• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Lavagem da maquina!

Duke

Well-Known Member
Questão:
Depois de lavar a máquina, e secar devidadmente a corrente com um pano, fazem de imediato a lubrificação (apesar de secar com um pano, a corrente fica sempre humida entre os elos)? Ou aguardam que esteja devidamente seca para depois lubrificar? E nesta altura (não é verão, nem é inverno) que lub usam ou aconselham, tenho o muc-off c3 ceramic dry e wet.
Obrigado

se tiveres um compressor de ar para soprar a transmissao seria o ideal se não acho que o melhor é lubrificar logo, se nao ainda pode ganhar ferrugem
 

GMQ

Well-Known Member
Antes de secares a corrente com o pano. Agarras no selim levantes a bike 1 a 2 cm de altura e deixas cair, mas de maneira a não deixares cair a bike ao chão. Fazes isso umas duas ou três vezes. Assim libertas o excesso de água. Outra forma é passar com o ar comprimido do compressor que presumo que não tenhas em casa. depois é passar o pano pela corrente 2 a 3 voltas e por oleo e está feito. Abraço
 

Bruso

Well-Known Member
Ar comprimido é a resposta mais correta. Não tendo é deixar aquilo secar. se não vais andar imediatamente a seguir não há necessidade de lubrificar.
Eu só lubrifico a minha antes de começar a pedalar e limpo assim que chego a casa (pano ou papel só para tirar o maior)
 

Paulo Almeida

Well-Known Member
De facto não há compressor cá por casa, só botijas de ar comprimido do paintball, mas faz o mesmo efeito, e é uma boa dica ;)
E lub, para seco ou molhado? Ainda ontem, começámos eram 18:30=calor, chegámos ás 20:15=humidade... qual usar?
VS
 

rikb1g

New Member
De facto não há compressor cá por casa, só botijas de ar comprimido do paintball, mas faz o mesmo efeito, e é uma boa dica ;)
E lub, para seco ou molhado? Ainda ontem, começámos eram 18:30=calor, chegámos ás 20:15=humidade... qual usar?
VS

Como o tempo e mais incerto e de manhã apanho muitas vezes dias com muito nevoeiro e humidade opto pelo lub para condições húmidas
 

cutkiller

Well-Known Member
Como o tempo e mais incerto e de manhã apanho muitas vezes dias com muito nevoeiro e humidade opto pelo lub para condições húmidas

Eu sinceramente esse LUB de condições humidas é mesmo para quando está a chover.... Eu na de estrada uso o Morgan Blue Race Oil..

Na de BTT é que costumo usar lub para condições humidas isto porque apanha-se sempre muita lama e geralmente esses LUBs funcionam melhor e não agarra tanta porcaria... Na de estrada nem me vou preocupando muito com isso... Até porque se estiver a chover como deve ser não me apanham lá fora :D

Ou seja na de estrada uso o MB race oil o ano todo.
 

AJDantas

Well-Known Member
Questão:
Depois de lavar a máquina, e secar devidadmente a corrente com um pano, fazem de imediato a lubrificação (apesar de secar com um pano, a corrente fica sempre humida entre os elos)? Ou aguardam que esteja devidamente seca para depois lubrificar? E nesta altura (não é verão, nem é inverno) que lub usam ou aconselham, tenho o muc-off c3 ceramic dry e wet.
Obrigado
Depois de a lavar e sacar com um pano, uso sempre o compressor de ar para retirar o excesso de água e depois lubrifico de seguida...
 

rkixa

Well-Known Member
Por acaso ontem foi dia de banhinho às Franciscas.
Ora eu faço da seguinte forma.

