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Iniciar ciclismo estrada

Chtrunfinha

New Member
Boa noite juventude..
Decidi iniciar me no ciclismo como tal preciso de uma bike estrada. Tenho 1.84m e entre 82 e 85 kg depende dos dias sou instrutor de fitness (pt e gt) cm passado mais ligado ao treino de forca (cento e muitos kilos de supino deadlift e squat)e modalidades desportivas generalizadas (coletivas e atletismo). Basicamente nao queria ultrapassar muito os 2k e pelo que tenho lido dos vossos posts (ja fiz um estudo de mercado nestes dias) penso que a melhor qualidade preco e gosto tem andado pela giant onde estou impressionado cm a propel e a tcr esta ultima cm discos e ambas cm ultegra. Numa outra linha vi uma look 765 a 1600 cm 105 tds ja deste ano e tb me mostraram uma cube agree cm discos por 2k. Pelo que me tem dito preciso de um ml ou l ou 56 e 58. Gostaria de saber o que dizem os experts relativamente a isto ou se tem alguma sugestao melhor. Nao estou a pensar em fazer competicao. E mais na onda das piscinas entre ginasios e locais de trabalho e quando der umas subidas ao fim de semana. Sei que a propel e uma aero e se quiser fugir nao ha stress que eu seguro-a. Ela e bonita que mata vale o esforco ;D
Mas nada melhor que ouvir os vossos feedbacks. Grande abraco malta
 
Boa noite juventude..
Decidi iniciar me no ciclismo como tal preciso de uma bike estrada. Tenho 1.84m e entre 82 e 85 kg depende dos dias sou instrutor de fitness (pt e gt) cm passado mais ligado ao treino de forca (cento e muitos kilos de supino deadlift e squat)e modalidades desportivas generalizadas (coletivas e atletismo). Basicamente nao queria ultrapassar muito os 2k e pelo que tenho lido dos vossos posts (ja fiz um estudo de mercado nestes dias) penso que a melhor qualidade preco e gosto tem andado pela giant onde estou impressionado cm a propel e a tcr esta ultima cm discos e ambas cm ultegra. Numa outra linha vi uma look 765 a 1600 cm 105 tds ja deste ano e tb me mostraram uma cube agree cm discos por 2k. Pelo que me tem dito preciso de um ml ou l ou 56 e 58. Gostaria de saber o que dizem os experts relativamente a isto ou se tem alguma sugestao melhor. Nao estou a pensar em fazer competicao. E mais na onda das piscinas entre ginasios e locais de trabalho e quando der umas subidas ao fim de semana. Sei que a propel e uma aero e se quiser fugir nao ha stress que eu seguro-a. Ela e bonita que mata vale o esforco ;D
Mas nada melhor que ouvir os vossos feedbacks. Grande abraco malta

Olá boa noite,

Li agora o teu post e como ando também à procura de bike nova na casa dos 2k, posso dar algumas sugestões:

No topo da lista, com melhor relação preço/peso/qualidade

Cannyon Ultimate CF SL 9.0 - Bicicleta all-round - 2199€ (compra exclusivamente online) - Peso 7.0kgs (tam. M)

https://www.canyon.com/pt/road/ultimate/ultimate-cf-sl-9-0.html

Cube Agree C:62 Pro - Bicicleta all-round - 2499€ (a maioria dos distribuidores Cube fazem 20% de desconto) - Peso 7.0Kgs (tam. M)

https://www.cube.eu/en/2017/road-triathlon/agree/cube-agree-c62-pro-carbonnflashgreen-2017/

Giant TCR Advance 1 - Bicicleta all-round - 2049€ - Peso 7,7kgs (tam. M)

https://www.giant-bicycles.com/pt/tcr-advanced-1

Giant Propel Advance 1 - Bicicleta Aero - 2049€ - Peso 7,7kgs (tam. M)

https://www.giant-bicycles.com/pt/propel-advanced-1

Cannondale Supersix Evo 105 - 1999€ - Bicicleta all-round

http://www.cannondale.com/en/USA/Bi...26a-40ab-be2e-3ba523277ce7&parentid=undefined

