui.

uma pequena analogia: imagina que está parado em frente a uma ventoinha e alguém se mete à tua frente. havia uma força aplicada a ti para te empurrar para trás, mas como alguém se meteu à tua frente, essa força deixou de existir.

quando vais a andar de bicicleta acontece o mesmo. se te metes na roda de alguém, uma das forças aplicada a ti diminui consideravelmente, porque vais no cone de vento do ciclista à tua frente. se tens menos uma força a contrariar o teu movimento, vais ter de realizar menos trabalho para manter a tua velocidade.
 

JPLopes_73

Well-Known Member
a resistência do ar é sempre desprezível... até que vais tu para a frente do pelotão puxar! :p eheheheh

:eek:
no BRM400 de sabado passado a resistência do ar ao deslocamento era desprezivel (pouco mais ou menos) de norte para sul ... o pior foi quando rodaram a estrada :cool:
Para essas adivinhas de fisica ... esses teste que por aí mandam vir só se conseguem fazer num sitio: Chama-se Tunel de vento ... e em condições exactamente iguais.
A importância dos watts ... não é tanto a potência maxima que se consegue debitar naquele troço ... mas aquilo que a bateria tem ainda para dar quando esses watts se mostrarem necessários ... tactics ...

Atiro-me ao chão quando vejo certos e determinados gajos a fazer SEGMENTOS de strava só para tirarem os KOM's ... mas calma ... um de cada vez ... que isso cansa :p
 

MigC77

Well-Known Member
Amigos hoje em dia em qualquer modalidade de endurance, e especificamente em modalidades que conheço bem como o atletismo e o ciclismo, quem treina… e atenção que estou a falar de treino a sério seja ele profissional, semi-profissional, elite, amador, etc… não treina definindo objectivos baseados em BPM’s.

No caso atletismo treina-se definindo um pace (min/km) durante um determinado período de tempo e depois vê-se qual foi o BPM durante esses períodos. Ao longo de várias semanas/meses de treinos vai-se ajustando esse pace consoante os BPM’s de cada um. No ciclismo, havendo mais elementos a ter em conta, o parâmetro que se usa hoje em dia é a potência…

O BPM serve unicamente para aferir como é que o nosso coração está a reagir ao esforço… que atenção é importantíssimo mas não é o parâmetro director pelo menos para alguém saudável.

Sabem quem é que “treina” com base nas pulsações? As donas de casa que querem emagrecer para o Verão, compram uma banda e um relógio, leem numa revista que para emagrecer tem que correr com as pulsações entre X e Y e vão para a rua correr durante 30min ou 1h a esse bpm. Emagrecem? Na maioria das vezes pouco ;)

Mais uma vez muito do que leio por aqui, me faz concluir que muitos dos que por aqui afirmam que treinam não o fazem na realidade. São pessoas que desenvolvem uma actividade física numa modalidade que é o ciclismo e isso já é de louvar! E atenção que eu não tenho qualquer problema em incluir-me nas pessoas que não treinam… porque efectivamente eu hoje mantenho fisicamente activo sobretudo por via do atletismo e do ciclismo… Mas treinar, segundo a minha definição, isso é outra coisa… já dei para esse peditório durante quase 20 anos! Hoje em dia, acima de tudo quero-me manter fisicamente activo ;) Obviamente com um mínimo de estrutura e objectivos mas ainda assim insuficiente para que lhe possa chamar treino na sua plenitude do termo.

My 2cents
 

MigC77

Well-Known Member
Provavelmente não vou aqui contar nenhuma novidade mas o vento nas costas não tem uma influencia desprezível… ;)

No ciclismo julgo que não acontece mas no atletismo se numa determinada prova for batido um record, este só é reconhecido e homologado se o vento não tiver soprado nas costas durante mais de x% da prova e se a velocidade do mesmo for relativamente baixa. Já aconteceu, atletas baterem records em distancias como a meia-maratona e esta marca não ser reconhecida pela influencia “positiva” do vento.
 

jpacheco

Well-Known Member
No caso atletismo treina-se definindo um pace (min/km) durante um determinado período de tempo e depois vê-se qual foi o BPM durante esses períodos. Ao longo de várias semanas/meses de treinos vai-se ajustando esse pace consoante os BPM’s de cada um. No ciclismo, havendo mais elementos a ter em conta, o parâmetro que se usa hoje em dia é a potência…

Vamos lá ver... se houver resistência do vento ou outros elementos também o vão haver quando usas power meter. Compreendo a exatidão e a eficácia da ferramenta mas tentar incutir 700 paus para um amador medir o watts? podem enganar quem quiser a mim não mo vendem. Pelo menos enquanto não ganhar 2000 euros por mês. Se o vento estiver de frente 170bpm são 170bpm... se tens definido que é esse o treino que queres fazer não interessa a velocidade que vais ou o tempo que acabas.

