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Jorbi à lá carte

Revocrazy

New Member
Vindo eu do BTT mas já há muito tempo com vontade de adquirir uma fininha, decidi montar uma com base num quadro Jorbi
Champion 4 (aluminio) 2013.
Aqui fica o resultado final:






Quadro: Jorbi Champion4
Pedaleira: Ultegra
Desviador traseiro e frontal: Ultegra
Corrente: Durace
Travões: Ultegra
Rodas: Mavic Cosmic SL
Pneus: Schawalbe Ultremo ZX
Espigão Selim: Ritchey WCS
Selim: Selle Italia SLR
Avanço: ProLite Carbon
Guiador: Linha branca (para trocar)
Manetes: Shimano 105 (para trocar por Ultegra)
Caixa direção: FSA
Pedais: BBB
PESO: 7.9 sem pedais

Andei cerca de 400Km e numa primeira apreciação estou muito satisfeito com a montagem neste quadro nacional que em nada deve a outros de grandes marcas internacionais....
 

napster

Member
Bela maquina.
Também tenho este quadro(de 2012), até agora muito satisfeito.
Muita sorte e mais km ainda com ela.
 

fjsilva

Active Member
Boas,

Muito bonita e parece muito funcional. Com tantos relatos a dizerem que mais vale um quadro em carbono, mesmo com componentes mais baratos, porquê o de montar componentes de gama média-alta num quadro em alumínio, e não o de montar num quadro de carbono componentes de gama média, ou média baixa numa quadro em carbono, para assim não rebentar o orçamento?
 

jofari

New Member
Boas,

Muito bonita e parece muito funcional. Com tantos relatos a dizerem que mais vale um quadro em carbono, mesmo com componentes mais baratos, porquê o de montar componentes de gama média-alta num quadro em alumínio, e não o de montar num quadro de carbono componentes de gama média, ou média baixa numa quadro em carbono, para assim não rebentar o orçamento?

Isso depende sempre de cada um. Eu tenho uma em alumínio, e muito dificilmente "voltara" à estrada, pois a diferença para o carbono é abismal. Por isso aconselho sempre a compra do quadro em carbono, mas com isto não quero dizer que os quadros de alumínio sejam maus, pois o meu já tem mais de 20 anos com pintura de origem.
a questão muitas vezes é pelo peso, e no mercado temos quadro de alumínio com um peso muito baixo, não sendo por aqui que o alumínio "perde" para o carbono. É preciso relembrar que quando começou a coisa do carbono (muitas reticência, pois era muito mais leve e segundo diziam, mais robusto) foi com aplicação da forqueta, para incremento do conforto.
 

fjsilva

Active Member
Boas,

Eu gostava de saber o que leva a alguém com um orçamento para ter um quadro em carbono, em apostar num quadro em alumínio.
O meu quadro é de alumínio, mas eu tinha um orçamento de 1000€, e para ter alguma coisa fiável não hesitei.
Em 5 meses tem 2200KM e não estou nada arrependido, mas se tivesse um orçamento superior...
Não quero dizer que o Revocrazy fez mal (cada um tem a sua opinião), mas gostava de saber o que o levou a optar por esta opção.
 

napster

Member
A grande vantagem do Carbono em relação ao aluminium é apenas o conforto?
Pergunto isto porque tenho visto bicicletas em aluminium que a diferença para as de carbono não vai alem mais de 1KG. E será que é justificável gastar mais 300 ou 400€ por diferenças de esse peso?
 

Revocrazy

New Member
Amigo FJSILVA,

Essa questão que dizem que mais vale um quadro de carbono e equipamento de gama baixa, não concordo. Numa situação dessas nunca se conseguirá uma montagem abaixo dos 9kg mais coisa menos coisa.
E como sabem um quadro de carbono pode ir até aos 3000€ (ex: Pinarello Dogma). Gostaria que alguem aqui no forum me enumerasse duas grandes vantagens dos quadros de carbono em relação aos de aluminio à exceção do peso. Também sei que muita gente se queixa que os quadros de carbono estalam com o uso.
Conclusão, optei pelo aluminio pq a diferença de peso não é assim tão significativa que justifique pagar mais 700€ (no caso da Jorbi).
Para além disso todos os anos saem novos modelos de quadros dentro das marcas, assim como as suas pinturas e entretanto o que lá temos em casa (carbono) que compramos o ano passado e demos uma pipa de massa por ele no ano seguinte já desvalorizou mais de
metade...... enquanto os de aluminio nos dão mais folga para ir trocando se quisermos claro.
Este é apenas o meu ponto de vista nada mais.
 