Scott Addict 30 - Preço ver distribuidor: http://www.bikezone.pt/pt/ - Bicicleta all-round

https://www.scott-sports.com/pt/pt/products/249659025/SCOTT-Addict-30-Bike

Outras menções a considerar:

Scott Foil
Cannondale Synapse
BMC Granfondo
BMC TeamMachine
Ghost Nivolet
Coluer Code 30
BH G6 Pro
BH Quartz

Sobre as bikes que eu mencionei o denominador comum é quadro em carbono e travões convencionais. Neste caso é possível ter a bicicleta mais leve, rígida, com manutenção acessível, com um preço rasoavel. Os travões de disco, apesar de serem extremamente eficientes, especialmente na chuva, aumentam o peso da bicicleta, precisam de mais atenção em termos de manutenção e em caso de queda e empenamento do disco, são muito mais dispendiosos.
Sobre os quadros de bicicleta há ainda a alternativa de alumínio e há marcas que fazem ótimos quadros nesse material com uma rigidez igualável aos quadros de carbono. Uma bicicleta de alumínio com exatamente os mesmo componentes será mais barata, devido à redução dos custos de produção, no entanto será sempre mais pesada que a sua homologa em carbono. No entanto como haverá uma poupança no preço, poderá permitir um investimento em rodas mais leves, ou num pedaleiro melhor, etc...


Espero ter ajudado em alguma coisa, eu não sou nenhum especialista e nem sequer mencionei o fator altura que levanta ainda mais uma serie de questões, mas o que eu recomendo é fazer um bikefit numa casa da especialidade como a powerlab, para ajudar a tomar a decisão nesse capitulo.

Com os mehores cumprimentos
Rogério Antunes
 

Chtrunfinha

New Member
Boas rogerio. Sim ajudaste me na tua explicacao apesar de teres colocado mais material em cima da mesa para estudo xD.. Pensava que as canyon nao eram muito bm vistas por aqui pelo que me apercebi noutros posts. Nao sabia que eram assim tao boas. A supersix tb esta muito interessante. Gosto muito e a coluer code tb arranjo uma de 1600 com 105 apesar de preferir a propel caso opte por uma aero.
 

Carolina

Well-Known Member
tens alguma experiência com bicicletas de estrada? estamos a falar dum investimento grande e depois pode acontecer não te adaptares ou gostares. há muita gente que tem grandes máquinas fechadas na garagem. eu não gastaria tanto dinheiro numa bicicleta para commuting.

as bikes aero têm uma geometria agressiva e mesmo tendo um bom físico, vai ser preciso uma fase de habituação ainda grande. para um iniciado acho preferível optar por uma geometria mais virada para o conforto. mais tarde, se o bicho pegar, investir numa coisa mais ao nosso gosto.

o grande problema das canyon é a desgraça do serviço pós-venda. se tiveres o azar de ter algum problema com a bike, é um sarilho para conseguires resolver o assunto.
 

MigC77

Well-Known Member
Em relação ao tamanho julgo deverias experimentar um 54 e um 56. O 58 é grande demais!

Quanto à bicicleta propriamente dita… Pelo que percebi pretendes uma bicicleta sobretudo para deslocações diárias entre os vários sítios onde trabalhas certo? A primeira questão que te coloco é se as tuas deslocações diárias são dentro de centros urbanos com bastante trânsito, peões, etc…

Se esse fosse o caso, eu não gastava 2k numa bicicleta em carbono. Comprava uma bicicleta de commuting tipo Cannondale Quick ou Badboy, Spec Sirrus, etc… Olha aqui:

http://www.cannondale.com/en/USA/Bi...2a0-45ee-b2c2-95d12e2f9b9b&parentid=undefined
https://www.specialized.com/pt/pt/115201
https://www.giant-bicycles.com/pt/bikes-toughroad-slr

Ou até mesmo https://www.decathlon.pt/bicicleta-estrada-triban-540fb-id_8322798.html

Razões para optar por este tipo de modelos, no caso utilizares a bicicleta num ambiente urbano tipo Lisboa, Porto, etc…

Escolhia sempre alumínio, aço, etc… qualquer material antes que carbono. O carbono é um material mais “sensível” e que ao contrário dos outros em muitos casos quando a sua integridade é comprometida pode não haver sinais externos. Se é uma bicicleta para andar de um lado para o outro no meio da cidade isso quer dizer que a vai estar sujeita a muitos mais riscos do que uma bicicleta que usas especificamente para sair para a estrada ao fim de semana ou em horário de menor trafego e que não “abandonas” agarrada a um cadeado.