Se queres comparar evoluções tens que fazer os testes em condições / ambientes parecidos. Até no atletismo tens que ter essa preocupação se queres comprar.

Faço treinos com os BPM Mig e acredita que com as zonas bem definidas consegues planear bons treinos e apresentares-te bem para alguns eventos.

A um nível profissional, essencial.
A um nível amador, muito secundário.

Alias, nem te vale a pena teres o power meter se depois não sabes treinar ou se estruturas mal os treinos.

Mas pronto...está-se a fugir ao essencial do tópico que é deste power meter em particular e quanto a isso não tenho nada a dizer.
 

lgass

Well-Known Member
epah Mig permite-me discordar contigo... eu acho que não deixa de ser treinar...

pode faltar estrutura sólida, alguns conhecimentos, até intensidade...

se é feito com frequência, um mínimo de estrutura e base, e tem algum objetivo (seja ele qual for) para mim é treino.

eu percebo que para alguém que foi atleta (não sei se eras profissional ou não, mas vou depreender que havia um determinado grau de profissionalismo ou semi-profissionalismo - para mim isto é uma categoria) possam faltar algumas coisas consideradas essenciais... mas para o lote de zé-nabos (no quais me incluo) que lutam contra si próprios para terem boas sensações e ficarem em cagésimo quinto numa prova... não deixa de ser treino.
 

MigC77

Well-Known Member
Vamos lá ver... se houver resistência do vento ou outros elementos também o vão haver quando usas power meter. Compreendo a exatidão e a eficácia da ferramenta mas tentar incutir 700 paus para um amador medir o watts? podem enganar quem quiser a mim não mo vendem. Pelo menos enquanto não ganhar 2000 euros por mês. Se o vento estiver de frente 170bpm são 170bpm... se tens definido que é esse o treino que queres fazer não interessa a velocidade que vais ou o tempo que acabas.

Se queres comparar evoluções tens que fazer os testes em condições / ambientes parecidos. Até no atletismo tens que ter essa preocupação se queres comprar.

Faço treinos com os BPM Mig e acredita que com as zonas bem definidas consegues planear bons treinos e apresentares-te bem para alguns eventos.

A um nível profissional, essencial.
A um nível amador, muito secundário.

Alias, nem te vale a pena teres o power meter se depois não sabes treinar ou se estruturas mal os treinos.

Mas pronto...está-se a fugir ao essencial do tópico que é deste power meter em particular e quanto a isso não tenho nada a dizer.

O que tu referes que fazes, irá dar-te aptidão física e não contesto sequer que participes em eventos e faças boa figura porque o “treino” que fazes está acima de tudo orientado para a aptidão física.

Só te posso dizer que com esse tipo de “treino”, safavas-te melhor no atletismo que no ciclismo… Porque o ciclismo é mais complexo e introduz outros elementos como uma transmissão, a eficiência da pedalada e da cadência, etc…

Concordo contigo que os preços dos powermeters são altos tendo em conta a tecnologia que envolvem. Já o repeti n vezes… Mas os benefícios esses são muitos para quem quer evoluir no ciclismo.

Olha se recuar 20 anos no passado, lembro-me de discussões similares em relação às bandas HRM… Eram caríssimas e um gajo que ia a correr podia perfeitamente ir orientando-se por sensações e no limite colocar dos dedos no pescoço durante 10-15s para aferir as pulsações. Hoje em dia qualquer um tem…

Abraço
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Vamos lá ver... se houver resistência do vento ou outros elementos também o vão haver quando usas power meter. Compreendo a exatidão e a eficácia da ferramenta mas tentar incutir 700 paus para um amador medir o watts? podem enganar quem quiser a mim não mo vendem. Pelo menos enquanto não ganhar 2000 euros por mês. Se o vento estiver de frente 170bpm são 170bpm... se tens definido que é esse o treino que queres fazer não interessa a velocidade que vais ou o tempo que acabas.

Se queres comparar evoluções tens que fazer os testes em condições / ambientes parecidos. Até no atletismo tens que ter essa preocupação se queres comprar.

Faço treinos com os BPM Mig e acredita que com as zonas bem definidas consegues planear bons treinos e apresentares-te bem para alguns eventos.

A um nível profissional, essencial.
A um nível amador, muito secundário.

Alias, nem te vale a pena teres o power meter se depois não sabes treinar ou se estruturas mal os treinos.

Mas pronto...está-se a fugir ao essencial do tópico que é deste power meter em particular e quanto a isso não tenho nada a dizer.

