• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Hernias discais

Bem eu confesso que não li o tópico todo mas vou falar da minha experiencia a ver se te anima, eu também quando soube o que tinha caíu-me tudo, mas entretanto já tenho tudo no lugar!

Em agosto de 2013 a dor que irradiava pela perna direita abaixo deu lugar a uma dor forte junto à anca. Fiquei com a perna a arrastar completamente! O primeiro diagnóstico foi logo que se tratava de uma hérnia, bastava agora saber o seu tamanho, local e solução!
Passado uma semana fiz uma ressonância magnética que revelou uma enorme hérnia discal em que o disco estava completamente esfarelado.
O neurocirugiao foi directo ao assunto e disse que me ia operar e eu ficaria sem qualquer problema. Eu tinha à altura 29 anos!

Até à operação andei completamente drogado para não sentir dores, passei grande parte do tempo a dormir e emagreci um ou dois quilos, sendo que os cerca de 300/400klm's semanais passaram a zero... Só pensava em voltar a andar de bicicleta, correr ou ir pra piscina... Fazer desporto! Nos tempos que tive parado aproveitei para fazer revisões às bicicletas e planear futuras voltas para não ir desanimando! O médico sempre me motivou e nunca cheguei a achar que poderia não ficar bem. A única coisa que abdiquei foi do karting pois era muito violento para as costas e entretanto desfiz-me dele!

Na primeira semana de setembro sou operado. Tive cerca de 2h no bloco e dois dias internado! Entrei para o hospital com ajuda porque a minha perna arrastava-se e no momento seguinte a acordar não sentia dores algumas, apenas um ardor na pele que havia sido cortada. No dia seguinte saio do hospital pelo meu próprio pé e sem ajuda de ninguém com a operação feita e um peso extra de um disco em titânio no lugar do anterior disco destruído... A mobilidade, na teoria, ia ficar igual. E ficou!

Ao fim de duas semana de descanso e umas caminhadas curtas no quintal de casa fui tirar os pontos. No dia seguinte passei meia hora no rolo! Ao fim de um mês fui dar a primeira volta de bicicleta. Coisa pouca e plana... A recuperação continuou por mais uns meses com alguma fisioterapia, piscina duas vezes por semana e alguma bicicleta. Três meses depois voltava a trabalhar e a vida ao seu curso normal!

Hoje faço o que fazia antes: Jogo futebol, faço estrada, btt e o que me apetecer. E claro, trabalho como qualquer outra pessoa!

Valeu a pena o risco da operação mas fiquei bem e sem impedimentos. Considera-se que sou um belo caso de sucesso neste tipo de operação, mas tenho de assumir que para além da qualidade do trabalho de quem tratou de mim, acho que a chave foi eu não ter desistido e ter respeitado o que o corpo me ia permitindo lembrando-me sempre que a vida de super herói tinha ficado para trás.

As melhoras a todos e acima de tudo não se lamentem. Façam por inverter a situação e acreditarem!
 

qwerAC

Well-Known Member
Ola amigos.

Nem sei bem por onde começar ... nunca pensei que me podia bater a porta. É verdade que ha coisas bem piores, mas isto esta a deixar-me muito em baixo e triste.
Nao sei que fazer...sinto-me de pernas cortadas.

Ás vezes penso que nao posso desistir, outras vezes penso que para nao puder fazer aquilo que mais gosto, nem vale a pena "tentar".
Depois de alguns meses com dores na perna esquerda que ninguém as resolvia decidi fazer uns exames. Resultado é uma hérnia (L5). Tudo aquilo que alguém que ama o ciclismo e o treino não quer ouvir.
Os treinos pararam, a forma de quem treina todos os dias e tem objectivos foi embora, o peso subiu e a tristeza e incapacidade de resolver o problema apoderaram se de mim.
"Agora tens que fazer natação e pilates, mas as dores nunca te vão passar, vão apenas atenuar" .. Mas eu queria era ficar bom, ***** tenho 27 anos, vou viver com esta merd* para sempre, impedido de fazer o que mais gosto ??
"Depois disso estar melhor, em vez de fazeres 5horas fazes 30min" ... LOL, 30 min é para aquecer!!!!
E depois vem a parte dos especialistas, que devem pensar que todos os cidadãos ganham 1500€ por mês e nos pedem por uma consulta 80€ quando todos nós sabemos que estas coisas têm muitas sessões...

Enfim, como eu gostava que fosse so uma perna partida!!!

Desculpem o desabafo!

Abraco

e com uma operação, isso não vai lá? é que conehço um amigo que teve isso, e com uma operação voltou ao a poder fazer aquilo que lhe apetecia embora tivesse que ter mais cuidados principalmente a baixar-se ou a carregar pesos.
 

Pinho_Helis

New Member
Olá amigo Pacheco,

não costumo frequentar o fórum, mas vou partilhar contigo a minha história.
Em Fevereiro deste ano, tive uma queda no trabalho e fraturei a L1 em 3 sitios diferentes. Se não fosse operado, nunca mais andava. Fui levado para o Hospital de São José, para uma unidade especializada em coluna que existe lá chamada UVM (Unidade Vertebro Medular), e fui operado, colocaram-me duas barras nas costas para imobilizar a vértebra e "arranjaram-na", porque a vértebra colapsou e recuou, a pancada foi tal que a curvatura da coluna foi afectada. Não sou crente, mas o facto de não ter tido quaisquer danos neurológicos, enfim... ninguém sabe explicar. A UVM é o melhor sitio em Portugal para estas operações, não te metas nos privados se quiseres ser operado, vai por mim, eu trabalho nos helicópteros do INEM e tenho a sorte de ser bem aconselhado nestas coisas da saúde, no São José estão os melhores especialistas, que só operam coluna.

Na primeira sessão de fisioterapia, quando perguntei quando podia voltar a treinar, a resposta foi simples: "Tire as bicicletas da cabeça, provavelmente ao fim de meia hora vai estar cheio de dores". Treinava 250 km/semana e andava nos Audaces, voltas de 4H/5h eram normais.

Comecei a fisioterapia, tive que aprender a andar outra vez, ganhei muito peso, andar uma hora era um suplicio, mas cerrei dentes e fui à luta. A natação passou a fazer parte da minha vida, e comecei reforço muscular para ajudar na postura. Ao fim de 2 meses, meti a bicicleta nos rolos, sentei-me e fiz meia hora sem resistência nenhuma, zero dores nas costas. Fui aos poucos melhorando, muita fisioterapia, e quando voltei a trabalhar e tive alta, comecei a treinar outra vez, tudo aos poucos, sempre com cabeça, e já vou nas 4 horas de treino sem qualquer dor.

A opção de ser operado é sempre complicada e tem riscos, procura um médico especialista nesta área que te aconselhe bem, no meu caso não tinha opção, que remédio, mas se acabares por ir por essa via, o público (São José) é a melhor opção, se conseguires ser operado lá. No meu caso, a operação foi tão bem feita, que a fractura era bastante má mas a fisioterapeuta mal conseguia ver na TAC onde a vértebra tinha partido. Os médicos (e todo o pessoal!) da UVM são muito bons.

Sei que não é grande ajuda, mas é mais uma coisa para ficares em carteira, e não desistas, a força de vontade conta muito, mas também não te metas em doideiras, tem paciência.

Abraço
 

Carvalhon

Well-Known Member
Também me foi diagnosticada uma hérnia discal. Fui ontem fazer uma RM para saber a dimensão do estrago. Entretanto descobri este post. Como andam os "companheiros" que também já passaram pelo problema?
 
Top