• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Iniciação à estrada até 500 biscas

albertosemcontador

Well-Known Member

cconst

Well-Known Member
Aquele valor é o que está nas tabelas de geometria da marca.

triban-520-road-bike-red-black-white.jpg

O que eu procurei por isto!
 

Martins

Well-Known Member
Peço desculpa só chegar agora mas estava ali entretido a partir a partir o upfront-mount do polar v650

cconst

Podes ler aqui um bocadinho da minha história http://www.forumciclismo.net/showthread.php?14120-P%F3s-venda-Decathlon-(e-j%E1-agora-tamanhos)

Como já reparaste o valor que eu disse atrás é o que está na tabela da marca para o tamanho S.

E como é que chegamos a essa conclusão...

Eu pelo menos... Sei pelo que passei... E aprendi a evoluir (também com os erros)

E aqui para ti é muito simples porque até tens a minha altura e +/- o peso que eu tinha quando comprei a mach720. Para outros, em função da altura (e só da altura) um bocadinho maior ou um bocadinho mais pequeno e em caso de dúvida recomendo o mais pequeno e mando experimentar.

Tu sabes que não és o Contador com centenas de milhares de kms nas pernas... por isso não podes ter uma bicicleta como a dele.

tens de ter uma mais pequena que se adequa ao teu perfil de ciclista... depois treinas e descansas, descansas e treinas e evoluis...

E aí facilmente esticas um bocadinho a bike... passas de um avanço de 100, para um de 110, e mais tarde até para um de 120

Raramente ando em grupos, mas quando isso acontece há-de haver sempre um cromo que vem na sua Tarmac Sport todo esticadinho que nem um remador e me diz ou que sem sombra de dúvidas que a minha bicicleta é pequena ou que o meu selim está muuito baixo porque eu vou muito dobrado.

sabes que os gajos ficam fod*d*s porque eu vou tipo wiggins todo encaixado e braços flectidos e eles de tronco direito e braços esticadinhos a remar

E como não estão habituados a ver têm de dizer alguma *****

Depois chega a hora de acelerar contra o vento e a postura vale tanto mas tanto...

Começa bem e evitas chatices

Abraço
 

cconst

Well-Known Member
@Martins já me lembro da tua história!!! És o tal que passado um tempo valente decidiu "mandar o barro à parede" aos tipos da decathlon para ver se trocavam o quadro por um tamanho abaixo... e veio um novo no novo esquema de cores, certo?

Posso dizer-te que foi por causa desse tópico que já esperava um tamanho abaixo aquele que seria o aconselhado usando a matemática. Não pensei é que fossem dois.

Abraços e obrigado pelo feedback!
Carlos
 

GMQ

Well-Known Member
Atenção ao que te dizem. Os tipos da decathlon enfiam tamanhos grandes. O caso do martins é disso um exemplo
 

cconst

Well-Known Member
Comprei a Triban 520. A decisão recaiu por um M após um pequeno teste na loja onde estive num L, M e S.

Sei que vosso conselho seria o S. Mas a verdade é que me senti muito bem na M. Melhor até que n S onde me sentia "apertado" e com pouca agilidade. Só o tempo dirá se a minha primeira impressão estava ou não correta.

Após apenas duas pequenas voltas (20 e 40km), onde a primeira serviu para uns pequenos ajustes e habituação, posso dizer que estou satisfeito. Dores? Só nas pernas :)

Agora tenho mais uma dúvida: (que acho que sei responder) que sistema para os sapatos e pedais? SPD, SPD-SL, LOOK? Coloco os SPD ao barulho pois além de ter já a experiência da bicicleta de BTT, penso que dado o facto de ter que descer por escadas 3 andares, para chegar à rua, por morar em Lisboa e ter que parar várias vezes em semáforos e/ou atravessar passadeiras entre outras situações que me obrigam a tirar mais vezes os pés dos pedais estes (os SPD) sejam melhores: cleats em metal, com mais longevidade, tipicamente protegidos nos sapatos, o que os torna mais confortáveis ao andar...

