• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Iniciar no ciclismo

rui kamp

New Member
Boas.
Pretendo iniciar no ciclismo de estrada mas algumas duvidas persistem.
Tenho 42 anos, 1.75m e 82kg e não estou na melhor forma.
O circuito que pretendo fazer no inicio da modalidade é bastante plano e muito acessível o que me permite ir recuperando alguma condição física.
Tenho uma grande limitação num dos pés que me impossibilita desde já o uso dos sapatos que voçês atualmente usam...com muita pena minha mas não dá :(
Esta é a razão principal por ter escolhido a bicicleta como desporto porque é das poucas atividades que consigo exercer sem dores.
O meu objetívo é não me aventurar em bicicletas caras...tomar o gosto pela modalidade...rolar bastantes km's para adquirir experiência e então sim comprar algo melhor.
Por essa razão e não querendo gastar muitos € estou inclinado a comprar uma Triban.
A minha dúvida está em 3 modelos, mais concretamente sobre a versão FB.
A posição de uma FaltBar em relação á tradicional de estrada tem algum tipo de desvantagem para fazer por exemplo 40km's diários?
Estarei a pensar errado ao ir para uma Triban e mais tarde apostar em algo mais valioso e melhor?

Os modelos que poderia comprar e não entendendo nada sobre os aspetos técnicos de cada uma são:
Triban 500
Triban 520 (não sei se os € de diferença entre a 500 justificam algum componente)
Triban 520 FB
 

André_Alecrim

Active Member
Para o que diz que quer praticar, as triban são uma boa opção. Agora as diferenças entre modelos talvez outros users possam aconselhar melhor. Em relação ao guiador, o "tradicional" permite uma posição mais aerodinâmica e teoricamente mais rápida, mas é uma posição muito mais desconfortável que o flat bar. Em relação aos kms qualquer um deles dá. A diferença entre eles é uma questão de conforto e da forma/intenção que se quer praticar o desporto.
 

rui kamp

New Member
A intenção a curto prazo não será de forma alguma andar no sprint mas sim tomar o gosto por rolar diáriamente ao ar livre e exercer desporto. A deslocação para ir ver o mar e voltar para casa são os tais 40km certinhos, sempre plano mas com alguma nortada á mistura.
 

André_Alecrim

Active Member
Pode sempre, optar pelo flat bar e depois mais tarde meter o guiador tradicional. Ou então pedir na dechatlon um test ride e ver qual gosta mais.
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Boas e bem vindo
Assim muito rápido, sim as Triban são boas opções para bicicleta de iniciação e não só
Escolher com guiador reto e depois mudar, esquece, muito dinheiro mal gasto
A posição na bicicleta com o guiador tradicional, vai fazer com que quando tiveres vento de frente não vás a marcar passo, a moer watts
Por último, quando se compra um Triban, não se pensa em evoluir a bicicleta mas sim o ciclista, logo compra a mais adequada para ti
 

bogas

Well-Known Member
Boas.
As Triban são uma boa escolha, não só pelo preço mas também pelo serviço que a decathlon oferece no pós venda. Falo sem experiência, mas pelo que sempre ouvi falar são optimos.
Em relação ao Flatbar acho desnecessário, consegues uma posição igualmente confortável com o guiador normal. Até porque se depois o vicio pega, já não é necessário andar com trocas.
 

rui kamp

New Member
Obrigado pelos conselhos.
Realmente o flat bar nos dias ventosos (e são muitos) deverá ser um problema.
Agora a dúvida recai apenas pela 500 ou 520. Não sou entendido ao nivel dos equipamentos e não sei o que está a fazer a diferença nos euros, alguém pode ajudar na decisão?
 

Carolina

Well-Known Member
Vai para a 520. O shimano sora durará mais tempo e não dará tantas dores de cabeça com a afinação.

Para a tua altura, experimenta o tamanho S. Se sentires que está curta é só trocar o avanço por um maior.
 

Jorge Salgueiro

Well-Known Member
Eu aconselho o volante com cornos. Ao inicio pode parecer mais nervoso mas quando se ganha um pouco de experiencia é muito comodo. Relativamente aos sapatos não existe assim tanta diferença em usar sapatos com cleats (de ciclismo) ou normais. Um 10 a 15% que não vais notar. O importante é rolar... Eu uso sapatilhas normais (são mais comodas as com sola rija mas não que não sai muito para fora da planta do pé) nas viagens para o trabalho e é porreiro à mesma.
 

rui kamp

New Member
Foram uma grande ajuda....obrigado por tudo.
Acho que o modelo triban 520 será a escolha acertada para o que pretendo.
 

pratoni

Well-Known Member
Se é so para grandes umas voltas planas e nao queres investir muito porque não uma simples triban 100 por metade do preço?
 

rui kamp

New Member
Sim compreendo o que disse sobre a 100 mas não irei estar sempre colado na estrada plana ( de inicio sim) começo a aperceber-me que, com as minhas limitações e com o estilo de ciclismo que penso vir a adquirir, ficarei com uma uma bike mais polivalente e para muito tempo.
Com a 520 penso que no futuro será mais facil atacar desniveis.
 

rui kamp

New Member
2a mão até podia ser uma opção mas carbono???
Não obrigado, aí estamos a entrar num campo onde sou especialista uma vez que faço design/produção de moldes para a industria de fibra de vibro (inclusive já fiz molde para quadro monobloco) e falar em carbono em 2a mão é algo tipo roleta russa....pode não ter nada de mal....mas se tem...é fugir dos problemas que pode dar.
Confiar no que se vê por fora e não saber como está o interior do frame devido a uma queda onde o exterior ficou intacto é algo assustador. A fibra de carbono é fantástica mas os cuidados com o material têm que ser redobrados. Seria muito dificil para mim adquirir algo de carbono em 2ª mão.
 

rui kamp

New Member
Tal como disse, sou um novato e da parte técnica entendo pouco. Sei que cada um vai dar a sua opinião sobre componentes e defendendo os seus valores mas realmente o conjunto triban 520 vai ser adquirido.
Não posso começar a divagar muito sobre componentes a aplicar e penso que tenho de me focar no que esta bicicleta trás.
Futuramente também não penso em upgrades ao conjunto....acho que esta bike serve bem para implementar o gosto pela modalidade e caso seja para upgrades deve ser melhor trocar esta e comprar outro patamar.

Obrigado a todos.
 
Top