Escolhia sempre uma bicicleta de travões de discos pela sua melhor capacidade de travagem em qualquer tipo de condições. Isto é especialmente importante se te deslocas num ambiente em que podem ocorrer situações que exijam uma reacção rápida.

Escolhia uma bicicleta que permitisse montar uns pneus de maior volume para maior conforto mas acima de tudo para evitar chatices com furos, rodas, etc… Num ambiente urbano em que estás rodeado de carros haverá certamente altura em que não te vais conseguir desviar dum buraco no pavimento, duma tampa de esgoto mais funda, etc… Nestas situações o pneu de maior volume pode-te evitar algumas chatices.

Escolhia uma bicicleta com um guiador recto porque do meu ponto de vista facilita a manobrabilidade da bicicleta sobretudo em situações de emergência.

Por último tentaria manter a despesa nesta bicicleta abaixo dos 1000€.

Se para além disso quisesse muito uma bicicleta de estrada pura e dura por 1000 e poucos Euros comprava isto: http://www.cannondale.com/en/USA/Bi...7f6-4e37-8404-1ec2adf8443f&parentid=undefined ou algo do género. Ficava bem servido para todas as ocasiões dentro do orçamento inicial!

Mais tarde se o bicho do ciclismo pegasse a sério pensava em trocar e comprar algo melhor para as voltas de estrada.

Abraço
 

antunesfilipee

Well-Known Member
@MigC77 Acho que a Giant tem os pneus muito largos... tirando isso, acho que as tuas sugestões foram perfeitas! Faço Odivelas-Lisboa todos os dias e trocava bem por uma dessas :)
 

MigC77

Well-Known Member
@MigC77 Acho que a Giant tem os pneus muito largos... tirando isso, acho que as tuas sugestões foram perfeitas! Faço Odivelas-Lisboa todos os dias e trocava bem por uma dessas :)
Obrigado Filipe! Tens razão quanto à Giant... é uma bicicleta mais para gravel do que urbana. Quis colocar uma Giant porque o user referiu que gosta da marca e não olhei devidamente para as especificações.

A outra opção dentro da Giant seria esta: https://www.giant-bicycles.com/pt/bikes-fastroad-comax mas é em carbono e já está acima dos 1000€.

Abraço
 

Chtrunfinha

New Member
Boas malta. Obrigado pela vossa opiniao. Tenho visto alguns topicos vossos e ja deu para perceber que sao dos que tem mais know how. Espero nao ferir paixoes nem faltar ao respeito com a minha escrita. Se o fizer desde ja as minhas desculpas.
O meu objetivo seria para encostar o carro dado que dou aulas em varios sitios mas tenho sempre hipotese de as levar comigo para dentro dos ginasios em zonas de staff pelo que nao seria para estacionar num qualquer sitio. Isto significaria fazer uns 10 a 30 km por dia e nao menos importante ao fim de semana comecar a sair cm alguns clientes numas subidas e ou colegas mais rodados pelo que deve se estar a falar de distancias superiores a 100 km. Prefiro comprar logo uma melhor maquina cm capacidade para upgrades futuros pelo que quadro de carbono seria a base. Aluminio mesmo conhecendo a caad e gostando e sabendo da relacao dela cm o peso e face a alguns modelos em carbono nao esta nos meus planos. A minha ideia e bike de estrada em carbono. Apartir dai nao me importa muito se o bicho vai picar porque ja e uma coisa que me decidi inclusive de modo a complementar o meu treino pessoal. Na pior das hipoteses passado algum tempo vendo e perco algum dinheiro. Mas so isso. Tambem nao e coisa para preocupacoes. Quem treina sabe que adaptacoes e novos sentimentos faz parte assim como coças em novas atividades. No ginasio so tenho cardio em aulas (cycling pump attack cross...) e alguns treinos pessoais dependentes da intensidade. De resto e jogar a bola (nao importa o que se bem que muitas vezes so da 1 vez por semana) uns fartleks de corrida e piscina (muitas vezes ainda menos que 1 por semana) pelo que a bike seria usada tds os dias e quando quisesse fazer dia de cardio em vez de treino fechado seria pedalar mais algum tempo. Mesmo nao sendo atleta de ciclismo e nem pretendendo nada melhor que saber a opiniao dos profissionais e amantes da modalidade como e o vosso caso que fazem competicao e sabem melhor que ninguem os feelings em cima da bike.
 