Estou indeciso entre o sistema da LOOK e os SPD. E por esse motivo, penso em comprar uns sapatos da Shimano (os SH-R065) que têm ambas as furações (SPD e SPD-SL/LOOK). E para começar uns pedais básicos SPD... mais tarde, se as minhas voltas assim o "pedirem" compraria uns Look... Estou a pensar mal?


Abraços e obrigado
Carlos
 

Carolina

Well-Known Member
se optares por encaixes de estrada compra uns com borracha. aquilo escorrega imenso. também tenho de subir/descer escadas com a bicicleta e quase que me matei nas escadas por ter escorregado. entretanto comprei umas cleat covers de borracha e ficou o problema resolvido.

se ainda vais andar muito a pé talvez seja preferível os de BTT. os outros desgastam-se com muita facilidade.
 

Knox

Active Member
Para descer escadas é complicado com os esses sistemas, eu só a descer do 1ºandar tenho que ir com muito cuidado para não escorregar nas escadas e para evitar de fazer barulho. O ideal é optar pelos de Btt que são mais fáceis e mais práticos, e além disso muita os gente usa em bicicletas de estrada. No catálogo da Shimano têm o sistema SPD na gama de cicloturismo nas gamas mais baixas de sapatos de estrada.
Quanto a adaptadores eu tenho uns sapatos Shimano R107L com a dupla furação para SPD e SPD SL/LOOK, e ao principio pensei em usar com os SPD e com adaptadores próprios da Shimano. Já tive SPD com adaptadores e achei aquilo muito frágil, embora funcione bem não é a mesma coisa, apenas saí em duas voltas com esses adaptores e já estavam com marcas de desgaste e o que levou a concluir que não iriam durar muito tempo. Acabei por ficar com os LOOK e com pedais LOOK quando troquei de bicicleta e até hoje é o que tenho.
Outro ponto negativo de usar SPD-SL/LOOK é o desgaste que vão sofrer a ter que tirar e colocar nos pedais muita vez, e andar a pé com sapatos de estrada e cleats de estrada vão-se desgastar muito rápido. Para andar a pé e tirar o pé dos pedais muita vez talvez seja melhor os de BTT.
 

GMQ

Well-Known Member
Com uns pedais e sapatos de estrada consegues tirar maior partido da pedalada. A solução que a CArolina menciona é perfeitamente válida. Tenho os meus look à 2 ou 3 anos sem usar qualquer proteção e também não se estão assim tão desgastados.
 
Eu moro no segundo andar e nunca tive problemas, por exemplo a look tem os cleats com borrachas e com esses caminha-se na boa, actualmente tenho os cleats Xpedo que vieram com os BePro e estes como não têm borrachas na parte da frente já são mais chatos, fazem mais barulho.

A duração e sempre superior a 1 ano, chegando aos 2 anos facilmente.
 

Martins

Well-Known Member
Descer as escadas (3º andar) de manhã cedo com os sapatos calçados? Nem pensar! E nem é pelo barulho... Piso escorregadio + cleats + sono + bike às costas = queda certa.

Subir as escadas já é calçado porque entretanto eu e os vizinhos já estamos todos bem acordados (nem eu caio nem eles reclamam)

Abraço
 

GMQ

Well-Known Member
Se não queres descer descalço arranjas daqueles chinelos de hotel ( são feitos totalmente em pano) desces com eles e antes de saires do prédio calças os de estrada e os chinelos envias dentro da tua caixa de correio.
 

pratoni

Well-Known Member
Eu desço desde o sotão do prédio (na prática, desço 4 andares) até à entrada pelas escadas com cleats e sapatos spd-sl e, sim, já caí, mas foi distracção minha. 99,9% das vezes corre bem.

Ao inicio também comprei umas covers mas, acabei por pouco usar porque não são assim tão práticas quanto isso. Outra razão é que tento limitar ao máximo as coisas que levo nos bolsos do jersey e acabavam por ser algo volumosas...

Também já desci apenas de meias mas, até acho mais perigoso do que com os sapatos, caso haja humidade nas escadas...
 
Top