Material:
2 Baldes - 1 água, 1 água+fairy q.b.
Esponja
Panos
Escova
Desengordurante (estou a usar Muc-off Chain Cleaner)
Lubrificante (estou a usar Morgan Blue Dry Wax)

Lavagem:
1 - Desengordurante na cassete, desviadores, corrente e pedaleira
2 - Deixar actuar 1min ou 2min
3 - Com a escova esfregar tudo bem esfregadinho
4 - Lavar tudo com o pano e água+fairy
(se a trasmissão não ficou a brilhar repetir processo de 1 a 4)
5 - Trocar o balde água+fairy por água nova+fairy (Atenção: lavar o balde antes de mudar água+fairy)
6 - Passar esponja com água+fairy com muito amor pela bicicleta toda (se necessário usar um pano limpo para chegar a todos os cantinhos)
7 - Despejar o balde de agua limpa (sem fairy) por toda a bicicleta para tirar a água com fairy e porcaria toda
(se não ficou tudo a brilhar repetir processo de 5 a 7)
8 - Passar paninho limpo e seco por toda a bicicleta (Atenção: transmissão por ultimo)
9 - Deixar secar 30min/1h
10 - Lubrificar
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Eu pensei que vocês estavam a exagerar quando disseram que o chain cleaner da organ blue tirava mesmo tudo... não via a cassete tão limpa desde que a tirei da caixa lolol impecável!

Só falta meter o óleo, mas fica para amanhã quando aquilo estiver bem seco.

Mais cego que um cego e aquele que "nao" ve e nao quer ver!!

Ainda bem que viste, para crer!!

grande abraco...
 

fcsaimon

Well-Known Member
Eu pensei que vocês estavam a exagerar quando disseram que o chain cleaner da organ blue tirava mesmo tudo... não via a cassete tão limpa desde que a tirei da caixa lolol impecável!

Só falta meter o óleo, mas fica para amanhã quando aquilo estiver bem seco.

Realmente!! O óleo parece água a escorrer da corrente e cassete. Muito bom!!!
 

Carolina

Well-Known Member
Estava a tentar encontrar os ingredientes, mas não estou com sorte. Só vendo o que está escrito na garrafa e não a tenho aqui.

Esqueci-me foi de comprar a cena para segurar a corrente quando tiro a roda. A ver se passo na loja pa semana.
 

rkixa

Well-Known Member
Eu pensei que vocês estavam a exagerar quando disseram que o chain cleaner da organ blue tirava mesmo tudo... não via a cassete tão limpa desde que a tirei da caixa lolol impecável!

Só falta meter o óleo, mas fica para amanhã quando aquilo estiver bem seco.

Quando acabar o da Muc-off que tenho vou experimentar o da Morgan Blue não tenho nenhuma razão de queixa do que estou a usar onde passa volta a ficar tudo prateado mas é bem carito a garrafinha custou-me 18€ :/
Óleo também uso da Morgan Blue tenho posto o Dry Wax que comprei para a BTT para a de estrada vou comprar o Race Oil não preciso de um óleo tão grosso na de estrada.
 

Hugorgvteixeira

Well-Known Member
Eu a corrente é sempre lubrificada no dia anterior, para o oleo penetrar nos elos, de resto o oleo não faz falta em mais nenhuma parte da corrente

Boas voltas
Concordo plenamente e na questão da lubrificação de rotina faço sempre quando chego de uma volta,ou seja com a transmissão ainda quente assim o óleo penetra melhor na corrente.Coloco deixo ficar 5 minutos e depois retiro e excesso com um pano. Depois só anda no dia seguinte!
 

Hugorgvteixeira

Well-Known Member
https://imgur.com/gallery/eRYFn
Hoje como tinha um recado para ir fazer a Mafra lá acabei por ir finalmente ao agente da Morgan na zona.
O valor do kit era 70€ e não tinha disponível acabei por comprar só o Chain cleaner e a roldana para a corrente.
Preço 14.90 o chain cleaner e a roldana 9€
Como o kit não era um must comprei apenas o essencial,no fim de semana vou lavar a bicicleta e depois dou feedback.
P.s
Não comprem bicicletas brancas só dão é trabalho!
 
Top