fjsilva

Active Member
Boas,

Gostei de saber o teu ponto de vista

O que mais interessa é que essa bike, que está montada com muito bom gosto, te traga horas de satisfação;)
 

pratoni

Well-Known Member
à excepção do peso só estou a ver o conforto, mas lá está, há alumínio e alumínio e há carbono e carbono, se é que me entendem...

Ou seja não é assim tão linear.

O que interessa é que gostes da bike e andes muito quilómetros com ela com prazer e em segurança ;)
 

joao.ads

Well-Known Member
Amigo FJSILVA,

Essa questão que dizem que mais vale um quadro de carbono e equipamento de gama baixa, não concordo. Numa situação dessas nunca se conseguirá uma montagem abaixo dos 9kg mais coisa menos coisa.
E como sabem um quadro de carbono pode ir até aos 3000€ (ex: Pinarello Dogma). Gostaria que alguem aqui no forum me enumerasse duas grandes vantagens dos quadros de carbono em relação aos de aluminio à exceção do peso. Também sei que muita gente se queixa que os quadros de carbono estalam com o uso.
Conclusão, optei pelo aluminio pq a diferença de peso não é assim tão significativa que justifique pagar mais 700€ (no caso da Jorbi).
Para além disso todos os anos saem novos modelos de quadros dentro das marcas, assim como as suas pinturas e entretanto o que lá temos em casa (carbono) que compramos o ano passado e demos uma pipa de massa por ele no ano seguinte já desvalorizou mais de
metade...... enquanto os de aluminio nos dão mais folga para ir trocando se quisermos claro.
Este é apenas o meu ponto de vista nada mais.

Conforto... são muito, mas mesmo muito mais confortaveis.
quanto ao quadro custar até 3000€, a minha bicicleta de carbono custou completa 1700€ com SRAM Force e Mavic Kyserium Elite, material de está longe de ser fraco.
O resultado final foram 7,6kg
 

joao.ads

Well-Known Member
Conforto... são muito, mas mesmo muito mais confortaveis.
quanto ao quadro custar até 3000€, a minha bicicleta de carbono custou completa 1700€ com SRAM Force e Mavic Kyserium Elite, material de está longe de ser fraco.
O resultado final foram 7,6kg

antenção que com isto não estou a dizer que fez uma má escolha. Tambem andei hesitante entre um bom quadro de aluminio ou um mais basico de carbono visto que o peso era identico. Mas como consegui valores parecidos para aluminio e carbono perferi o carbono.
E estou contente com a minha escolha
 

Morg

Well-Known Member
O único motivo que me faria escolher o alumínio ao carbono é o preço.
Já fui muito feliz com um quadro de alumínio e não teria qualquer problema em voltar a fazer voltas de 5H numa bike de alumínio.
Mas podendo chegar ao preço do carbono não pensava 2x.

Provavelmente quando quiseres trocar de bike vais usar essa característica como desculpa, como eu fiz :).
 

ki23ko

New Member
Que bonita montagem!
Muitos Parabéns, a bicicleta está espectacular! Gosto muito do esquema de cores, da geometria do quadro e do equipamento que traz, está um bom avião!

Relativamente ao tema que falaram anteriormente, há diferenças em quadros de alumínio, tal como há em quadros de carbono.
Em relação ao bom alumínio, de facto ele existe, tenho uma CAAD10 e a nivel de performance é espectacular e melhor comparativamente a uma Trek 2.1 que tive anteriormente. Nomeadamente a nivel de agilidade e conforto. A minha experiência com carbono foi numa Roubaix e essa deve ser das mais confortáveis que existe, por isso não consigo comparar pois é um sofá. Penso no entanto que o conforto não deve ser o único parâmetro a considerar quando se considera o material, tendo a geometria um papel bem importante, não me parece que uma Cannondale SuperSix EVO ou uma Tarmac Sworks sejam bicicletas confortáveis, devido à sua geometria mais agressiva e possivelmente mais talhadas para a eficiencia, em detrimento do conforto. :D

