• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Lapierre Shaper 200 vs Specialized Sirrus 2.0

Igor_C

New Member
Boa tarde!

Decidi recentemente comprar uma bicicleta nova. Fui gradualmente passando de bicicletas de BTT, BTT com pneus lisos, e agora penso que o adequado para utilizar no dia-a-dia em Lisboa (onde há muitas ruas de calçada, passeios, buracos etc.), e para um ou outro passeio estrada mais longo, será uma bicicleta híbrida. Numa loja que é a Bikelar em Lisboa, aconselharam-me por exemplo a Lapierre Shaper 200, que custa cerca de 500€ com travões V, ou cerca de 800 com travões de disco. Daquilo que consegui encontrar, no site da Lapierre este modelo parece já ter sido descontinuado, e é difícil encontrar fornecedores da marca em Portugal. Existe também a Lapierre Shaper 300, ligeiramente mais cara, anunciada a cerca 649€ mas em sites estrangeiros, que não sei se está disponível cá. Estou indeciso entre este modelo, ou uma Specialized Sirrus 2.0

Lapierre Shaper 200 https://99spokes.com/en-EU/bikes/lapierre/2020/shaper-200-disc
Lapierre Shaper 300 https://99spokes.com/en-EU/bikes/lapierre/2020/shaper-300-disc
Specialized Sirrus X 2.0 https://www.specialized.com/pt/pt/sirrus-x-2-0/p/171181?color=271464-171181

São muito semelhantes, mas qual a melhor em termos qualidade preço e que não fuja muito dos 600 €? Se encontrar vale a pena a Lapierre Shaper 300 sobre a 200? É mesmo muito diferente um travão de disco ou em V para este tipo de utilização?

Obrigado!
 

Memento vivire

Active Member
@Igor_C , deixo aqui um ou outro aspeto para refletires.
As Lapierre têm 3 pratos, algo para passeios mais longos não será o mais adequado, pessoalmente tenho essa experiência e o melhor foi ao comprar outra bike ela vir equipada com 2 pratos.
Com esses 3 pratos a corrente irá a passar de prato em prato e por vezes por descuido a ficar cruzada, vai provocar mais desgaste.
A Specialized pelo contrário só tem 1, facilmente o vais esgotar, o que acaba por ser frustrante.
Se e isto que queres vais para a que gostas mais em termos de visual.
Não deixes de ver a Decathlon tem uma boa relação preço qualidade e para esse preço encontras algo, passando por exemplo pelas de gravel.
Quanto aos travões, os de disco mecânicos são mais eficientes que os V, mas barulhentos, difíceis de afinar, mas nota-se a melhor eficiência com chuva ou estrada molhada, com peso seco para mim é relativo.
 

Nuno

Well-Known Member
Na minha opinião estas bicicletas que indicas, para utilizar em Lisboa, onde andarás maioritariamente em ciclovias, ruas com piso degradado e um ou outro sobe e desce de passeio, são mais adequadas do que as gravel pois têm pneus mais largos e guiador plano em vez de drops. Concordo com o Memento vivire o pedaleiro triplo não é o mais adequado para esta utilização, o simples como tem a Sirrus é adequado e não me parece que a relação esgote pois facilmente atinge os 30 - 35 kms/h mais que suficiente para cidade e um ou outro passeio.
Como já disseram o travão de disco é sempre uma vantagem ainda por cima nessa Sirrus são hidráulicos e não mecânicos.
Penso que ficas bem melhor servido com a Sirrus. Mas a seguestão do Decatlhon é boa, têm uma linha de bikes hibridas com uma boa relação componentes/preço, salvo erro as Riverside 900 e 920.
 

Memento vivire

Active Member
Na minha opinião estas bicicletas que indicas, para utilizar em Lisboa, onde andarás maioritariamente em ciclovias, ruas com piso degradado e um ou outro sobe e desce de passeio, são mais adequadas do que as gravel pois têm pneus mais largos e guiador plano em vez de drops. Concordo com o Memento vivire o pedaleiro triplo não é o mais adequado para esta utilização, o simples como tem a Sirrus é adequado e não me parece que a relação esgote pois facilmente atinge os 30 - 35 kms/h mais que suficiente para cidade e um ou outro passeio.
Como já disseram o travão de disco é sempre uma vantagem ainda por cima nessa Sirrus são hidráulicos e não mecânicos.
Penso que ficas bem melhor servido com a Sirrus. Mas a seguestão do Decatlhon é boa, têm uma linha de bikes hibridas com uma boa relação componentes/preço, salvo erro as Riverside 900 e 920.

@Nuno quando referi que esgotava a relação o meu entendimento foi no sentido de quando o user refere voltas mais longas, pensando que sai e faz alguma estrada, foi esse o pensamento, mas concordo se for maioritariamente para andar em Lx, ciclovias e passeios a referida é perfeita.
Um outro ponto que não referi, as de gravel permitem ir com pneu 35, portanto nesse aspeto julgo ser suficiente, andei muito tempo com essa medida numa de BTT e são muito resistentes.
 

Igor_C

New Member
Obrigado pelas dicas!