Chtrunfinha

New Member
Desculpa mig nao respondi a primeira questao.. Centros urbanos e zonas mais fora de localiddades (zonas industriais e assim)
 

antunesfilipee

Well-Known Member
@Chtrunfinha E a última Giant que o @MigC77 indicou? Carbono, pneu 700X25...

@MigC77 Achas que a última Giant é uma bike para fazer umas voltas de 100km uma ou duas vezes por mês? E se tiver uns pneus de 28 para melhorar na cidade, vai piorar muito em voltas maiores?
 

MigC77

Well-Known Member
Boas malta. Obrigado pela vossa opiniao. Tenho visto alguns topicos vossos e ja deu para perceber que sao dos que tem mais know how. Espero nao ferir paixoes nem faltar ao respeito com a minha escrita. Se o fizer desde ja as minhas desculpas.
O meu objetivo seria para encostar o carro dado que dou aulas em varios sitios mas tenho sempre hipotese de as levar comigo para dentro dos ginasios em zonas de staff pelo que nao seria para estacionar num qualquer sitio. Isto significaria fazer uns 10 a 30 km por dia e nao menos importante ao fim de semana comecar a sair cm alguns clientes numas subidas e ou colegas mais rodados pelo que deve se estar a falar de distancias superiores a 100 km. Prefiro comprar logo uma melhor maquina cm capacidade para upgrades futuros pelo que quadro de carbono seria a base. Aluminio mesmo conhecendo a caad e gostando e sabendo da relacao dela cm o peso e face a alguns modelos em carbono nao esta nos meus planos. A minha ideia e bike de estrada em carbono. Apartir dai nao me importa muito se o bicho vai picar porque ja e uma coisa que me decidi inclusive de modo a complementar o meu treino pessoal. Na pior das hipoteses passado algum tempo vendo e perco algum dinheiro. Mas so isso. Tambem nao e coisa para preocupacoes. Quem treina sabe que adaptacoes e novos sentimentos faz parte assim como coças em novas atividades. No ginasio so tenho cardio em aulas (cycling pump attack cross...) e alguns treinos pessoais dependentes da intensidade. De resto e jogar a bola (nao importa o que se bem que muitas vezes so da 1 vez por semana) uns fartleks de corrida e piscina (muitas vezes ainda menos que 1 por semana) pelo que a bike seria usada tds os dias e quando quisesse fazer dia de cardio em vez de treino fechado seria pedalar mais algum tempo. Mesmo nao sendo atleta de ciclismo e nem pretendendo nada melhor que saber a opiniao dos profissionais e amantes da modalidade como e o vosso caso que fazem competicao e sabem melhor que ninguem os feelings em cima da bike.

Não há problema… Dei-te a minha opinião daquilo que eu faria no teu lugar mais nada ;)

Aliás conheço um colega de profissão teu que faz precisamente aquilo que tu pretendes fazer. Tem várias bicicletas e uma das que mais utilizava para commuting era uma Spec CRUX de alumínio mas por vezes também aparecia na S-Works Epic em que competia. Mas cada cabeça sua sentença.