O aluminio recebe atenção por parte de marcas de topo e tem sido desenvolvido, vejamos:
http://www.cannondale.com/2013/bikes/road/elite-road/caad10/caad10-black-edition-double-crankset
http://www.specialized.com/us/en/bikes/road/limited-edition/allez-pro

Parabéns pela Jorbi pois está de topo!
 

nneves

New Member
Duas vantagens em ter um quadro em carbono? Simples um quadro em carbono bem feito é mais resistente e mais confortável que um de alumínio.
 

jofari

New Member
Amigo FJSILVA,

Essa questão que dizem que mais vale um quadro de carbono e equipamento de gama baixa, não concordo. Numa situação dessas nunca se conseguirá uma montagem abaixo dos 9kg mais coisa menos coisa.
E como sabem um quadro de carbono pode ir até aos 3000€ (ex: Pinarello Dogma). Gostaria que alguem aqui no forum me enumerasse duas grandes vantagens dos quadros de carbono em relação aos de aluminio à exceção do peso. Também sei que muita gente se queixa que os quadros de carbono estalam com o uso.
Conclusão, optei pelo aluminio pq a diferença de peso não é assim tão significativa que justifique pagar mais 700€ (no caso da Jorbi).
Para além disso todos os anos saem novos modelos de quadros dentro das marcas, assim como as suas pinturas e entretanto o que lá temos em casa (carbono) que compramos o ano passado e demos uma pipa de massa por ele no ano seguinte já desvalorizou mais de
metade...... enquanto os de aluminio nos dão mais folga para ir trocando se quisermos claro.
Este é apenas o meu ponto de vista nada mais.

Caro Revocrazy, não quero de alguma forma criar polémica, mas partir de um quadro de referência Pinarello, não me parece ser o mais ajustado, pois é como se quisemos comprar um carro, e o preço de referência ser um Ferrari.
Depois enumerar duas "vantagens" entre quadros não é fácil, pois além do design, estética e materiais, o que diferencia os quadros são os materiais, e nesse aspecto é como se quiséssemos compara um quadro em titânio, quem não gostava? Agora o preço disto?
Por isso o referido conforto no carbono, que não é nada de desprezar, não é uma opção de escolha a quando da compra?
Na minha é, pois como já disse, tenho uma de alumínio, é o noite para o dia.
Agora é uma opção que respeito a compra de um quadro em alumínio, mas já não concordo com a tal desvalorização, pois se amanhã a venderes, quem for comprar vai sempre equacionar a compra de um quadro em alumínio, pois imagina que aparece um material mais leve e confortável que o carbono para se fazerem quadros a um preço "acessível"?
Quem equaciona hoje comprar um quadro em aço? Isto é a evolução.
Desvalorizar, já todas desvalorizaram, a contar do momento que saíram das lojas, ninguém vai vender o que comprou pelo mesmo valor. Aqui é que discordo por completo, mas é um ponto de vista que respeito.
Mas continuo a dizer, que muito dificilmente volto a "poisar" na minha CAD 3.

Nota: Também tive um quadro em aço, que comparado com a de alumínio, era do dia para a noite (alumínio muito melhor). Sei que vai aparecer alguém que equaciona a compra de um quadro em aço, pois isso vai relembrar o seus primeiros tempos, e como o caso de alguns membros, que por exemplo tem a sua Masil para umas "voltas no clássico"!!
 

Revocrazy

New Member
Amigo Jofari, deixando de lado o Quadro Pinarello que é um Ferrari, vamos por exemplo para a Jorbi que é uma marca nacional e o seu modelo em carbono (Supreme) custa a quantia de 1700€.
Eu não digo que não sejam bons nem confortaveis nem leves etc, apenas acho que são bastante caros. Mais depressa dou 800€ por umas rodas do que por um quadro em carbono, mas isto são opiniões.
Logico que isto é a evolução, antes de aparecer o carbono os quadros de aluminio eram bem mais caros. Agora compram-se quadros de aluminio ao preço de uma pedaleira média-alta.
 
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