O Pacheco, vamos la ver aqui uma coisa...

Em primeiro lugar, de baixo para cima, dizes que estamos a fugir Ao assunto do topico e nem que fosses da moderacao... Nao tinhas, nem tens o direito de o fazer, Porque?

Simples... Nao estamos a fugir Ao assunto do topico...
Este topico e assunto nao Tem offtopics...

Se houve alguem que fugiu Ao assunto do topico, Esse alguem Entao foste Tu, Porque ate mencionas-te heart rate monitor... Quando o topico e sobre um power meter...

Ora se um topico e sobre um determinado power meter e estamos aqui a falar de power meter e de Como usar e para que serve? Porque ha users Ao contrario de ti que querem aprender, Mas quem e quem para chegar aqui e dizer que e offtopic?

Epa digam Assim, Olha Este assunto de power meters mete-me nojo pronto... Agora chegar aqui e dizer que e offtopic calma ai...

Isso de chamar-mos de offtopic so Porque perdemos a razao Ou Porque a conversa nao Esta a agradar Tem que acabar... Isso nao Sao regras de forum... Isso Sao ferramentas de artimanhas de forum usadas para proprio beneficio de uma discussao- mal usadas.... E Esse tempo acabou... Um forum e de todos... E aqui discute-se doa a quem doer!!! Discute-se!!! Mas esclarece-se com qualidade!!, essa e que e importante!

Agora andarmo-nos aqui a comportar Como senhores abades e cheios de regrinhas e etiqueta said que nao servem para nada...e ninguem sai esclarecido e Mais confusos do que entraram Isso ai nao...

Segundo lugar...

Fazes uma aproximado neste topico quando te referes Ao preco, podem enganar quem quiserem a mim nao me vendem...

Mas alguem aqui Tem algum interesse em enganar alguem? Qual o proposito?

Eu podia chegar aqui e dizer Assim, ahh e tal, e coiso e tal, so conta opinioes de quem sabe.. Quem nao sabe nao racha Lenha... E Tu tens um? Nao.. Sabes Como usar? Nao... Nao tinhas direito a participar?

Opa se nao sabem... Se nao Tem, participar de forma positiva... Ganhar muito Mais com Isso... Quem Es Tu para dizer que para um amador e muito secundario jpacheco? Quem Es Tu? Ninguem.. E a tua opiniao... Tens aqui a minha... Agora eu ouvi-te dizer aqui que treinas Por sensacao e Por heart rate monitor, eu pessoalmente nao entendo em 2016 nos Dias de hoje... Como e que alguem pode treinar com hrm, nao entendo, Acho de uma soberba ignorancia e ridiculo... Neste desporto... Expliquem-me? Nao entendo!!!

Pacheco deixa-me dar-te uma novidade... Tu nao treinas... Tu pedalas e diferente...

Agora eu nao cheguei aqui e chamei-te de enganador Pois nao? Nem vim com desculpas que o teu comentario nao contribui para o topico, Pois nao? Offtopic?

Grande abraco...
 

jpacheco

Well-Known Member
Alberto quando disse fugir ao tópico estava-me a incluir concerteza. Quando ao resto acho que fui claro.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Alberto quando disse fugir ao tópico estava-me a incluir concerteza. Quando ao resto acho que fui claro.

Tu nao foste nada Claro...

Tu sobre Este assunto nao podes ser Claro...

Podes dar a tua opiniao...

Agora para se ser Claro em alguma coisa... Tem que ser alguem que saiba o que Esta a falar... E que tenha experiencia... E Tu nao tens.. Portanto nao Es Claro...

Tens opiniao sim... Mas nao e Clara!! Muito longe disso...

Grande abraco...
 

MigC77

Well-Known Member
epah Mig permite-me discordar contigo... eu acho que não deixa de ser treinar...

pode faltar estrutura sólida, alguns conhecimentos, até intensidade...

se é feito com frequência, um mínimo de estrutura e base, e tem algum objetivo (seja ele qual for) para mim é treino.

eu percebo que para alguém que foi atleta (não sei se eras profissional ou não, mas vou depreender que havia um determinado grau de profissionalismo ou semi-profissionalismo - para mim isto é uma categoria) possam faltar algumas coisas consideradas essenciais... mas para o lote de zé-nabos (no quais me incluo) que lutam contra si próprios para terem boas sensações e ficarem em cagésimo quinto numa prova... não deixa de ser treino.

lgass é claro que podes discordar de mim ;)