Se queres uma máquina pura e dura de estrada, o Rogério já te deixou algumas boas opções no post dele (outras na minha opinião nem por isso). Posso acrescentar a Trek Emonda SL5 e a Specialized Tarmac.

Sendo totalmente honesto por 2k não consegues comprar um grande quadro em carbono com um bom índice peso/rigidez e ao mesmo tempo um equipamento de gama alta. É por isso que eu não acredito em determinados milagres como os da Canyon. Tens que fazer concessões…

Se é uma boa plataforma que procuras com potencial de evolução, pessoalmente eu ia para algo como uma Tarmac, uma Supersix, uma Emonda SL ou uma TCR. Quadros “clássicos” mais do que testados e com anos e anos de evolução. Nesta fase iria para uma transmissão 105 porque com Ultegra já terias que ir para outras opções que a mim não me inspiram tanta confiança.

Quanto aos travões de disco que mencionaste acho que o orçamento é curto para comprar uma máquina como deve ser. Já terias que te aproximar dos 2500-3000€. Actualmente esta é das melhores bicicletas de estrada com travões de discos: https://www.evanscycles.com/en-pt/bmc-roadmachine-rm02-105-2017-road-bike-EV277889 foi concebida de raiz para travões de disco, mas é cara (e estamos a falar da entrada de gama)…

Abraço
 

MigC77

Well-Known Member
@Chtrunfinha E a última Giant que o @MigC77 indicou? Carbono, pneu 700X25...

@MigC77 Achas que a última Giant é uma bike para fazer umas voltas de 100km uma ou duas vezes por mês? E se tiver uns pneus de 28 para melhorar na cidade, vai piorar muito em voltas maiores?

Dar para dar voltas de 100km, claro que dá! Se é o melhor para fazer esse tipo de voltas... na minha opinião talvez não seja devido ao guiador.

Em relação ao pneu, apenas te posso dizer que eu tenho a medida 28mm em todas as bicicletas que permitem essa medida. Não compromete rigorosamente nada em estrada a partir do momento que a roda também seja ligeiramente mais larga. Pelo contrário! Aliás a tendência do mercado é precisamente essa. Se reparares existem muitos modelos de rodas que foram actualizados com aros mais largos com objectivo de optimizar a utilização de pneus de medidas 25mm, 28mm e superiores.

Abraço
 

Chtrunfinha

New Member
Pelo que vi se for mesmo pelo disco as tcr de 2017 ja vem cm eles por 2k.. Parece me um bom negocio se bem que provavelmete e melhor apostar num quadro melhor pelo valor nao?
Nao gosto muito da estetica filipe e tb prefiro as 11v
 

Chtrunfinha

New Member
Ja agora deixo a questao.. Uma aero tipo propel para mim nao? Era a bike que estava na vantagem antes de voces comecarem a debitar info
 

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Moderador
Staff member
Dar para dar voltas de 100km, claro que dá! Se é o melhor para fazer esse tipo de voltas... na minha opinião talvez não seja devido ao guiador.

Em relação ao pneu, apenas te posso dizer que eu tenho a medida 28mm em todas as bicicletas que permitem essa medida. Não compromete rigorosamente nada em estrada a partir do momento que a roda também seja ligeiramente mais larga. Pelo contrário! Aliás a tendência do mercado é precisamente essa. Se reparares existem muitos modelos de rodas que foram actualizados com aros mais largos com objectivo de optimizar a utilização de pneus de medidas 25mm, 28mm e superiores.

Abraço

Relativamente aos pneus, há artigos que indicam que não há perda de andamento de uns 23 para 28... havia essa ideia mas ao que parece era mais um mito.
 

Carolina

Well-Known Member
depende muito da tua capacidade física. vais andar mais deitado. pode acontecer fazeres bem 1 hora ou 2 nessa posição, mas quando começares a esticar para voltas maiores deves sofrer um bom bocado. não é uma posição propriamente confortável.

se tens ideias de fazer muitas subidas, é capaz de também não ser a melhor opção.
 