Como deve ser hábito no fórum, fiz a publicação antes de pesquisar o suficiente. Nem tinha pensado no número de pratos na pedaleira. Sim, se houve coisa em que já gastei algum dinheiro em manutenção em diferentes bicicletas foi em correntes ou cassetes novas. A Sirrus parece excelente, excepto que... apenas 1 prato à frente talvez não seja o ideal para mim, pois vivo justamente numa zona de colina, e tenho frequentemente de subir inclinações consideráveis. E também do que vi, a Sirrus tem um pneu bem maior, apesar da faixa "lisa" no meio (
), e penso que um mais liso e mais estreito (ainda que um pouco mais robusto que um de uma bicicleta 100% estrada/corrida) talvez tenha suficiente resistência para Lisboa e seja mais rápido. Quando dizem "pneu 35".. isso são 35mm de largura, certo,? Desculpem lá a ignorância...

Do que fui pesquisando entretanto, agora vejo que há mais possibilidades para além da Lapierre. Acho que vai depender é muito da disponibilidade nos vendedores, e tem de ser no munícipio de Lisboa, pois quero aproveitar o apoio à compra de bicicletas novas da Câmara.

Vou ver onde é que há disponível, ou para encomendar a curto prazo, as seguintes:

1 - Trek FX 2 Disc - 549€ - https://www.trekbikes.com/pt/pt_PT/bicicletas/bicicletas-híbridas/bicicletas-de-fitness/fx/fx-2-disc/p/27991/ mudanças 3x8, travões hidráulicos;

2 - Merida Crossway Urban 20-D - 549€ - https://kombina.pt/produto/19-crossway-urban-20-d/ Também 3x8, e travões hidráulicos, muito semelhante à Trek;

3 - Giant Escape 2 Disc - 629€ - https://bikezone.pt/pt/-hibridas/13651-giant-escape-2-city-disc-2021.html Mudanças 2x8 , esta parece ser melhor, já com pneus tubeless, porta cargas atrás e 2 guarda lamas, mas mais cara e talvez já muita fruta por agora.

Assim sendo, entre a Trek e a Merida, acho que vai depender do que estiver disponível mais fácilmente. Alguma informação que tenham mais agradeço imenso. Muito obrigado!

P.S.: Sobre a Riverside da Decathlon... não é muito o que estou à procura. Aquele volante parece alto demais. Não me importo de baixar mais um bocado, estou habituado a andar. O que tem lá mais, são as Triban, mas isso já é mais uma bicicleta de de estrada, mas de baixa gama.
 

Memento vivire

Active Member
Obrigado pelas dicas!

Como deve ser hábito no fórum, fiz a publicação antes de pesquisar o suficiente. Nem tinha pensado no número de pratos na pedaleira. Sim, se houve coisa em que já gastei algum dinheiro em manutenção em diferentes bicicletas foi em correntes ou cassetes novas. A Sirrus parece excelente, excepto que... apenas 1 prato à frente talvez não seja o ideal para mim, pois vivo justamente numa zona de colina, e tenho frequentemente de subir inclinações consideráveis. E também do que vi, a Sirrus tem um pneu bem maior, apesar da faixa "lisa" no meio (
), e penso que um mais liso e mais estreito (ainda que um pouco mais robusto que um de uma bicicleta 100% estrada/corrida) talvez tenha suficiente resistência para Lisboa e seja mais rápido. Quando dizem "pneu 35".. isso são 35mm de largura, certo,? Desculpem lá a ignorância...

Do que fui pesquisando entretanto, agora vejo que há mais possibilidades para além da Lapierre. Acho que vai depender é muito da disponibilidade nos vendedores, e tem de ser no munícipio de Lisboa, pois quero aproveitar o apoio à compra de bicicletas novas da Câmara.

Vou ver onde é que há disponível, ou para encomendar a curto prazo, as seguintes:

1 - Trek FX 2 Disc - 549€ - https://www.trekbikes.com/pt/pt_PT/bicicletas/bicicletas-híbridas/bicicletas-de-fitness/fx/fx-2-disc/p/27991/ mudanças 3x8, travões hidráulicos;

2 - Merida Crossway Urban 20-D - 549€ - https://kombina.pt/produto/19-crossway-urban-20-d/ Também 3x8, e travões hidráulicos, muito semelhante à Trek;

3 - Giant Escape 2 Disc - 629€ - https://bikezone.pt/pt/-hibridas/13651-giant-escape-2-city-disc-2021.html Mudanças 2x8 , esta parece ser melhor, já com pneus tubeless, porta cargas atrás e 2 guarda lamas, mas mais cara e talvez já muita fruta por agora.

Assim sendo, entre a Trek e a Merida, acho que vai depender do que estiver disponível mais fácilmente. Alguma informação que tenham mais agradeço imenso. Muito obrigado!

P.S.: Sobre a Riverside da Decathlon... não é muito o que estou à procura. Aquele volante parece alto demais. Não me importo de baixar mais um bocado, estou habituado a andar. O que tem lá mais, são as Triban, mas isso já é mais uma bicicleta de de estrada, mas de baixa gama.

@Igor_C , esse é o problema, quanto mais se cava, maior é o buraco, têm diferenças, mas posto e visto não quereres nada de especial, vê as disponibilidades e compra aquela que mais gostares, também é importante gostar do visual. Nos travões evitar os mecânicos o que pelo vistos não é problema.
Boa sorte.
 
Top