Mas já agora esclareço, o treino não tem a ver com o nível fisico da pessoa mas sim como referes e bem de outros parâmetros… como em tudo na vida quando se começa… seja a treinar ou a fazer qualquer outra coisa… começa-se com um nível modesto e depois se se fizerem bem as coisas a tendência natural é ir evoluindo. Não é por aí que eu pego… pego acima de tudo pela estrutura, monitorização, analise de dados, configuração dos treinos, ajustes dos treinos, objectivos individuais de cada treino, objectivos a médio/longo prazo e acima de tudo correcta planificação… isto são alguns dos aspectos importantes numa rotina de treino mas há mais…

Outra coisa é que se tenha uma rotina e uma estrutura básica durante a actividade física… isso como já referi também eu mantenho hoje em dia… mas na minha opinião não considero treino…

Hoje em dia, usa-se muito o termo “treino” deve ser moda :) Antes usava-se menos… hoje qualquer actividade física é logo treino!

Mas como digo… eu tenho uma opinião em relação ao conceito de treino… aceito que muitas pessoas discordem… Aliás tenho muito bons amigos que segundo eles “treinam” e não é por isso que nos zangamos ;)

Abraço ;)

PS: Compra antes um powermeter do que umas rodas… já vi que andas de olho nelas :p
 

jpacheco

Well-Known Member
Fui claro quanto à minha opinião Alberto. Estás a fazer um pé de vento onde não há material para isso.
 

MigC77

Well-Known Member
Alberto, permite-me desta vez ter o papel de apaziguador como tu já tiveste em relação a discussões em que me envolvi.

O pacheco é user que me merece respeito pela globalidade das intervenções dele aqui no fórum. Épa discordou neste tema comigo e também contigo… mas ok… é mesmo assim… Acho que daqui a uns tempos muita gente irá mudar de opinião… Já dei o exemplo das bandas HRM ;)

Abraço
 

lgass

Well-Known Member
ahhahahah

5 estrelas Mig!! é daquelas coisas... eu faço muitas contas e vejo muita coisa. são objetivos absolutamente distintos, mas os valores são também distintos... neste caso seria uma oportunidade.

eu percebo o que consideras de diferente... porque experimentaste a outra realidade. a dureza do treino. provavelmente o treino como "trabalho". e isso... acredito que deva ser outro mundo, outra vida, outra experiência.
na minha opinião, um gajo que vá ao ginásio levantar ferro duas ou 3 vezes por semana, está a treinar...

há em treinos e TREINOS... e, a meu ver, aí é que varia pela estrutura e afins.

voltando aos BPM's. agora vou discordar do albertosemcontador :p
hoje em dia assiste-se a uma massificação do desporto. e ainda bem!
os powermeters ainda não se massificaram! não são léxico corrente... ainda! espero que não demorem muito.
é possível treinar e evoluir por BPM's. da mesma forma que os potenciómetros? acredito que não! com a mesma rapidez e eficiência? acho que não... mas na minha inocência, amadorismo e ignorância eu diria que sim.
aliás, o the time crunched cyclist e o CTS system dão essa mesma potencialidade.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Alberto, permite-me desta vez ter o papel de apaziguador como tu já tiveste em relação a discussões em que me envolvi.

O pacheco é user que me merece respeito pela globalidade das intervenções dele aqui no fórum. Épa discordou neste tema comigo e também contigo… mas ok… é mesmo assim… Acho que daqui a uns tempos muita gente irá mudar de opinião… Já dei o exemplo das bandas HRM ;)

Abraço

Lol.... Ok...va abraco...;)

Fui claro quanto à minha opinião Alberto. Estás a fazer um pé de vento onde não há material para isso.

Para ti tambem o Pacheco..., somos diferentes Mas no fundo todos iguais... Sem ressentimentos.. ;) Falou-se foi dito nao ficou Por dizer... Comigo Ja Sabes Como e...:)

Pega la uma musica para ires treinar com o teu fato de Lycra e heart rate monitor...

https://www.youtube.com/watch?v=jZpYdxCT8LM

Grande abraco...
 

Carolina

Well-Known Member
na minha opinião, um gajo que vá ao ginásio levantar ferro duas ou 3 vezes por semana, está a treinar...

quem vai "levantar ferro" 2-3 vezes por semana sem um planeamento/objectivo não está a treinar, é um cicloturista do ginásio ;)

é a diferença entre ires lá treinar só porque é giro e ires lá treinar porque queres ficar mais forte, melhorar aspecto físico, etc.

é a diferença entre ires dar uma volta de bicicleta porque é giro ver a paisagem e ires pedalar para seres cada vez mais rápido, melhorar a endurance, etc.

um treino tem um objectivo, se vais fazer exercício (seja ele qual for) só porque sim, então não é um treino, é um hobbie.

(acho que é mais ou menos isto que o MigC77 queria dizer :p
 
Top