Ja agora deixo a questao.. Uma aero tipo propel para mim nao? Era a bike que estava na vantagem antes de voces comecarem a debitar info

Atenção que a Propel é uma aero-bike. Para quem já está habituado a andar de bike de estrada é uma boa solução, mas para quem não está, pela geometria e rigidez agressivas dela, pode ser um choque no primeiro contacto, e nos seguintes. Além de que para andar em cidade com frequência, apesar de ser ultra ágil não é recomendada
 

gfrmartins

Well-Known Member
Tens aqui várias opções diferentes na ribble

Uma opção um pouco mais "racing" mas confortavel e em que já podes colocar uns pneus um pouco mais largos para um pouco mais de conforto:
http://www.ribblecycles.co.uk/ribble-r872-black-edition/

esta para uma posição um pouco mais confortavél:
http://www.ribblecycles.co.uk/ribble-gran-fondo/

Se quiseres uma coisa mais aero mas não te aconselho sinceramente para o teu nivel e para o uso que vais dar:
http://www.ribblecycles.co.uk/ribble-aero-883-disc/

Ou mesmo opções mais off road
http://www.ribblecycles.co.uk/ribble-cx5/
 

pratoni

Well-Known Member
Quanto às aero acho que para andar no meio do trânsito não serão a melhor opção. Uma bike de endurance ou "normal" de estrada põem-te numa posição em que a visibilidade está mais facilitada.

Algo muito importante em ambientes urbanos onde um gajo tem que estar constantemente alerta...
 

MigC77

Well-Known Member
Pelo que vi se for mesmo pelo disco as tcr de 2017 ja vem cm eles por 2k.. Parece me um bom negocio se bem que provavelmete e melhor apostar num quadro melhor pelo valor nao?
Nao gosto muito da estetica filipe e tb prefiro as 11v

Atenção eu não te estou a desencorajar em relação aos discos. Longe disso! Tenho 2 bicicletas de estrada/gravel com travões de discos e recomendo!

A TCR já traz eixos passantes e é compatível com o sistema “flat mount” de montagem de travões de disco. Nesse aspecto está “actualizada” com a tendência actual e aquilo que se prevê a médio prazo que venham a ser os standards. Se gostas dela porque não?

Sinceramente acho que se queres uma bicicleta com travões de disco, em carbono, dificilmente arranjas melhor compromisso em termos de preço do que a TCR. Tanto a Tarmac como a Supersix com travões de disco são bem mais caras. A Trek ainda não disponibilizou essa opção nos modelos Emonda e Madone.

Por exemplo, na Giant com o teu orçamento estás limitado aos quadros Advanced, as gamas Pro e SL já começam a partir dos 3000€ seja com que travões forem. Portanto a escolha não se prende tanto com melhorares o quadro mas mais com os componentes. A questão à qual é realmente complicado responder é qual é o melhor quadro de carbono comparativamente com o da TCR Advanced? É o da Supersix? da Tarmac? da Emonda SL?

A única recomendação que te posso fazer e do meu ponto de vista a mais importante é que no caso de ires para a TCR não compres maior do que M. Não tenho qualquer dúvida que na loja (atendendo às tabelas da marca) te irão recomendar um ML ou até um L. O argumento será o comprimento do seat tube, o espigão ter que ficar muito de fora, etc… A geometria da TCR é “diferente” das suas congéneres e à simples vista é mais parecida com uma bicicleta de endurance pelo slopping do top tube mas não te deixes enganar. A TCR tem um seat tube muito curto em virtude da sua geometria é mesmo assim! (é por isso que na gama Adv SL a TCR já não usa espigão o seat tube prolonga-se e é usado um seat cap para dar maior rigidez ao conjunto) O espigão fica muito de fora e eventualmente até podes precisar de comprar um espigão de 40cm. Mas é preferível isso a teres um bicicleta com um top tube demasiado comprido com um avanço de 80mm.

Mas nada melhor do que experimentares e veres em qual te sentes melhor. Lembra-te que podes sempre colocar um avanço maior caso queiras para poderes ir mais “deitado”. Agora reduzir os 2cm de diferença de ETT entre o tamanho M e o ML isso é que já bem mais complicado!

Abraço
 
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